O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Isabelly.Ruibacki 19/04/2023

O mundo de sofia
Meu professor me emprestou esse livro depois de perceber que eu já tinha terminado o último que eu tinha comprado skdksksksksk

A princípio, eu achei o livro muito bom, mas não tinha conseguido me prender tanto nas primeiras páginas, mas depois foi que foi.
De primeira eu achei um pouquinho chato ler as cartas do Alberto pq cada carta tinha 12 páginas e era só falando sobre o filósofo em questão ou os períodos históricos (e a maioria das coisas, eu já tinha visto na escola, então ficou um pouquinho repetitivo).
Mas depois, gente???? OQ ACONTECEU??? Gagaismo total JDKSKSKSKSKSK
O livro se tornou uma loucura tão grande que eu passei o dia inteiro lendo e fui terminar só agora, 1:40 da madrugada do meu aniversário.
Foi um livro que me deixou extremamente confusa, mas me divertiu de mais com todas essas loucuras que aconteceram.
Recomendo de maissss, mas não vão nessa de "romance com filosofia", não vi romance nenhum, é mais pela filosofia e fantasia mesmo.
Só uma coisa que eu não gostei muito, achei meio desnecessária aquela cena do arbusto de framboesas, mas não é uma coisa que estraga a leitura não.

Mama 18/04/2023minha estante
Nossa, sua resenha é de uma sensibilidade. Fiquei até comovida.

Gui Berni 18/04/2023

Perfeito em muitos sentidos...
Pra quem gosta de filosofia você DEVE ler esse livro, pois tem tantas camadas filosóficas durante a história que é muito bom. Adorei quando personagens de outras histórias como o ursinho Poo, e também a metalinguagem que percorre o livro inteiro. Sensacional ?

Demasiado Humano 16/04/2023

O livro que mudou minha vida
O Mundo de Sofia, é um livro que me marcou profundamente na minha adolescência. Lembro-me de ter lido esse livro pela primeira vez, mágico.

Ao longo da história, Sofia aprende sobre a história da filosofia e é apresentada a muitos dos grandes pensadores que influenciaram o mundo ao longo dos séculos. O livro é uma verdadeira aula de filosofia em forma de romance, e sua narrativa envolvente cativa o leitor desde o começo até o fim.

A leitura de O Mundo de Sofia mudou minha vida de muitas maneiras. Foi o primeiro livro que me apresentou à filosofia. Ele me mostrou que a vida é mais do que apenas seguir um caminho pré-determinado, mas que podemos questionar e explorar as coisas por conta própria. Eu sempre fui uma pessoa muito curiosa, mas depois de ler este livro, senti uma nova paixão por aprender e explorar o mundo.

O Mundo de Sofia é o meu livro favorito e eu tenho um carinho muito grande por ele, eu recomendaria a qualquer pessoa. Ele é um livro que desafia o leitor a pensar por si mesmo e a questionar o mundo ao seu redor. E para mim, pessoalmente, é um livro que sempre terá um lugar especial em meu coração.

alane38 16/04/2023

O mundo de Sofia
O mundo de Sofia é um livro sobre a história da filosofia, nele acompanhamos uma menina chamada Sofia, que misteriosamente começou a receber cartas de um homem, que se ofereceu para dar aulas de filosofia a Sofia, e começamos daí a nossa jornada com esse livro.

Esse livro foi um livro que eu gostei bastante dele, mas a leitura no início estava fluindo extremamente lenta, mas ao decorrer da leitura foi fluindo mais rápido.

Pretendo reler esse livro novamente, porque esse livro tem temas que cada vez que você ler sobre ele, você acaba percebendo coisas que na primeira vez que você leu acabou não percebendo.

Me encantei por esse mundo e esse livro me fez me perguntar se eu existia mesmo ou se era apenas um objeto na consciência de alguém.

Recomendo muito a leitura desse livro.

Jaqueline308 15/04/2023

Você é o universo inteiro
Teve uma época que só se falava nesse livro e eu fui praticamente obrigada a ler. Mas é divertidíssimo, você sente como se um tiozão legal estivesse te contando essas histórias, umas eu já conhecia, outras não, mas de uma forma bem leve, sem stress, você vai absorvendo as histórias. Não deixa de ser denso, é bom ter uma disciplina para ler ele, ao menos ler um pouco cada dia, até mesmo pra evitar perder o fio da meada, não das histórias entre si, mas da proposta do livro, do encanto dele.

"O que se perde é infinitamente menor do que aquilo que se ganha. você se perde nesta forma que você tem agora, mas ao mesmo tempo compreende que você é infinitamente maior".

Karin.Oniesko 15/04/2023

Uma viagem empolgante pela história da humanidade ocidental
Já de início, até perto da metade do livro, estava achando muito interessante, o livro me trouxe reflexões sobre pensamentos socialmente construídos, sobre como a humanidade chegou na ciência atual a partir de escolhas filosóficas.

Em um dado momento do livro o professor de filosofia revela parte de sua linha filosófica, e isso me incomodou um pouco, pois foi de forma um tanto impositiva, mas no final do livro percebe-se que a opinião do autor é na verdade, uma crítica ao pensamento do personagem.

Não tem muito tempo que eu pensava sobre o ceticismo, o misticismo e as pseudociências modernas, e acho que é uma questão de tempo para que a humanidade perceba que a vida não é só o que se pode mensurar.

Apesar de ser um livro "para jovens", acredito que seja proveitoso para qualquer idade, desde que se esteja disposto a questionar a si mesmo e de onde seus pensamentos e crenças vem.

gabi_odm 14/04/2023

O jostein gaarder é tipo um pai pra mim
Esse livro é fantástico (assim como todos os outros livros dele, fica a dica). e fez com que minha introdução ao mundo da filosofia fosse divertida e de fácil compreensão. me apaixonei a primeira vista pela filosofia por causa desse livro e sou muito grata por isso.

Duda Moretti 14/04/2023

Um dos melhores livros já lidos
Esse livro é super imersivo, todas as vezes que eu peguei para ler ele me prendeu muito. Recomendo muito esse livro para todos os públicos, não é só filosofia, mas também histórias no meio. Os assuntos, a escrita, as metáforas, tudo é simplismente perfeito nesse livro.

Daniel 14/04/2023

Um curso de filosofia
Como as primeiras paginas sugerem, somos levados por um mundo de conhecimento, aprendemos junto de Sofia, a história do conhecimento humano. Leitura fundamental e maravilhosa.

Asami.Oshiru 11/04/2023

Muito nichado.
Não é de todo um livro ruim, mas é especificamente para fãs de filosofia. Não recomendo se você não tem o costume mas gostaria de ler sobre filosofia, pois ele pode ser um pouco cansativo e acabar em desistência como no meu caso. Comece por livros mais curtos. Mas se você já gosta, esse livro pode ser um prato cheio.

tryfann 07/04/2023

é um livro muito bom para quem gosta de filosofia (meu caso), o problema, como já tinha aqui nas minhas resenhas, é que a leitura não é muito fluída, e que me deixa dispersa. não esperava que um livro de filosofia tivesse uma leitura fácil kkkkkkkkkkkkkkkkkkk nenhum tem, mas eu queria que fosse ??
tirando este pequenino detalhe, eu amo esse livro, devorei num piscar de olhos.

Juliana.Leite 05/04/2023

Um mergulho na filosofia
O livro na maior parte prendeu minha atenção. Fiz muitas anotações e me peguei refletindo sobre várias coisas em diversos momentos.
Outras partes se tornaram cansativas...
Achei interessante a forma de ligar os pensamentos de filósofos diferentes, tudo seguia uma linha temporal e de raciocínio.
Por conhecer muitas citações, nomes que fizeram parte da história teatral, acredito que o livro tenha se tornado mais rico pra mim.
Não é um livro que recomendaria para todas as pessoas porque sei que muitos podem achar maçante, denso... Mas para quem gosta de reflexões, conhecimento, linhas de racicínio, é uma ótima recomendação.
Tetereretete0 05/04/2023minha estante
Oioi! Qual a classificação do livro?

Juliana.Leite 06/04/2023minha estante
15...16 anos pra cima.

Bela 17/04/2023minha estante
Ju, já leu O Dia do Coringa, do Gaardner??? Eu amei mais que Sofia...

Juliana.Leite 18/04/2023minha estante
Ainda não Belaaa, vou anotar!! Obrigadaa.