O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Felipe 20/07/2023

Preciso ler novamente
Quando eu li esse livro, não tinha um pensamento crítico muito aberto. E se não pensamos, um livro de filosofia não tem função nenhuma em nossas vidas...
Achei um pouco ousado pra minha cabeça na época..

Nicollas18 19/07/2023

Filosofia com um enredo que nos prende na história
Gostei muito, aprendi muita coisa que realmente não sabia, um dos melhores capítulos para mim foi Platão com o mundo das ideias, Aristóteles e sua pesquisa sobre o átomo, Freud com a psicanálise dos sonhos e o inconsciente e também Darwin. Mas em resumo o livro é ótimo

Aline Bento 19/07/2023

Muito bom. Até demais.
O livro é maravilhoso, MUITO bom, eu amo filosofia e me encantei com a leitura, mas tem um POREM muito grande, por mais que ele seja MARAVILHOSO fico um pouco preocupada de ele ser vendido como um livro jovem, eu tenho 30 anos e achei a leitura cansativo, imagina um jovem lendo este livro pela primeira vez, muitas vezes sendo o seu primeiro contato com a leitura, acho complicado, pode traumatizar um possível leitor por ser uma leitura que requer amadurecimento que nem todos os jovens tem, super recomendo mas com muitos adendos.

Di3gao 16/07/2023

Didático e mágico
O Mundo de Sofia foi, com certeza, uma das minhas melhores leituras. Ele me transportou para dentro de suas páginas e me levou em uma viagem por toda a história da filosofia.

A trama acompanha Sofia Amundsen, uma adolescente prestes a completar seus quinze anos, tentando entender o que são esses bilhetes anônimos que ela anda recebendo sobre filosofia e as cartas que ela intermedeia destinados a uma menina misteriosa chamada Hilde, que também vai completar quinze anos. A jornada de Sofia para desvendar esses mistérios foi muito imersiva, pois o leitor se sente assim como a personagem, isto é, curioso para descobrir o que está acontecendo, maravilhado com as aulas de filosofia e muda a forma de pensar à medida que conhece novas ideias filosóficas. Em geral, o enredo foi muito engenhoso, seus personagens são muito cativantes, tem uma reviravolta surpreendente, une muito bem a trama fantasiosa com a filosofia, provoca reflexões profundas, carrega lições marcantes e a conclusão deu um desfecho excelente para a aventura de Sofia.

O autor foi genial ao bolar essa trama e fez um trabalho primoroso na hora de escrever a história. A pesquisa dele foi profissional e extensa, ele organizou muito bem todas as informações ao longo da trama, sua escrita é muito fluida e didática e a narrativa envolvente te prende no livro ao mesmo tempo em que você precisa parar para conseguir pensar sobre o que acabou de ler. Além disso, ele me conquistou por não se prender apenas a filosofia europeia e ?reparar? o machismo presente nessa área, dando visibilidade para as contribuições femininas.

Portanto, O Mundo de Sofia é uma porta de entrada excelente para aqueles que desejam conhecer mais sobre filosofia e para os que não se interessam, pois apresenta o essencial da filosofia e desperta nossa curiosidade por ela em uma trama que dialoga com qualquer público. Uma leitura essencial!!

P.S. O livro me marcou muito e vou leva-lo durante toda minha vida, pois as reflexões mudaram minha forma de ver o mundo, aprendi muito com ele e não sou mais o mesmo que eu era antes de começar a leitura.

@entre.as.paginas 16/07/2023

Esse livro me consumiu. Demorei meses para concluir por conta de tanta informação. Aprendi, questionei e surtei com a história. Gaarder me fez encarar questões que não são confortáveis de se pensar, mas que são importantes.

Anatomia0 15/07/2023

O Mundo de Sofia
Esse foi o primeiro livro que li, na época eu tinha onze anos. Ao me aventurar com a "Sofia" na história da filosofia, eu experimentei as melhores sensações que a leitura pode nos trazer. Conforme ia lendo eu entrava cada vez mais dentro do livro e mesmo depois de tantos anos, ele ainda me fascina como nenhum outro. Super indico esse livro!!!

Magne 13/07/2023

Sou fã
Li e reli, presenteei geral com esse livro... Tem simplificações mas é muito bem resolvido. No final levamos a Sofia no coração. Um ótimo livro para adolescentes.

Babi 12/07/2023

Perfeito
Esse livro é absolutamente perfeito, do começo ao fim! Na época eu costumava ler muitos livros da biblioteca da escola, e acho que esse foi o que eu mais reli. A tia de lá não passava um dia sem me ver, coitadakkkk

Bia 12/07/2023

Achei interessante o método utilizado pelo autor para nos dar de alguma forma aulas de filosofia, mas em muitos momentos achei a leitura um pouco cansativa, o que acabou prejudicando bastante meu ritmo de leitura.

Para quem está interessado em entender um pouco mais sobre algumas escolas filosóficas, mas de uma maneira mais leve, pode ser uma leitura interessante.

Lyamel 12/07/2023

Cadê o fim disso? Chatão
? Achei a estratégia do livro interessante, mas a escrita e a história, chata e sem algo que impressione, embora não seja horrível;
? Achei várias partes desnecessárias, inclusive, (e principalmente) a do pé de framboesas (pág. 509);
? Possui uma linguagem fácil e uma boa didática;
? Gostei da cronologia. O autor realmente começa pelo começo da história. Um bom livro para usar como base uma ordem de estudo;
? Se você quer estudar filosofia é melhor pegar um livro "puro", sem fantasias e arrodeios, que trate apenas de filosofia e que te roube menos tempo;
? O livro tava indo bem até a parte que o autor começa a opinar e, consequentemente, interromper o nosso pensamento crítico por si só;
? O autor não conseguiu finalizar a história no timing certo. Sendo assim, deixou a história bastante densa, parecendo que não ia ter fim. Inclusive, demorei pra terminar;
? Ouvi muito falar que isso é livro para o público infanto-juvenil, mas eu não acho. Não recomendaria para menores de 18 anos (sujeito a confusão mental), pois tem algumas frases muito problemáticas;
? Resumidamente: a história é pique Inception.

Kelli21 06/07/2023

Carpe diem et Memento Mori
Incrível, um tuor completo sobre a filosofia e ainda com uma história envolvente por trás onde vc fica o tempo todo se perguntando como vai ser o desfecho. Em ordem cronológica é possível aprender um pouquinho de cada época, a sua importância e o seu reflexo atualmente. Enfim essa obra prima realmente foi um marco para mim.

Lais.Lagreca 05/07/2023

Uma viagem pela história da filosofia ocidental em uma narrativa para lá de envolvente!
Um ótimo livro para você! Sim, você que gostaria
- de ter um primeiro contato com a filosofia
- de ter um reencontro leve com a filosofia
- de viajar no tempo com a história da filosofia e, de bônus, ser acompanhado pelas aventuras de SofIa Amundsen, uma garora que, nas vésperas do seu aniversário de anos, começa a receber uns bilhetes e cartões-postais misteriosos.
Esses bilhetes não têm assinatura e lhe fazem perguntas, como: "quem é você?" "de onde vem o mundo?".
Que perguntas esquisitas!
Os cartões-postais vêm do Líbano (geente?) e são enviados por um major desconhecido a uma tal de Hilde Moller Knag (garota que Sofia também desconhece!)
Esses bilhetes e os cartões-postais dão o ponta-pé inicial ao romance.
Nós vamos sendo envolvidos pelo desejo de saber mais e mais e vamos nos surpreendendo com cada questionamento, com cada aventura e aí não tem mais saída!

Vale muito a pena!
Vamos nessa viagem?

Lilian 04/07/2023

História fictícia e real em um só
Quando comecei a ler, fiquei muito intrigada com o enredo fora da filosofia, e é realmente muito interessante como te prende e te ensina de uma forma didática, sem deixar o sono invadir.
É claro que como Sofia eu me perdi e tive qie reler alguns momentos, mas o livro é muito bom. Tive filosofia na faculdade e esta história mostra resumidamente algo que eu tive que ler e reler tantas vezes e não consegui entender, bom agora entendi depois do semestre ter fechado kkkkkkkkm.
Vou confessar uma coisa, o livro é grande mas vale a pena para quem curte o tema.

Beatriz.Pilon 03/07/2023

Só não dou 5 estrelas pq n li tudo kkkk... Tô pensando em reeler ele e ler inteiro, li quando era bem novinha, da primeira vez me apaixonei, o começo do livro me chamou a atenção, msm eu não gostando mt de coisas filosóficas, esse livro eu gostei, achei bem interessante