Esmeralda

Lucius

Resenhas - Esmeralda

Alves 31/01/2019

Esmeralda
A história de amor mais bonita que já li, porém a obsessão destrói tudo quando não se tem controle.

Guilherme Ramos 03/11/2018

Um romance que nos prende a atenção !!!

Esmeralda é um livro altamente romântico, a estória se passa na Espanha no início do século XX, a personagem central é Esmeralda, uma cigana livre e alegre que por onde passa esbanja alegria pela sua dança contagiante e esbanja também sensualidade através de sua beleza excêntrica , Esmeralda desperta nos homens o calor da paixão e do desejo e é em uma das passagens dos ciganos pela bela Valencia que Esmeralda se depara com Dom Ricardo que acalorado pelo momento da emoção põe-se a dançar freneticamente com a cigana.

Dom Ricardo é na verdade, Dom Carlos, um fidalgo de nobreza enrustido nas festas da plebe da parte baixa da cidade, um jovem aventureiro, boêmio e apaixonado pela vida e que foge do castelo a fim de dançar, embebedar e enamorar várias mulheres. No entanto uma atração mútua ocorre entre a cigana e o fidalgo e após a dança eles se entregam ao calor da paixão e trocam juras de amor eterno. Com esse nome (Ricardo) é que se apresentou à Esmeralda a princípio, a fim de ocultar sua real identidade nobre.

Dom Carlos foge para a capital Madrid querendo viver uma louca aventura com os ciganos, inebriado de amor por Esmeralda, a linda cigana. O tempo passa porém e o fidalgo não se acostuma totalmente com a cultura dos ciganos, povo livre e com grandes acessos de crises de ciúmes de Esmeralda, Dom Carlos começa a querer mandar na amada, reprimindo-a de suas danças e costumes. A saudade de sua família, excepcionalmente de sua mãe, começa a castigar Dom Carlos, que apoiado por Miro, o cigano protetor de Esmeralda e a licença de Sergei o líder daquele povo, viaja de volta ao seu castelo para ver como estão todos, com a promessa de voltar, porém Esmeralda não está de acordo com essa partida rumo a Valencia, então começamos a perceber a insegurança da nossa personagem central, o que vai acarretar sérios problemas pessoais a mesma.

Ao chegar ao castelo, Dom Carlos é acolhido com muito amor pelos seus pais que acreditava que o filho estivesse em viagem para outros fins, o preconceito era gritante nessa época e Dom Carlos jamais poderia assumir seu romance com uma cigana, pagãos e hereges como eram vistos pelos nobres. Seu pai Dom Fernando pede ao filho que auxilie a tomar conta dos negócios da família, uma vez que é o único herdeiro do castelo e também porque seu cunhado e tio de Carlos, Dom Fabrício está gastando toda a sua fortuna com fanfarras e algazarras e logo desejará atacar o castelo para tomar o que acha que é direito de sua esposa, Sra. Leonor, irmã de Dom Fernando. Somente aí que Dom Carlos começa a perceber que há algo estranho com as visitas do Padre Gervásio no castelo de seu pai, sente cheiro de complô no ar e se compromete a descobrir e proteger a família, atrasando assim seu retorno para o acampamento cigano e para os braços de sua amada.

A partir daí um grande acontecimento surge modificando completamente o rumo da estória, guerras, traições, fugas e homicídios envolvendo as duas famílias e alguns moradores da cidade e no meio dessa trama toda surge Maria e o coração de Dom Carlos se divide entre a cigana e ela, no entanto, Maria é amada por Álvaro, seu primo e também melhor amigo de infância de Dom Carlos, surge então não um triangulo amoroso e sim um quarteto amoroso.

Quem vai ficar com quem? Quem realmente ama e quem está apenas apegado? Quem está certo e quem está errado?

Esse romance vai abordar além das paixões temas delicados como abandono de criança, amor entre irmãos, obsessão, o poder de destruição de sentimentos baixos como insegurança e desejos de vingança e também cura espiritual.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Considerações finais:

Embora seja um livro bom com uma estória coerente, achei que faltou um pouco mais de espiritualidade. A trama é muito envolvente por um lado, pois prende sua atenção, mas, aborda pouco sobre espiritualidade e por se tratar de ciganos, achei que explorou pouco também a cultura destes, relatando coisas superficiais da cultura, coisas simples que já sabemos como, por exemplo: leitura de mão, danças, vestes, comidas e etc. Mas, no geral é um livro bom sim, não é o melhor da dupla Zíbia e Lucius que já li, mas, um livro bom.

Recomendo.

Antonio Maluco 21/10/2018

Religião
o livro mostra uma linda história de amor no mundo cigano

Pritt 01/03/2018

Gostei muito! No começo a história parece não empolgar, mas depois vai criando forma, começa a desenrolar e o final é lindo!

BeatrizViana0 17/12/2017

É bom, mas gostaria de saber de outros personagens da história, que foram esquecidos. ?

Dani 23/07/2017

Lição de vida...
Como sempre os livros de Zibia nunca deixam a desejar. Histórias cativantes e sempre uma lição para levar para toda a vida. Como não amar e emocionar-se com esses romances? Não sei...meu coração e toda minha admiração e gratidão por suas mensagens de amor são todos seus. Obrigada por nos proporcionar esses presentes. Com amor, Dani. :)

Thai 21/04/2017

Primeiro livro espírita que eu li.
A partir daí começou a despertar em mim interesse em aprender mais a doutrina! ?

Fabíola 14/04/2017

primeiro livro que li da Zibia, alias primeiro livro espirita, a partir dai virei kardecista.

Paula.Oliveira 06/03/2017

Deixa claro como é necessário o perdão.

Ligiacrodrigues1 25/02/2017

Livro muito bem escrito, com uma história empolgante! Difícil querer parar de ler.

Vaneza | @garotado330 26/01/2017

A história se passa na Espanha, a época não poderia ser outra além da idade média com todo seu feudalismo e a famosa inquisição. Dom Carlos é fidalgo jovem que apenas quer da vida boas festas, mulheres e vinho. Em uma das festas da plebe, apaixona-se perdidamente por uma linda cigana que dança com graça e leveza, por sorte ou azar, a cigana corresponde essa paixão e Dom Carlos embarca em uma grande aventura vivendo com os ciganos viajando de acordo com as estações e festividades.

Os avisos sobre esse relacionamento já condenado não foram poucos, mas a paixão consumia os dois que não se imaginavam separados, as diferenças sociais e até mesmo as crenças eram deixadas de lado quando Carlos e Esmeralda estavam juntos. Mas com o tempo a consciência pesada de Carlos consumia ele, já que havia abandonado os pais que não tinham outro herdeiro que assumisse as terras, e então chega o momento de escolher, o amor da cigana ou sua posição como senhor feudal?

É obvio que o livro não se ressume a isso, afinal é um livro do gênero espirita, precisa ter intrigas, vingança e a explicação de como as vidas passadas afetaram a vida atual, mas acho que acima de qualquer coisa, livros desse gênero falam sobre como as escolhas afetam nossa vida, como nós somos responsáveis pelo que colhemos no futuro, e esse livro misturou as escolhas com amor, aquele amor desenfreado.

Para os que não acreditam na doutrina espirita, pode ler esse livro e levar como uma ficção, afinal, a atenção sobre o tema foi tão pouca que por vezes me peguei conferindo se realmente era um livro da tão famosa Zibia Gasparetto!

site: www.garotado330.com.br

Tristan 26/08/2016

Uma viagem ao tempo
Esmeralda orgulhosa,absoluta e linda! Indiferente ,pouco se importava com o sofrimento de seus apaixonados. Foi quando certa vez provou de uma paixão que a consumiu......

Linda 12/02/2016

Toda mulher tem um pouco de Esmeralda............
Essa foi uma das primeiras coisas que me chamou a atenção nesse livro, além de uma capa maravilhosa e bem trabalhada.

Esmeralda nada mais é que a cigana mais bonita, mais prendada, a "menina dos olhos" de todos....Ela não tem amor a nada nem a ninguém a não ser aos seus mimos e desejos, é uma mulher de personalidade forte, admirável e não aceita perder nada para ninguém e que sempre conseguiu ter tudo que quer até agora......

Durante a leitura que é um tanto curiosa, empolgante e surpreendente e até mesmo em muitos momentos com um conteúdo bastante rico culturalmente falando, sobre as tradições do povo cigano e com um desfecho um tanto surpreendente....você assim como eu e acredito que diversas mulheres vão com certeza descobrir e constatar que todas sem sombra de dúvidas, possuem um pouquinho de "Esmeralda"!

site: https://vocenaopodedeixardeler.blogspot.com.br/

Marquesca 23/11/2015

Livros espírita não faz parte do meu repertório.
" Não julgue o que não pode compreender. O amor precisa ser veículo de libertação, não de apego. Quem ama verdadeiramente aprende a respeitar a liberdade de escolha do ser amado."
Livros espírita não faz parte do meu repertório, por isso li poucos livros desse gênero. Mas como esse ano eu resolvi ler todos os livros que eu tenho em casa, ao invés de comprar novos, assim surgiu Esmeraldas na minha vida de leitura.
O livro conta a história de amor de Carlos e Esmeralda que é uma cigana de beleza incontestável, que é surpreendida pela paixão que sente por Carlos, nobre fidalgo que se encanta pela beleza e sensualidade da cigana. Vivem um amor intenso até que são distanciados por suas diferenças sociais. Essa separação, além da dor, traz um sentimento de vingança que acomete não só a cigana, mas outros personagens engendrados na trama.
É fascinante a narrativa daquela época, de deixa tão apreensivo, que você só para de ler quando acabar.