Não Espere Pelo Epitáfio...

Não Espere Pelo Epitáfio... Mario Sergio Cortella

Resenhas - NÃO ESPERE PELO EPITÁFIO...

1 | 2 | 3 | 4

Less 24/04/2023

Não Espere pelo Epitáfio !
Esse livro foi muito bom! Cita Platão, Sócrates e outros autores importantes. Muitas frases de arrebatador inspiração !

mateusagroecologia 29/06/2021

Provocações
Como característico do professor Cortella, os textos são bastante provocativos e eruditos apesar de serem curtinhos.

Vale a pena a leitura para quem busca inquietar-se diante das vivências provocadas pela vida.

Larissa.Carvalho 06/06/2021

Interessante!
Com textos curtos, que podem ser lidos rapidamente e nos fazer refletir por tempos. Meu favorito foi ?comemorar o terror?.

Camis 28/02/2021

Bom senso
Mais um livro do Cortella que eu devoro por sua linguagem fluida. Um livro que, não entendo como provocações, mas sim, o escritor e filósofo colocando muito bom senso em todas as suas colocações.
Mais uma obra para ter na estante.

Raquel 06/01/2021

3/5
Como todo livro do Cortella, este livro nos faz viajar entre diversas histórias e citações. Muitas reflexões e aprendizados. Disponível no Kindle Unlimited.

mumuriarte 13/03/2012

Leitura fácil e delicosa
O livro, como diz no prefácio, é uma coletânea de crônicas do autor, publicadas entre 94 e 2004 na Folha de São Paulo. Falam de coisas do dia a dia. Fala das humanidades, no sentido das nossas peripécias na convivência em sociedade. É um livro para a vida moderna, pois as crônicas tem o tamanho ideal para que sua leitura caiba nos curtos intervalos diários de sossego. Leia e aprove.

Carminha 07/02/2013

Como é que a vida é ...
Não espere pelo Epitáfio

Conheci o autor porque participei de um evento onde ele foi um dos palestrantes(Congresso Conhecer-2006),aqui no RJ. Então comprei o livro que é uma seleção de crônicas e ou , como coloca o autor , são pensatas filosóficas, que foram sendo preparadas durante uma década. Algumas dessas crônicas foram publicadas por ele, (autor), no jornal Folha de São Paulo (entre 1994 e 2004).
No livro Mario Sergio coloca questionamentos comuns à todos nós , como também , faz provocações filosóficas , levando-nos (leitores)à refletir sobre questões que permeiam nossas vidas.Como por exemplo: Cada um deve viver suas próprias experiências , por ser impossível transferir de uns para outros , porque ninguém é dono de verdades absolutas e indiscutíveis e portanto devemos duvidar das generalizações . Viver a vida intensamente e não se arrepender do que não fez.
Trechos que destaco do livro:
"Não é necessário ir até os extremos, mas é essncial não ficar restrito ao confortável e letárgico centro ,muitas vezes o meio pode ficar anódino , inodoro,insípido e incolor. Alguns desses desejos de romper fronteiras mornas , só aparecem nos epitáfios, sempre em forma nostálgica e lamentadora de um "eu devia ter"...
(página 16)
"...É preciso ir colocando incômodos pontos de interrogação ao final de muitas máximas. De fato , quem espera sempre alcança...Vaso ruim nunca quebra...Quem parte e reparte fica com a melhor parte...etc. Duvidemos um pouco".
(página 22)

Epitáfio-Substantivo masculino.inscrição tumular

joaoaranha 22/08/2016

Vale pela reflexão
Não se consegue achar um livro do Cortella que seja ruim. Porém, o diferencial de "Não espere pelo epitáfio" que o diferencia dos outros de sua coleção, é que são reflexões bem mais curtas que o normal. Pra quem se acostumou com reflexões maiores do autor, sente estranheza. Mas isso não tira o brilho da leitura, que é recomendada.

mg4bi 24/07/2022

PRIMEIRO
Lembro como se fosse ontem... Escolhi esse livro pra fazer um trabalho de português no 9º ano. Foi o primeiro livro que eu li de verdade.

E eu nunca esqueci da parte da martelada ?

Inlectus 03/09/2023

Bom.
Filosofia prática para a vida, uma evolução no dia a dia e nas escolhas do cotidiano, assim funciona a mente do Cortella, rica e enriquecedora de interiores, vale a pena.

Weuller.Alves 20/01/2022

Estava me aventurando por autores brasileiros quando me deparei com o livro do Cortella. Fiquei ansioso pelas reflexões que poderiam me gerar, mas acabei não gostando tanto da linguagem impessoal e acadêmica que ele utiliza.

Tatiana455 25/04/2023

O livro reúne pequenos capítulos em que o autor mescla conhecimentos filosóficos gregos, italianos, orientais, passagens bíblicas, literatura, entre outras fontes, sinalizando que podemos pensar a partir de diversas perspectivas e tudo serve de ponto de partida, para gerar o aprendizado.

HKgão 21/02/2024

Provocações Filosóficas sobre o Cotidiano
Acho que por ter lido o "Porque Fazemos o que fazemos?" senti um cansaço maior ao ler algumas das crônicas.
É claro que boa parte delas são ótimas, mas algumas ficaram cansativas e também por não haver uma conexão entre elas, pode não ter deixado a experiência melhor.

Renata 21/09/2020

Provocações filosóficas
De título atraente o livro nos conduz a várias reflexões sobre temas cotidianos. Contribui para o esclarecimento de questões humanas filosóficas.

1 | 2 | 3 | 4