Não Espere Pelo Epitáfio...

Não Espere Pelo Epitáfio... Mario Sergio Cortella

Resenhas - NÃO ESPERE PELO EPITÁFIO...

1 | 2 | 3 | 4

Keise Berbert 20/07/2013

As provocações do Cortella
Este livro é uma coletânea de pensatas filosóficas do professor e filósofo, Mario Sérgio Cortella. Um livro leve, de fácil leitura, que aborda temas cotidianos e nos remete a fatos da nossa história e da filosofia de uma forma agradável e sutil.

Algumas pensatas chamam atenção, como por exemplo, as que descrevem palavras, dos calendários e suas origens (grega/latina). “A lógica do tubarão”!!! Muito interessante!

Importante perceber que os temas, sejam eles filosóficos ou não, se intercalam e se complementam.

Yohan 18/05/2014

Morte
"Não espere pelo epitáfio!" remete ao fim da humanidade, ou seja, quando passaremos a dormir eternamente. Porém em suas crônicas, Cortella não torna sua narração nem mórbida, nem cansativa; fazendo provocações com nossos pensamentos, permitindo assim a reflexão de seus pensamentos por dias, semanas, meses.
E em todo texto que há morte, haverá amor. Sim, Mario Sergio Cortella nos retrata algumas forma de expressar e descrever como é o amor utilizando de frases e passagens que poetas, e filósofos, um dia já proferiram.

Dalila 26/12/2014

Mais uma vez Cortella nos provoca com suas crônicas. Assim como em Não nascemos prontos, este livro aborda diversas questões que fazem parte de nossa existência e que são motivos de inquietação. Entre as que eu destaco como as que mais gostei estão: O amor e suas razões e A verdade, uma conquista inevitável?.
Marcio 26/12/2014minha estante
Tô com medo de você!!! My Good! São quantos livros poe dia? rs

Dalila 29/12/2014minha estante
Rsss, estou de férias(inclusive do serviço doméstico)rssss

Laíza Macedo 08/01/2015

Livro 100% reflexivo
Em relação a "Qual a tua obra?", o outro livro do autor, esse livro foi decepcionante. Apenas provocações soltas, algumas vezes me senti meio perdida na leitura pois não encontrava relação entre um assunto e outro que era abordado em cada crônica. O livro não é nada conclusivo e é 100% reflexivo - afinal, são provocações filosóficas. Espero ler outro livro do Cortella tão bom quanto "Qual é a tua obra?".

Ana Vitória 10/04/2017

É um livro que desperta muitos questionamentos, contém citações de autores geniais, eis algumas:
"Minha filosofia é simples. Encha o que estiver vazio. Esvazie o que estiver cheio. E coce quando estiver coceira." - Alice R, Langsworth
"O homem razoável adapta-se ao mundo; o homem que não é razoável obstina-se a tentar que o mundo se lhe adapte. Qualquer progresso, portanto, depende o homem que não é razoável." - G. B. Shaw
"Nada é mais opressivo do que a maioria: é que ela é composta de um pequeno número de chefetes energéticos, de patifes que se acomodam, de fracos que se assimilam e da massa que lá vai nem bem nem mal, sem saber de modo algum aquilo que quer." - Goethe

Thais.Pereira 01/08/2017

Magnifico
Mario Sérgio Cortela é magnifico, uma leitura prazerosa, simples e rentável.

Marcos 16/04/2018

Reflexões...
Neste livro Cortella traz suas reflexões sobre diversos temas ligados ao existencialismo humano contemporâneo. O livro me permitiu indagar em certos questionamentos existenciais e proporcionou uma maneira de olhar o trabalho de uma forma diferente. No texto, Cortella faz alusão ao grande filosofo iluminista francês Voltaire que mostrou em seu famoso livro O Cândido que: “o trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade”. Partindo deste pressuposto, concluí que essa afirmação é verdadeira, pois o ato de está trabalhando de fato propicia uma dispersão dos pensamentos que geralmente afetam as pessoas quando estão em inércia, fazendo-as, na maioria das vezes, pensarem em bobagens.

HKgão 21/02/2024

Provocações Filosóficas sobre o Cotidiano
Acho que por ter lido o "Porque Fazemos o que fazemos?" senti um cansaço maior ao ler algumas das crônicas.
É claro que boa parte delas são ótimas, mas algumas ficaram cansativas e também por não haver uma conexão entre elas, pode não ter deixado a experiência melhor.

Alessandra @euamolivrosnovos 04/11/2018

Filosofia no cotidiano.
Sabe aquele tipo de livro totalmente fora dos seus hábitos de leitura? Para muitos como eu "Não Espere pelo Epitáfio..." é um deles.

Não tenho costume de ler outra coisa senão ficção/romance/fantasia. Mas deveria, e essa leitura de feriado me deu vontade de buscar por coisas do tipo.

Cortella traz diversos temas em textos curtos e rápidos, direto ao ponto. Fala de existência, morte, expectativas e outras coisas mais das quais não costumamos refletir com profundidade no dia-a-dia.

Pensamentos muitas vezes estranhos à coletividade, mas que fazem parte do cotidiano de um filósofo, com certeza.

O que achei?

Uma das coisas que adorei foras as referências, muitas citações tanto do campo da filosofia, quanto da música e da literatura.

Me lembrou quando li "O Mundo de Sofia", livro incrível por sinal.

Mas talvez a brevidade dos textos tenha me incomodado um pouco, alguns, na minha humilde opinião, ficaram sem uma essência, um fundamento, pois faltou algo a mais, Ou talvez me falte um quê para interpretá-los melhor, quem sabe.

Quero muito ler outras coisas do autor, achei elucidativo e bem provocativo, mas com parcimônia.

"O importante não é o que fazem do homem, mas o que ele faz do que fizeram dele" - Sartre.

site: https://euamolivrosnovos.blogspot.com/2018/11/filosofia-no-cotidiano.html

@allanvmariano 22/05/2019

Interessante e reflexivo!
O mestre Cortella, sempre audacioso e percipicaz com seus ensinamentos, acaba nos trazendo a reflexão cotidiana. O olhar por outro prisma! Fico impressionado com a vastidão do seu vocabulário, como também pela engenhosidade em sua utilização. Não tem como ler e se decepcionar. Obrigado, Mestre! Até o próximo livro!

Victor Costa 27/05/2021

Ele segue sendo o Cortella
Mais uma obra prima do esplêndido Cortella, me arisco a dizer que esses livros dele dessa série ''Não'' são realmente para os fãs do mestre, não para os que o conheceram agora por vídeos no Facebook e Instagran, são para aqueles que já o acompanham e lê ele a muito tempo, pois esse livro por trazer reflexões sobre diversos assuntos pode não agradar a todos, mas pra que é habituado as crônicas do autor vera mais uma obra incrível.

Desperta Luz 02/02/2020

Para refletir
Nesta obra, Cortella reúne uma série de textos filosóficos que a meu ver, são melhores aproveitados quando lidos um em cada dia. Com sua forma peculiar e profunda de escrever, o autor aborda temas do cotidiano, levantando perspectivas inusitadas que mexem com o nosso saber e tira o hábito do "eu sei" da zona de conforto. Denso, mas gostoso de ler.

Cleiton.Duarte 31/03/2020

já li a um tempo atras mas boa leitura!

romulo.sarracine 25/08/2020

O livro é uma reunião de conhecimentos práticos.
A ideia do livro é expor ideias mais práticas do que teóricas, de aplicação direta e sem muita "lorota".

Capítulos enxutos com exemplos que vão do engraçado ao complexo, mas todos com tempero de sabedoria, no estilo do Professor Cortella.

O livro é rico em aforismos, citações e histórias. Digo rico não pela quantidade que aparecem, mas pela qualidade que são transmitidos ao leitor.

Recomendo a obra mesmo para quem não acompanha os trabalhos do professor Cortella, pois de certa forma o leitor se renova ou se desdobra.

O estilo do livro não foi escrito com linguagem agressiva. É nítida a eloquência educada nas provocações filosóficas do autor.

Fato esse que não é um paradoxo, nem ironia, é só mais uma característica atraente que integra o livro.

Peço a permissão para ser presunçoso, não é a melhor obra do professor Cortella, mas na minha mísera opinião, o título e as mensagens finais do livro são brilhantes.

Uma obra para ser lida, estudada e discutida.

ps: quem quiser trocar ideias sobre o livro, pode mandar mensagem.

Renata 21/09/2020

Provocações filosóficas
De título atraente o livro nos conduz a várias reflexões sobre temas cotidianos. Contribui para o esclarecimento de questões humanas filosóficas.

1 | 2 | 3 | 4