Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Edu 25/03/2023

Um abraço na finitude
Ao tentar acertar os últimos ajustes do fim de sua vida, o autor acaba por se conectar com coisas, situações e/ou pessoas que lhem dão outros sentidos.

E apesar das memórias das putas tristes guiarem sua história, o texto é sobre despedir-se da vida sem dever-lhe nada.

Percebi que já me sinto velho o bastante para marcar frases que me farão ainda mais sentido aos 70 anos. Obrigado Gabo.

"É um triunfo da vida que a memória dos velhos se perca para as coisas que não são essenciais, embora raras vezes falhe para as que de verdade nos interessam".

Luciane 06/05/2021

Memória de minhas putas tristes
Em seu aniversário de 90 anos, o personagem deseja como presente uma virgem. Há um quê de pedofilia, no entanto, a escrita de Gabo, juntamente com o adiamento do ato sexual em si, me fez ver amor em sua forma mais pura.

Janinha 20/09/2016minha estante
Eu também detestei esse livro.

Ticiana.Oliveira 22/09/2016minha estante
não sei o que as pessoas viram nesse livro. Romantizando o que na verdade é um desejo repugnante de um velho por uma adolescente de 14 anos. Não há romanização nisso.

fabiana.defreit 28/09/2016minha estante
Esse livro me incomodou o tempo inteiro. Respirei aliviada quando ele não transou com ela no primeiro momento, achei que ali tudo iria para outro caminho. Me enganei. Não consegui abrir minha mente pra algo tão nojento. Li Cem Anos de Solidão e é um dos livros que mais gostei. Esse não deu.

ig: rafamedeirosmartins 27/10/2016minha estante
Acho que vc não entendeu nada.

Ticiana.Oliveira 27/10/2016minha estante
Entendi muito bem.

ig: rafamedeirosmartins 28/10/2016minha estante
Ao que parece você acredita que esse romance é uma apologia à pedofilia. Acharia a mesma coisa de Lolita de Nobokov. É absolutamente simplista essa visão. Continuo achando que você não entendeu nada.

Ticiana.Oliveira 28/10/2016minha estante
Acho que esse romance romantiza algo que não é nada romântico. Como o cara pode amar alguém com quem ele ao menos teve um diálogo? Continuo achando que esse livro não tem nada de lindo.

Phelipe Guilherme Maciel 30/10/2016minha estante
Ticiana, não terei a presunção de dizer que você não entendeu nada, mas na verdade, você deve despir-se de alguns pressupostos ao ler este livro. O tema dele ja te faz entrar cheio de moralismos já nas primeiras páginas. Sobreviver a estes sentimentos no livro é o objetivo.

Ticiana.Oliveira 30/10/2016minha estante
Que bom que não me despi desse moralismo. Mas alguns gostam, outros não. Não gostei ?

ig: rafamedeirosmartins 30/10/2016minha estante
Nenhum moralismo é saudável. Porque é moralismo.

Ticiana.Oliveira 30/10/2016minha estante
Cada um com sua opinião.

Phelipe Guilherme Maciel 31/10/2016minha estante
Rafa, acho que Gabriel Garcia Marques conseguiu seu objetivo muito bem. O Grande Prêmio Nobel sempre foi ácido. Ler este homem sem conhecer que tipo de leitura enfrentará, dá nisso. Ler Memórias de minhas putas tristes acobertado de preceitos tradicionais irrefletidos te deixa nauseado, mesmo. Está na contracapa. Era uma advertência. A única tristeza é que não estamos mais no início dos anos 1900, onde o moralismo censurava ou condenava obras que hoje o povo cultua como escritos sagrados sem nunca ter sequer lido, e diversas vezes com conteúdos bem mais complicados de digerir que este. Estamos na época dos 50 tons... de hipocrisia

Ticiana.Oliveira 31/10/2016minha estante
Não vou mais discutir. Não gostei, continuarei não gostando. E hipócrita é a vovozinha. ?

ig: rafamedeirosmartins 01/11/2016minha estante
Tudo bem não gostar. Mas é um erro tachá-lo do que você está dizendo.

mardem michael 14/11/2016minha estante
Taciane, não sei que tipo de literatura você costuma experimentar, mas acho que você deveria ser mais crítica (no sentido etimológico da palavra) ao expressar suas opiniões. A literatura nos desperta vários sentimentos. E é esse o barato dessa arte. É esse o objetivo dessa arte.Tudo bem não gostar de um livro, mas criticá-lo de uma forma tão pífia... Cuidado com a falácia. Um abraço.

Magasoares 13/02/2019minha estante
Ticiana também detestei essa estória, aliás, não entendi bulufas dessa estória sem noção. Será que é pedir muito aos entendidos aí em cima, qual a moral e o sentido dela? Desde já agradeço.

Gi Santos 21/01/2024

É uma narrativa que comprova que o desejo nunca envelhece. A história tem vários pontos altos, o desenrolar é fluido e poético, bem escrito, objetivo e interessante. É uma leitura que prende, encanta e levanta questionamentos acerca da vida, velhice, finitude, relações e solidão.

Rebeca.Verino 28/03/2021

Escrita extraordinária, mas a história...
A escrita de Gabriel Garcia Márquez é de uma beleza incrível. Narrativa que flui, linguagem impressionante, mas , infelizmente, a história não me impressionou. A relação do narrador de 90 anos com uma adolescente de 14 anos foi muito incômoda para mim. Quero muito ler outros livros do autor, pois sinto que ?Memória de minhas putas tristes? não ficará marcado na minha memória.

Flávio 31/10/2023

A velhice que embasbaca. Um amor que nos é terno e ao mesmo tempo asqueroso; o virar contraditório, transformar-se ao ponto de cantar e dançar essa transformação, sem notar que o tempo para tal acabou. Acabou?

e a moral? que moral? certezas, apesar de: uma hora acaba; nem sempre colhemos; nada espera nada; ciúme é vício e tortura; amor é Vida.

Marcos Bassini 27/12/2009

Máquina do Tempo
E quem mais conseguiria tornar sedutor o encontro, numa cama, entre uma adolescente e um homem de 90 anos senão o velho Gabo? Um grama a mais de peso na tinta e este livro deixava de ser a obra-prima que é.
Graça 28/10/2009minha estante
É sim Marcos, vc tem razão, o Gabo é um mestre.

Mariana. 09/12/2009minha estante
Resumiste com perfeição. Sempre me intrigou o que raios aconteceu no decorrer da narrativa que o velho passa de homem desprezível à pessoa comovente. Por essas e outras que eu adoro os latinos. Bjus!

Carolina 31/03/2012minha estante
Eu li que GGM se inspirou no livro "A Casa das Belas Adormecidas" do escritor japonês Yasunori Kawabata para escrever este. Alguns dizem até que foi um plágio.

Malu.Vilalta 21/09/2021

Agr eu entendi pq esse autor é tão premiado, q escrita maravilhosa. Ele conseguiu escrever uma história que seria horrível nas mãos de qualquer outro autor e transformar em uma obra

Michel 14/01/2021

Um culto ao amor e à vida
Descobrir o amor depois dos 90 anos é impossível? Não para o personagem criado por Gabriel García Márquez, que através desta obra nos apresenta o improvável, mas não impossível, amor, após nove décadas vividas de bordel em bordel, e sem nunca ter se deitado com uma mulher sem a pagar por isso.

Além de uma história de amor, puro e verdadeiro, é também uma celebração à vida, e como viver e amar estão ligados de maneira intrínseca.
Rcomendo a leitura deste clássico.

Bruna 05/02/2023

Razoável...
Segunda obra do Gabo que leio, a primeira foi cem anos de solidão.

Achei que esse livro fosse contado de outra forma pelo título. Pensei que ele contaria as memórias mais importantes das mais de quatrocentas moças com as quais deitou.
O "romance" com a Degaldina foi bem raso, esperava bem mais. Pensando bem, tendo em vista a idade da moça, foi até bom ele não ter se aprofundado e ter se limitado apenas às crises de ciúme.

Frase que me pegou:
"O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança."

Justbii 15/04/2023

Quando a idade bate a porta
Quem vê a premissa do livro acha que é algo totalmente imoral, mas a verdade é que vamos ver um senhor que chegou aos seus 90 anos e que somente agora percebeu que envelheceu.
É nitído ver que estar com a menina é um apego a juventude, sentir o sopro da vida em seu ápice, ele pensa que pela primeira vez na vida ele encontrou o amor quando na verdade ele encontrou uma maneira de reviver a sua própria juventude na vida de outra pessoa.
Foi uma leitura rápida, fluída mas muito interessante, um detalhe que acaba não acontecendo na história faz tudo ficar ainda mais interessante e mais claro que temos que viver bem todas as fases das nossas vidas, para não sofrer de arrependimentos depois.
Juliana Freitas 15/04/2023minha estante
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH MEU DEUS. Gabo finalmente saiu do castigo. Aleluia

Justbii 16/04/2023minha estante
MENINAAAA Venci na vida! Kkkk

grs.neto 04/06/2020

Instigante e um pouco incômodo.
Premissa é instigante e espinhosa. A escrita poética de Gabo, como em seus outros livros, faz a narrativa fluir bem. O tamanho da estória é acertado, e a mensagem final que o livro passa é intimamente tocante e esperançosa.

Sara @desanuvie 13/07/2020

Gostaria de ter estômago para falar da obra, mas sinto-me acometida de uma ambiguidade sem fim para fazer essa resenha.
A história é boa, relevando um ou outro pormenor relativo ao tempo tanto da trama quanto da escrita, segue bem, não à toa terminei em uma noite, mas o fato da garota principal em questão ter 13 anos no início de tudo é assustador, repugnante e doentio.
Ter em minha mente a cena de um homem de 90 anos que se aproveita da necessidade de uma criança para por comida dentro de casa e a toca, beija, deseja, enquanto ela dorme me causou orgerisa, raiva, muita raiva!
Preciso ler alguma outra coisa do Márquez, tirar essa imagem de minha cabeça para que eu possa desassociar a obra do autor.
Mesquita 20/07/2020minha estante
Acabei de terminar de ler e estou com a mesma inquietação. E me pergunto o que é que tá escrito nesse livro que eu não consegui ler porque ele ganhou um nobel e eu não entendo o porquê.

Sara @desanuvie 08/08/2020minha estante
Olha, a escrita é muito boa, uma ótima narrativa, tudo no livro é muito bom se não levarmos em conta que a garota em questão é uma criança. E a "relação" dele com a mulher que o ajuda em casa também foi algo que me fervilhou o estômago. Se formas levar em conta tão somente a escrita, ele realmente é um livro ótimo (e acho que foi isso que levaram em consideração), mas eu definitivamente não consigo ignorar esses.dois pontos tão cruciais

Daniel Andrade 26/02/2021

Ok.
O livro é legal, a escrita é maravilhosa como sempre, tem trechos magníficos, mas o problema é que esses trechos são sobre uma menina de *14 anos*. Então é complicado. Todo mundo sabe que esse tipo de situação acontece na vida real, mas .. não sei.

Ligia.Carvalho 18/04/2021

Solidão, impotência e amor
A história de um velho cronista e crítico musical que, em seu aniversário de 90 anos, pretende presentear a si mesmo com uma noite de amor louco com uma jovem virgem.

Após uma visa medíocre, perambulando de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis, o personagem se apaixona por uma ninfeta e vai trazendo a tona suas memórias.

O livro fala muito sobre solidão, impotência (fisica e emocional) e sobre o amor e como ele transforma as nossas vidas.

Lido em uma sentada, leitura deliciosa.