Tchau

Tchau Lygia Bojunga

Resenhas - Tchau

1 | 2 | 3 | 4 | 5

eloise25 14/02/2023

Que história maravilhosa, o jeito que a autora descreveu um assunto delicado em palavras bonitas, esse livro é incivelmente lindo.

Vinícius Tyrone 04/02/2023

Uma boa experiência
Livrinho bem simples e gostosinho de ler. Quatro histórias boas, principalmente a terceira. Bom pra iniciar a vida literária de uma criança.

Aline 22/01/2023

Pesado
Eu li esse livro quando era criança e só hoje, consigo compreender os temas pesados que ele aborda. São quatro contos de tirar o fôlego, que possui uma moral em cada um deles. O mais triste é o último conto que trata de uma tragédia real. Não tenho palavras para expressar o quanto esse livro é importante e um marco da literatura brasileira.

Gabj 27/12/2022

Quatro contos curtinhos poéticos e emocionantes, a maioria pelo olhar infantil sobre situações pesadas. Leitura rápida e prazerosa!

Caroline 12/12/2022

Amor a primeira leitura
Eu era muito mais nova quando li esse livro e tenho certeza que não consegui compreender 70% de sua complexidade, mas o conto da troca e da tarefa me fez chorar, me deixou impactada de uma maneira que eu nem compreendia p porque de eu estar chorando.
Marcou minha jornada literária de uma maneira surreal.

Fabricio.Macedo 23/11/2022

Leitura rápida mas que nos leva a viajar nos encantos de Lygia Bojunga. Seus contos transmitem paz, busca e vida para a liberdade, fantasia e realidade. É um mix de sentimentos que envolvem em suas ideias histórias de amizade, ciúmes e paixão. Muito bom!

Isabelli 18/10/2022

Estou impactada!
A pergunta que fiz quando terminei o primeiro conto e que agora se repete ao terminar o livro: como eu vivi todo esse tempo sem ler Lygia Bojunga??? E mais: por que não estamos falando de Lygia Bojunga o tempo todo??? Sim, porque essa autora merece ser enaltecida a nível de outras no Brasil.
"Tchau" me levou pra um lugar que há tempos eu não ia. Uma leitura que tocou em tantos pontos, que eu me senti íntima da escritora - uma coisa que só havia sentido com Clarice até então.
A melhor experiência de leitura que a faculdade me proporcionou até o momento, e não me conformo de ter conhecido a obra dessa pelotense somente agora. Não vejo a hora de poder ler tudo dela!

Leonardo 15/10/2022

Novamente, li pra escola
MEU DEUS POR ONDE COMEÇAR.
Esse livro assim como "Contos de Terror e Mistério" é dividido em 4 contos.
O primeiro foi oq mais me derrubou; sério eu quase chorei, fiquei mentalmente abalado e um gatilho: separação dos pais, ok.
Os outros também são bem legais, leiam pois vale a pena

Leticia.Romanoski 04/10/2022

LINDO
todos os contos são lindos é um livro muito bonito mas a história da pipoca e do bife é algo surreal eu nunca li nada parecido nunca senti tanta angústia em um livro dedicado ao público infantil

essa escritora tem um trabalho magnífico

Gi ð 20/09/2022

Rápido e incrível
Primeiro livro q leio dessa autora e já me apaixonei.
Oq a autora fala no começo, e os contos são praticamente incríveis. Ansiosa para ler mais livros dela.

Debinha 03/03/2022

Tchau, de Lygia Bojunga
Tchau é um livro composto por quatro contos : "Tchau", "O bife e a pipoca", ?A troca e a tarefa"e "Lá no mar".

Em ?Tchau?, duas crianças, Rebeca e Donatelo vivenciam a separação de seus pais. A decisão de abandonar a família para viver uma grande paixão na Grécia, junto ao novo namorado estrangeiro, transforma o olhar de Rebeca sobre a figura materna : de admiração à tristeza.

A imagem de seu pai alcoolizado num botequim, desabafando sua angústia e totalmente frágil faz com que Rebeca assuma uma postura de filha mais velha e madura, o ombro amigo e porto seguro do que restou de sua família.

Em  "O bife e a pipoca", Tuca, um garoto de comunidade, de origem pobre, ganha uma bolsa de estudo numa escola privada de classe alta, após ter obtido o melhor desempenho nos estudos em sua antiga escola.

Tuca  é  responsável por manter o sustento da família, trabalhando como lavador de carros, e mora numa pequena casa com sua mãe alcoólatra e seus 10 irmãos.
Ao iniciar na nova escola, Tuca faz amizade com Rodrigo, um garoto rico e  apesar da realidade social discrepante entre eles, a amizade prevalece.

Em ?A troca e a tarefa", uma escritora relata o processo de escrita de seu último conto, compartilhando com o leitor os sentimentos durante a tarefa de criação da história, as pausas, retomadas, a sensação de liberdade quanto ao desfecho  e da possibilidade de dar vida aos personagens e seus sentimentos por meio da escrita.

Em "Lá no mar", é retratada a amizade entre um menino e um barco velho. Ao longo da narrativa, o barco passa a representar o refúgio de um solitário Pescador, a casa que  o mantém seguro do mundo externo, ao mesmo tempo, o barco assume um papel humanizado, dotado de sentimentos humanos como alegria, tristeza, saudade e medo, tornando -se cúmplice e amigo do Pescador.

O livro Tchau possui linguagem simples, e os temas abordados possibilitam a reflexão do leitor quanto às situações vivenciadas pelos personagens ( representados por crianças), que lidam com questões familiares, sociais e de amizade.

Eliene58 12/02/2022

Belo
Me parece tão mágico quanto os outros livros da Lygia Bojunga, fico sem palavras em como ela conseguia enquanto escrevia transitar tão bem entre a realidade densa e o fantástico poético.

Tatiane 24/10/2021

Revisitando Lygia Bojunga, estou redescobrindo como uma literatura destinada aos pequenos leitores pode nos alimentar mesmo quando adultos e proporcionar densas reflexões. Este livro de contos é fantástico!

1 | 2 | 3 | 4 | 5