Tchau

Tchau Lygia Bojunga

Resenhas - Tchau

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Babi Novaes (@RefracaoCultural) 04/01/2018

Lygia Bojunga transita de maneira doce e fluída por temas densos do cotidiano através de uma aura real e fantástica
Nome forte, temas complexos e uma obra direcionada ao público infanto-juvenil. Como falar sobre a desigualdade social para crianças de 10, 11, 12 anos? E quem sabe, talvez, sobre como os adultos cometem loucuras por uma paixão?

Numa mistura entre o realismo e o fantástico, que por sinal remete muito ao estilo de escrita de Gabriel Garcia Marques, em sua única obra de contos, Lygia Bojunga traz para a pauta do universo infanto-juvenil quatro temas que permeiam o cotidiano do convívio em sociedade: paixão, amizade, ciúmes e necessidade de criar.

Com maestria, a autora tece uma narrativa sensível, carregada de fantasia e uma cruel dose de realidade. Apesar de escritos em terceira pessoa, cada conto apresenta a visão de apenas um dos personagens que são introduzidos às histórias. Elas também não são longas, retratam um fragmento da vida de seus personagens. Não dá muitas explicações, apenas os apresenta, relata o problema, um momento de suas vidas e vão embora.

É possível até mesmo divagar se essa não é a razão para a obra se chamar "Tchau". Lygia nos conta fragmentos efêmeros, que em um piscar de olhos acontecem, deixam a sua mensagem e se vão com um simples tchau.

Os quatro contos também incomodam, provocam a curiosidade característica da idade, instigam o pequeno leitor a se questionar, a questionar a realidade em que está inserido. Estimula a empatia, a superação e a criatividade.

Lembro quando conheci "Tchau". Foi um professor de português que me apresentou o livro. Tinhamos que ler o conto "O Bife e a Pipoca". O devorei em 1 hora, no máximo. Lembro que na época uma das cenas finais do conto, a cena que representa a pipoca, ficou gravada em minha mente. Eu não entendia o porquê daquela realidade, daquele universo ao qual Tuca, um menino que vive em uma comunidade no Rio de Janeiro e ganha uma bolsa de estudos em uma escola particular, estava inserido.

O professor organizou uma peça teatral do conto para ser apresentada na feira cultural da escola. Fui escolhida para ser a mãe de Rodrigo, uma mulher fina, da nata da sociedade carioca. Lembro que uma coleguinha negra foi escolhida para ser a mãe de Tuca.

Meu primeiro senso de desigualdade social foi incutido. Logo após a apresentação da peça, meu professor me presenteou com o livro. Disse que valeria a pena a leitura dos outros contos. E foi assim que Lygia Bojunga me ganhou aos 11 anos de idade. Obrigada, professor!

Entre as quatro histórias, as duas primeiras são as mais densas. O primeiro conto, que intitula o livro, coloca em debate a posição da mulher dentro da instituição do matrimônio e seu papel como mãe, mas também como uma criança lida com a separação e o abandono.

Já o segundo, "O Bife e a Pipoca", retrata a desigualdade social que muitas pessoas enfrentam nas grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, coloca em evidência o trabalho infantil e faz uma dura crítica a meritocracia.

Delicada e com uma linguagem acessível, "Tchau" é uma obra que convida crianças a discutirem e entenderem questões que os adultos enfrentam. Incute mensagens profundas, estimula a formação de um senso crítico e prepara os pequenos para uma vida em sociedade, saturada de desafios retratados em suas páginas.

site: http://refracaocultural.blogspot.com/2017/08/releitura-tchau-beda1.html

Sthefany.Soares 05/06/2017

Amei
Eu Acho Muito Legal E Interessante , E Conta varias Historia triste . Fala Sobre A mãe largou os filhos... o marido, que mesmo não tendo tempo para ela, ainda a amava, muito. A mãe pedia o tempo todo para entenderem ela, mas ela não quis entender o pai, ou até mesmo Rebeca. O modo como a mãe largou a mala, e sua vida, por apenas um homem foi tão frio, tão cruel...
Mas é um livro maravilhoso.
Helena.Ramos 07/08/2017minha estante
Parabéns! Continue sempre lendo. Eu também amei!

Evandro 25/02/2017

Um barco com sentimentos e emoções
Eu li o livro Tchau e quem escreveu o livro foi Ligia Bojunga que nasceu em Pelotas no Rio grande do sul, ela escreveu vários livros, esse livro tem 4 contos. Eu vou comentar um pouco do último conto que se chama "Lá no mar".
Nesse conto, um pescador aprendeu com seu pai construir barcos, e ele construiu um bem bonito. Um dia, os dois estavam navegando no mar e o pescador contando várias histórias para o barco ''que tinha memórias e sentimentos'' começou uma imensa tempestade, eles estavam quase afundando até que o pescador viu o seu pai e o seu avô em outro barco, ele foi lá e abraçou eles, foram atirados no mar pela tempestade. O pescador tentou segurar no barco, mas ele acabou afundando, o barco esperou anos e anos ele voltar, mas nunca voltou, de repente um garotinho e seu pai encontraram o barco, ele sentiu que o menino era seu novo amigo e o barco foi levado para a praia pelo homem e o seu novo amigo.
Eu gostei do final porque o barco encontrou um novo amigo, e não precisou ficar no meio do mar esperando o pescador que morreu e nunca ia voltar.

Thayna.Sampaio 04/10/2016

Tchau
Eu ainda não li e queria q alguém me ensinasse como ler algum livro aqui neste site.

site: https://www.skoob.com.br/livro/lista/
Kath 04/10/2016minha estante
Não tem como ler livro aqui no site, flor. Aqui é só pra atualizar a leitura e compartilhar resenha. Já li esse livro, é muito bom.

Kaory 02/09/2016

Sobre desencontros e crescimento
De escritas simples, Lygia Bojunga consegue trazer em vários contos uma história com gosto de dia-a-dia. A empatia e carinho vem fácil para com os personagens, a identificação acontecendo naturalmente em vários pontos. As dores da perda, do desconhecido e da realidade se mesclam com o crescimento dos personagens, sendo uma leitura indicada para todas as idades.

Mikaella 28/05/2015

o buquê
a professora leu o buque e a mae ganha um buque que rebeca não sabe de quem e mas depois ligam pra mãe e ela agradece

Monisaur 09/03/2015

Ler Tchau é reacender os sentimentos mais puros e ao mesmo tempo, os mais solitários. Rebeca, A Escritora, Rodrigo e O Barco cravam no seu coração; e permanecem nele.

(Oito anos depois de ter lido, continuei com as mesmas duvidas. E a mãe de Rebeca? O amigo de Rodrigo o respondeu? A Escritora foi feliz pelo tempo que teve transformando? Barco encontrou no menino um novo motivo para continuar? Lygia nos deixa com a duvida do que é a despedida sem resposta.)

Leticia2513 21/07/2014

Esperança
O livro Tchau fala da historia de uma menina que se chama Rebeca, ela tem um irmão chamado Donatelo, sua mãe está em um momento difícil com seu pai.
Sua mãe se apaixona de um homem que se chamava Kiko, ele é um homem de outro país, ele quer levar a mãe de Rebeca embora com ele, mais ela vai ter que deixar seus filhos com o pai, pois o Kiko não aceita seus filhos.
No dia de ir embora ela prometeu para Rebeca que iria voltar para busca-los, Rebeca faz uma promessa para seu pai que vai fazer a sua mãe voltar. O autor fez-nos ter a curiosidade ate o final do livro.
O livro foi lido em dupla leitora 2° Bimestre Leticia e Camilly.

Kath 13/09/2013

Arrepiante
Acabei de ler este livro para um trabalho de literatura e confesso que o terceiro conto, A Troca e a Tarefa, me deixou assustada. Achei muito bonita a trajetória da Lygia, a maneira como as coisas aconteceram para que ela começasse a "transformar" o mundo à sua volta, o desfecho da sua vida foi realmente assombroso, mesmo eu já tendo ouvido tantas vezes relatos de pessoas que meio que pressentiram sua morte, nenhum deles mexeu comigo de tal forma como o dela. A maneira como ela escreve é realmente muito boa, gostosa de ler e sem nenhuma "cela" gramatical impecável. Recomendo a leitura. Li o livro em uma tarde só de tão pequeno. Vale muito a pena mesmo!

Carol Benazzato 18/12/2011

Extremamente delicioso e rápido de se ler, a começar pela capa. Do prefácio à página 129: na órbita dos vocábulos não encontro, de modo algum, um outro adjetivo que possa classificar tal obra, a não ser por "deliciosa" -- do gostinho do bife que o Tuca sonhava em devorar no conto "O Bife e a Pipoca". Me vi no conto "A Troca e a Tarefa", do início ao... bom... fim? Não. O fim, não. Mas do início até a 26ª parte, sim! rs. :)

BrunoAlves 16/07/2010

Algumas Verdades
Livro curto, porém cotém um grande conteúdo dentro dele, sendo o seu principal tema a Solidão; a autora aborda de várias maneiras dentro de seus quatros contos. Talvez o mais chocante seja "A troca e A Tarefa" pelo clima como se iniciou a história e depois como ele é resolvido, se você quiser a resolução. Mas mesmo a história não tenha sido terminada, imaginamos o que posso acontecer e onde iria acabar. Infelizmente não podemos ouvir da própria fala da personagem.

Srta. Camilla 24/05/2009

Perdas e solidão.
Esse livro de contos é ótimo!!! Fala sobre as perdas que sofremos durante a nossa vida, da solidão que cada vez mais nos faz companhia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5