Tchau

Tchau Lygia Bojunga

Resenhas - Tchau

1 | 2 | 3 | 4 | 5

teasbookstears 14/10/2021

"tchau" de lygia bojunga reúne quatro contos: "tchau", "o bife e a pipoca", "a troca e a tarefa" e "lá no mar".
a linguagem é simples, porém a narrativa é densa. algumas vezes tive que parar pra respirar um pouco e absorver as coisas. pois os temas retratados nos contos são bastante sérios. amor, amizade, desigualdade social, relações familiares, ciúme, medo...
o meu conto favorito foi "a troca e a tarefa". forte e emocionante. fala muito sobre colocar para fora o que se sente, por meio da escrita. me identifiquei.
também gostei muito da introdução que a autora fez no início do livro, o que só fez aproximar mais o leitor. foi uma boa experiência de leitura.

Madu 10/10/2021

Maravilhoso!!!
Eu li esse livro pela escola e foi muito legal, pois a cada conto tínhamos uma história e uma lição de vida a contar. É um livro que tem vários contos, que retratam momentos ou vivências de nossas vidas. Eu adorei ler, pois a cada conto lido eu saia uma pessoa melhor, tendo em vista vários ângulos de uma só situação. Simplesmente maravilhoso!!!

Lala 02/09/2021

Confesso que eu não estava nem um pouco a fim de ler esse livro (era pra escola), porém a escritora nos prende de uma forma que é inexplicável. É um livro curto, porém com bons ensinamentos.
(Não acho que pelo tamanho valha 30 reais porém pelas histórias compensa)

Lays @la.livros 07/05/2021

Uma pena ele ser tão curtinho, pq a hora que empolga já acabou..hahaha

Mas é só re o tchau... achei simplesmente demais.

Ale 03/05/2021

Tchau!
Esse livro foi muito especial porque me mostrou que apesar de tudo eu amo crônicas. A Lygia em seu penúltimo conto me fez chorar, porque eu realmente achei que ela tinha morrido escrevendo. Enfim as histórias são lindas e cheias de metáforas e é nítido o amor da escritora destacado em cada página.
bowieschild 08/05/2021minha estante
quem te deii??

bowieschild 08/05/2021minha estante
eu tmb pensei que ela realmente tivesse morrido KAKKAAKAKA

Ale 04/06/2021minha estante
EU CHOREI.

kemi 27/04/2021

bonito, profundo e pra qualquer um
os contos são muito significativos e impactantes, assim como tudo que a lygia escreve. fala sobre perda, amor, amizade, solidão, paixão. as duas primeiras te atingem que nem uma pedra aonde dói, enquanto as duas últimas são mais profundas e bonitas (e as minhas preferidas, a troca e a tarefa em primeiro porque linda demais).

serve tanto pra crianças quanto pra qualquer outra idade, a experiência de leitura só mudando e acrescentando. lygia cada vez conquistando mais espaço no meu coração.
Amanda.Dias 27/04/2021minha estante
Que legal! Sua resenha me fez querer ler!

kemi 30/04/2021minha estante
obrigada! espero que goste :)

Conan0 11/04/2021

Adorei
A construção de capa, título, introdução e tema foi tão legal! Adorei a forma como tudo se casa!

Rosana.Souza 12/09/2020

Meu primeiro contato com livro e literatura foi com Tchau. Lembro de ler e reler na infância/adolescência e cada vez gostar mais.
A leitura é rápida e ele fala de solidão, amor, o ganhar a o perder ao crescer.

Sophia 17/03/2020

(Minha experiência com as despedidas)
Bom esse livro me trouxe muitas coisas para imaginar, e eu conseguia me sentir como os personagens a todo o momento que começava a ler, um dos motivos de ter gostado tanto é que ele me fez imaginar tanta coisa que queria ler infinitamente (e essa talvez seja uma sensação inesquecível acredito eu).

Eu só tenho a agradecer a Lygia Bojunga por toda a sua imaginação, que me trouxeram milhares de sentimentos que nunca tinha sentido.

Sophia.

Evy 22/07/2019

Lindinho!
"E tem gente como eu: em qualquer fase da vida não abre mão, mas não abre mesmo, de ter sempre por perto o tal amigo pra valer: LIVRO. Mesmo porque ele é o único amigo que nunca cria caso para ficar com a gente, seja onde for: sala, quarto, banheiro, cozinha, sombra de árvore, areia de praia, fundo de sofá, fundo de mágoa; e fica junto da gente mesmo no pior lugar do ônibus, do trem, do avião; enfrenta até numa boa cadeira de dentista e leito de hospital. E, se quem escreveu o livro consegue mexer com o nosso pensamento e balançar nossa imaginação - pronto! Aí se forma uma relação, um laço, que amarra pra valer quem escreve com quem lê".

Esse livro foi indicação de uma aluna da escola que trabalho e resolvi trazer para casa para ler nas férias e não me arrependi. Já começa com um prefácio da própria autora com essa citação linda aí de cima. E pra completar, são 4 contos muito bonitos. O primeiro é "Tchau" que dá nome ao livro. Uma mãe que se apaixona por um estrangeiro e decidi ir viver com ele na Grécia, deixando o marido e os dois filhos para trás. A história é contada pelos olhos da menina mais velha e é triste, porém a gente percebe como se choca com isso quando é a mãe que vai, mas se for o pai a gente acha normal. É pra refletir. O Segundo conto, "Bife e Pipoca" também é pra gerar bastante reflexão e conta a história de um menino da favela que ganha bolsa de estudos em uma escola privada de classe alta. Ele faz amizade com um garoto rico e as discrepâncias entre as duas vidas é de trazer lágrimas aos olhos. O terceiro conto, "A Troca e a Tarefa" é um conto lindo sobre a vida de uma escritora e o último conto, "Lá no Mar", é a história de uma amizade entre um barco velho e um menino. A narrativa da Lygia é encantadora e eu li o livro de uma vez, porque é assim que ela faz com a gente. Dessa autora eu só tinha lido "A Bolsa Amarela" há muitos anos atrás e fiquei com vontade de reler. Recomendo a leitura!
Flávia | @baixinhasleitoras 22/07/2019minha estante
Nossa, eu li um livro dessa autora quando era adolescente. Tempão kkkk esse não conheço.

Evy 22/07/2019minha estante
Eu também li quando era adolescente o Bolsa Amarela e agora to com vontade de reler e ler outros dela também!!! Vale a pena!

Gleidson 22/07/2019minha estante
Fiquei com vontade de ler.

Flávia | @baixinhasleitoras 22/07/2019minha estante
Foi esse mesmo q li dela kkkk Li na biblioteca da minha antiga escola.

Ananda 13/10/2019minha estante
Morre sim, na edição que li tem uma notinha de Lygia Bojunga dizendo q a encontraram sobre a mesa com o lápis fincado na paixão (palavra q deixa incompleta).

Batcave_47 05/03/2019

Gratidão :)
O livro que me fez se apaixonar pela leitura, agradeço a minha professora que me apresentou esse livro, o único livro da de contos de Lygia, que retrata com realidade momentos da vida de despedidas, um livro muito triste mas extremamente complexo, com narrativas simples e lindas, uma ótima leitura.

Desirre2 20/01/2019

Quatro histórias livres entre si. Quatro contextos diferentes, unidos pela sensibilidade que paira nos contos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5