Nada é por acaso

Lucius

Resenhas - Nada é por Acaso

Nina.Chermont 27/03/2021

Zibia
Esse é o meu livro favorito da Zíbia, eu realmente me apaixonei pela história, tão cativante e perfeita como todo livro dela. Eu acho que tenho todos os seus livros, mas esse sempre será especial, não só por ter sido o meu primeiro livro espírita (além de violetas na janela), mas também porque me fez entender mais profundamente o espiritismo. Recomendo a todos que queiram seguir nesse caminho.
Cristiana.Novaes 27/03/2021minha estante
Tenho ele tbm. Um dos primeiros q li da zibia. Já reli. Meu favorito do gênero.

Nina.Chermont 28/03/2021minha estante
O meu também!

Cristiana.Novaes 28/03/2021minha estante
?????

@detalheseartes 29/09/2010

Lágrimas....
Que lindo livro para se iniciar na literatura espírita.
Eu me apaixonei por ele, pela história e pela Zibia, eu me emocionei muito e muitas lágrimas escorriam do meu rosto sem que eu pudesse contê-las.
Livro digno do título, pois realmente "Nada é Por Acaso", acredito que na hora em que eu estava na biblioteca, sem saber qual livro escolher, algum espírito iluminado me levou à prateleira "Espiritismo" e me fez com que eu o visse.

Indico à todos, à qualquer pessoa que acredita que o mundo não é apenas isso aqui, que existe algo de muito sábio que rege as nossas vidas e faz com que nos encontremos.

Dorinha 16/01/2022minha estante
Adorei sua resenha!b

Tatty.Nunes 19/10/2022minha estante
Da pra ler por aqui não consigo ler nem baixar alguém me ajuda

Vanessa 19/12/2022minha estante
Amei sua resenha.. O mesmo ocorreu comigo, além de ter sido a minha primeira leitura espírita, o livro simplesmente surgiu no meu app de leituras, como se "não fosse por acaso"
A história é linda e comovente..

Gabi 03/01/2022

Simplesmente perfeito este livro, ele aborda muitos assuntos sobre reencarnação, e no final do livro esclarece a história toda dos personagens, onde uma coisa bate com a outra, envolvendo a reencarnação. É um assunto muito interessante, e aprendi muitas coisas novas com esse livro. Super recomendo!
Joao.Pedro 03/01/2022minha estante
A grande escritora do mundo espírita! Eu amooo ?

Marlene.Atanazio 24/07/2021

Abandonei esse livro varias vezes, e ele insistiu em voltar.
Comecei a leitura com o livro físico em 2017, comprei junto com outros no mesmo pacote, comecei a ler, mas me entediava, me cansava (isso que sou leitora assídua). Acabei doando ele o ano passado para a biblioteca de minha cidade, bom... Mas ele insistiu em voltar pra minha vida, em 2020 já estava ainda mais "ligada" ao espiritismo e como o título diz "nada é por acaso".... Entrei em grupos de livro no telegram e lá apareceu ele novamente em PDF na minha cara! _Agora é hora de terminar esse livro né dona Marlene! Enrolei enrolei e acabei o concluindo hoje.... 24/07/2021..... Foi inexplicável e não existem palavras para expressar aqui o que tenho a dizer sobre .. rolaram lágrimas e ainda ficou mais forte minha crença de reencarnação. Indico a todos ??
Marlene.Atanazio 24/07/2021minha estante
Conclui no momento certo, e perfeito. "Nada é por acaso"

maria 23/12/2022

put* que pari*
eu não esperava menos de um livro da zibia, mas esse foi além de tudo que eu imaginava. o título é 100% condizente com a história. (maria eugênia me perdoa por te xingar tava fora de mim)
foi incrível observar a mudança das personalidades dos personagens e ver o quanto ambos evoluíram ao longo da história. adele que se mostrava uma mulher fria e ambiciosa só queria o melhor pra família. que livro maravilhoso
Wagner 01/01/2023minha estante
Quero ler esse Livro. Vi o filme e fiquei super impressionado com todo o enredo

Clara 05/03/2021

Tenso! mas maravilhoso <3
Acho que tive uns cinco tipos de surtos nos primeiros capítulos! ( e ainda sem entender o porque de nenhum personagem pensou em inseminação artificial, pelo menos ninguém precisava trair ninguém minha gente! rs) mas enfim, talvez seja o livro mais profundo que a Zíbia já escreveu, pelos menos foi o mais profundo dela que já lí, é emocionante, pode fazer você chorar, passar um pouquinhooo de raiva, mas vale a pena, como tudo se desenrola no final vale a pena
Aline.Rodrigues 22/05/2021minha estante
Também pensei nisso kkkk

Bethss 27/10/2022

Um dos meus livros favoritos, resolvi reler, depois da maravilhosa notícia da adaptação no cinema e assim poder relembrar essa linda história e que sempre que leio consigo ver com outros olhos a vida e que como o titulo, na nossa vida nada é por acaso.
Polly Fariias 03/11/2022minha estante
Eu vou reler por conta disso tbm, da adaptação espero que não estraguem!!

Val 20/10/2021

Emocionante
Um dos melhores livros que eu já li! Me emocionei em diversas partes da história. Apesar de ser um tema controverso, trouxe a luz muitos conceitos sobre doação, amor, confiança na vida e no bem.
Barbara.Castro 15/12/2021minha estante
Se puder me ajudar como faço pra ler , eu estou me matando e não consigo abrir as páginas pra ler ...

Vivian Pitança 26/03/2013

Este livro me fascinou desde o começo. Foi o primeiro livro espírita que li e fico muito feliz em ter sido ele. Falando nisso, já agradeço à amiga super fofa que me emprestou, obrigada Bárbara. ;)
Marina, que estava cansada de ser explorada em seu antigo emprego, resolve se livrar dele e procurar um novo, onde fosse valorizada. Penso que o autor não quis fazer nenhuma crítica, mas é impossível ler sem pensar: como algumas empresas, ainda que pequenas não valorizam seus brilhantes empregados, os dando melhores oportunidades... É algo muito triste que se tornou rotina hoje em dia, graças ao crescente egoísmo capitalista. Em sua busca, consegue uma entrevista em uma renomada empresa de São Paulo. Nesta entrevista, recebe uma proposta inesperada: dar a luz a uma criança que deveria ser o novo herdeiro da empresa de Adele, ou seja, da renomada empresa. A ideia é ser mãe de aluguel de Maria Eugênia, filha de Adele, que é estéril. Marina deveria deitar-se com seu marido e gerar a criança. Uma ideia que gera muita polêmica em nossa sociedade, ainda mais na de alguns anos atrás, como penso que é a do livro, pela série de acontecimentos.

Depois de muito refletir e ter sonhos com o espírito de uma moça que pede a ela que aceite a proposta, Marina decide aceitar. Em troca, ganharia a proteção de Adele e um milhão de dólares. Ela aceita pensando que ajudaria a salvar uma empresa, que cairia nas mãos de uma pessoa sem capacidade de administrá-la, resolveria todos os problemas de sua família, e claro, os seus próprios. Analisando seu lado, é uma atitude nobre por pensar no próximo e não somente em si mesma. Como o próprio espírito diz a ela, ela deve seguir as leis do universo, não as leis dos homens. As leis do universo são sábias e cooperam para o bem de todos, enquanto a dos homens ainda não chegou a este nível.

Esta decisão muda completamente a vida dos personagens. Então o leitor passa a ver mais de um caminho, os capítulos se alternam, mostrando cada lado da história. O casal: Maria Eugênia e Henrique, e a vida de Marina. A leitura é gostosa, você sempre quer saber o que acontecerá, o motivo dos acontecimentos, por que tal personagem tomou determinada atitude se antes se exibia de outra maneira... Mas o mais legal é que no final tudo isso se encaixa, todas as respostas aparecem, as histórias se entrelaçam, e percebemos, sem sombra de dúvida, que nada é por acaso.

A parte do espiritismo se faz mais presente da metade para o final, assim como em Ninguém é de Ninguém. E nossa... É encantador. Repito o que já disse antes, se você é uma pessoa de outra religião ou ateu, sem preconceitos, leia e encare como ficção, vale muito a pena. Há lições de vida valiosas e uma trama muito bem construída. E repito o que já disse em relação a Ninguém é de Ninguém: parece real, eu não consegui ler pensando que de algum modo, aquilo não houvesse acontecido. A escrita é tão boa, tão envolvente... É incrível, e é impossível ler sem se envolver com os personagens.

Um ponto muito bem trabalhado no livro, que fica bem claro para os leitores, é que a vida trabalha para o bem de todos, ensinando nos momentos precisos e presenteando também. Então, por mais que a situação pareça ruim, na verdade, não é, pois um dia, você verá algo que lhe fará entender o motivo de cada coisa e aprender com aquilo. Deus nos ama e quer nos ver felizes, então planeja para que tudo no universo trabalhe a nosso favor, independente de quem somos ou fazemos, sempre há o perdão e a chance de recomeçar. É uma lógica espírita. Concordando ou não, vamos refletir, é interessante, não é mesmo? Outro é a questão das decisões que temos que tomar em determinadas situações. Esta questão do acordo, faz com que nossos personagens tenham que tomar várias decisões que envolveriam consequências. E também, como nossas decisões, trazem problemas ou "prêmios".

Uma questão que adorei e me fez aprender muito, foi a questão da traição e do perdão. Nossa, consegui ver a mim mesma num dos personagens. É engraçado, como nosso orgulho é ferido por atos, situações e como perdoar pode se tornar difícil, quando não somos nós que precisamos do perdão. Como é difícil entender o outro e perdoar. Ainda que ele tenha melhorado, algumas marcas do passado ainda podem doer e ser lembradas mesmo com o tempo. Por quê? Talvez porque o perdão não tenha sido verdadeiro. Porque só dizer "eu te perdoo" e continuar não muda o que aconteceu, muito menos apaga aquilo do coração de quem sofreu a "falta". E então passamos a querer que o outro, ainda que se mostre arrependido, sofra como sofremos, que ele seja atingido, porque nos atingiu. Como fazemos isso? Algumas pessoas com os mesmos atos, outras com gelos e outras lembrando aquilo que aconteceu para provocar brigas e um "exame de consciência doloroso no outro". É aquela questão: temos níveis e tempos diferentes de evolução, e somos criados em diversos tempos, então, por que eu, que estou há mais tempo aqui para aprender, ou evolui mais, devo julgar meu irmão que ainda está começando sua caminhada, se nem sei se cometi os mesmos erros que ele em outras vidas? É a mesma situação que vemos quando um universitário pede a uma criança no jardim de infância que saiba o mesmo que ele. Injusto, não é? Então, porque não posso perdoar e devo ser dura se há um tempo atrás eu talvez tivesse a mesma atitude daquele que me magoou? Não somos perfeitos, não nascemos assim, e o aprendizado leva tempo e muito, muito esforço.

Essas lições vieram para a minha vida na hora certa, em que eu mais precisava. Com uma simples leitura de uma história que eu nem conhecia muito a respeito até ler, consegui superar desafios que a vida me dava e adquirir maturidade em relação a situações que geralmente não compreendemos, ou nos revoltam.
Se eu pudesse, diria pessoalmente ao Lucius e à Zíbia, muito, muito obrigada mesmo. Pois com suas histórias, muitas vidas se iluminam e aprendem, conquistando um conforto para a alma e a coragem para o futuro.

Veja mais: http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/2013/03/resenha-nada-e-por-acaso.html
Amanda.Goldschmidt 05/06/2019minha estante
Estou lendo seu comentário em 2019, já tinha lido o livro em 2017 achei maravilhoso, porém suas considerações finais servem para o momento que estou passando, em relação ao perdão, em relação a querer q a outra pessoa sofra igualmente o q me fez sofrer, me faz pensar muito, mas ainda não consigo da meu perdão verdadeiro, já não desejo mais q a pessoa sofra, só não quero mais a convivência dela, mas espero poder perdoar um dia.. Obg por suas palavras aqui.

Evelyn 07/12/2022

Um dos primeiros livros, se não o primeiro, que li na vida. Eu devia ter uns 13 anos na época. A história me prendeu de tal forma que hoje anos depois procurei ele novamente pra ler.
E ainda tem o filme dele que foi lançado no cinema agora em 2022.
Pra quem gosta de uma história de outras vidas, com certeza vai amar essa!!!
Annielly0 07/12/2022minha estante
Li aos 11 e amei D+, que vontade deu de ler dnv.
Perfeito

Livia 17/06/2012

Fascinante!
É muito bonito, cara. Ele é envolvente, surpreendente, embora o final deixe a desejar, o livro em si é muito bom
Aline 06/04/2015minha estante
"Fascinante, muito bom, envolvente"... E duas estrelas? Achei que você tivesse gostado do livro...

Nana 22/10/2011

Nada é por acaso
“A vida nunca pune. Ela ensina do seu jeito. Sinaliza de diversas formas, tenta advertir as pessoas provocando situações nas quais ela pode perceber a verdade, mas para os resistentes, que se acomodam e não querer mudar, ela permite que colham os resultados de seus enganos para que aprendam o que já estão maduros para saber.” –pagina 47
História escrita em 2005 pela escritora Zibia Gasparetto que possui como tema: mulheres estéreis que buscam uma mãe de aluguel para gerar um filho.
Neste livro vamos conhecer Marina uma advogada que com experiência no ramo, procura novas oportunidades e aceita participar da seleção em uma mega empresa.
Esta empresa é de uma mulher poderosa que planejou essa seleção para procurar uma mulher que servisse de barriga de aluguel para sua filha estéril e somente assim ela conseguirá um sucessor na sua empresa.
Com isso Maria conhece Adele e assim a presidente da empresa ao ver a jovem e perceber que ela é diferente das outras moças entrevistadas faz-lhe a proposta :que ela tenha um filho com o marido de sua filha estéril para que seu neto possa assumir suas empresas.
Quem nunca ouviu em pessoas que por sua ambição “topam” qualquer proposta?Isso aconteceu com Marina que no começo não concordava com que Adele tinha dito, mas com dinheiro que receberá aceitou.
E assim a vida dessa advogada começa a mudar......
Calmem pessoal,não vou contar a história por inteiro,vocês terão que ler o livro para saber das mudanças de Marina,mas pode ter certeza que o final vai te surpreender!
Este romance espírita me fez refletir nos meus erros e nas muitas oportunidades que a vida me propôs e eu não soube usufruir ou disse NÃO.
Tanto para mim quanto para a personagem do livro, Marina, a pobreza era a falta de escolaridade e de conhecimento, mas para a autora é a falta de oportunidades, mas ao pensar um pouco existe nesse mundo pessoas que eram pobres por demais e hoje são ricas, mas que elas nunca perderam uma oportunidade.
Existe uma frase que é interessante escrever aqui: Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
Marina não perdeu essa oportunidade que a vida propôs a ela e nós?Quantas vezes perdemos?
Outra coisa que esse livro tem de especial é o tema das mulheres que são estéreis,contudo Zibia transcreve que ser estéril não é um problema e sim um caminho para que você receba uma criança em sua família.
E daí se o filho não tem as suas características físicas?O amor que ele terá por você será igual àquele que você poderia ter gerado no seu ventre,pois ele terá de você a sua educação e o seu carinho de mãe.
Espero que vocês gostem da leitura deste livro e desculpem por não conseguirem transcrever tudo que eu queria,pois como disse o assunto que a escritora escreve é difícil de ser explicado.
Beijos Pão de queijo!
fomesedeevontadedeler.blogspot.com/
Karina.Carpes 21/04/2015minha estante
Olá . Adorei seu resumo, será que poderia postar todo ele ? Pois não tenho como ler o final do livro .
Obrigada :)

San 05/07/2012

Evolução
Aprendi que tudo que acontece na nossa vida tem uma explicação,que se tivermos a sensibilidade para refletimos podemos evoluir com o passar do tempo.Isso se conseguir fazer dos obstáculos um aprendizado para evitarmos falhas que outrora cometemos.
Mylene.Ribeiro 13/08/2017minha estante
undefined

Nane Machado 29/04/2024

Várias vidas se encontram futuramente, onde cada uma tem uma relação única. No final tudo se encaixa.

kassya 30/03/2009

esperava mais
mais uma vez, acho que esperava mais da historia.