Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

Manoela138 25/01/2021

Clube da Luta
Foi uma boa leitura, me prendeu do início ao fim. Apesar que foi só depois da página 30 que fui entendendo melhor o que estava lendo, pensei em desistir, mas depois foi ficando mais fácil de compreender. Gosto da escrita do Chuck Palahniuk, mas acho que esperava mais desse grande sucesso dele. Talvez o filme é melhor que o livro, nesse caso. Tem observações muito inteligentes durante o livro todo, entre elas "Gerações têm trabalhado em empregos que odeiam para poder comprar coisas de que realmente não precisam".
Não curti tanto o final, e tinha partes que ficava meio perdida, por isso 3 estrelas.

Pri pri 07/08/2021

A primeira regra do Clube da Luta é ñ falar do Clube da Luta
Xiii, já vou ter que quebrar essa regra!

O Clube da Luta é um livro muito depressivo em diversos aspectos e ao mesmo tempo testa os limites da força de vontade em lutar e recomeçar como um novo "eu" a cada queda.

O livro faz ótimas críticas ao sistema atual em que vivemos, ao modelo da economia capitalista, da necessidade de sempre querermos mais e mais.
Critica como anulamos a individualidade de cada ser humano através da sociedade de consumo e a forma como lidamos com os nossos problemas. Entretanto a aparente solução para os problemas é uma anarquia extrema.
A violência descrita no livro cria um propósito de destruição total. Violência para destruir a misoginia, violência para destruir o racismo, violência para conseguir viver com os problemas.

"As coisas que você possui acabam possuindo você."

"Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos."

"É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa."

"Primeiro você tem que se entregar, primeiro você tem que saber não temer, saber que um dia você vai morrer."

O livro nos traz ótimas reflexões.

Adorei a leitura e indico à todos!

Aline 13/05/2020

Viagem ao centro da psique
À princípio eu realmente achei que o livro se tratava de um clube fundado para extravasar os estresses do cotidiano, não havia lido a sinopse do livro. Depois pensei que tivesse lendo o livro errado, não era possível...por fim me dei conta do que se tratava. Quando os personagens começaram a se desencontrar, imaginei o que seria. Realmente um livro complexo...por vezes achei que um noiado estive escrevendo kkk

Tharuut 15/01/2022

??
Que livro heim.
O começo dele é bem cansativo,quase deixei ele para lá mas,tinha prometido para mim mesma não abandonar leitura sem ter chegado à página 50 e que bom que continuei.
As páginas foram fazendo sentido e foi uma leitura muito boa e curiosa??
Enfim,se desistiram dele no começo, tentem continuar,não vão se arrepender.
Alan kleber 15/01/2022minha estante
Tentei uma vez lê ele e desistir. Essa resenha deu um incentivo pra eu tentar mais uma vez.

Custódio 16/01/2022minha estante
Ainda bem que li essa resenha.

Custódio 16/01/2022minha estante
Quase desisti do livro, já faz mais de 1 mês que estou tentando ler e ainda estou na página 100.

Mas irei continuar.

Tharuut 16/01/2022minha estante
Fico feliz com isso,continuem sim!

Gustavo Kamenach 30/04/2022

Quebrando a primeira regra
Abril Projeto de leitura: o duplo, doppelgänger e dualidade na literatura em Clube da Luta

Com uma história repleta de escatologia e violência, um leitor mais desavisado pode ater-se apenas a essa camada transgressora em uma leitura superficial. Porém a ferida é mais profunda e a cicatriz na mão em forma do beijo de Tyler é apenas uma porta de entrada para uma intensa crítica sobre o sentimento de não pertencimento a si mesmo e a frustração de viver em uma sociedade consumista e fria.

Assisti a adaptação antes de ler o livro, como eu queria ter feito o caminho contrário. A revelação principal do enredo mesmo já sabendo por causa do filme é tão arrebatadora no livro, que pareceu novidade para mim.

A cisão da mente aqui é levada até as últimas consequências, quem nunca se sentiu dividido por qualquer motivo que seja? As vezes um conflito interno pode ser tão corrosivo quanto a soda cáustica dos sabões de Tyler.

Certamente foi uma das leituras mais marcantes que fiz, são muitos questionamentos levantados e as respostas não vêm tão facilmente.

Tati Bertoldo 04/11/2021

Clube da luta
90% do livro eu detestei. Sinceramente achei mórbido e nojento, mas como havia sido uma indicação quase imposição li. O fim me surpreendeu bastante, o plot foi muito bom. Recomendo mas só para estômagos e psicológicos fortes.( O que definitivamente não é o meu caso)

Luciana 26/10/2020

A resenha de hoje é esse livro incrível "Clube da Luta" do Chuck Palahniuk. Pensa num livro muito doido. Começa sem graça, sem nada para oferecer, mas depois que o Clube é citado as coisas realmente começam a ficar interessantes. Uma coisa que eu gosto bastante nessa história é o questionamento sobre as coisas sem sentido da nossa sociedade. Também gostei muito da forma que o Chuck escreve, é bem rápido. Você precisa prestar um pouco de atenção para nenhuma informação passar batida. E o final do livro é de tirar o fôlego, o melhor plot twist que já li na vida!
Temos também a adaptação para o cinema, que eu achei que ficou muito bem feita. Pra quem não viu ou leu vai lá dar uma conferida porque vale muito a pena. Super recomendo essa leitura.

Clarissa 07/01/2009

Destaque para a personagem Marla, que no livro é melhor apresentada.
Hëll Sucks 13/01/2009minha estante
Não so Marla mas do Tyler tb que se mostrou muito mais niilista que no filme.

Guilermin 19/05/2022

Quero destruir algo belo, e fazer tudo começar do zero, puxar de volta ao terreno o que se eleva sobre mim e me olha de cima para baixo. Seguir com minhas causas indeléveis e incorruptíveis e ver no que vai dar, como dirigir um carro em um breu total com os faróis apagados. (A ideia que um capítulo me passou)

É uma obra visceral e explora a parte selvática do homem ainda conservada, mas reprimida. Dos ex-nômades, que agora comportados, habitam salas apertadas de concreto e aço frio realizando mecanicamente suas tarefas. Dessa maneira, o Clube da Luta é a válvula de escape, uma enclave no mundo moderno, no meio do ?mar urbano?.

Dessa forma, recomendo o livro a quem foge de algo, ou a quem quer ir de encontro com esse ?algo?, nada é maior do que aquilo que descansa absconso em você.

Leticia 19/05/2021

Minha mente explodiu com esse livro
Tava a uns dias sem ler, e definitivamente peguei o livro certo para ler.
Ele é daqueles em que você nem percebe o tempo passar e quando se dá conta já está terminando o livro ou se deparando com algo que te deixa em "choque"
Li ele sem ter muito ideia do que se tratava, e isso foi ótimo para mim, pois eu não esperava nada daquilo (só o tal clube da luta e as regras)
Espero não ter uma ressaca depois dele...

@eusoudanivieira 07/05/2021

Conhece a regra?
A primeira regra do Clube da Luta é...

Você não fala sobre o Clube da Luta.

Pronto.

Fim de resenha.
Joy 07/05/2021minha estante
Perfeita essa resenha, vou morrer hahahahaha

Paula1735 07/05/2021minha estante
Amei a resenha KKKKK

Bassotto 21/02/2023minha estante
Essa ia ser a minha resenha tbm. Hahahahahahhaha

Paiva 16/06/2020

A regra é clara: não fale do clube da luta.
Para vc digo apenas que se trata de uma distopia estupenda. Apenas leia...
Fabi 16/06/2020minha estante
Quero muito ler. Está na lista.

Tham 20/02/2021

Achei que seria chato, mas foi divertido
No começo eu não entendi nada, mas você vai entendendo o que tá rolando conforme vai lendo e eu até achei graça em algumas partes (ps: não é engraçado de morrer de rir, mas eu achei divertido. Ps2: talvez eu tenha um senso de humor peculiar).

dani 17/01/2021

Incentivo à anarquia? Exaltação à violência?
Um livro repleto de questionamentos e críticas ao sistema capitalista, suas injustiças e hierarquias. Também apresenta um padrão de masculinidade tóxica e violenta, ainda bem vigente, infelizmente.

O começo do livro é bom, desperta curiosidade e expectativa. Mas chegando no miolo, fica arrastado, repetitivo, chega a ser enfadonho. Na última parte, alcançamos um pico na narrativa, com uma grande revelação que explica muita coisa (claro que não vou contar o que é, tem que ler para descobrir).

Acredito que eu tinha mais expectativas, por ser um livro tão aclamado. Ou talvez seja apenas a temática que não me agradou muito. Por isso, dou 3 estrelas. Um livro bom, mas que não me dá vontade de reler.
Sara.Marques300 20/01/2021minha estante
É isso amiga, esperávamos mais, muito mais.

oteatrodosvampiros 15/07/2021

A Desc. Def. do (Limitado e Consumista) ?Homem Moderno?
Foi pela produção cinematográfica, de 1999, que me interessei em conferir sua história original. Acredito que isso também ocorra com 98% das pessoas que vão em busca do livro, de 1996, de autoria do mestre Chuck Palahniuk. Quando li esta obra, ela já possuía o status cult e divino que conserva até hoje, impulsionada pelo grande filme de David Fincher, com Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter nos papéis principais. Existe inclusive um sentimento de não reconhecimento por parte do escritor devido ao sucesso alheio, sentimento esse que foi abordado em ?CLUBE DA LUTA 2?, lançado em 2015 como HQ.

Todos os elogios e os legados criados, tanto pelo livro como pelo filme, são válidos e ambas as obras são duas das minhas favoritas em suas respectivas mídias. Mas, mais do que atestar isso, que é chover no molhado, fiz essa resenha para destacar um outro fator determinante para mim. E esse fator foi criado a partir da leitura do livro.

Eu conheci Palahniuk por ?CLUBE DA LUTA?. Logo de cara, sua escrita não convencional, íntima, com frases curtas e carregada de humor ácido, me ganhou. A senti absolutamente divertida, engraçada, fora do padrão e da curva. Não imaginava nem ser ?permitido? tal estilo. Na época, considerei sua forma de escrever e de se expressar pelos seus personagens como inovadoras. Desde então, Chuck tornou-se uma referência gigante, me tornei fã, cacei todos os seus outros livros, sempre diferenciados e que, por particularidades já citadas, tornam a experiência de leitura bem rápida.

Escrevo essa análise para frisar, principalmente, essas características, que mudaram a minha vida tanto quanto a mensagem verdadeira e atual presente na jornada do trio ternura composto por Sebastian/Balthazar, Tyler Durden e Marla Singer.

* Notas:
> Título:
Desc. = desconstrução
Def. = definitiva
> Que fique aqui o meu registro para a grande edição de colecionador da editora Leya, com diversos extras, entre eles o roteiro original do filme e artes de renomados quadrinistas: Lee Bermejo (esse é fera!) e Fran Cavil. Vale muito a pena se estiver disposto a gastar un poquito más.