Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

Jheni 11/08/2020

Surpreendente. Gostei muito da história, super recomendo. No final das contas o clube da luta não é somente sobre lutas.

Sther.Franco 10/08/2022

"Não se fala sobre O Clube da Luta."
Essa leitura foi muito boa e interessante, mas a gente precisa se envolver na leitura, sabe? Ficar íntima dela, pq de início é tudo muito confuso e estranho.
E aconteceu uma coisa muito curiosa enquanto eu lia esse livro: eu fiquei desde o início muito presa e curiosa para saber mais e mais sobre a história, porém eu fiquei bastante cansada por conta da narração ( a narrativa é muitoooo exaustiva).
Maaaas, a história compensa e muito. Eu fiquei chocada com início, como tudo se desenvolveu e o final.... O plot desse livro é ótimo.
Matheus Oliveira 12/08/2022minha estante
Bblary, estava aguardando a sua resenha! Concordo contigo! O final é muito bom!!! ?????

Sther.Franco 13/08/2022minha estante
Realmente a leitura foi muito bom ???

Matheus Oliveira 14/08/2022minha estante
Obrigado viu! Foi muito legal compartilhar isso contigo! ?????

Mari 06/01/2022

Marcante
Honestamente, não sei classificar o gênero desse livro KKKKKKKK mas é diferente de tudo que eu já li. É uma narrativa SUPER FLUIDA, uma leitura super rápida? O autor é simplesmente genial e até agora não entendi direito a bomba que ele jogou nessas páginas? Recomendo muitooooo

Dá margem pra uma reflexão maneira sobre a sociedade, principalmente no setor econômico, justamente pela estranheza dos personagens e do modo de vida deles!!

5 ? tranquilamente

Rebs 01/07/2021

Eu não sabia o que esperar desse livro, nunca assisti ao filme ou soube algo sobre a história, então fui de cabeça aberta e curiosa em descobrir o que havia de tão especial nesse clássico. Porém logo no início vi que seria um problema pra mim, e lá quase pela metade pensei em abandoná-lo, utilizando a desculpa de ser muito desconexo, a narrativa ser muito confusa, ser diferente do que gosto de ler, etc etc. Como não sou de desistir de um livro por mais que não esteja curtindo, decidi que continuaria custe o que custasse e preciso dizer: foi a melhor decisão. Não apenas porque a história em si toma forma e se explica, mas também porque ao final, percebi que tinha acabado de presenciar uma das melhores experiências literárias dessa minha jornada de leitora.

Está mais que óbvio que essa obra do Chuck Palahniuk apresenta um estilo de narrativa que não vai agradar todo mundo. Mas faz todo sentido ela ser assim. Faz todo sentido porque 1) a escrita desconexa está intimamente relacionada com a própria mente do protagonista; e 2) apesar de ser estranho, é inegável o brilhantismo dessa escrita, da importância dessa determinada ordem da apresentação dos fatos e da utilização das muitas frases ambíguas para causar no leitor o impacto necessário. Sem contar que é muito complexo escrever dessa forma, mas aqui, Chuck mostra como domina bem essa arte: tem que ser muito bom pra fazer o que ele fez.

Comecei o livro pensando em dar 2 estrelas, e terminei dando 4. Recomendo a todos que leiam também o posfácio, pois é muito interessante o olhar do escritor sobre sua obra, e sua reflexão sobre as enormes proporções que ela tomou. Por fim, reafirmo mais uma vez: esta foi uma das experiências literárias mais loucas e brilhantes que tive na vida.

Bart 23/07/2020

*Chuck Palahniuk*
Editora LeYa Brasil
272 pág, 2012.
Se você não conhece nada desse livro, então indico assistir ao filme. As duas versões são excelentes, o filme (agora posso dizer isso) foi fiel ao livro, mas tem um "porém" nessa onda ?...?? O filme é muito melhor!!??
Existem filmes que acabaram ficando melhor que os livros que foram baseados/adaptados"... esse foi um deles. É sensível a diferença, no livro a reviravolta é morna (mas existe), mas no filme... "p?wrraaaa!!" Você fica olhando p/lado, sem chão e perguntando, "Comaçim?!
Na trama (agora que dei conta que não lembro o nome do narrador... me passou despercebido, me ajudem aí por favor) um "homem" que sofre de insônia, muito infeliz com sua vida, vai contando que conheceu um vendedor muito doido Tyler, o cara era tudo que ele sempre quis ser ... logo os 2 ficam muito amigos e criam um clube p/brigar e desafogar do stress e mediocridade do dia a dia. O Clube da Luta vai crescendo e ganhando adeptos... mas a história não fica somente aí, o narrador (como é o nome do cara?! Kkkkkkkk) conhece Marla numa das sessões de apoio à pessoas com problemas graves, e ela começa a ter um caso com os "dois". O clube da Luta vai se tornado algo muito maior, a ponto de quererem instaurar o caos na sociedade e ... você precisa ler ou assistir ao filme... garanto que vai ficar de boca aberta!! Desse livro dá p/trazer um monte de discussões, nem vou entrar no viés da psicologia (vide print kkkkkk), é de fato um p?ta livro!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Sensacional hahaha

Ju 26/07/2020minha estante
Jesus, também não me lembro do nome ??

Bart 26/07/2020minha estante
Eu Não tô relendo, mas , tô procurando no livro o nome do cara que narra!! Kkkkkkkkkk não tô achando!! Eu já tava achando que mha leitura tinha sido falha!! O nome do principal não apareceu ainda!! E não é Tyler!!

????

Ju 26/07/2020minha estante
Apelei para o Google ??, o cara não tem nome mesmo ??

Bart 26/07/2020minha estante
Sério?! Kkkkkkkkk que estranho! Mas só pensei nisso qnd fui escrever sobre o livro!!
Mt obg, ????? eu já estava chateado comigo mesmo!!
Kkkkkkkkkk
Powrra o nome do principal e eu não lembrar?! Kkkkkkkkk
Valeu mesmo!!

Ju 26/07/2020minha estante
Deu um bug legal na minha cabeça também. Minha memória não é lá muito boa, mas nem tanto né?! ??
Precisando, tamos aí!! ?

?????

Lara 11/06/2021

A Primeira regra do clube da luta é não falar sobre o clube da luta

O livro é ótimo, assim como o filme. Mas ainda sim não consigo dar 5 estrelas para esse livro, fiquei bem confusa e diversas partes eu tive que reler haha.

A leitura vale a pena, recomendo muito

@lipecelli 18/05/2020

A primeira regra do clube da luta, é não falar sobre o clube da luta ...
Blur 18/05/2020minha estante
Ótimo livro!

@lipecelli 18/05/2020minha estante
Ótimo mesmo haha! Segunda vez que começo a ler, dessa vez deu certo!

Diego 09/06/2020

Confidencial
Então, a primeira regra é não falar sobre o Clube. Abraço, boa leitura.

Thiago Costa 31/12/2021

Apesar do livro ser abordado de forma complexa, o escritor deixa sua crítica a situações em que vivemos no dia a dia, expondo os problemas sociais de uma sociedade consumista. Já tinha tentado ler o livro anteriormente, mas sem sucesso. Resolvi dar uma nova chance e percebi que anteriormente apenas não tinha maturidade pra entender o que o autor queria repassar, dando pouco importância a esse obra incrível.

Pathy Oliveira 20/06/2021

Meio confuso no começo, mas tudo se acerta no final. Tinha altas expectativas por ser um livro muito famoso, mas me agradou muito, gostei da construção dos personagens

Manoela138 25/01/2021

Clube da Luta
Foi uma boa leitura, me prendeu do início ao fim. Apesar que foi só depois da página 30 que fui entendendo melhor o que estava lendo, pensei em desistir, mas depois foi ficando mais fácil de compreender. Gosto da escrita do Chuck Palahniuk, mas acho que esperava mais desse grande sucesso dele. Talvez o filme é melhor que o livro, nesse caso. Tem observações muito inteligentes durante o livro todo, entre elas "Gerações têm trabalhado em empregos que odeiam para poder comprar coisas de que realmente não precisam".
Não curti tanto o final, e tinha partes que ficava meio perdida, por isso 3 estrelas.

Pri pri 07/08/2021

A primeira regra do Clube da Luta é ñ falar do Clube da Luta
Xiii, já vou ter que quebrar essa regra!

O Clube da Luta é um livro muito depressivo em diversos aspectos e ao mesmo tempo testa os limites da força de vontade em lutar e recomeçar como um novo "eu" a cada queda.

O livro faz ótimas críticas ao sistema atual em que vivemos, ao modelo da economia capitalista, da necessidade de sempre querermos mais e mais.
Critica como anulamos a individualidade de cada ser humano através da sociedade de consumo e a forma como lidamos com os nossos problemas. Entretanto a aparente solução para os problemas é uma anarquia extrema.
A violência descrita no livro cria um propósito de destruição total. Violência para destruir a misoginia, violência para destruir o racismo, violência para conseguir viver com os problemas.

"As coisas que você possui acabam possuindo você."

"Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos."

"É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa."

"Primeiro você tem que se entregar, primeiro você tem que saber não temer, saber que um dia você vai morrer."

O livro nos traz ótimas reflexões.

Adorei a leitura e indico à todos!

Gustavo Kamenach 30/04/2022

Quebrando a primeira regra
Abril Projeto de leitura: o duplo, doppelgänger e dualidade na literatura em Clube da Luta

Com uma história repleta de escatologia e violência, um leitor mais desavisado pode ater-se apenas a essa camada transgressora em uma leitura superficial. Porém a ferida é mais profunda e a cicatriz na mão em forma do beijo de Tyler é apenas uma porta de entrada para uma intensa crítica sobre o sentimento de não pertencimento a si mesmo e a frustração de viver em uma sociedade consumista e fria.

Assisti a adaptação antes de ler o livro, como eu queria ter feito o caminho contrário. A revelação principal do enredo mesmo já sabendo por causa do filme é tão arrebatadora no livro, que pareceu novidade para mim.

A cisão da mente aqui é levada até as últimas consequências, quem nunca se sentiu dividido por qualquer motivo que seja? As vezes um conflito interno pode ser tão corrosivo quanto a soda cáustica dos sabões de Tyler.

Certamente foi uma das leituras mais marcantes que fiz, são muitos questionamentos levantados e as respostas não vêm tão facilmente.