Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

Biggie 20/12/2023

Um dos piores livros que já li até hoje. A história é rasa, a escrita é confusa, os personagens são chatos, parecem até adolescentes; e tem muito,mas  muuuito  drama desnecessário. A única parte digamos ?interessante? é quando você chega no ápice da história e é feita uma revelação.Talvez o meu erro foi ter lido com expectativas, pelo tanto que ouvia as pessoas falando que era uma história incrível e que eu iria amar, o que claramente não foi o caso. Enfim, quem quiser ler, leia e tire suas próprias conclusões, pois gosto é algo relativo.
skiiwt 20/12/2023minha estante
primeira vez q vejo o filme sendo melhor que o livro

Biggie 20/12/2023minha estante
Me falaram isso também. Ainda não vi o filme, mas pretendo.

Kira 04/01/2024minha estante
Nossa me sinto tão contemplada lendo essa resenha hahaha Eu não suporto o protagonista desse livro, ele tem toda a energia white savior. E sobre o clube da luta em si,eu achava tão tosco eles ficarem repetindo aquela frase toda hora kkkk lembro na minha que eu falei que parecia um bando de crianças do sexto ano

Biggie 05/01/2024minha estante
Rsrs siiim. Achei ridículo isso. É umas cosias nada a ver.. A primeira regra e a segunda e a terceira são as mesmas.. Eles parecem adolescentes birrentos, resolvendo as coisas com porrada achando que é a coisa mais legal do mundo... Kkk

Thainá 11/07/2020

"Há uma categoria de homens e mulheres jovens e fortes que querem dar a própria vida por algo. A propaganda faz essas pessoas irem atrás de carros e roupas de que elas não precisam. Gerações têm trabalhado em empregos que odeiam para poder comprar coisas de que realmente não precisam. Não temos uma grande guerra em nossa geração ou uma grande depressão, mas na verdade temos uma grande guerra de espírito. Temos uma grande revolução contra a cultura. A grande depressão é a nossa vida. Temos uma depressão espiritual."

Paulo 12/09/2021

Não se esqueça da regra número 1!
Como diz o ditado: "Nunca julgue um livro pela capa!"
Mas nesse caso, não julgue este livro pelo título!

"Clube da luta" é no mínimo... intrigante (enigmático, curioso, provocante, instigante, interessante). De leitura fácil e rapida.

Quem é você na sociedade? O que faz da sua vida? Do seu trabalho? Das coisas que vc compra? Do seu tempo? O que o sistema faz de você? E como vc revida o sistema?

"O narrador" (talvez seja chamado assim de propósito, pois pode ser qualquer um de nós) é um sujeito comum, sem amigos, sem expectativas na sua vida, entediado, depressivo e sofre de insônia.
Sua vida muda totalmente quando ele conhece Tyler Durden. Tyler é totalmente o oposto do narrador, e Tyler é contra sistema!
Juntos eles criam o Clube da luta. Mas o Clube da luta é só o começo e eu vou respeitar a regra número 1.

"O clube da luta lhe dá uma razão para ir sempre à academia, para cortar os cabelos e unhas bem curtos. Na academia há sempre um monte de caras tentando parecer homens, como se ser homem significasse parecer com o que um escultor ou um diretor de arte dizem que deve ser."

"Você não é o seu trabalho!
Você não é o carro que você dirige!
Você não é o conteúdo da sua carteira!"

Quando assisti ao filme, eu não tinha idade e muito menos maturidade para captar a mensagem passada.
Hj, à beira dos 35 anos, talvez seja legal ter um "amigo" como Tyler Durden! Hahaha...

______________
"Sei disso porque Tyler sabe disso."

jusousan 09/12/2021

Clube da Luta
Com uma história que levanta críticas necessárias à sociedade do consumo, porém colocando a violência como solução para destruir a sociedade já conhecida e logo após, reconstruí-la da melhor forma possível, o livro Clube da Luta se desenrola.

A narrativa começa do final. Final, meio e final. Algo cheio de ação e você não sabe o que esperar da história.

O protagonista, um cara com um trabalho chato acaba conhecendo Tyler, que vira depois seu melhor amigo. Conhece Marla. Marla é outra personagem que influencia em alguns aspectos da sua vida. Tyler, mais pra frente, decide criar um clube. O Clube da Luta. Um local onde apenas homens entram e podem exalar toda sua ?masculinidade?. Lutas, lutas e mais lutas para, através da violência, reencontrarem a sua voz e exercer a sua potência. Logo tudo isso passa a ser algo maior.

A narrativa é confusa. Saltos nos capítulos e não algo coeso. O autor relata no posfácio que era essa a intenção.

Do meio pro final o livro me prendeu mais. Acho que esse é um livro ame ou odeie, mesmo eu tendo ficado no meio.

Vou assistir o filme. Acredito que mesmo quando dizem ser muito fiel ao livro, ele vai complementar minha leitura.
Bruna 10/12/2021minha estante
quero escrever assim quando crescer!

jusousan 10/12/2021minha estante
hahahaha

C. Eduardo 21/12/2020

Um livro sobre pessoas fodidas que fazem coisas fodidas. Eles também sabem fazer sabão, caso esteja interessado. Eu consigo imaginar perfis de instagram sendo deletados se a narrativa se passasse nos dias de hoje.

Miho 04/09/2022

Bom, a primeira regra...
A melhor obra que eu já tive contato, me falta palavras para convencer o mundo de que precisam ler isso aqui. Tantas críticas banhadas em uma linguagem quase que informal, tudo narrado por alguém que percebemos que é excepcionalmente inteligente demais para sua vida aparentemente medíocre.

Refletir sobre a vida do homem em questão é nos enxergar nele, todos os debates acerca de um conceito sobreposto de masculinidade nele e nos que o seguem é tão infinitamente interessante e inteligente. Aposto que o plot é a última coisa a se pensar quando se sente a obra de Chuck, no fim, há um "mal" a combater mas também há a necessidade de parar e refletir ainda mais sobre ele, o que quero dizer é que essa obra é tão intensamente expositora quanto pura filosofia humana em um sistema capitalista. É quando nos sentamos e pensamos que talvez não exista bem apenas um "vilão".

Sinto que quanto mais falo sobre o livro, menos minhas palavras fazem sentido, mas Chuck Palahniuk "alugou um triplex" no meu cérebro tão grande que a conexão com as palavras lidas acabam embaralhando a minha compreensão em palavras, enfim, apenas leia, veja, sinta, isso aqui.

Reccanello 16/01/2021

Essa é a sua vida, ela vai terminando a cada minuto.
Uma das histórias mais impactantes que há, se lida por pessoas com personalidade forte e centradas, o livro é um aviso para que não nos apeguemos tanto ao que temos (nossos móveis suecos, nossos números de seguro saúde, nossas roupas e nossos empregos), senão ao que somos quando tudo o mais desaparece; um apelo para que vivamos agora e não fiquemos perdendo tempo com bobagens que nos afundam cada vez mais e nos afastam de quem realmente somos.
...
Se lida por alguém de "mente fraca", um exército de macacos espaciais pode ser o futuro que nos aguarda, com tudo destruído para "salvar" a humanidade!
...
Tivesse lido esse livro na minha adolescência, minha vida seria outra, provavelmente muito pior!
...
Por mais que tenha gostado da leitura rápida e fluida, quase me arrisco a dizer que gostei mais do filme.

site: https://www.instagram.com/p/CVBUl6MlQf9/

Renato375 16/09/2021

Uma luz acesa no meio da noite
O livro tem o objetivo de provocar... talvez não seja tão aceito por algumas pessoa pelo fato de ser uma crítica ambientado no modo de vida americano de um grande centro urbano.

Mas após alguns ajustes a crítica se adequa a qualquer sociedade e período.

E-book
Preço: Amazon unlimited

13marcioricardo 25/11/2022

Cult
Excelente livro sobre a necessidade de adrenalina e aventura do homem, além do seu lado obscuro, tóxico e perigoso. Por isso, os esportes nos fazem tão bem... O livro, tal como no filme, começa parado mas vai melhorando, sempre ascendendo e, contém várias reflexões sobre o estilo de vida moderno e o vazio que isso proporciona ao homem. Contém ainda outras críticas, como capitalismo, consumismo, trabalho sem propósito, elitismo, etc.. Penso que o filme é ligeiramente melhor, mas com David Fincher a liderar Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter, dificilmente não dava uma obra prima do cinema. Grande história, contemporânea e com um posfácio do autor interessante, onde revela como surgiu a ideia e construção da obra.

vit 11/04/2021

muito bom!
eu até queria escrever sobre a minha experiência, mas prefiro não quebrar regras.

Gabriel 25/10/2020

Livro muito bom, leitura fácil e muito prazerosa e frenética. História um pouquinho confuso no começo mais depois se encaixa direitinho na história.
Um leitura muito aconselhável, uma final muito bom.

Jheni 11/08/2020

Surpreendente. Gostei muito da história, super recomendo. No final das contas o clube da luta não é somente sobre lutas.

Jose.Neto 26/09/2021

Leitura totalmente diferente
Livro diferente, eis algumas frases dele:

As coisas que você possui acabam possuindo você.

Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos.

É apenas depois de perder tudo que somos livres para fazer qualquer coisa
jhonatan15946 26/09/2021minha estante
O que me impressionou no livro foi o final ser diferente do final do filme, e já tem o clube da luta 2, mas acho que ainda não foi traduzido em português...

Mr. Lucas 23/03/2022

A cópia da cópia da cópia...
Eu até faria uma boa resenha, mas estaria quebrando a primeira regra...
Uma leitura frenética com cortes brutos e um tempo psicológico que não obedece a lógica comum. Incrível, único, atemporal.
Debora992 23/03/2022minha estante
Confesso que eu não entende nada desse livro.