Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

Juju 23/07/2022

Nunca falamos sobre o clube!
Que livro foi esse, é até difícil fazer uma resenha, são muitas questão a se pensar e impossível de passar os sentimentos certos!!
Começo parabenizando quem lê esse livro sem ter assistido ao filme antes, sendo bem sincera entendi melhor por que já tinha assistido (talvez estrague o plot para alguns, mas parece que deu certo para mim assim)

O livro é muito confuso então quem não persistir nele provavelmente acabará abandonando a leitura. Mesmo assim a história não deixa de surpreender, ao desenrolar da trama o livro fica mais fácil de ser entendido, mas é preciso ler com muita atenção, pois se perder uma parte já era!!

Não queria me aprofundar muito pois cada fala pode ser considerada um spoiler hahaha, mas é um clássico, bem escrito, é instigante e dramático, você nunca sabe qual rumo o autor vai tomar em seguida!!

Eu recomendo para quem gosta de um belo desafio e que goste da temática também!!
Mariana 23/07/2022minha estante
quando eu li esse eu fiquei MUITO confusa (nunca tinha visto o filme). Mas valeu a pena no final hahahaha

Juju 23/07/2022minha estante
simmm, ele vale super a pena hahaha
mas tem que prestar bastante atenção

gi 26/07/2022minha estante
nunca li o livro mas acho o filme uma obra prima, imagino ser tão bom quanto

Rodrigo 02/10/2023minha estante
Também entrei na vibe desse autor, criei uma meta de ler um por ano. Nesse foi "sobrevivente ", muito f***a... em 2024, será "clímax" ou " No Sufoco".

Gabriel1994 02/10/2023minha estante
Eu só atualizei o "spoiler" nessa resenha. Li ano passado. Esse ano estou lendo Monstros Invisíveis. Muito bom! Quero ler mais dele. O cara é fera!

Mauricio 08/11/2022

CAÓTICO
Esse é aquele tipo de livro, que lido por uma segunda vez você encontra todas as sacadas, e percebe que tudo se encaixa desde o início e que não se trata de uma escrita embaraçosa kkkk.
O plot é genial porém eu já havia levado spoiler e estragou a experiência. Até comentaria sobre o clube da luta, mas seguirei as regras regidas pelo Tyler.

Lista de Livros 29/05/2023

Lista de Livros: Clube da Luta, de Chuck Palahniuk
“Primeiro Tyler me arruma um emprego de garçom, depois enfia um revólver na minha boca e diz que o primeiro passo para a vida eterna é morrer.”
“Tem um monte de coisas que não queremos saber sobre as pessoas que amamos.”
“Tem um velho ditado que diz que você sempre mata aquilo que ama, bom, a recíproca também é verdadeira.
E a recíproca é muito verdadeira.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/04/clube-da-luta-de-chuck-palahniuk.html

Cami 20/06/2021

Não falo meu nome real em nenhum lugar, ninguém precisa saber que eu sou, levo uma vida totalmente comum, se não contarmos a insônia e os grupos de apoio, eu era um típico homem vivendo minha vida, até que eu conheci Marla, ela é uma mentirosa, assim como eu, e ela mudou completamente a minha vida, graças a ela eu conheci Tayler, meu melhor amigo, o cara que me completa e me ajuda a continuar vivendo, Tayler e eu metades de um único ser e os criadores do clube da luta.

Não sei se o autor é um louco ou um gênio, mas esse livro é uma obra prima. Achei a história sensacional, achei todas os pontos do livro incríveis, eu amei.

biblio.livy 08/11/2021

tá, que?
Confusão do inicio ao fim, realmente só entendi quando faltava pouquíssimas páginas. Obviamente, se dei três estrelas e meia, quer dizer que gostei de algumas coisas. A propósito, Tyler ótimo criador de quotes. Pensamentos de rebelião e anarquia que partem da mente de um cara qualquer. Bom, o livro não foi tudo o que eu pensava, mas foi até que legal.
Nina 08/11/2021minha estante
Eu queria muito ler esse até ver o filme. Passei duas horas sentada me sentindo burra, com certeza vou me sentir mais ainda se ler esse livro.

biblio.livy 09/11/2021minha estante
eu senti a mesma coisa enquanto lia, mas quando entendia o que tava acontecendo, era incrível

Gi 09/06/2020

Clube da luta, faz jus à fama de um clássico.
Sem sombra de dúvidas um dos melhores livros lidos em 2020. O começo é confuso, mas a partir de certo ponto do desenvolvimento e o final sensacional, mascaram qualquer descontentamento inicial do leitor.
@Felipe.fguimaraes 09/06/2020minha estante
Amo esse livro

Julyana. 22/02/2011

"Eu não quero morrer sem cicatrizes..."

Rodrigo 21/03/2021

Só os loucos entenderão
Caceta, que livro foi esse... coisa de doido mesmo, apesar de ser considerado cult; foi escrito por um maluco para malucos, e arregimentou uma legião de fiéis mundo a fora ... e, da minha parte, eu acho que vou precisar visitar o psiquiatra pra me sentir normal novamente.

O livro começa bem, apresentando dois protagonistas muito originais, que eu visualizei na pele dos atores do filme homônimo (que eu ainda não assisti). O primeiro, que vamos imaginar sendo o Edward Norton, mas cujo nome nunca é citado (?!), é um homem de 30 anos que vai narrando a história em primeira pessoa, basicamente sobre sua vida certinha, materialmente confortável com seu emprego numa grande corporação, mas ao mesmo tempo medíocre, solitária, insone, e que o leva a buscar alternativas incomuns para encontrar paz de espírito, como frequentar grupos de apoio mútuo para anônimos, das mais variadas moléstias - de doenças terminais a viciados em alguma coisa, que lhe trazem algum conforto ao se comparar com aquelas pessoas.

Nesse cenário, se depara inusitadamente com o outro protagonista, no filme estrelado por Brad Pitt. O cara é o completo oposto do primeiro: vive de bicos e mora numa casa abandonada, mas é destemido e leva a vida num estilo porralouca de ser, e que acaba influenciando o "Edward" a abandonar a sua vida burocrática numa busca pelo autoconhecimento, através de uma jornada autodestrutiva que culmina na criação duma espécie de confraria, denominada "clube da luta": homens que se encontram secretamente num porão de bar para simplesmente cairem na porrada uns com outros, pelo simples prazer de espancar alguém e assim extravasar suas frustrações. Depois do clube da luta, nosso narrador passa a se sentir mais corajoso e menos materialista, ainda que com dentes a menos na boca também.

Até aqui tudo certo, essa foi a parte interessante, durante a qual por vezes eu me identifiquei com um ou outro personagem... mas, a partir de um dado momento, o livro entrou numa escalada de porralouquice que superou os meus padrões de aceitabilidade, me incomodando a ponto de querer abandoná-lo, já tendo passado da metade. Talvez por isso mesmo, eu sustentei a leitura, não quis desperdiçar tanto tempo perdido depois de cento e poucas páginas.

Até que vem o final.

Véi, no final tem uma reviravolta tão inesperada que deu um nó na minha cabeça. Eu fiquei meio que embasbacado quando percebi o que estava acontecendo, a ponto de fechar as 50 páginas finais num estalo. E sim, fiquei sem saber o que pensar desse livro, se achei f*da ou uma merda... Só não recomendo para pessoas normais. Inclusive estou agora nesse momento me perguntando se EU sou normal. Também vou ficar te devendo essa resposta.
Aryana 27/08/2021minha estante
Pessoas normais são tão sem graça, vai ver esse livro é pra mim também. Lerei!

Rodrigo 27/08/2021minha estante
Rsrs toca aqui! ?

Roberto.Vasconcelos 06/02/2022

Um momento é o máximo que você pode esperar da perfeição
Isso foi um soco na mente. Não devo falar demais para não quebrar as regras 1 e 2 , mas foi uma experiência incrível. Engraçado como livros pequenos conseguem fazer uma sombra tão grande ...tão poucas páginas mas que ficam na sua cabeça , remoendo e remoendo. Se vc quer passar por essa experiência saiba que o Tyler é cheio de informações úteis.

Emillyn5 09/03/2021

A narrativa é interessante e original apesar de um pouco repetiviva. A história trás críticas ao consumimo e a situação atual da sociedade, é abordado também doenças metais.
Foi uma leitura razoável, existem mensagens de efeito e boas metáforas. Mas não me impactou. Talvez por conta da expectativa que estava altíssima. Foi preciso o plot twist para me dar um gás para terminar o livro. Mas toda leitura é válida, e pude tirar alguns pontos para refletir.
Kira 09/03/2021minha estante
Pra mim o que matou o livro foi o tal do plot twist, eu descobri ele lá pela página 50 e fiquei até o fim desacreditada que era aquilo mesmo e quando se confirmou fiquei decepcionada hahaha

Emillyn5 10/03/2021minha estante
eu cheguei a pensar que ele estava delirando mas achei que seria muita viagem kkkk

Matheus Oliveira 18/07/2022

Clube da Luta
Esse clássico de Chuck Palahniuk de 1996 e adaptado pelo cinema em 1999, trás várias temáticas importantes, mesmo com vários momentos difíceis de digerir e diria até perturbadoras.

Seu enredo se dá com um narrador se debruçando sobre sua vida perfeita e como isso não o realiza, onde sua insônia é o ponto de partida para uma busca de preenchimento desse vazio, busca de seu sentido de viver, busca de um pertencimento a algo. Porém, os gatilhos da trama se dão pelo desenrolar de um romance, por mais improvável ou despretensioso que fosse no cenário existente.

Temas sensíveis são abordados como: Consumismo, manipulação de massa, autodestruição, flerte da morte como forma de se sentir vivo. Como o autor traz uma abordagem superlativa dos extremos, acabamos ver a trajetória do protagonista permear e promover temáticas como: Anarquia, niilismo, rebelião contra o sistema e assim levantando questões análogas ao totalitarismo, fanatismo e terrorismo.

O ponto ápice é reviravolta da trama, quando o leitor passar a perceber que existia uma "trilha de migalhas" que faz com que todos os pontos comecem a se interligar com um desfecho surpreendente.

Como prometido três vezes, não disse nada sobre Tyler e também não direi mais nada, porque a primeira regra do clube da luta é que: Você não fala do clube da luta! E sei disso por Tyler sabe disso!
lolo :) 19/07/2022minha estante
zero estrelas? ?

Matheus Oliveira 19/07/2022minha estante
Me concentrei tanto para entregar uma boa resenha que me expressasse que esqueci de avaliar! ??????

DEIA 12/04/2021

Li uns 5 capítulos, conclui que eu não estava entendendo nada e voltei ao início, só então percebi que novamente não estava entendendo nada e talvez essa fosse a ideia inicial. Apos esse entendimento a leitura flui muito bem, as coisas vão se encaixando, fazendo sentindo, e no final vc se questiona ?qual meu clube??.
Indico muito, principalmente nesses momentos difíceis da vida que a gente não sabe se está vivendo ou apenas existindo.