Clube da Luta

Clube da Luta Chuck Palahniuk

Resenhas - Clube da Luta

dani 17/01/2021

Incentivo à anarquia? Exaltação à violência?
Um livro repleto de questionamentos e críticas ao sistema capitalista, suas injustiças e hierarquias. Também apresenta um padrão de masculinidade tóxica e violenta, ainda bem vigente, infelizmente.

O começo do livro é bom, desperta curiosidade e expectativa. Mas chegando no miolo, fica arrastado, repetitivo, chega a ser enfadonho. Na última parte, alcançamos um pico na narrativa, com uma grande revelação que explica muita coisa (claro que não vou contar o que é, tem que ler para descobrir).

Acredito que eu tinha mais expectativas, por ser um livro tão aclamado. Ou talvez seja apenas a temática que não me agradou muito. Por isso, dou 3 estrelas. Um livro bom, mas que não me dá vontade de reler.
Sara.Marques300 20/01/2021minha estante
É isso amiga, esperávamos mais, muito mais.

Silvana 09/09/2022

Um soco no estômago ?
Embora EU ache que o filme é melhor que o livro, toda porrada necessária de questionamentos de viver um vida capitalista se apresenta na obra.
Talvez o contexto desfragmentado seja ótimo no filme, no livro não funciona tão bem.
Ainda assim, estar na mente de Tyler é realmente perturbador.
Martony.Demes 12/09/2022minha estante
Olha, esse é uma das raras vezes em que achei o filme melhor que o livro! Raro viu!

Silvana 12/09/2022minha estante
Eu pensei o mesmo, é muito difícil acontecer....mas neste caso a adaptação do cinema é incrível mesmo.

Martony.Demes 13/09/2022minha estante
Vou fazer você assistir o filme novamente. Veja esse video genial do sessão nerd, no YT: https://www.youtube.com/watch?v=LPiHkJ88vqg&t=79s

strogonoff de frango 04/06/2021

Clube da luta
?A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta?.

?| Cá estou eu quebrando a 1° regra do clube da luta.

Comecei esse livro sem saber do que se tratava, me aventurando em mais um clássico. Passei a metade do livro sem entender absolutamente nada! Comecei a achar que era muito nova para entender essa obra e cogitei abandoná-la, e ainda bem que não o fiz.
Por mais que a leitura seja arrastada e estranha no começo do livro, vale muito a pena, principalmente pelo plot twist (que mais uma vez eu não fazia ideia, nunquinha).

Fiquei feliz por entender e compreender toda crítica ao sistema, e os personagens.

Pelo menos para mim, ele não é um livro para ser lido rapidamente, e sim para ser apreciado vagarosamente. Diria que com certeza vale a pena ser lido. E pretendo daqui um tempo fazer uma releitura, pois com certeza deixei passar algumas informações precisas.

Kira 23/10/2020

Expectativa é uma desgraça!
Eu quis ler esse livro pelas dezenas de recomendações, por booktubers que acompanho, pois ele era sempre dito como:
"O livro que você precisa ler antes de morrer"
"Melhor livro que existe"
"Vai explodir a sua cabeça"
"Uma reviravolta que muda tudo"
"Vai mudar sua vida"
"Você vai ficar pensando meses sobre ele"
Então né, fui ler com a expectativa a milhão.
Um adendo: Não recebi nenhum spoiler do enredo, só tinha lido a sinopse e sabia que tinha uma pegada mais cult e niilista.
Mas vamos lá:
Descobri o "grande plot twist" lá pela página 50, sério estava muito óbvio. Teve momentos que cheguei a pensar que talvez o narrador estivesse sonhando ou imaginando a história, pois o que realmente esperava já parecia mais óbvio que isso e foi mesmo :/
Tosca demais aquela frase "A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta" parece coisa de criança que se junta pra fazer um clubinho no 6° ano e se acha especial por isso HAHAHA minha reação quando li foi: "uau,parabéns em", ri bastante. Achei até engraçado o fato do quanto ela foi marcada no Kindle.
Não consegui me conectar ao personagem principal (vou chamá-lo de Pão).
Pão precisava muito de uma terapia, sério! (Acho que todo mundo nessa história).
Tyler nada mais era que uma via de escape do Pão, porque diga-se de passagem Tyler tinha muito mais justificativa para fazer qualquer coisa do que Pão, mas não quero entrar nessa questão.
Têm muita crítica importante, muitas frases impactantes, entretanto não sai muito disso. Senti que o começo era o final e o final era o começo.
É bastante prolixo, no posfácio é citado que a história foi feita para ir direto ao cerne, mas não foi essa a minha percepção, inclusive tinha muita coisa que ficava se repetindo e eu não entendia o porquê, pois já havia entendido, não era necessário retomar repetidas vezes.
Enfim, não me impactou, serviu apenas para acrescentar bagagem cultural mesmo.

*A nota poderia ser maior, contudo, a expectativa excessiva estragou a experiência pra mim.
Aninha.Costa 23/10/2020minha estante
Ô amiga que bad kkkkk

Kira 23/10/2020minha estante
KKKKK pois é, que bom que acabou ?

Aninha.Costa 23/10/2020minha estante
???

Julia.Piscitelli 12/09/2023minha estante
Eu nem terminei de ler e já amei a sua resenha kkkkkkk

Kira 13/09/2023minha estante
Juro, nunca vou entender o que o povo vê neste aqui KKKKKK

Roberto 17/02/2024

Ótimo livro
Eu até faria uma resenha sobre este livro, porem isso quebraria a primeira (e a segunda) regra do clube da luta ???

Alvaro.Severo 28/04/2021

Não somos especiais. Apenas somos, o que acontece, acontece.
Apesar de já ter visto o filme, o livro me trouxe muitas reflexões novas, chegando onde o filme não conseguiu. A escrita do Palahniuk é crua, daquelas que com uma única frase dá pra extrair a mais profunda das filosofias, chega a ser impossível não devorar o livro pois todos os capítulos são super bem elaborados, ainda mais quando você pega o feeling da narrativa. Vou sentir saudade dessa leitura :') muito obrigado Chuck.

Fiais 20/08/2021

Humor Ácido
Eu até escreveria uma resenha, mas a primeira regra do clube da luta é: não fale sobre o clube da luta.
Lore 20/08/2021minha estante
Kkkkk ok foi boa mesmo

Cleiton da Rosa 16/08/2020

Clube da Luta...
O livro é sensacional, bem escrito, o autor nos passa o ponto de vista do narrador, de como ele trabalha num emprego que não gosta, e para preencher isso ele compra coisas que não precisa, e quando isso não é suficiente, ele tem que buscar uma forma de bota pra fora essa raiva pra fora ,esse sentimento de que a vida é uma merda injusta, a partir dai ele funda um clube da luta, que vai muito além de um clube.É um livro que você acaba e fica reflentindo por um tempo, de como a vida do protagonista pode ser parecida com a sua. Talvez falei demais e tenha quebrado a primeira regra, você não fala sobre o clube da luta.

Van 29/10/2020

"Primeira regra do clube da luta: Você não fala sobre o clube da luta" Mas eu vou falar haha... Que livro cativante! A primeira vez que conheci essa história foi no filme, eu tinha simplesmente adorado, só depois fui saber que era baseado em um livro e fiquei muito interessada em ler, eu comecei a ler com com muitas expectativas e admito que não foi o que eu esperava...foi mais do que eu esperava, amei tudo, é um livro que me prendeu do início ao fim, não foi cansativo e com uma dose de humor negro me arrancou muitas risadas. Tanto o livro quanto o filme são perfeitos.

Ketley7 31/07/2021

O que somos?
A primeira regra do clube da luta é não falar sobre o clube da luta...
Mas eu vou falar sim desse livro pq é muito bem escrito e cheio de críticas à sociedade, além de autoreflexões acerca do que é ser humano...
O personagem principal é bem diferente, muito problemático e sua mente é super bagunçada, usa muitas metáforas e simbologias em suas falas, e você sente aquilo sendo expressado por este, realmente muito bem escrito.
O livro inicialmente não tava colando comigo, não estava me conectando com a história e com o próprio protagonista, mas o enredo te deixa curioso(a) em continuar e saber o que vai acontecer e o que está acontecendo, visto que já começa com uma cena primária bem marcante e o autor corta essa cena e volta ao passado para narrar como se chegou aquele momento... O PLOT É TUDO!
O livro é bem aclamado e super avaliado e lendo eu entendi o motivo de ter tanto sucesso! A única coisa que não gostei foi a ideologia que de certa forma faz uma apologia a violência como forma de salvação da humanidade. Claro que entendi esse ideal mas acho um pouco preocupante...
Fora isso, só elogios e aplausos!
Raphael 31/07/2021minha estante
Quero muito ler

Jaqueline Lima 31/07/2021minha estante
Estou na metade do livro e não estou entendo nada. rs

Nick 18/07/2021

Não é para todos
No começo foi difícil de entender, no meio da história parecia que eu estava no início, brincadeiras a parte, foi complicado entender o que estava acontecendo porque esse narrador não é nada confiável, sua visão é confusa sobre algumas coisas, ligado também ao fato de que não assisti ao filme, mas no final do livro, tem uma explicação pra tudo que ocorre anteriormente. Pensei bastante sobre a nota e acho que apesar de tudo o livro foi muito bem escrito e não conseguia desgrudar sem saber o final da história, algumas coisas em sua mente são doentias.
Luiza 18/07/2021minha estante
Verdade, livro difícil de entender! Eu só entendi pq vi o filme várias vezes. O filme é show, interpretações fantásticas (não sei como Brad Pitt ainda não ganhou um Oscar!). Enfim, livro e filme, ambos têm uma mensagem muito bacana!

Nick 21/07/2021minha estante
Preciso ver o filme exatamente por esse motivo. E outras pessoas me recomendaram isso também.

Fabricio268 30/12/2021

Insano!
Terminado o entusiasmo inicial, o que posso dizer sobre o livro? Enredo, insano! Personagens deprimentes, antipáticos, problemáticos e insanos! Crítica social (se foi essa a intenção do autor), pode ser considerada insana, talvez não, não sei. Já indo para perto do fim do livro o leitor realmente entende o que está acontecendo e a insanidade tem sua explicação. Vale muito a leitura. Ainda estou pensando se o filme vale um replay, quem sabe?
Carolina.Gomes 31/12/2021minha estante
Vale muito a pena. Atuação de Edward Norton é irretocável!

Bruno Malini 28/07/2022minha estante
Assista ao filme

Jéssica 14/01/2021

Simplesmente perfeito!
Nao é o tipo de livro que escolheria pra ler logo de cara, inclusive demorei mais de um ano pra engatar a leitura.
O cara é totalmente perturbado, mas sabe aqueles loucos que têm toda razão?
Cheio de críticas à sociedade, traz vários questionamentos rotineiros sobre a vida e sobre a maneira como a encaramos.
Nao é uma narrativa fácil e fluida de ler, mas com certeza vale muito a pena o "esforço".

Sofia 04/10/2020

Clube da luta
Confesso que esse livro não me conquistou logo de cara. Pensei diversas vezes em abandonar, mas a leitura era fluída se feita aos poucos.
O livro é repetitivo e mostra protagonistas problemáticos, buscando maneiras de enfrentarem seus problemas, e até mesmo mudar o mundo ao seu redor.
Cercado de violência, vamos acompanhar as descobertas e desafios dos personagens. Ao mesmo tempo, podemos encontrar várias críticas válidas à sociedade e ler sobre os meios que eles encontraram para solucionar isso.