Tornar-se Negro

Tornar-se Negro Neusa Santos Souza

Resenhas - Tornar-se Negro

Thaís 25/01/2022

Leiam Neusa Santos Souza!
Esse livro me fez mergulhar num mar de reflexões sobre mim mesma, sobre o outro, sobre o racismo, sobre os ?mitos negros?, sobre nossa história. Feliz por esse livro ter cruzado meu caminho como recomendação de uma outra pessoa negra que viu nessa leitura um caminho dentro do seu processo de enxergar-se e tornar-se negro há alguns anos atrás. Em alguns pontos (apenas alguns) a leitura pode ser um pouco distante do entendimento comum (Neusa é psicanalista e o livro nasceu de uma pesquisa!), mas isso não compromete a compreensão geral dos assuntos abordados, assuntos importantes e potentes a serem lidos.

becaestrela 27/07/2020

Necessário
Mais uma leitura necessária e aguardada. Nessa breve obra, Neusa Santos Souza analisa o psicológico do negro que ascende socialmente, através da perpectiva da psicanálise. Construindo reflexões teóricas a partir de falas de entrevistados selecionados, a autora elucida diversas questões sobre o âmbito psicológico da população negra, viés não comumente explorado na época.

Domingas.Beatriz 03/01/2023

Obra intensa e atual
É um livro com 10 relatos de pessoas negras que retratam os efeitos do racismo nas vidas, Neusa comenta e conecta a psicanálise com a questão racial.
" Saber-se negra é viver a experiência de ter sido massacrada em sua identidade, confundida em suas perspectivas, submetida a exigências, compelida a expectativas alienadas."

Alexandre249 01/03/2022

O ser negro e a complexidade da mente
Uma obra histórica sobre a saúde psicológica dos negros em sua luta diária contra o racismo.
Obra essencial para quem deseja compreender a importância dos aliados contra o racismo.

Rodriguinho @literario.rojo 24/08/2022

Uma indicação de leitura fundamental para quem quer mergulhar em questões de identidade, recomendo a importantíssima obra de Neusa Santos Souza, TORNAR-SE NEGRO. A autora construiu em seus ensaios um discurso do negro sobre o negro, no que tange as nossas emoções voltado em experiencias de ser negro em uma sociedade branca dominante em diversos aspectos.
O intuito do livro se fundamenta na constatação inequívoca da precariedade no Brasil, de estudos sobre a vida emocional dos negros e ausências de explanações criado pelo negro em torno de si mesmo, e para exercer nossa autonomia precisamos conhecer e ter um discurso sobre nós mesmos, principalmente se essa descrição for pautado na realidade em que estamos inseridos.

E você, qual a sua história ?

paty21ok 13/06/2022

Achava que era sobre empoderamento mas me decepcionei.
Achei o livro bom , os dez casos explicados com detalhes pela autora prendem a atenção. Mas a parte dos comentários da autora, foram muito específicos na psicologia. Utilizando termos como ego e superego , complexos para os não estudantes da área. O livro é bom , mas me decepcionou.

bia 13/06/2023

Se todo mundo ler esse livro o racismo vai acabar eu tenho CERTEZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Henrico.Iturriet 02/01/2023

Essencial para a nossa construção
Neusa Santos de Souza traz nessa análise de relatos sobre a vida negra uma quantidade expressiva de conceitos e dados sobre a saúde mental da nossa população. Utilizando do método das ciências sociais e da psicanálise, ela forma um arcabouço vasto de iniciativas que buscam compreender os diferentes processos que ocorrem com o corpo, a mente, o consciente e o inconsciente da pessoa negra.

Além de ser um livro com um repertório teórico e de fácil leitura, traz consigo um significado: a necessidade de expor que o racismo internalizado, que hoje entendemos assim, está presente dentro de cada corpo que se pretende se entender negro.

O racismo é a marca de identificação negativa que baseamos o nosso ideal de identidade, ou seja, nos identificamos com o branco, com os valores da civilização ocidental colonialista, queremos ser o opressor e acabamos por ser-lo apenas em parte. Nunca conseguimos nos tornar branco como queremos. Sempre somos diferenciados.

É interessante pensar que outros livros se complementam muito com a análise de Souza, principalmente quando vamos interpretar as milhares de necessidade de mobilização política que não ocorrem no Brasil. A obra levanta a questão ?Identidade é um problema social??. Acredito eu que pra população negra sim, porque envolve, invariavelmente, o social.

Portanto, se entender como negro num país como o Brasil é passar por dificuldades que a autodeclaração não mostra, recobrar as matrizes afrodiaspóricas da cultura, de entender o apagamento da identidade em causas de ascensão social, de se compreender e tornar-se negro, tudo isso tem a ver comigo, tanto como tem a ver com a branquitude se reconhecer como perpetradora de um jogo de privilégios e dominância de que não largam a mão.

Tornar-se negro tem a ver com as consequências de se entender politicamente, coletivamente, em formar um grupo com identidade marcada. É se posicionar numa instância real novamente, para buscarmos um ideal de eu que seja concreto, real, não apenas delimitado pela dor e pela ferida aberta que o racismo deixa em nós desde criança.

Um dos livros mais importantes que li até hoje!

Fabiana.Moreira 22/04/2023

Reflexivo
Uma leitura que me mobilizou; traz os aspectos históricos que propiciaram a segregação racial, mas também falas que são comuns à vivência dos negros. Me identifiquei em várias partes do livro. Vale a pena a leitura.

Estephani Ribeiro 14/01/2023

Esse livro me trouxe uma perspectiva real de situações que passei, mas que não imaginava que era por conta de ser negra.

Leila267 28/09/2023

"Ser negro é tornar-se negro."
Aborda e analisa as dificuldades, preconceitos, dificuldade de aceitação, do negro em ascenção social, a partir de entrevistas e relatos de negros e negras que ascenderam socialmente.

Acredito que um é um dos primeiros livros, se não o primeiro com essa temática racial no Brasil.

Esse livro é um marco!
Como um livro tão antigo pode continuar tão atual?! É um livro muito atual! A dinâmica da nossa sociedade em relação ao racismo ainda continua a mesma, apesar de muitas vitórias na luta antiracista dos movimentos sociais.
O impacto do racismo no psicológico e na vida do indivíduo, ainda é muito impactante e substancial.

É um livro com poucas páginas, com ótimas análises, terminei e fiquei com vontade de ler mais obras da Neusa S. Souza, pena a autora não ter trazido mais obras com a temática racial.
Mas, essa obra é uma enorme contribuição para a história, estudo e entendimento do tema.

Raoni Pereira 01/01/2022

O latente e o manifesto no racismo
Neusa Santos Souza foi uma psicanalista e psiquiatra, pioneira na luta antirracista. Com a obra "Tornar-se Negro", produziu um estudo brasileiro acerca da questão racial sob a ótica da psicanálise.

Publicado originalmente em 1983, fruto da sua tese de mestrado, contribuiu para a discussão da hipersexualização dos corpos negros, os estigmas e a negação das identidades decorrentes do ideal de branquitude na cultura brasileira.

Iolanda 29/07/2023

Livro muito interessante para compreender a visão de homens e mulheres negros, dentro do entendimento sobre ser negro, na nossa sociedade.
A autora, psicanalista, analisa, através de entrevistas, como um grupo de pessoas lidam com a descoberta da negritude, seus relacionamentos e aceitação.
Um livro para expandir conhecimentos.

Maria Bia 08/09/2023

Neusa sempre perfeita, incrível o jeito que ela escreve, incrível como toca em muitos lugares que ainda não sei bem como descrever, sentirei por muito tempo tudo que li aqui.

Guaranádoamazonasémassa 14/03/2020

O livro é incrível. O prefácio de Jurandir Freire Costa, apesar de um pouco denso, é perfeito. Li duas vezes. Tornar-se negro me despertou uma certa confusão, tendo em vista que seu início, para os que não são da psicanálise em especial, é massivo mas, os capítulos que sucede não. Alguns pontos do livros já não são tão interessantes para alguns acadêmicos por já serem bem debatidos nas redes sociais. Entregando, é uma leitura válida sim. Pretendo usar várias vezes para consultas.