Tornar-se Negro

Tornar-se Negro Neusa Santos Souza

Resenhas - Tornar-se Negro

Julianne.Santiago 19/01/2024

Livro com tema muito importante. Adorei a relação com a Psicanálise, mas achei muito repetitivo, lemos trechos da mesma entrevista diversas vezes.

Fabiana.Moreira 22/04/2023

Reflexivo
Uma leitura que me mobilizou; traz os aspectos históricos que propiciaram a segregação racial, mas também falas que são comuns à vivência dos negros. Me identifiquei em várias partes do livro. Vale a pena a leitura.

Cristiane 09/04/2024

Tornar-se Negro
Leitura realizada em conjunto com um grupo de estudos de psicologia. Está foi a segunda leitura que realizei com elas.
Neusa Santos Souza era médica, especializou-se em saúde mental.
Contribuiu muito no movimento negro.
Neste trabalho investiga em sua pesquisa a experiência de ser negro em uma sociedade branca que aboliu a escravidão a 136 anos, escravidão mais longa e cruel que se tem notícias.
Ela entrevista pessoas negras que conseguiram se sobressair na sociedade e o preço que pagaram e continuam pagando por isto.
O embranquecimento, o preconceito, a exigência de estar sempre provando sua competência.
O relato mais detalhado é o de Luíza, tenho a sensação que ela esperava ter uma oportunidade para falar tudo que estava entalado em sua garganta.
Há no final do livro vários textos da autora o que mais me marcaram foram:
O estrangeiro: nossa condição, O que pode um analista aprender com pacientes psicóticos? O corpo em psicanálise.

bia 13/06/2023

Se todo mundo ler esse livro o racismo vai acabar eu tenho CERTEZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Iolanda 29/07/2023

Livro muito interessante para compreender a visão de homens e mulheres negros, dentro do entendimento sobre ser negro, na nossa sociedade.
A autora, psicanalista, analisa, através de entrevistas, como um grupo de pessoas lidam com a descoberta da negritude, seus relacionamentos e aceitação.
Um livro para expandir conhecimentos.

Bruna.Menegildo 21/02/2019

"Ser negro é tornar-se negro"
Um ótimo livro pra quem esta em processo de autodescoberta como negro.
O livro aborda uma pesquisa feita pela psicanalista Neusa Santos Souza sobre as questões raciais envolvendo a ascensão do negro numa sociedade branca e as dificuldades de autoaceitação.
Uma leitura Obrigatória pra quem é negro e pra quem ta em busca de entender como surgiu esse auto-ódio que nos persegue por tanto tempo.
Recomendo.

Raoni Pereira 01/01/2022

O latente e o manifesto no racismo
Neusa Santos Souza foi uma psicanalista e psiquiatra, pioneira na luta antirracista. Com a obra "Tornar-se Negro", produziu um estudo brasileiro acerca da questão racial sob a ótica da psicanálise.

Publicado originalmente em 1983, fruto da sua tese de mestrado, contribuiu para a discussão da hipersexualização dos corpos negros, os estigmas e a negação das identidades decorrentes do ideal de branquitude na cultura brasileira.

Edu 08/05/2023

Um olhar negro sobre a identidade negra!
Em sua dissertação de mestrado, Neuza Souza
analisa com perspicácia como a violência causada pelo racismo opera na psique do negro brasileiro, expondo as danosas consequências dessa subalternidade em suas autoidentidades. A autora revoluciona ao examinar a saúde mental do indivíduo negro, já que não se havia muitos debates desse gênero no campo acadêmico brasileiro.

Apesar do moledo academicista, a linguagem do livro não se torna de difícil compreensão. Acredito que a leitura seja bastante acessível pois, mesmo eu, como leitor sem base teórica alguma sobre questões psicanáliticas, não me foi um exercício mental maçante ou complexo.

O olhar de Neuza aponta que o negro constrói sua identidade através da identidade do branco, da brancura. Ele não tem um ideal próprio, pois o racismo o faz repudiar toda a sua existência, exigindo-lhe uma metamorfose, uma brancura incapaz de ser realizada. O ódio à cor da pele é o ódio à carne, ao corpo como toda sua representação material no mundo. O negro, ao ver que não pode tornar-se branco, entra em uma profunda autodesvalorização, sucumbindo a alienação, tristeza, escárnio e vergonha.

Tornar-se negro significa entender a condição a qual o racismo constrói para a psique do negro e então renega-la, ir ao encontro de um próprio ideal, curar a ferida narcísica tornando-se negro, encontrando seus próprios contornos, gostos, ideias, jeitos, sonhos, belezas. Sua identidade não fundada em uma ideologia racista provida da brancura.

Acredito que toda pessoa negra já sofreu ou vivenciou os episódios contidos e relatados nessa obra. O que é relatado, descrito, digitado, é tão verossímil. Experiências coletivas de negação e ódio à própria negritude, à própria identidade. É um livro que nos tira da alienação, de seres passivos a ativos, sujeitos/protagonistas de nossas próprias histórias e não coadjuvantes de uma vida a qual o nosso corpo não pertence.

Falando dos outros textos presentes no livro, amei tanto como ela descreve o inconsciente! Um jeito metafórico e poético. Bonita demais essa escrita. Aprendi muito também sobre o papel do analista, me fez refletir sobre as minhas idas à terapia e afins.

Leiam Neuza Souza!

Mari 05/01/2022

Dialoga muito com Pele Negra, Máscaras Brancas, de Fanon. Livro pioneiro em conectar a psicanálise com a questão racial (pelo menos no Brasil). Um livro difícil de digerir, mas completamente necessário.

Mgab.s 17/05/2023

Obra tornar-se negro
Sem dúvidas tornou-se meu livro favorito, indico a todos que leiam essa incrível obra de Neusa Santos Souza, que é um marco no movimento negro e uma referência para psicologia.
Amei conhecer a obra que acompanha outros escritos da autora.

pi 09/07/2020

Canuto 16/08/2020

Excelente trabalho
Um excelente trabalho de Neusa Santos Souza que articula psicanálise e racismo de uma maneira bem fácil de entender e com bastante competência.
O livro conta ainda com uma ótima apresentação de Jurandir Freire Costa.
Só não gostei muito do texto do Baremblitt na conclusão, pois achei a escrita muito difícil. Entendi quase nada (rsrs).

Alexia201 07/12/2021

Ser rico não é sinônimo de não sofrer mais racismo
O livro da Neusa estava na minhas lista de leitura há um bom tempo, nunca havia o lido, mas quando o fiz foi uma experiência enriquecedora.
Por muito tempo acreditou-se que o racismo poderia ser resolvido com dinheiro, que era apenas um problema de classe, no livro da Neusa vemos negros de classe média elevada ainda sofrendo com os efeitos do mesmo.
Vemos também como o racismo afeta a autoimagem da pessoa negra, ao ponto de que os mesmos possuem falas racista a respeito de si mesmos.
Um livro com relatos duros, mas muito reais e indispensável.

Aline 12/01/2022

Leitura essencial!
Agora que vi a magnitude do llvro entendi porque é uma referência tão conhecida. É uma leitura essencial pra quem quer entender o que é ser negro no Brasil a partir de relatos que são fragmentos cruciais da vida dos entrevistados negros. Por vezes me identifiquei com algumas coisas, fatos complexos e densos que Neusa soube ser extremamente objetiva em decodificar mas sem impôr certeza absoluta pois ela se coloca como uma pesquisadora dentro do jogo de disputas teórica da academia. A leitura é especialmente essencial pra galera da Psicologia.