Tornar-se Negro

Tornar-se Negro Neusa Santos Souza

Resenhas - Tornar-se Negro

Michelle 20/05/2023

O livro é um prato cheio para psicanalistas e para todos aqueles que estudam negritude e branquitude. A autora fala sobre as dificuldades emocionais do negro em ascensão social, das escolhas ainda enraizadas no mito da democracia racial, que reafirmam o branco como tudo que há de melhor, e as vias de construção de uma imagem positiva e exaltada do negro, pelo resgate da história e pela luta antirracista.

agostiniaziul 18/07/2023

Essencial
Esse livro me foi recomendado pela minha supervisora, e fico muito grata por ela tê-lo colocado em meus estudos.

A leitura foi muito fluida e me trouxe muitas reflexões, que me possibilitaram compreender algumas questões e me atentar e questionar sobre várias outras.

É um livro essencial para quem se interessa em discutir negritude e branquitude, e principalmente para quem é espaço de escuta para pessoas pretas.

Cristiana 24/11/2023

Para negros ricos e de classe média
Esse livro deveria ser obrigatório a todo negro jogador de futebol ou músico
Todo aquele que ou nasceu com dinheiro ou melhorou de vida.
Todos aqueles que não se vêem como o negro que sofre racismo
Todos aquele que não enxerga em si, a própria negritude

Marina 28/11/2023

"A descoberta de ser negra é mais do que a constatação do óbvio. [...] Ser negra não é uma condição dada, a priori. É um vir a ser. Ser negro é tornar-se negro."

Melissa 12/12/2023

Me revoltei muito por não ter encontrado esse livro antes em alguma das minhas aulas. Extremamente necessário. Forte

Janaína 20/12/2023

Identidade da cor.
Livro ótimo que nos apresenta como as pessoas negras se percebem dentro dessa nossa sociedade racista e como as relações (racistas e antirracistas) vão construindo a identidade das pessoas negras.