Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Felipe 18/02/2020

Um marco na história das produções de quadrinhos e narrativa. Instigante do início ao fim, com um quê de história de detetives, Watchmen traz críticas a uma sociedade na beira de uma guerra nuclear.

anicca 22/02/2020

Primeiramente, caraca!
Watchmen figura entre as graphic novels mais prestigiadas e cobiçadas do mundo e também passeia por listas de preferidos e de livros para conhecer antes de morrer. O fato é que é uma obra tão farta que uma só leitura jamais poderia abarcar sua genialidade. O que esperar além de excelência quando se tem o Alan Moore em cena, não é mesmo?

Em termos gerais, uma primeira leitura se deve ao ímpeto de resolver um mistério já estabelecido nas primeiras páginas. E, enquanto essa questão vai sendo esclarecida, percebemos que é fundamental nos aprofundar na complexidade dos personagens, nos aventurar na jornada do dr. Manhattan e acompanhar mais de perto a fria loucura de Rorschach.

São inúmeras camadas a desbravar, prepare-se para se sentir numa expedição pelas florestas tropicais brasileiras, repletas de peçonha e, por outro lado (ou ao mesmo tempo), de agradáveis (ou indigestas) surpresas.

As críticas sociais e geopolíticas são parte intrínseca de Watchmen, são sua essência e pilar. O existencialismo escorre das páginas e embebe a mente do leitor. E seu legado não poderia ser diferente, visto que proporciona todo tipo de reflexão e incentiva fortemente o espírito crítico nas pessoas, de modo orgânico e visceral, quase catártico.

Por último, Watchmen vale a pena não só pelo que se propõe a discutir, pois a arte também é fenomenal. Tudo nos quadrinhos conta uma história: a feição dos personagens, a ambientação nos planos de fundo, os trechos de documentos entre os capítulos, o próprio contexto, enfim... (o diabo está nos detalhes). É absurdamente crível e palpável, uma experiência imersiva que poucas obras conseguem oferecer.

Afinal, "Quem vigia os vigilantes?"

Richelle 25/07/2023

Completamente chocada com todo o enredo, criatividade, estória e principalmente com os personagens. Adorei!

DaniBooks 24/02/2020

Watchmen
A leitura dessa HQ foi bem cansativa, para mim. Aqui, temos o assassinato de membros de um antigo grupo de heróis mascarados e a busca do autor dessas mortes.

Temos também nosso primeiro homem com super poderes: o Dr. Manhattan - responsável pela manutenção da paz nos tempos da Guerra Fria.

A paranoia e o medo gerados pela tensão de uma possível guerra nuclear entre EUA e URSS, durante o período da Guerra Fria, é o que gera todo o enredo.

O pessimismo, o pânico e a angústia perpassam toda a história. O tom é fatalista e desesperançoso.

O ritmo dessa história, para mim, é lento. Parece uma grande colcha de retalhos sem um fio condutor claro. Até metade da leitura, ainda não estava nítido o mote da história. Pareceu, para mim, que o desenvolvimento estava cheio de momentos para ?encher linguiça? até chegar ao clímax.

Ao final de cada volume, havia textos cujo objetivo seria acrescentar informações sobre os personagens e sobre o enredo. Esses textos são extensos, cansativos e, em sua maioria, desnecessários. Eles quebram o ritmo de leitura de uma HQ, que, por suas características, possuem um ritmo mais intenso.

O super-herói, Dr. Manhattan, não tem participação efetiva em momento algum. Na verdade, ele não efetua nenhuma ação relevante para o enredo.

Toda a questão do clima que pairava sobre as cabeças das pessoas durante a Guerra Fria foi bem explorado. O final teve um plot interessante, porém não chegou a engrandecer tanto a história.

Enfim, foi uma decepção para mim, já que havia ouvido só elogios sobre essa HQ. Eu já li V de Vingança, também de Alan Moore, e amei. Iniciei essa leitura com altas expectativas e foi frustrante. Uma experiência de leitura razoável e só.

Luanderson 09/03/2020

Ótimo!
Apesar de ser uma HQ, e eu achar que a leitura fosse ser rápida, demorei mais do que queria. A história é muito densa, mas de um jeito bom. Recomendo!

Marília 18/03/2020

Quem vigia os vigilantes?
. A trama se passa em 1985 o mundo estava beira de um colapso nuclear, resultado inevitável da guerra fria. A presença de super heróis manteve por muitos anos uma relativa paz em solo americano, mas agora está proibida devido a alguns acontecimentos passados; e os arsenais nucleares ainda ameaçam a humanidade. Enquanto isso, o vigilante mascarado ilegal Rorscharch, um dos poucos ainda ativos, investiga o assassinato de um dos últimos heróis legais (pois se tornou agente do governo), o Comediante. Durante sua investigação, ele se une a antigos parceiros e esbarra em uma complexa conspiração para assassinar super-heróis, ou pior ainda, milhões de civis inocentes, num ato de terrorismo sem precedentes.

Leia mais no link abaixo:

site: https://literanima.com.br/watchmen-ou-quem-vigia-os-vigilantes/

Calado 02/05/2020

Diferente de tudo
Uma fiel e histórica desconstrução dos super heróis. Mais próximo da realidade mesmo sendo ficção.

Lorena1155 28/05/2020

Antes tarde do que nunca né...
Uma das HQ's mais completas que li desde Crise nas Infinitas Terras. Demorei tanto tempo pra me ligar na grandeza que Watchmen carrega e no quanto é muito mais do que um quadrinho. Fico feliz de finalmente ter tido a oportunidade de conhecer e me permitir ficar totalmente atordada a cada página. O colorido das ilustrações é algo sensacional também. É o tipo de história que te deixa maluco pensando como que algumas pessoas se juntaram pra bolar tudo isso e conseguiram fazer algo tão incrível virar realidade.

Fabian Rodrigo 08/06/2020

Uma excelente história em quadrinhos, qualidade das ilustrações incrível. ?Heróis? extremamente humanos, com mais erros e dúvidas que acertos. Transmite um sentimento de medo muito similar ao que sentíamos no período da Guerra Fria, uma constante sensação que a qualquer momento mísseis nucleares seriam lançados. Uma ótima leitura.

Rogerio.Becker 31/03/2024

Quem vigia os vigilantes
Relendo mais uma vez essa obra prima da nona arte. Não há muito o que dizer, existem na internet até monografias que dissecam as diversas nuances desse clássico.
Alessandra 31/03/2024minha estante

Junior 17/05/2022

Fora da curva
Acho muito difícil encontrar uma obra tão rica e imutável, valeu cada minuto dedicado a essa leitura..
Adriel.Macedo 17/05/2022minha estante
So vi o filme e acho fantástico, imagine a o tá original

Junior 17/05/2022minha estante
Realmente a HQ é sem dúvida bem mais complexa que o filme

Lamboglia (@estantedotibas) 19/08/2017

Alma putrificada
"A noite em que ouvi as notícias... A noite em que ouvi que 38 pessoas nada fizeram... Foi a noite em que pus a máscara. Nunca mais queria ver o rosto no espelho de novo. Envergonhado de fazer parte da raça humana. Então não sou. Não mais."

Autor: Alan Moore
Ano: 2009
Páginas: 460
Ed: Panini Books

Esta é uma das melhores graphic novel que pude ler até agora. De fato uma obra-prima! Alan Moore nos apresenta muito mais do quê apenas um grupo de vigilantes dos EUA. A história se passa entre a Segunda guerra até a Guerra fria, e que serve como principal pilar da maior epopeia da modernidade sobre o ódio e amor. Insanidade e razão. Homero ficaria estarrecido ao perceber que as pessoas apenas mudaram suas armas para se "digladiarem" uns contra os outros. Em "Watchmen" Moore aborda muito bem o comportamento humano, psicológico, a questão política e social; ética e moral. Questiona a fé, derruba dogmas. Leva à alma ao estágio de putrificação ao se perceber que faz parte daquela humanidade que ele apresenta ali diante dos olhos de cada leitor. A humanidade é desajustada e plenamente doente.
É a verdade sendo desenhada (cuspida) bem na cara de quem encara a sua obra. "Watchmen" é uma leitura densa e delicada, pois é assim que Moore quer apresentar. Seus personagens, são pessoas com sentimentos humanos, com problemas pessoais. E é isto que torna tudo tão verdadeiro, excitante, estonteante e sublime sobre a graphic novel mais influente de todos os tempos.

Alefe 07/07/2022

Perfeito
Essa hq foi a melhor coisa que li em 2022, e tá no top 3 das melhores coisas que já li na vida, foi a história mais original e cheia de camadas que eu já vi, todos os personagens são perfeitamente construídos e cheio de camadas, sério, amei