Valente Holly Black

Resenhas - Valiant

JessicaRodriigues 21/02/2023

Torturante
Esperava a continuação de Tithe, me deparei com novas personagens, um começo meio sem pé nem cabeça , um "casal" forçadíssimo e um desenrolar terrível.

Giu 24/09/2022

Valente
Q livro, confesso q passei metade do livro sem entende nd, achei q era continuação de tithe mais n é, o único personagen q aparece é o robien, mais é um livro muito, cheio de revira volta, o início já cmç com aquela fofoca, amei.LEIAM!!

Tai Costa 06/03/2023

Valente
O livro começou promentendo bem mais que o primeiro...
Mas ainda assim parece que entregou ate um pouco menos...
Valerie é uma protagonista com muitas atitudes questionáveis...
A propria fuga dela e ter ficado morando com desconhecidos na rua foi bem surreal...
A Lolli é uma surtada... O que la fez com a gatinha... Detestei a personagem...
Dave e Luis tinham uma relaçao fraterna meio doentia...
Senti um pouco de dificuldade de me apegar e me conectar aos personagens...
O enredo foi um pouco fraco tb... Gostei da fantasia aqui ser mais urbana e gostei das conexoes da historia contada pelo Ravus com a Trilogia O Povo do Ar...
Apesar de suas falhas é uma leitira rapida e uma otima distração.
Daria 3.8. Pois achei um pouco inferior a Tithe... Mas nem tanto...
Como nao tem essa nota... Vai 4 tb! Rs

Obs: muito erro na escrita... O revisor da Galera tava de férias? Rsrs

Favisi0 22/11/2022

Você teve meu coração muito antes dessa noite
Esse livro até então foi o melhor da trilogia dos contos modernos. Particularmente não gosto muito dessas histórias com muitas drogas e etc, acho que deixa a história um pouco batida ou algo assim, mas dentro do contexto da história foi necessário e fez total sentido (óbvio).

Diferente de Tithe, aqui os personagens são melhor explorados, mesmo os secundários, e já é possível se sentir mais conectado com os personagens (e o casal é mais bem explorado e desenvolvido do que em Tithe, como por exemplo quando Ravus ensina Val a lutar, porque apesar de não haver muito diálogo nessas cenas, é possível imaginar que entre os treinos eles conversavam e se davam bem).

Pode acabar sendo um problema a narrativa veloz, mas por se tratar mais de um conto do que qualquer coisa isso se encaixa perfeitamente, torna a leitura fluida e rápida e acredito que se fosse diferente seria chata e densa.

Aqui já conseguimos ver melhor que nem Seelie e nem Unseelie prestam, mesmo com Roiben no trono, temos o retorno de personagens anteriores e que possivelmente se unirão no último livro da trilogia.

Geral: Muito bom o livro, adorei

? 4

Thais 08/09/2011

Não se deve julgar o livro pela capa.
Literalmente, com esse livro, o ditado se concretizou. Não se deve julgar um livro pela capa.
Porque, convenhamos, não é a capa mais linda nem a mais chamativa do mundo. Ela até tem a ver com a história, mas nem tanto. Mas falando com sinceridade, o conteúdo é tão bom, que a capa não se tornou problema nenhum.

"Fadas não existem, certo? Bem, pelo menos era isso que pensava Valerie Russel, uma garota de dezessete anos até então parecida com muitas outras que existem por ai. Isso até resolver fugir de casa e ir morar com alguns jovens de rua nos túneis do metrô de Nova York. Logo, Val irá perceber que seus novos amigos são alguns dos poucos humanos que sabem da existência de um universo fantástico, repleto de seres encantados e magia, onde Val terá um papel muito importante a cumprir."

Como pode ser notado, o livro trata de alguns assuntos polêmicos. Drogas, traição, a vida nas ruas. Esse livro tem a temática voltada para as Fadas, ou seres Encantados. Mas já deu para observar que o jeito que o tema é abordado não é nem um pouco "encantador". Isso porque a maioria das pessoas prejulgava os livros "de fadas" por julgarem um tema muito infantil ou muito feminino. Mas esse é o ponto. É totalmente o contrário. Os seres encantados são cruéis, maldosos e ardilosos, eles tem, certas vezes, a aparência grotesca, gostam de brincar e de jogar com os humanos.

Valiant, acima de tudo, é um livro que quebra esse conceito. É narrado em terceira pessoa, ampliando o ângulo de visão de cada personagem. É sombrio, misterioso, um livro que retrata uma protagonista perdida, sem rumo, se sentindo traída por quem mais confiava. E conta como essa protagonista magoada conhece a magia, a verdade sobre esse mundo das fadas, que se mostrava tão sombrio quanto seu próprio mundo.

Aliás, a protagonista é um forte ponto a favor do livro. Valerie é uma garota normal, tem um namorado de que gosta, uma melhor amiga meio gótica e uma mãe metida a adolescente. E num piscar de olhos, consegue ser enganada pelas três principais pessoas de sua vida. A raiva e a angústia dela se fazem presentes boa parte do livro, motivo que a levou ao extremo, a sair de casa e raspar os cabelos. A raiva de Valerie se mostra o fator principal do livro, eu diria.

Os personagens secundários são muito bem trabalhados. Cada um tem uma forte participação no livro, principalmente os três moradores de rua que convidam Val a juntar a eles. Loli, Dave e Luis vivem pelos túneis do metrô de NY, túneis que levam a um tipo de "covil" de um troll. Uma criatura mágica, com pele esverdeada e cabelos negros. E eis o nosso mocinho, o par romântico de Val (Que não chega a ser de cara um romance, mas sim uma atração, digamos).
Sim, um troll verde. Um ser encantado que também magoou e foi magoado, e por isso está vivendo na cidade, no meio do ferro. O ferro, que aliás, é um veneno para os seres encantados. E o caso é esse, os seres encantados que vivem na cidade estão morrendo, e de alguma forma, os olhares se voltam para Ravus (o troll, que também faz remédios contra o veneno do ferro), e ele passa a ser o principal suspeito das mortes.

Valerie faz um acordo com o troll, ela trabalhará para ele, entregando os remédios aos seres encantados, por ter invadido seu covil. Ravus de início, parece mais um monstro troglodita que assusta todo mundo. Mas com o passar do livro, ele se mostra cada vez mais gentil e cada vez mais mostra porque é tão solitário e melancólico.

Val também descobre um tipo de droga que serve de alimento para os encantados, mas que se usado em humanos, concede um certo poder. O "Nunca Mais". Viciada nessa sensação de fuga da realidade, ela põe em risco até mesmo sua amizade com Ravus, e para reconquistá-la ela precisará, literalmente, buscar de volta seu coração.

O livro mostra tanto o amadurecimento da personagem principal quanto de todos os outros. Amadurecimento ou retrocesso. Holly Black escreve de um jeito que não pode ser descrito em poucas palavras, por que de alguma forma, a narrativa sem rodeios, sem máscaras, nos faz adentrar no livro, entender os personagens.
Valiant é muito mais que uma capa. É fácil de gostar. É fácil entender.

leaoliterario 04/08/2022

?Nada daquilo parecia real, mas o mundo com certeza seria mais legal com algo tão irreal dentro dele.?

Tati Freitas 07/07/2022

Mais pesado
Eu gostei bastante desse livro, talvez até mais do que o Tithe inclusive, achei ele mais pesado também, não sei se valeria ter um alerta de gatilho por uso de droga já que não é bem uma droga que eles usam, mas os efeitos e a maneira que eles usam fazem alusão a isso. Enfim, não me incomodou. Gostei muito dos personagens, gostei das representações, e por serem pessoas e criaturas ambivalentes não dá pra definir ninguém como bom ou ruim. Agora estou ainda mais curiosa e perigosamente empolgada para o próximo conto.

Ley 22/12/2022

segundo volume, outra história
alente é o segundo volume de Contos de Fadas Modernos e acompanha uma protagonista diferente de Tithe. A ideia do segundo volume ter uma história distinta me pegou de surpresa, mas me agradou bastante. Ambos se passam no mesmo universo, então temos a familiaridade a favor. Val é uma protagonista exemplar, e não tem do que reclamar, a não ser do relacionamento que tem com a mãe. Após descobrir algo que a abala bastante, Val foge para Nova York sem destino aparente.

É bem improvável que algo de bom possa acontecer com uma garota sozinha em uma cidade grande, mas ela encontra algumas pessoas que podem ser seus amigos. Eles a levam para onde residem atualmente, sob o metrô, e mostram como vivem, trabalhando para as fadas e frequentemente resgatando algo do lixo. É uma vida bastante precária para pessoas tão jovens.

Ninguém sabe ao certo de onde vieram, mas tiveram vidas complicadas e por isso vivem à margem da sociedade. Val não tem uma necessidade aparente de viver com eles, mas acaba ficando porque para ela é mais doloroso voltar e encarar aquilo que a fez embora. Como os amigos estão envolvidos com trabalho com as fadas, Val inevitavelmente entra em contato com as mesmas situações.

Para a protagonista, essa é uma realidade nova a se considerar. Junto com seu novo modo de vida, há também a consciência de que há todo um universo com fadas vivendo ao seu redor, e várias fadas exiladas em Nova York, em que ela terá de fazer entregas de remédios que as façam não sentir tanto o efeito do ferro ao redor. Mas o que era apenas entregas, faz Val entrar de cabeça e se comprometer de outras formas.

A figura que serve como ponte entre Val e todos as informações mágicas é um troll, Ravus. Ele também é uma criatura exilada, com uma história triste sobre o assunto. A política das fadas é mencionada com frequência quando elas aparecem. A história é mais centrada em Nova York, e pouco no reino das fadas. Val é uma personagem valente e forte. Ela tem algumas falhas de que não gostei, como ter confiado cegamente em pessoas aleatórias e simplesmente segui-las.

As amizades da protagonista também não são as melhores, infelizmente gostei de uns dois personagens, Val e Ravus, enquanto os outros sempre tinham ações duvidosas. Gostei de modo geral da história, e do mistério envolvendo a trama. Após Val chegar na cidade e ficar a par da existência das fadas, ela também toma conhecimento de que várias delas estão sendo mortas e ninguém sabe o motivo. Esse foi um mistério bom, que me deu ainda mais motivos para desconfiar de todo mundo.

Aqui há breves aparições dos personagens do primeiro livro e a história de Val também finaliza neste segundo volume como uma narrativa independente. Acho importante ter lido o primeiro volume antes, mesmo que não se trate de histórias conectadas, pois aqui os personagens fazem referências de acontecimentos importantes do livro anterior. Para se situar e entender hierarquias e nomes, o melhor é seguir a ordem.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/12/resenha-contos-de-fadas-modernos.html

Barbarina 18/11/2023

Que eu sou apaixonada pela escrita de Holly Black não é segredo.
Esse livro superou as minhas expectativas. O que eu tinha sofrido para me prender ao primeiro, esse não houve nem esforço.
Muito bom mesmo.

A única coisa que me incomodou é o romance rápido. Mas já acostumei a ter isso em quase toda história de fantasia.

Marcela.Messias 03/06/2023

O início pra mim foi bem lento, mas o final compensou... Ver os personagens do 1° livro foi bem legal e já estou ansiosa pelo próximo que será o desfecho!

Gabi 10/10/2022

Gostei bastante da leitura e que apesar de seguir com uma história diferente, a autora conectou os personagens do primeiro livro com esse e adorei.
É uma boa história pra passar o tempo e se aventurar.

Marí Amo 27/04/2022

Tudo na carreira
Comecei perdida como sempre porém tudo foi se ajeitando. Partes da história foram tomando forma e no meio já amava Val. Ravus meu neném. Eu espero a treta maior no próximo livro e que meu casal fique muito que junto.

@garotamodernablog

Larissa Lauane 27/02/2021

Esse livro me agradou mais que o primeiro, mas ainda assim foi uma leitura bem arrastada e foi difícil me envolver com a história.