O Diário de um Mago

O Diário de um Mago Paulo Coelho

Resenhas - O Diário de um Mago

Lil 12/01/2024

Me recordo de ouvir falarem mal do autor, desde minha adolescência. Nisso, ele retornou em meus caminhos no exato momento em que deveria, após bons estudos básicos sobre espiritualidade, esoterismo, e iniciações. Ênfase em Momento Exato!
Infelizmente, a máxima "Se não entendeu, não é para você" não é divulgada o suficiente. Reflito muito sobre quantas pessoas se esforçam em grandes desserviços, e não têm a menor consciência sobre isso.
Vitoria 18/02/2024minha estante
Tamvem
Também escuto as pessoas falarem mal dele e fazer piadas sobre as obras. Eu nunca li nada dele. Tenho curiosidade porque o homem vende muito bem fora do Brasil

Gu 25/08/2009

Ainda não consigo engolir Paulo Coelho...

Cheira-me a auto-ajuda disfarçado...
Yuri 04/01/2014minha estante
É um amálgama disforme de nova era, auto-ajuda, misticismo e confissões pessoais.

Mika 12/04/2022

Fascinante
Demorei 8 dias lendo e nem pareceu

Paulo passa por poucas e boas para conseguir seu objetivo e aprendeu muito com tudo aquilo

Meu personagem favorito, se podemos dizer, é o Petrus, um carinha genial

Recomendo esse livro pois me fez refletir sobre várias coisas sobre a vida
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Areboucas 13/02/2021

Nada demais
Definitivamente Paulo coelho não é meu autor favorito. Não achei o livro empolgante, achei bem mais ou menos.
Rezend 15/05/2021minha estante
Ágape já não arde mais em você

Regina 13/01/2010

Odiario de um mago- anotações
O Extraordinario reside no caminho das pessoas comuns....esta compreensão é o que possuo de mais precioso na minha vida, me permite fazer qualquer coisa e irá me acompanhar para sempre.

E no trabalho com entusiamos que esta a porta do paraiso, o amor que transforma, a escolha que nos leva até Deus.

O primeiro milênio conheceu tres rotas consideradas sagradas. A primeira rota leva ao túmulo de São Pedro, em Roma, seus caminhantes tinham como símbolo a Cruz e eram chamados de romeiros.

A Segunda rota leva ao Santo Sepulcro de Cristo, em Jerusalém, os que faziam o caminho eram chamados de palmeiros, porque tinham como símbolo as palmas.

O terceiro caminho leva aos restos mortais do apostolo São Tiago, em Compostela - o campo das estrelas- Os viajantes eram chamados de peregrinos e simbolo é uma concha.

"As praticas RAM... são elas, junto com mais três outros conjuntos de Práticas, que fazem o homem ser capaz de conseguir tudo, mas absolutamente tudo que deseja." p28

O verdadeiro caminho da Sabedoria pode ser identificado por apenas três coisas... Primeiro ele tem que ser Ágape..., segundo, ele tem que ter uma aplicação prática na sua vida .... finalmente, ele tem que ser um caminho que possa ser tilhado por qualquer um.

A primeira pratica RAM é renascer de novo... terá que executá-la durante sete dias seguidos, tentando experimentar de maneira diferente aquilo que foi seu primeiro contato com o mundo.

A primeira prática RAM : O exercicio da Semente:

Ajoelhe-se no chão. Depois sente-se nos seus calcanhares e abaixe o corpo, de modo que sua cabeça toque seus joelhos. Estique os braços para trás. Você esta numa posição fetal. Agora relaxe e esqueça todas as tensões. Respire calma e profundamente. Aos poucos você vai percebendo que é uma minuscula semente, cercada pelo conforto da terra. Tudo está quente e gostoso ao seu redor. Voce dorme um sono tranquilo. De repende , um dedo se move. O broto não quer mais ser semente, ele quer nascer. Lentamente voce começa a mexer os braços, e depois seu corpo ira se erguendo, se erguendo até que voce esta sentando em seus calcanhares. Agora voce começa a levantar-se e lentamente, lentamente, estará ereto e de joelhos no chão. Durante todo este tempo voce imaginou que é uma semente se transformando em broto e rompendo a terra.
Chegou o momento de romper a terra por completo. Voce vai se levantando lentamente, colocando um pé no chão depois o outro, lutando contra o desequilibrio como um broto luta por encontrar seu espaço.. Até que voce fica em pé. Imagina o campo ao seu redor , o sol, a agua, o vento e os passaros. É um broto que começa a crescer. Levanta, devagar os braços, em direção ao céu. Depois vai se esticando cada vez mais, como se quisesse agarrar o sol imenso que brilha sobre voce e lhe dá forças e lhe atrai. seu corpo começa a ficar cada vez mais rigido, seus musculos retecem-se todos, enquanto voce se sente crescer, crescer, crescer e se tornar imenso. A tensao vai aumentando cada vez mais, até tornar se dolorosa, insuportável. Quando voce não aguenta
Junior 05/05/2011minha estante
Isso é uma resenha?

Regina 05/05/2011minha estante
Oi Junior, são minhas anotações. Perdão se buscava outra questão

Rnk 08/03/2014

O melhor livro de Paulo Coelho!
Para mim, a única obra de Paulo coelho das quais eu li que realmente valeu à pena. Sempre estará no top de todos os livros que já li.

A maneira como a história é contada pode até parecer exagerada ou ficcional, mas são fatos que realmente aconteceram, a aventura em que Paulo coelho se envolve nesse livro é de uma imserão incrível, apesar de, as primeiras páginas não serem tão atrativas, o resto do conteúdo irá te fazer esquecer de qualquer parte que não tenha te agradado. Do começo ao fim do livro, as aventuras, os lugares por onde ele passa, todos os obstáculos mentais e físicos que foram quebrados, as "provações" tirando os conceitos reliogiosos, é de te deixar "preso" no livro do ínicio ao final.
Tayná 31/12/2014minha estante
Concordo contigo. O melhor do Paulo Coelho, de longe. =) Já li também O Alquimista e Brida.

Mateus 01/11/2009

Como já disse em outras resenhas de livros do Paulo Coelho, os livros dele são espirituais, um auto-conhecimento de nós mesmos. E O Diário de um Mago acredito que seja o que mais nos leve a pensar na vida, sobre o que nós fazemos. Resumindo, ele é quase uma auto-ajuda. E não gosto desse tipo de livro. Mas até que O Diário de um Mago eu gostei, Paulo Coelho trilhando o caminho de Compostela, fazendo aqueles "exercícios espirituais", como o da semente, o de se imaginar dentro de um caixão. Achei interessante, mas não é meu estilo de livro preferido.

Marcos 20/07/2014

Mistura feita para vender
Paulo Coelho tem o grande mérito de ter percebido que o leitor contemporâneo estava ávido por uma novela que incorporasse auto-ajuda, cultura(religiosa e artística) e um pouco de misticismo, algo que Dan Brown exploraria posteriormente com bem mais habilidade literária. O livro não é ruim, mas peca por ser raso demais para ser místico e um tanto confuso para ser auto-ajuda. Como literatura é completamente inverossímil e beirando ao ridículo. Como pode um mago que esteve quase no último nível para ganhar a tal espada se comportar como um quase idiota ao longo de toda a caminhada? Fora coisas patéticas como fincar a unha no polegar e o ritual da árvore. Tivesse realmente talento para a escrita, Coelho poderia ter até feito uma boa novela com os elementos que levantou, com uma boa podada nos exageros. Mas há alguma competência que deve ser reconhecida na mistura que fez para contar a sua estória.
Jancléia Albuquerque 29/04/2015minha estante
Confrontos com demônios, visões de anjos, a ordem de RAM, além de outros relatos (todos juntos no mesmo livro), me fizeram duvidar da veracidade da "biografia". Ao lê-la, a explicação feita pelo autor ainda no prólogo quando menciona a ordem de RAM pela 1a vez: "uma PEQUENA ordem dentro da Igreja Católica, SEM SEGREDOS OU MISTÉRIOS", começa a parecer clara. Se houvessem segredos, provavelmente haveriam registros, mas não há (uma Ordem existente desde o século XV, mas que ainda assim não aparece em nenhum registro, exceto os dele próprio. Estranho, não???). Quase entrou pra minha lista de "abandoei". Foi exatamente isso o que pensei: MISTURA FEITA PARA VENDER.

Gabriel 03/09/2019

Tedioso
Um livro tedioso. Em poucas palavras, afinal, o autor não deve gostar muito delas.
Paulo.Silva 27/12/2019minha estante
Eu também não gostei, li todo porque amo o autor e a escrita, mas na metade ele acabou com a minha leitura haha

Luciano R. M. 19/04/2009

Paulo Coelho, em sua obra máxima, mostra-se digno da Academia Brasileira de Letras: é, afinal, um charlatão da auto-ajuda, prova que Gombrowicz estava certo ao dizer que a literatura morreu. Coelho ainda dá uma cuspida no cadáver ao chamar isso de literatura.
[Ramon] 15/05/2015minha estante
You meant to say: Augusto Cury!

z..... 31/12/2015

Gostaria de ter me entusiasmado com a obra, como vi em vários e instigantes relatos, mas o livro trouxe uma percepção pouco atrativa em minha leitura, por conta de minha vontade de um olhar objetivo no tema e a não identificação com muitos conceitos. O autor pretende mostrar o caminho de São Tiago, mas está trilhando constantemente em devaneios, percepções surreais, com fuga da sensatez, confiança incondicional em um guia desconhecido e apego a uma filosofia de mentalizações e exercícios que não me fazem a cabeça, sendo o ápice do meu desgosto expresso na narrativa da luta com o cachorro - um episódio singular e ridículo, principalmente pela equiparação ao "bom combate" expresso biblicamente pelo apóstolo Paulo, direcionado na obra a uma necessidade de guerra para crescimento do amor.
Cada um com suas buscas, aprendizagem e prazer no mundo da literatura e assim, definitivamente, desse encontro não gostei.
z..... 31/12/2015minha estante
Eita! Esse foi o último que li em 2015. Deixo felicitações a todos pelo novo ano e o desejo de que tenhamos descobertas e encontros interessantes com os livros.
Baseado no princípio "o que é bom a gente copia", e também por gostar de registros pelo caminho, transcrevo aqui um TOP 3 (sugerido por um dos grupos SKOOB) sobre leituras que me foram marcantes esse ano:

(Na minha lista a Bíblia Sagrada é hors concours) e destaco
- Uma história verde do mundo (Clive Ponting)
- Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
- O chamado do monstro (Patrick Ness)

Raquel Lima 05/05/2011

Eu queria repetir...rsrsr
Nossa, vivi este livro! Viajei tanto nesta andança do Paulo pelos Caminhos de Santiago que queria repetir o que ele fez. Cheguei a repetir alguns ensinamentos do livro, e até confesso que achei ter visto meu anjo da guarda nas colunas mentais que ele te faz criar...rsrsr...Não, não, nunca fiz uso de alucinógeno..rsrsr...Pura viagem da leitura!...Toda leitura tem seu valor. Não desmereço Paulo Coelho. Em um país que poucos possuem o hábito da leitura conseguir o que ele conseguiu é o máximo. O processo natural de progresso literário somente vem com a prática.
Junqueira 13/05/2009minha estante
Raquel, gostei da forma lúcida de sua resenha; se quiser trocar impressões sobre a obra, dê um retorno.

Junior 05/05/2011minha estante
"Cheguei a repetir alguns ensinamentos ensinados no livro".

Vergonha alheia, só isso.

Fabio Shiva 10/10/2020

Quem ama não queima
Em 2019, quando decidi contar em livro as peripécias e causos engraçados vividos por mim e por meus companheiros da banda Imago Mortis, foi irresistível a tentação de sapecar um título-trocadilho: “Diário de um Imago” (https://www.amazon.com.br/dp/B07Z5CBTQ3). Por esse motivo, determinei-me a ler o livro do Paulo Coelho que deu origem à piada. Da mesma forma que, ao decidir fazer se passar em um único dia a história contada em “O Sincronicídio” (https://caligo.lojaintegrada.com.br/o-sincronicidio-fabio-shiva), quis ler o livro que me inspirou essa ideia, o “Ulisses” de James Joyce (http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2013/10/ulisses-james-joyce.html). Similarmente, busquei ler todas as histórias de monstro que me caíram nas mãos enquanto estava escrevendo “Favela Gótica” (https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica).

Contudo a leitura de Paulo Coelho não fluiu. Eu já havia lido três outros livros dele: “O Alquimista”, “As Valkírias” e “O Demônio e a Srta. Prym”, sem ter realmente gostado de nenhum. Li tentando compreender o fenômeno Paulo Coelho e, sobretudo, por ser até hoje fã das letras que ele escreveu para as músicas de Raul Seixas. Mas “O Diário de um Mago” simplesmente não desceu, e depois de algumas penosas tentativas acabei largando o livro de lado. Mesmo sem ter conseguido ler mais que vinte páginas, tive um bom aprendizado, pelo qual sou grato: descobri que assim como existe a sabedoria espiritual, existe também a esperteza espiritual. Em minha opinião, Paulo Coelho está mais para a segunda que para a primeira.

Meu livro “Diário de um Imago” está completando um ano de publicado, e já se vão muitos meses desde que parei a leitura de Paulo Coelho. Decidi abandonar oficialmente essa leitura somente agora, depois de assistir a um vídeo que marcou o final de setembro no Brasil: um casal de idosos alegremente rasgando livros de Paulo Coelho e atirando as páginas rasgadas na churrasqueira da família (https://youtu.be/16By1iOERhU). O motivo da queima dos livros: Paulo Coelho criticou o governo de Bolsonaro.

Esse vídeo me marcou profundamente, a ponto de considerá-lo um dos símbolos mais expressivos desse momento tão alucinante e alucinado que vivemos. Aqui quero mencionar apenas os dois pontos mais expressivos a que minhas reflexões me conduziram, e que ao meu ver resumem muito bem o bolsonarismo:

1) O Bolsonarismo é alimentado por uma intensa e eficiente mídia do ódio: Paulo Coelho já havia entrado na mira dos bolsonaristas ao criticar abertamente as insanidades de Bolsonaro. O estopim que fez o casal de idosos queimar os livros foi uma postagem no twitter, onde ele pede o boicote aos produtos do Brasil e ao “talibã cristão”. Acho muito improvável que o casal de idosos tenha visto a postagem original no twitter, que foi logo depois apagada. Devem sim ter visto os vídeos e postagens de ódio que aproveitaram o incidente para alimentar as bolhas do bolsonarismo.

2) O Bolsonarismo só encontra ressonância nos corações já envenenados pelo ódio: o que é mais triste e impactante no vídeo não é a queima dos livros em si, mas a excitação e euforia dos idosos ao queimar os livros. Vendo o vídeo, tive a nítida impressão de que os dois estavam realizando um sonho antigo, que finalmente encontrou uma justificativa para ser realizado. A mídia do ódio é muito bem planejada e levada a cabo com extrema eficiência, mas só funciona naqueles que já são propensos a odiar. A propaganda nazifascista de Bolsonaro não é capaz de transformar ninguém em nazista ou fascista, mas funciona que é uma beleza para fazer os nazistas e fascistas saírem do armário. Por isso é que, apesar de tudo, eu estou confiante de que atualmente vivemos um momento necessário de purgação das enfermidades emocionais de nosso país. Depois que todo o pus for colocado para fora dos corações e mentes, poderemos começar a tratar das feridas.

Quanto ao meu exemplar de “O Diário de um Mago”, será colocado à disposição no projeto P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante). Eu não gostei, mas outra pessoa pode gostar.

***
Contos da Era Bolsonaro - baixe o livro gratuitamente:

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
vinicius aquino 12/09/2023minha estante
????? escreve o contos da era Lula também ????????????????

Priciliana0 14/10/2022

O campo das estrelas de São Tiago
Uma obra que me fez refletir, e trazer para minha realidade, grandes lições e ensinamentos.
Me senti uma peregrina seguindo o Estranho caminho de Santiago ao lado de Paulo e Petrus.
Apreciei cada minuto dessa leitura.
Suellen 06/01/2023minha estante
Me sinto exatamente dessa forma!

Leti.Santana 28/01/2015

Resenha: O diário de um mago (Leitura Janeiro)
* Sobre:
O livro conta a experiencia pessoal do escritor Paulo Coelho ao peregrinar pelo caminho de Santiago entre o sul da França e a Espanha. É um relato cheio de emoção e aprendizados.

* Enredo/Desenvolvimento:
A narrativa é toda feita em 1º pessoa, na qual acompanhamos os desafios e aprendizados do próprio escritor. É uma narrativa cheia de detalhes e rica de emoção, durante o seu caminho por Santiago ele cria uma amizade baseada no respeito com seu guia e mentor e enfrenta seus medos em busca da superação pessoal e espiritual.

* Opinião Pessoal:
Pra mim este é um dos livro mais mágicos e incríveis do Paulo Coelho, cada vez que releio eu supero problemas, medos e demônios pessoais que tem na minha vida. Assim como cada releitura aprendo algo novo e importante. É um dos meus livros favoritos, assim como uma das minhas leituras favoritas e prazerosa, é o meu ponto de apoio sempre que to precisando de conselhos e ombro amigo. Recomendo a leitura para qualquer pessoa, indiferente do credo e da religião.

site: www.tyciahadiresenhas.blogspot.com
Thyta 04/02/2015minha estante
Li poucas coisas do Paulo Coelho mas esse está entre os que li não achei o bicho gostei mais de Veronika Decide Morrer.