Olga

Olga Fernando Morais

Resenhas - Olga

Nati 14/10/2020

Eu já sabia da história de Olga antes de começar a ler esse livro, mas mesmo assim foi extremamente impactante ler essa biografia. Além da escrita incrível do autor, que fez um relato histórico e biográfico de forma dinâmica e em tom jornalístico, sendo que a própria figura de Olga é instigante o bastante para fazer cada página ser devorada.
Gostei bastante, mesmo tendo dado uma travada em um ponto da narrativa, quando o foco sai da figura de Olga e passa para a situação política e o desenrolar dos planos deles aqui no Brasil. Olhar pela lente desse livro para o momento histórico naquele momento, me fez conhecer mais das bases para a ditadura militar que ainda viria e me fez refletir sobre o momento atual. Mesmo sabendo qual era o fim de Olga ainda torci pela garota que sonhou com um mundo melhor, livre das vilanias que ela acompanhou na sala de sua casa em sua juventude, que foi condenada por um sistema cruel de um psicopata e entregue a ele por sujeitos execráveis que são tidos como heróis nacionais aqui no Brasil. Eu torci por ela e sofri pelo seu fim. E sofri por todas as outras vítimas desse período abominável.

Nathália 05/10/2020

Uma obra incrível e que superou minhas expectativas. Muito bem contextualizado historicamente, rico em detalhes, mesmo não tendo um número tão grande de páginas. Particularmente, gosto da trajetória de sua vida, mas a maneira que foi escrita contribuiu. Em diversos momentos fiquei com aquele nó da garganta (sentimento comum quando lembramos deste triste período) e, ao final, chorei, algo raro de acontecer nas minhas leituras. Recomento muitíssimo!

Emerson Souza 28/09/2020

Definitivamente não era o que eu esperava. Achava que seria uma biografia (mesmo com o pouco número de páginas) e o livro conta da vida da Olga a partir dos 20 anos.
Pra falar a verdade ela tem mais protagonismo no começo e no fim do livro. No meio são inúmeros os capítulos onde ela nem aparece, nem mesmo Luís Carlos Prestes (um co-protagonista) aparece nesses capítulos.
A impressão que ficou é que o autor queria cobrir um momento da história do Brasil e precisava de um fio condutor. Em muitos momentos eu lia e pensava: "Ok! Mas onde está a Olga enquanto tudo isso acontece?".
Acho que um ponto positivo é que o livro não tenta criar uma aura mítica dos protagonistas, ele mostra que os dois eram imperfeitos e cometiam erros também.

AB1 23/09/2020

Forte
O livro Olga é uma biografia de Olga Benário Prestes (uma alemã comunista), e foi escrito pelo jornalista Fernando Morais. Ele é sem dúvida um dos livros mais pesados e tristes que eu já li. As páginas te contam a história de uma mulher forte e muito corajosa, que passou a vida lutando por seus ideais. Pela grande apuração do escritor, o livro conta também com muitos detalhes históricos (da vida da alemã e de seu partido político). Por ser uma biografia e contar com inúmeros nomes, cargos e datas, o livro é um texto denso e pode ser demorado e custoso de ler para quem não é habituado a leituras políticas.
Em resumo, a obra faz com que você veja de perto a vida da mulher que foi presa no final da década de 30 no Brasil e que sofreu com o nazismo.

Ahh, se todas as mulheres tivessem a audácia de lutar como Olga pelo que acreditam...

Malu 23/09/2020

Excelente! A história verdadeira muito bem contada. Uma história tensa e triste.

Suellen vieira 15/09/2020

OlGA
Resenha Olga:
O livro Olga e mais um livro em que se percebe como a guerra foi algo cruel, como na guerra não se queria nem saber se a pessoa era criança, estava grávida, era idosa, não importava, se fosse judeu tinha que ser exterminado e Olga além de judia ainda era comunista, ainda era contra qualquer governos autoritário.
Esse livro também serviu para mostrar mais uma vez como a política e suja, como a política não respeita ninguem, nao quer saber do bem estar de ninguém a não ser do próprio bem estar, do próprio interesse. Vargar mandou Olga para a Alemanha nazista sem dor nem piedade, sabendo que podia ter mandado ela pra morte, mandou alguém grávida para uma Alemanha que na época estava atacando os judeus de diversas formas, sem nenhuma pena tudo porque ela representava um período para ele, tudo porque ela ao lado do seu marido, Luiz Carlos Prestes tentou um golpe político, porque tenha certeza se Olga fosse só uma judia sem nenhuma atividade política era talvez não tivesse ido para os campos de concentração.
Outra coisa que o livro mostra são as torturas que os inimigos políticos de Vargas sofriam nos interrogatórios e prisões e claro como os judeus eram tratados nos campos de concentração, com o acréscimo que foi na época que os nazistas começaram a prática a sua ideia de solução final, construíndo as câmeras de gás.
Enfim Olga é mais uma história triste da segunda guerra mundial, sobre uma personalidade forte, mas que teve um trágico destino.

Rafael Oliveira 09/09/2020

VALE A PENA LER
Achei o livro maravilhoso, contando a história de uma mulher guerreira, valente e determinada. Mostra tambem como eram crueis as torturas que eram submetidos os prisioneiros políticos da época, comandados pelo governo Vargas.
Gostei muito do livro, vale a pena a leitura
Futuramente quero assistir a série da Globo.

Shirlei 09/08/2020

Envolvente, interessante. Vale a keitura. Recomendo
forte. gostei mais do livro que do filme.

Mateus 31/07/2020

"Eu luto ao lado da revolução, não de um homem."
Existem aquelas histórias que tocam você de uma forma incrível. Na maioria das vezes, são histórias ficcionais que, por mais tristes que sejam, temos um certo consolo em saber que aquilo não aconteceu de verdade.
Não é o caso desse livro.
Olga Benário foi um exemplo de mulher que luta pelos seus ideais, e não se rende jamais.
Essa história une dois mundos: a ditadura de Vargas, e o nazismo de Hitler. O leitor tem um visão do Brasil na década de 30, e da Alemanha no início da guerra. Olga viveu os dois.
A história de Olga é essencial pra entender nossa própria história, e principalmente entender que a história não pode se repetir. Ainda existem muitas Olgas em todo o mundo. Enquanto houver mulheres iguais a ela, sempre haverá esperança.
Mozinho 31/07/2020minha estante
Amei esse livro, li ele quando tinha uns 15 anos mais ou menos. E foi tudo tão chocante, mas ao mesmo tempo me maravilhei pela garra e determinação de Olga.

Margô 27/07/2020

A História bem contada.
Quando li Olga, era estudante do curso de História, aos 18 anos. Com o livro em mãos, a preocupação inicial, era que iria desviar o foco dos meus estudos com o pouco tempo que me restava, lendo um romance...( Mas, com a ressalva pra mim mesma que o autor era Fernando Morais!).

Não deu outra. A História se revelou nesta robusta obra de forma atraente, curiosa, e com o rigor das informações históricas impecáveis ( sem querer ser pretenciosa...). O leitor terá a oportunidade de conhecer a jovem guarda-costa alemã, que acompanha Luís Carlos Prestes de volta para o Brasil, e como uma história de amor entre comunistas, nasce em um clima de tensão e medo, em plena Ditadura de Getúlio Vargas, que reserva para Olga na sua passagem pelo Brasil, simplesmente a sua prisão, quando grávida de Prestes...e na sequência, é deportada para a polícia Nazista ( Gestapo) na Alemanha.
Ela sofre horrores! Só lendo pra sentir...
Sem dúvida a obra torna-se uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer os escombros do governo de Vargas, no período do Estado Novo. A leitura é envolvente, revoltante, e bastante rica em informações que não estão nos livros de História.
Muito bom mesmo!!! Ah, prepare o lenço... é quse impossível não chorar. Boa leitura.

luisawrr 16/07/2020

impossível não se apaixonar por olga
Foi definitivamente um livro que - eu esperando uma história monótona - me surpreendeu do começo ao fim. O livro, além de trazer a clara compreensão dos acontecimentos históricos do período de Vargas, consegue imergir o leitor na história a ponto de fazê-lo sentir uma raiva imensa pelo governo de Getúlio e concomitantemente um carinho intenso por Olga Benario. O único motivo de não ter ganho cinco estrelas foi por ter sido uma leitura demorada pra mim, o que acredito que se deva ao fato de eu não estar acostumada com o gênero e a descrição do livro.
Apesar disso acredito ser uma leitura mais que essencial à todos
anicca 24/09/2020minha estante
Mas você sabe que ela e o Prestes assassinaram a Elza Fernandes, né?

luisawrr 25/09/2020minha estante
Sei sim, e de forma alguma concordo com isso. Acredito que, nas circunstâncias em que estavam vivendo, existe uma pressão que faz decisões erradas serem tomadas, afinal eles também estavam lutando para conseguir viver, o que de forma alguma torna o ato correto. O que eu digo com "impossível não se apaixonar por Olga" é que ela foi uma mulher muito forte e que mesmo sofrendo muito manteve a determinação. Quando comparo a situação toda e as atitudes e crimes dos dois lados, existe um que pesa mais. Entretanto, isso não significa que eu concorde com algum deles

anicca 25/09/2020minha estante
Considero uma infeliz ironia ela concordar e depois ter sido enviada... e ainda grávida. Não que estejam relacionados, mas são eventos macabros.

Também penso que ela foi uma mulher muito forte. Tive contato com esse livro há uns cinco anos e ainda lembro vividamente dos fatos. Me horrorizou!!

E a animosidade política era mesmo muito forte, assim como o ideal que defendiam. É compreensível o que ocorreu. E trágico, como tudo o que cerca esse período da história brasileira.

luisawrr 25/09/2020minha estante
Simm, é muito forte tudo que é relatado no livro, principalmente pelo fato de ter sido real

Renata 25/06/2020

O que dizer de um livro desses que retrata uma história tão real e comovente que para mim serviu como um exemplo de força e determinação. Só tenho a agradecer ao Fernando Morais por não ter deixado uma história dessas cair no esquecimento. Me fez refletir e muito sobre diversos assuntos e pesquisar também, fiquei indignada até que ponto vai a crueldade humana sendo que nem uma mulher grávida foi poupada da tortura. Me fez chorar em pensar no bebezinho sentindo o sofrimento da mãe. Pensei também em como é importante os direitos humanos para evitar tamanha covardia como as que são retratadas nesse livro. Enfim se você estiver interessado nesse tipo de leitura super recomendo, por mais que seja uma história que todos sabem o final mas é surpreendente.

Prof.LucianoACosta 16/06/2020

A história de uma mulher e seu sonho.
Fazer uma resenha de um ícone da historiografia mundial como Olha e tentar se manter neutro, ao meu ver e quase impossível.
O autor escreve de uma forma envolvente e emocionante, biografias são leituras densas e que em alguns casos, beiram a monotonia, o que não foi o caso desta.
Nas páginas desta obra, podemos acompanhar a gênese e o desenvolvimento daquela que viria a ser o grande ícone do movimento comunista nas décadas de 30 e 40. Olga constrói sua trajetória de luta contra o regime nazista, implacável, macabro,..... ostentando as 2 (duas) características mais atacadas pelo mesmo, o fato de ser judia e comunista(anti-social).
Independente de posicionamento político, a leitura e muito importante em virtude da participação de Olga na construção da historiografia brasileira e mundial.

Mainnã 15/06/2020

O livro conta a trajetória de Olga de forma resumida e eficaz. Li muito rápido e agora vou procurar outras fontes para aprofundar o tema