O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues

Resenhas - O Beijo no Asfalto

Eloah 09/04/2024

Atualíssimo
Um gesto de compaixão e bondade que se transforma em crime porque as pessoas dizem que foi. Até eu fiquei na dúvida haha incrível como Nelson fala de "fake News" muito antes dessa discussão atual.

ttori0 20/03/2024

Apresentei hoje meu seminário sobre esse livro, e nossa, Nelson Rodrigues é bem doido. Penso assim por causa dos temas apresentados.

Livro com uma história doida, e é bem importante.

ian 30/01/2024

Comecei a ler este por recomendação de uma pessoa. Realmente não faz meu estilo de gênero, de teatro, somente com falas. Achei confuso em muitas partes. Mas conseguiu ganhar 3 estrelas porque não esperava pelo plot

Sísifo Contemporânea 21/01/2024

Peça sensacional
Estamos estudando esse texto pra uma próxima montagem do meu grupo de teatro, se estiverem interessados sigam lá no Instagram, é @ter.atos, estamos começando agora
davI'ts 22/01/2024minha estante
kkkkkkk Vou apresentar na semana que vem no teatro. Deus não atendeu minhas preces para eu ser o Amado Ribeiro ;-;

Sísifo Contemporânea 31/01/2024minha estante
Misericórdia Davi, meus pêsames kkkkkkkkk mas vai ser uma ótima apresentação!!

evf684 17/01/2024

O beijo no asfalto
Assisti o filme de 1981(que gostei muito) e fiquei curiosa ao saber que era adaptado de uma peça do teatro do Nelson Rodrigues. Logo resolvi ler o roteiro.

Gostei muito dessa leitura, achei muito interessante as críticas que ela trás, o Nelson Rodrigues foi genial ao escrever essa, talvez eu leia outras do autor, quem sabe?

Vale citar que a cena final pelo menos pra mim é memorável.

fabio.orlandini 06/01/2024

O poder da maldade
Esse livro não poderia ser mais atual. Arandir, a pedido de um moribundo, lhe dá um beijo antes de morrer. A partir daí, sua vida é transformada por uma rede de mentiras e fake news. Excelente.

Pedro3906 26/09/2023

"Você nunca ouviu falar em gilete? Em barca da Cantareira?"
Li Vestido de Noiva coletivamente algum tempo atrás e de supetão decidi ler este, já conhecedor do título e da pequena anedota rondando uma montagem do espetáculo. É uma ogiva apelativa, cada página revelando o buraco que cada um se enfia envoltos nas trevas de si, acontecimentos íntimos escandalosos revelados pouco a pouco. Apesar do traço estilístico, me deu agonia as frases cortadas no meio. Animei-me por escrever histórias extrapoladas que tanto faltam na timidez de minha literatura.

luisa619 14/09/2023

Carambolas(ia por outra coisa mas o app censurou)
Que peça foda mano, não esperava gostar tanto de um livro paradidático como gostei desse, o final é mt bom, vou ser sincera que fiquei meio confusa, mas dps q entendi amei mt, agora é só esperar que a professora deixe a gente encenar essa peça ao invés da outra q ela passou

isabela354 13/09/2023

Indispensável
Nelson Rodrigues, o autor do livro, foi um cara extremamente conservador inclusive apoiou fortemente a ditadura mesmo quando seu filho, um militante de esquerda, foi preso e torturado. Tendo isso em mente conseguimos analisar aspectos que mostram sua visão bem conservadora em relação ao beijo entre dois homens e como ele retrata as mulheres em sua obra. Porém o cara era um gênio, o ritmo da peça e as interações e ações dos personagens acontecem de uma forma tão fluida que te prende no livro, com traços cômicos e trágicos ao mesmo tempo é uma leitura muito boa. O livro em si entra em questões bem ?polêmicas? que o tornam interessante, a questão do aborto, da relação incestuosa do pai com selminha e a questão da dália e do marido. A obra mostra pedacinhos de como era a cidade do rio antigamente e isso também traz um ar nostálgico, extremamente interessante, leitura indispensável pra conhecer a literatura brasileira.

Giovanna1533 15/08/2023

Interpretei Selminha na minha aula de teatro, o final é surpreendente, gosto muito dessa peça. Foi uma honra trabalhar com ela. Recomendo muito esse autor para estudantes de artes cênicas!

Gustavim Barros 18/07/2023

O primeiro roteiro a gente nunca esquece
Na minha ingênua ignorância, comprei esse livro achando que era um romance, quando abri era o roteiro de uma peça de teatro. Aceitei o desafio de sair da minha zona de confronto e encarar esse gênero que nunca havia lido antes, e acabei gostando. É uma leitura rápida, dinâmica e a história é bem pesada. Amei!

sarinhazone 07/05/2023

Li esse pra escola e fiquei chocada com o tanto de crítica e genialidade dentro de um livro tão pequeno. O enredo é muito interessante e te prende o tempo todo, você fica o tempo todo querendo saber o que acontece na mente de cada personagem. A linguagem que ele foi escrita é ótimo porque vc consegue exatamente imaginar os personagens. O plot no final faz tudo valer a pena, confesso que mesmo tendo imaginado tal possibilidade me surpreendeu. Esse livro é muito bom e me fez querer conhecer mais do autor

Gabriel 06/05/2023

Uma história com potencial, mas simplesmente não gostei dos personagens, de NENHUM.

O final é BEM surpreendente
V1nim0ura 16/06/2023minha estante
Um texto dramatúrgico é feito para ser encenado, então talvez sua opinião mudasse vendo a peça em palco.

Procyon 30/04/2023

O beijo no asfalto ? comentário
?Beijo nos afalto? faz parte das tragédias cariocas (ou de costumes) de Nelson Rodrigues, obsessivo pelos fatos escabroso, faz um retrato da formação do subúrbio da cidade. Há um tom farsesco, em que todos os personagens tomam suas atitudes baseadas em motivos obscuros e ordinários (o pai que mente por nutrir desejo pela filha; a imprensa e a polícia, por poder político e econômico; até mesmo Dália, que só viria a acreditar na farsa no final da história, só crê em Arandir inicialmente pelo desejo que sente pelo cunhado e pela disputa com irmã).

Além do paralelo com as narrativas kafkianas, porém, num estilo tipicamente rodriguiano, onde o protagonista não possui alternativa nem rota de escape ? em que os eventos ocorrem contra a sua vontade, e o clímax vem como uma avalanche, dada desde o princípio da narrativa ?, o livro traz as peculiaridades estilísticas e temáticas do autor, que aqui estão mais fervorosas. O moralismo dominante, as diferenças de classe e a hipocrisia dos costumes (bem a homofobia) são extenuados através de uma visão bastante pessimista do ser humano. Nelson aborda a corrupção policial, a falta de ética do jornalismo, o moralismo ? disfarçado ou não ? das personagens (que afirmam defender certos valores, mas agem de acordo com seus impulsos mais primitivos e inconfessáveis).

Ademais, o autor retrata uma sociedade entregue a um processo descontrolado de modernização característico da época que não se adapta (há sempre um contraste entre a modernização que entra em conflito com os valores antiquados, provincianos, das personagens frágeis psicologicamente). A fácil propagação de boatos, fofocas e versões alternativas de uma história (que na contemporaneidade tomou os rumos por ?fake news?), que demonstra a força das manchetes na opinião pública, é alvo crítico do escritor, que emprega aqui uma linguagem jornalística, de diálogos truncados e falas incompletas ? o que traz certa agilidade na narrativa. Nelson perpassa a questão do ciúme, do incesto, do impulso à traição, da fraqueza e da canalhice humanas, tudo situado num clima sempre farsesco, de insegurança e morte.

Essa fase última de Nelson ? tão negligenciada pela ?critica especializada? ?, das ?tragédias de costumes?, me remetem a uma coisa que estou embrenhado até os dentes: a solidão ? de personagens que estão isolados em seus próprios microcosmos; onde as relações entre as pessoas transmitem apenas a sensação de incomunicabilidade, cinismo e vileza humanas. Se em algumas peças míticas de Nelson falhava pela pretensão helenística, aqui ele acerta em cheio ao escolher a simplicidade, e fazer disso tanto uma tragédia quanto uma poética maior do que fez em seu período mítico. Nelson Rodrigues é um grande escritor porque consegue ser universal e atemporal.

Fran Baltazar 29/04/2023

Nelson Rodrigues é incrível
Que nostalgia reler beijo no asfalto, trabalhei como atriz durante um tempo e interpretei a Selminha. Uma crítica muito bem construída, com aquele plot no final para fechar com chave de ouro. Recomendo muito, é uma história que te prende e muito rápida de ler. Não dei 5 estrelas pq gostaria de cer mais detalhes da história,poderia ter mais páginas tranquilamente.