Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

MICHELLE300 26/03/2015

FELIZES PARA SEMPRE?!!
Um livro envolvente, muito, mais, muito bem escrito, onde os personagens facilmente se tornam reais e passam a serem amigos seus, aqueles que você tem hora que ama, tem hora que fica brava, feliz, decepcionada...um livro muito bem escrito, e o mais perfeito de tudo é que você realmente só sabe o que vai acontecer quando realmente acontece!
Uma história para fazer pensar nas relações atuais, na apresentação de família que o mundo quer que acreditemos, nos valores mais intrínsecos que nos são inculcados desde pequenos. Vale muito a pena, ler, refletir, aprender com esta história envolvente!!

Prof. Angélica Zanin 18/02/2015

Perdão ou não?
A história de duas mulheres vivendo suas vidas cotidianas e que têm seu destino alterado pelo encontro inevitável. Tessa e Valerie - as duas são as mocinhas e as vilãs. Nenhum erro cometido foge totalmente ao mínimo de que o ser humano é capaz. Talvez Tessa, ao se anular como profissional, tenha dado uma brecha para a crise, e Valerie não teve a convicção de que não se constrói a felicidade baseada na infelicidade dos outros. Regra de ouro: Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você! Quanto a Nick, um homem comum, incapaz de resistir a alguém que o admire tanto que o faça se sentir melhor do que na verdade é. Bom, nada mais que isso!

Thalita - @mundodaspaginas 30/01/2015

Uma história envolvente.
Questões do coração foi o meu primeiro contato com Emily Giffin e minha melhor leitura da autora até agora. É um daqueles livros que meche com os seus sentimentos e te faz sentir raiva, pena, tristeza, alegria (principalmente raiva!). E, mesmo não concordando nem um pouco com o final que a autora deu para Tessa e para Valerie, classifiquei-o como 5 estrelas porque é difícil você ler um livro que desperte tantos sentimentos (principalmente raiva, já falei? Haha).
A história gira em torno basicamente de Tessa, Nick e Valerie, três pessoas com personalidades e pensamentos tão diferentes mas que quando você termina o livro te faz pensar em como no fundo compartilhamos os mesmos sentimentos, as mesmas dúvidas e as mesmas emoções desses personagens. Em uma narrativa dupla entre Tessa e Valerie não posso negar que a primeira foi minha personagem preferida e por quem eu torcia o livro inteiro, embora seja impossível não se solidarizar com Valerie e sua história de superação. Na verdade queria que as duas terminassem bem e, sem sombra de dúvidas, que superassem todo o problema principal do livro, que dessem a volta por cima.
Sim, o final me decepcionou de uma forma imensa, talvez porque eu não seria capaz de tomar a decisão que a Tessa tomou, embora no fundo bem no fundo eu entenda seus motivos, se esse era o final pretendido a autora poderia, pelo menos, tê-lo elaborado com mais cuidado, fiquei com a sensação de que foi tudo meio corrido nas últimas páginas (só eu?). Mas nem isso tirou meu amor por esse livro que com certeza será relido em breve.
Emily é uma mestra em despertar sentimentos em nós que nem sabíamos que existiam e me sinto grata por tê-la conhecido através desse livro incrível.

Francisco M. 26/01/2015

um romance que é uma lição de vida.
eu sempre achei que livros com nomes assim fosse feitos para mulheres quarentonas solteiras e sem filhos... mas me supreendi com a leveza da narrativa que é ao mesmo tempo provocadora e instigante. Emily sabe como prender seus leitores da página 1 ao 440 do livro.

achei muito inovadora a forma como se desenrola a história vista de opticas totalmente diferentes a da Tessa em primeira pessoa e a da Valerie em terceira pessoa. isso contribuiu para nós se indentificamos ainda mais com as pessonagens e gritamos de ódio ou morremos de amores pela coitada da valerie que é uma aspirante a advogada bem sucedida que vê em uma acidente com seu filhos se reacender a chama do amor a muito tempo esquecida (sem trocadilhos por favor).

do outro lado temos Tessa uma dona de casa padrão americano bem casa com um cirurgião pediátrico e mãe de 2 crianças, bem mimadas diga-se de passagem, que sente que seu casamento está em banho-maria e prefere se abrir com as amigas ao expor a situação com seu marido, o cirugião charmosão Nick Russo.

são poucas coisas que não gostei nesse romance. uma delas é o ponto de vista feminista que a autora faz questão de por em evidencia ao logo do romance. outra é a gangorra em que nick sofre com as 2 mulheres como se ele fosse objeto de desejo de uma e o salva-vidas de outra.

É estranho, confesso, dar uma opinião de homem sofre questões do coração. mas o livro me toca pelo simples fato de mexer com o cotidiano de toda mulher e expor uma situação que não está tão longe do nossos dias atuais.

Amanda 27/12/2014

Simplesmente Complicado
Eu nunca escrevi uma resenha, mas passei tanto tempo refletindo sobre este livro que não resisti. Para começo de conversa, gostaria de deixar claro que amei os dois livros da Emily que já li (este e Laços Inseparáveis), acho que ela consegue pegar a essência da alma humana com muita sagacidade e nos deixa com aquele pensamento de: "e se fosse comigo?". Então vamos lá, a Tessa era uma moça muito ativa, que sabia o que queria e apesar de toda a beleza da sua vida, começa a se entendiar (sim, eu senti isso nela), primeiro ela deixa seu emprego para não perder os momentos importantes do crescimento dos filhos e depois se apega a vida da classe média alta de Boston criando amizades e tentando se encaixar em um ambiente que ainda não decidi se ela realmente se encaixava. O Nick era um típico rapaz que conseguiu se dar bem na vida, ótimo emprego, amigos e uma esposa que o amava, então onde tudo começou a dar errado? Eu acredito que quando ele passou a priorizar tudo, exceto a Tess. Seus filhos, sua carreira e até mesmo sua privacidade eram pessoais, nada era compartilhado, vejam bem, não estou dizendo que ele não a amava, apenas que não dava valor ao que tinha. A Valerie não era o que eu achei que fosse no começo, imaginei que ela fosse egoísta, inconsequente, a típica destruidora de lares, qual foi minha surpresa quando me deparei com uma personagem carente, preocupada e em alguns pontos até inocente (novamente interrompo minha resenha para acrescentar que não a considero inocente no caso, mas como pessoa), ela foi abandonada, criou o filho sozinha e só contava com o irmão e a mãe para ajudar e mesmo assim se tornou uma advogada bem sucedida, achei apenas um pouco egoísta da parte em não incluir o Lion na vida do Charlie, por mais irresponsável que ele fosse, ele merecia saber que tinha um filho e o filho merecia saber que tinha um pai, mesmo um irresponsável e egoísta.
Depois de falar sobre o que achei de cada um individualmente, vamos a história. O encontro da Valeria e do Nick ocorreu em uma circunstancia horrível para uma mãe, ela estava fragilizada e acredito que em certo ponto se sentindo culpada por estar "sozinha" naquela situação com o Charlie. O Nick estava incomodado com seu casamento, na verdade acho que o sentimento correto seria inconformado, e se agarra ao "serei seu herói nesse momento", começando assim o que mais tarde seria o caso. Não estou dizendo que o caso foi certo, pelo contrário, senti um ódio profundo dele por se envolver nessa situação, e o que mais me incomodou era que ele parecia mais preocupado com o Charlie e a Val do que com seus próprios filhos e a Tess.
A Tessa me lembrou muito de algumas mães que conheço, que querem abraçar o mundo, serem bem sucedidas e estarem sempre presentes, até que sente a vontade de abandonar seu emprego e se dedicar totalmente à família (nesse ponto devo dizer que sou a favor da opinião da mãe dela, acho que trabalhar e ter uma vida é essencial para a saúde mental de pessoas independentes, como a Tess, claro que cada caso é um caso, como a Rachel, por exemplo, que se identificou com essa vida), ela se aliou a pessoas que até ela mesma considerava fúteis e desocupadas e fez das crianças seu foco. Esse era o ponto que queria chegar, ela transformou as crianças no centro do seu viver, o que é certo, visto que ela é mãe deles, mas ela deixou todo o restante de lado, inclusive ao Nick - sei que nesse ponto, muita gente deve estar imaginando, do lado que quem essa garota realmente está? rs, já vou chegar lá.
Meu ponto é, não acho que a Tess foi culpada pelo caso, acho que ela e o Nick foram culpados pela caída do casamento e que a situação culminou no caso, mas acima de tudo acho que a falta de comunicação entre os dois, os longos silêncios e a aparência de "tudo está perfeito", foram o motivo principal de tudo. A Val apenas estava lá no momento em que tudo se tornou insuportável para os dois (Tess e Nick) e quando tudo parecia desabar na vida dela mesma. A lição que podemos tirar disso é que por mais que não desejamos entrar em crises ou "lutar batalhas desnecessárias" (palavras da Tess), estas são necessárias e que a perfeição só é aparente, todos temos nossos problemas e momentos de fraqueza, a diferença é como iremos resolver e tratá-los.
Um último comentário, é que achei realmente que a atitude da Tess foi superior, ela tratou tudo com classe, sem prejudicar as crianças e ainda mais sem fingir que nada aconteceu, ela foi forte, franca e guerreira e gosto de pensar que chegasse a enfrentar uma situação como a dela, eu tomaria as mesmas atitudes.
Bom gente, é isso ai, não sei se ficou confuso ou se deu pra entender o que eu realmente achei, mas não consegui evitar meus dedos de traduzirem um pouco do que senti avaliando a mensagem do livro. =D
P.S.: Achei que a Emily poderia ter desenvolvido um pouquinho mais o final, gostaria de saber o que aconteceria com o Lion e a Val quando ela contasse do Charlie e, principalmente com a Tess e o Nick.

Marcella 15/11/2014

Final decepcionante
Gente, o que acontece no final desse livro?
Não gostei nem um pouco. Achei que ficou mal contado, que ficou faltando coisa, principalmente na parte da Valerie e mais, achei que o final não deveria ser esse principalmente por ter acontecido tudo aquilo no livro inteiro. =( Fiquei triste
Marcella 21/12/2014minha estante
HUAHUAHUAHUAHU. Nossa eu fiquei chocada. Como assim? Já ouvi falar que talvez tenha uma continuação. Vamos ver né? rs

Ariana 06/11/2014

Resenha: Questões do coração - Emily Giffin
"O amor é compartilhar uma vida juntos (...) Amor é o que nós temos".

Olá leitor!!!
Mais uma vez faço resenha maravilhada com a história que Emily Giffin nos traz. Desta vez é sobre Questões do Coração cujo título original em Inglês é Heart of the Matter.
É o segundo livro a ser publicado aqui no Brasil. E, por mais que seja o terceiro livro ao meu conhecimento, percebo que as histórias são semelhantes... Personagens totalmente diferentes de personalidade, porém, semelhantes a uma pessoa que podemos encontrar na rua, em um shopping etc. Isso que nos encanta ao ler os livros desta autora. Vale muito a pena conhecê-lo e se encantar com duas mulheres totalmente diferentes mas com um propósito... Serem amadas!
Vamos a resenha?

A narrativa se divide entre a primeira pessoa do discurso, ao relatar sobre a vida de Tessa Russo, e a terceira pessoa fica mais presente ao se tratar sobre a vida de Valerie Anderson.

Tessa Russo é casada com um dos melhores cirurgiões pediatras, Nick Russo, onde a conhecera faltando duas estações para desembarcar. Neste tempo, Tessa era noiva, mas quando viu Nick pela primeira vez, se apaixonou. Ele era um simples residente cirurgião, que usava uma calça velha de cirurgiã, um avental segurando um copo de café. Seus olhares cruzaram e Tessa não pensava em outra pessoa a não ser Nick. Era um casal perfeito aos olhos de seus amigos, vizinhos e familiares.

"Eu não conseguiria pensar em um gesto mais doce até uma hora mais tarde, em um vagão vazio do metrõ, quando tirou um anel de seu bolso e me pediu em casamento, prometendo me amar para sempre"

Tessa e Nick estavam juntos a 7 anos, tinha dois filhos, Ruby e Frank. Tessa era professora, mas devido a ouvir sua mãe, começou dar mais atenção a sua casa, família e principalmente na educação de seus filhos. Devido a essa circunstância, Tessa deixou a sua profissão de lado e passou a ser uma mulher que se preocupava com o bem estar de seus filhos e de seu casamento com Nick.

Valerie é uma advogada muito bem sucedida. Embora que em muitos momentos percebemos a sua fragilidade em lidar com as coisas do dia a dia, Valerie nos demonstra ser uma mulher que luta pelo amor de seu único filho, fruto de uma paixão por Lion, porém nem Charlie e Lion se conhecem ou tem conhecimento de serem pai e filho.
Isso me encanta em Valerie, ser forte em momentos difíceis, mas não perdendo a sua fragilidade em lidar com estes assuntos.

Valerie é uma mãe solteira, e para educar seu filho, Valerie passa por momentos muito difíceis, como fazer a faculdade de direito para poder melhorar de vida e poder se manter financeiramente. Jaso, seu irmão, é uma pessoa fundamental na vida de Valerie, por sempre estar lhe ajudando na educação de Charlie de apenas 6 anos, por dar conselhos e sempre querendo estar por perto em qualquer situação, seja ela simples ou até mesmo que possa de certa maneira mudar a sua vida. Devido a estas coisas, Valerie nos mostra que é uma mãe super presente no desenvolvimento de seu filho e também protetora.

Em uma certa noite, Charlie sofre um terrível acidente na casa de um de seus colegas de classe. E é socorrido as pressas para um hospital, devido a gravidade desta tragédia.

Muitas coisas começam a mudar: sentimentos, incertezas, a falta de compania de um pai presente na vida de Charlie... Essas e outras questões começa a surgir diante desse fato.

Duas mulheres, como disse antes, que amam seus filhos porém são unidas pelo mesmo propósito, isso custará decisões que podem levar a caminhos que mudaram completamente a sua história.

site: http://ariabooks.blogspot.com.br/2014/07/livros-questoes-do-coracao.html

x gaabý 23/10/2014

Prepare os lencinhos
Sempre fugi de livros curtos, por n's motivos, mas após ler e ver este livro ser tão bem recomendado, e pelo seu subtítulo, resolvi arriscar, abaixar minha guarda assim como Valerie Anderson. Difícil fazer uma resenha do livro sem dar spoiler's mas basicamente se tratam do cotidiano exaustivo e monótono de duas mulheres, uma casada e com dois filhos e outra mãe solteira. A vida das duas é ligada por um acidente com um dos filhos das duas, e sem ligação direta até o final do livro, a história se desenrola suavemente e com uma escrita maravilhosa, confesso que Questões do Coraçao foi meu primeiro livro de Emily Giffin, mas de forma alguma será meu último. Este é um daqueles livros que a gente vive completamente imerso na história, com os personagens, rimos, ficamos com raiva, muita raiva em alguns momentos, em outros compaixão, amor profundo, medo, tristeza e principalmente esperança, todos na medida e momentos exatos. Recomendo muito, e tenho certeza que ninguém se arrependerá.

Edna 16/10/2014

Perdoar
A base para evitar sofrimento prolongado é sempre o perdão; recuperando assim a vida familiar, a felicidade do casamento.Primeira questão é assumir que tem culpa quando um erra, porque sempre à culpa dos dois qdo um casamento não vai bem. Emily Giff nos deixa um suspense quanto à questão da Valerie Anderson e seu amável garotinho de 6 anos que foi a maior vítima destas questões do coração; por certo nos dárá o privilégio da continuidade da história.
Marcella 15/11/2014minha estante
Tomara rs pq realmente não gostei do final da Valerie

Jaque 20/08/2014

Romance leve...
Questões do Coração conta a história de Tessa e Valerie.
Tessa Russo é casada com Nick Russo, ele um grande cirurgião plástico. Ela e Nick são casados a 7 anos e tem dois filhos Ruby e Franky. Tessa larga sua carreira para se dedicar a família, e com o tempo se torna depressiva, desconta os amargos do seu dia a dia em Nick.

Tessa ve sua vida mudar a partir do aniversário de casamento com Nick.

Valerie Anderson é uma mãe solteira, advogada e seu único amigo é seu irmão gêmeo, Charlie seu filho é a coisa mais importante de sua vida.

A vida de Tessa e Valerie se cruzam com um terrivel acidente que Charlie sofre e quem o atende é Nick.

Ao final do livro, o que fica é que o perdão muitas vezes é preciso para recomeçar uma nova vida, que as atitudes com quem vc mais ama são as que mais temos que cuidar.

Espera mais do livro e da autora, mas no fim posso dizer que é bonzinho!!! =)

Bárbara 17/08/2014

Gostei muito. Primeiro livro da autora que eu li e ameiiii.
Achei louvável à atitude de Nick.
Recomendo a todos que gostam de uma leitura dinâmica, envolvente e curiosa.

Rachel 17/07/2014

Previsível
Totalmente previsível e, por isso mesmo, te leva a exaustão...

Eliane Maria 04/07/2014

Minha impressão sobre esse livro.
Romance leve de leitura fácil.
Questões do Coração, apesar de ter um tema comum , essa autora soube explorar muito bem o que está por detrás dessas questões.
Um fato acontece...
Mas o que contribuiu para que esse fato acontecesse?
Todas essas questões são questionadas ao máximo, e faz com que o leitor perceba o amadurecimento emocional de cada personagem.
Seus erros, suas tentativas, seus acertos, perdão, raiva, compaixão e etc.
Duas famílias vivendo seus tramas pessoais, tendo elos comuns.
O romance é narrado de forma alternada com cada família, onde o leitor sabe gradativamente os problemas , medos, receios , ideais de cada personagem.
Vários pontos de vistas são abordados pelos personagens secundários.
Emily Giffin tem esse dom de fazer com que o leitor se emocione com um tema tão comum, pois a forma como ele é narrado faz toda a diferença.
Cada personagem nesse romance teve o seu papel muito bem explorado, onde os limites são testados, pontos de vistas revelados e confrontados.
As justificativas para alguns atos serão válidas ?
Mas o que realmente importa nas questões do coração ?
Vale a pena ler esse romance e se colocar no lugar de alguns personagens.
O que você faria se vivenciasse aquelas questões ?