Macunaíma

Multiverso da Loucura
23.10 - 10.11
?? | **Macunaíma, o herói sem caráter** - Mario de Andrade
? 342/342
? nota: 4.5/5 ? ? ? ? e ?
- Estou tendo crise de riso no supermercado kkkkk. 100or
- Imagino a o furdúncio que esse livro deve ter causado no meio literário e em que as inflências parnasianas ainda davam o ar da graça
- Me senti vendo episódios do antigo pica-pau. Tudo aqui paradoxal, ao mesmo tempo que é nonsense tem uma lógica por trás
- Como disse o Professor Frederico Coelho, a ideia é conceber um Brasil homogêneo, nem que pra isso tenha que se desrespeitar a geografia, desregionalizar e dar um nó tempo, espaço, línguas e lendas
- é um livro pra quebrar paradigmas, inovar e repensar o Brasil e o brasileiro. Contudo, também é problemático sobretudo por reforçar estereótipos sobre os povos autóctones (aí vc errou feio Mario de Andrade)
- também tem uma crítica à retificação das pessoas (Karl Marx) quando elas são transformadas/transformam-se em objetos: máquina-telefone, máquina-revólver, etc

Giovanna.Evelyn 11/07/2022

Odeio dar notas ruins para os livros que leio, porque sempre começo a pensar no trabalho que os autores tiveram, na criatividade que tiveram que ter para construir suas obras, etc. Mas não poderia avaliar esse livro positivamente porque, para mim, foi exaustivo da primeira página à última. A história é confusa, cada capítulo parece estar desconectado do anterior, e o vocabulários é muito difícil de compreender. Durante o livro, aparecem palavras de origem indígena a todo o momento, algumas inclusive que nem no Google dá para achar. Depois de ler algumas páginas, eu simplesmente cansei de não conseguir compreender o conteúdo de uma delas sequer sem o auxílio de dicionários, e prossegui sem entender. Tive que ler por completo para um trabalho escolar, mas se fosse por mim eu teria abandonado. Respeito a história e o fato de o autor ter participado de um movimento literário tão importante quanto o modernismo, mas para mim a experiência foi péssima
Guinho 25/07/2022minha estante
Pior que não são somente indígenas, mas também de origem africana e maneirismos da época. A ideia do autor era criar um personagem realmente "brasileiro", como uma personificação do brasileirismo, que na cabeça do autor é uma condição que só se expressa na miscigenação, multiculturalismo e sincretismo. Infelizmente isso estragou a leitura para mim, porque a obra é cheia de preconceitos e acaba sendo rasa, já que o autor obviamente não domina as culturas dos povos mencionados, sem contar que eu não concordo com a ideia de (não acho que exista) um "brasileiro" médio e padrão a ser constituído, seja como um herói ou vilão...

Méuri 29/09/2023

Mário, pra que esse exagero todo??!!
Chatíssimo, leitura demorada, super enrolada, exige muita atenção e interpretação pra entender tudo que se passa, até porque a maioria das coisas estão implícitas.
No entanto eu adoro as lendas e as histórias, e depois que se entende até fica legal, apesar do EXAGERO DE SINÔNIMOS QUE SE USA PRA TUDO (SOCORRO DEUS, PRA QUE???????????)
Mário realmente viajou MUITO com esse livro, mas só recomendo se tiver a fim de viajar junto c ele, ou se tiver uma análise ou algo do tipo que auxilie na compreensão dos detalhes do livro.

Jean Bernard 20/04/2022

Uma Vitamina de Brasil
Mário de Andrade pega cada aspecto cultural do nosso país e joga dentro do liquidificador, mistura bem, tempera com toques de ironia e nos serve com maestria.
Um grande detalhe que ele não nos diz como devemos tomar. Temos que decidir por nós mesmos. O tempero final pode e deve ser adicionado à gosto.

Enzo.Dellevedove 28/10/2020

Macunaíma - A tentativa cômica de se descrever quem somos
O livro Macunaíma escrito por Mário de Andrade, um dos principais autores do inicio do modernismo é a tentativa de se formar uma identidade nacional. Como já citado, Mário de Andrade é um expoente da primeira fase modernista, isso é, é do seu feitio a tentativa de descrever o que seria o povo brasileiro, ou melhor, a sua origem. Nesse livro, nosso herói Macunaíma representa a origem de tudo que se tem de referência ao brasileiro. Porém, não se engane, esse livro não só trata das partes boas do que seria o cidadão do Brasil, mas também trata muito dos aspectos negativos, na visão do autor. É preciso entender a realidade dos modernistas para compreender a razão dessa descrição minuciosa de Mário de Andrade. Numa época onde a censura ao não perfeito, a arte como requinte e outras demais características parnasianas são alvo, Macunaíma é um ótimo exemplar para os estudantes a missão da primeira fase modernista. A respeito da leitura, a versão ofertada a mim é a história ilustrada, ou seja, temos uma espécie de HQ de Macunaíma. Eu pessoalmente não gostei de ter recebido assim, mas é compreensivo que em um ambiente escolar se priorizem as versões mais fáceis e mais caricatas dos clássicos, buscando integrar mais a relação novo leitor/obras clássicas. Se eu creio que Mário de Andrade acertou em descrever Macunaíma como o retrato da origem brasileira? Eu, pessoalmente, não acho. Porém, o livro é bom, e oferta diversas risadas para quem está acostumado com a rotina do brasileiro, uma vez que o livro demonstra com tons de ironia e humor os trejeitos que supostamente nos foram passados. Recomendo o livro para quem quer se divertir e tentar entender a proposta modernista da primeira fase. Contudo, para aqueles que querem saber um pouco mais da história/origem do povo brasileiro, recomendo os livros do Darcy Ribeiro ou de um outro antropólogo.

letícia 12/05/2023

Chato
Macunaima é chato e insuportável. Pior livro que li esse ano. Terminei amarrada de tão ruim que era.
tofsaint 12/05/2023minha estante
e deu 4,5? kkkkkkkkkkk gente

BJekyll0 12/11/2023

"Não vim no mundo para ser pedra."
Acho que a maioria das pessoas que leram o livro pela primeira vez se se sentiram de alguma forma perdidos.
Makunaíma é uma lenda indígena que Mário de Andrade, após ler o livro de um enólogo alemão, Theodor Koch-Grunberg, cria nosso Macunaíma, e quando eu digo nosso, é como somos.
O fato de ele não ter caráter se dá ao fato da constante transmutação física e psicológica que o herói passa. Sendo ele capaz de virar bicho, de virar branco, de virar tudo. No romance nós observamos a transformação do personagem, a formação de sua personalidade. Em Macunaíma, que o próprio Mário chama de rapsódia não há essa construção. Macunaíma é muitos, é tudo. É impossível elaborar um perfil do personagem que nem mesmo cabe um perfil.
A resenha não tem a intenção de falar da história mas situar a concepção de que Mário de Andrade tentou romper as divisas do Brasil, fazendo o herói circular entre as regiões de forma a tentar não só construir um caráter mas unificar um país tão rico culturalmente e tão distante geograficamente. A tentativa de uma mistura de regionalização para construir uma identidade nacional e ao mesmo tempo apontar a brasilidade ignorada.

Natalie Lagedo 09/05/2016

Apesar de Macunaíma ser considerada uma das obras mais importantes da literatura nacional, Mário de Andrade não conseguiu me convencer com o experimentalismo de linguagem utilizado. A única obra dele que conhecia até então era Amar, Verbo Intransitivo - livro que gostei bastante, e acho que um dos motivos de eu ter me decepcionado tanto com a leitura foi a comparação que não pude deixar de fazer entre eles. Nem parece que foi a mesma pessoa que escreveu os dois.

Há quem adore a história e ache o protagonista um grande representante do brasileiro.Não concordo com isso e também não fiquei envolvida com a brincadeira que o próprio autor nos prefácios se propõe a fazer, pois deu a impressão de desleixo.

Porém, pelo valor histórico e revolucionário da escrita é interessante conhecer Macunaíma, o herói sem nenhum caráter; mas para aqueles que, como eu, tem dificuldade com textos escritos com a linguagem oral, é enfadonho.
Leonardo 09/05/2016minha estante
Bom comentário! Tenho interesse em ler =) Li alguns textos dele sobre música e já achei super chato hehe

Gabriel 13/04/2017minha estante
Ainda não concluí a leitura, mas estou um tanto adiantado e surpreso. Embora eu esteja plenamente de acordo com seus pontos críticos ? especialmente em relação ao reducionismo caricaturado que Macunaíma representa ? dei boas gargalhadas durante a narrativa. Tive certa resistência para iniciar a obra por conta das convicções (que julgo partilharmos) acerca do uso de linguagem coloquial em obras desta proporção, no entanto, ao que parece, a utilização desleixada ? para utilizar o mesmo termo que a senhorita ? da língua portuguesa caiu como uma luva para o objetivo de incitar certas reações no leitor.

Gabriel 13/04/2017minha estante
Ainda não concluí a leitura, mas estou um tanto adiantado e surpreso. Embora eu esteja plenamente de acordo com seus pontos críticos, especialmente em relação ao reducionismo caricaturado que Macunaíma representa do brasileiro, dei boas gargalhadas durante a narrativa. Tive certa resistência para iniciar a obra por conta das convicções (que julgo partilharmos) acerca do uso de linguagem coloquial em obras desta proporção. No entanto, ao que parece, a utilização desleixada (para utilizar o termo que a senhorita empregou) da língua portuguesa caiu como uma luva para incitar certas reações no leitor.

caboraissa 27/06/2020

A desprezibilidade de Macunaíma e a genialidade de Mario de Andrade aqui são totalmente proporcionais!

Bea 15/08/2023

Um dos clássicos favoritos
Ando lendo uns clássicos que estudei na época da faculdade e Macunaíma, sem dúvidas, é um dos meus preferidos, inclusive o filme, que mesmo modificando algumas partes da história, continua cômico.

paloma 11/01/2021

A leitura não é fácil, mas é muito válida
Publicado pela primeira vez em 1928, o romance Macunaíma se tornou um clássico absoluto do modernismo brasileiro. Mário reúne nesta obra o resultado de longo trabalho que, apesar do autor ter relatado que o livro foi escrito em apenas 4 dias, assinala os contrastes linguísticos nacionais, diferentes elementos como cultura, história, fantasia e crítica social que permeiam a aventura do Índio Macuaíma.

Como citei no título dessa resenha, não foi, pra mim, uma leitura fácil. O livro é permeado pela cultura indígena, que apesar de ser a primeira em nosso país, não é disseminada e valorizada atualmente. Outra questão que dificulta a leitura é o vocabulário utilizado pelo autor, MAS que é justamente um dos pontos altos da obra. No fim, foi uma leitura recompensadora e com certeza muito rica.

Larissa 21/01/2022

Achei que não iria conseguir terminar, algumas partes pareciam inacabadas, mas insisti e amei ter lido este livro. Fiquei encantada com a riqueza de palavras, com as lendas e com os significados por trás das histórias do herói. Recomendo.

Kemi 07/09/2022

Mário de Andrade, cê tá bem? Kkjjk
Cada frase escrita era uma baforada no beck. Creio que assim Mário de Andrade escreveu Macunaíma, uma clássica brisa.
Cris609 16/09/2022minha estante
Kkk

Isabelle 31/05/2022

Realmente é um herói sem caráter?
Respondendo a minha própria pergunta, sim! é um herói sem caráter nenhum.
Mario de Andrade quis retratar a malandragem brasileira e fez isso muito bem, mas com um toque de exagero. Macunaíma é sem caráter, um galinha, malandro, preguiçoso e tudo o que pensa é voltado pro seu prazer carnal, o sexo.
O livro tem uma linguagem bem difícil por usar uma linguagem muito regional, por se passar na Amazônia acaba fazendo muitas referências com palavras da língua nativa sem falar as inúmeras referências ao folclore quando nosso herói se tranforma ao longo do livro.
Um livro extremamente importante pro seu período, já que é um marco na literatura, mas com uma dificuldade de entendimento muito grande.
Algumas falas eu vejo uma problemática, pode ser algo da minha leitura, mas também acho que essa era a ideia de Mario.
No fim é um livro bom, mas que demanda tempo, com muitas críticas ao nosso Brasil