Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

isa.dantas 10/11/2020

Um livro aparentemente ingênuo, mas que levanta umas questões importantes, como Cuba, racismo e religião. Não esperava por isso.

Brenda 14/07/2021

He leído la primera edición, de 1995, en español. Es una lectura muy corta, pero muy fuerte. Una narración en primera persona, cruda y envuelta a un proceso de luto y de lucha personal. ¡Es perfecto!

Atención a temas sensibles, como las violencias de género y el abuso sexual.

Isabela 11/09/2022

Mamãe
Pense em um livro imenso em meras 100 páginas. Através de pequenas cartas conhecemos a história de uma criança que, além de sofrer com a perda da mãe, sofre constantemente com a falta de amor da família e o peso do racismo em todo lugar.
Me lembrou muito O peso do pássaro morto da Maya Angelou.
É uma história densa que vale a pena ser lida.

Ri :) 23/02/2020

O amor não tem nada a ver com cor.
"Pecado é uma coisa que Deus não gosta que as peassoas façam, mas mesmo assim continuam a fazer porque gostam."
Uma das coisas mais lindas que li ultimamente... A doçura de uma criança que não se abate diante da falta de educação e violência familiar, desabafando suas tristezas e sonhos com a mãe morta. Uma lindeza!

Juca Fardin 27/08/2020

Cartas para a minha Mãe
Intenso e necessário! Teresa Cárdenas se ilumina na literatura contemporânea cubana. Suas obras se destacam devido a legitimidade que ela impõe. Espetáculo!

Lili 19/06/2023

Cartas para minha mãe
Livro de muita sensibilidade, uma menina escreve cartas para a mãe que está morta, e através dessas cartas vamos descobrindo como é a sua vida. Cercada de preconceitos por sua cor ela vai descobrindo um mundo além de seus problemas com a família. E fazendo amigos vai se tornando forte e ganhando respeito dos outros e aprende a se aceitar.
Narrativa é ambientada em Cuba.

nayanebrito 08/05/2020

Sobre "Cartas para minha mãe"!
#SLResenha

Cartas Para Minha Mãe | Tereza Cárdenas

Uma menina adolescente escreve sua vida, através de cartas, para a mãe que está morta. Nessas cartas, ela conta como é ir morar com a tia e as primas, que claramente não gostam dela e que fazem de tudo para prejudicá-la. Sua própria família faz com que ela se sinta descolada, principalmente por causa da sua cor. A avó sempre a alerta sobre a necessidade de casar com um homem branco para "apurar a raça".

Só que a autora das cartas, começa a descobrir um mundo completamente novo. Nesse mundo, ela faz novos amigos e passa a enxergar tudo além de problemas familiares. Entre essas novas pessoas em sua vida, um jovem e uma senhora, são fundamentais para que ela veja o mundo de outra perspectiva, cicatrizar feridas, ganhar o respeito dos outros e, acima de tudo, de se enxergar e se aceitar.

"Querida mamãe, esta noite eu vi você nos meus sonhos. Você usava um rabo de cavalo bem comprido, amarrado com uma linda fita vermelha. Corria de um lado para outro do céu, empinando uma pipa feita de nuvens. (...)
Chamei por você em vão. Foi triste.
Acordei chorando. Ninguém veio ver o que estava acontecendo comigo."

Livro escolhido para o projeto #mulherescontinentais da América Central. A Tereza Cárdenas é um escritora, atriz, roteirista, bailarina e ativista social cubana. Não conhecia nenhuma autora cubana e esse projeto tem sido fundamental para me fazer sair da zona de conforto e encontrar autoras como a Tereza Cárdenas.

A história é bem emocionante e mostra como o amadurecimento é algo importante para uma pessoa. A protagonista sofreu com a perda da mãe e teve que se adaptar a uma família que só a rejeitava e dizia que ela impura. Fiquei tocada em vários trechos e pude perceber como é difícil a vida quando se perde alguém que é tudo pra você, principalmente quando se é jovem.

O final me tocou e me fez pensar sobre muitas coisas. Deixo como indicação esse livro que fala sobre superação, autoconhecimento, racismo e preconceito.

Ferferferfer 24/04/2021

Cortante
Belíssima surpresa! Simplesmente você não consegue parar de ler, até pela sua brevidade. A vontade de terminá-lo é realmente enorme.
Eu sou suspeita para falar de livros que envolvam cartas, acho de uma intimidade, exposição e franqueza! Os atributos que me encantam quando diz respeito de uma obra.
Teresa Cárdenas consegue passar todo o sofrimento, contado para alguém que não está no plano do real. A imaginação é combustível importante para entender a necessidade de escrever e se comunicar com sua mãe.
Essencial que todos conheçam essa escritora cubana talentosíssima!
Karoline67 26/04/2021minha estante
Todo mundo deveria ler

kpcarv 09/02/2023

Este é um romance emocionante sobre perdas irreparáveis e sobre o poder restaurador do amor e do autorespeito.

Emilly 04/03/2021

Mamãe, não sei por que me deixou tão sozinha.
Através de cartas, uma garota conta sobre as coisas que se passam em sua vida para sua mãe, que está morta.
Mesmo sendo tão curto, é um livro profundo e ele te toca como uma agulha perfurando o peito.
Estou a beira das lágrimas. ??

Bah 26/01/2022

Livro curtinho e lindíssimo!
Eu li literalmente em uma "sentada", é bem curtinho, profundo, mas um tanto visceral, e com uma escrita linda e tocante. Leiam!

Márlon 27/06/2021

Tem um encanto especial nos livros narrados por crianças e seus olhos inocentes! A magia está na objetividade infantil e na delicadeza pra se dizer coisas tão duras e cruéis. O mundo infantil tem cores mesmo quando a vida adulta rouba destes seres a beleza dos dias e o brilho do tempo, que passa tão implacável e mesquinho. As cartas escritas pela personagem-narradora de Cárdenas são assim, doem pela intensidade da vida real e espalham esperança pela força renovadora dos erês!

Entre1 06/05/2024

Cartas para a minha mãe
Que livro maravilhoso e magnífico. Uma maneira limpa e certeira da realidade que engloba as mulheres negras e seus destinos.