O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Ayan_lucca 12/06/2021

Um livro ruim....
Acho que esse livro foi uma total decepção para mim. Porem terei que ler a segunda parte, infelizmente, acho que esperei demais desse livro e acabei quebrando a cara. Sinceramente não sei oque as pessoas tanto veem, quem sabe quando eu estiver mais velho e então mais inteligente talvez possa apreciar essa leitura.
Cris 12/06/2021minha estante
Nossa, eu já tentei ler esse livro inúmeras vezes e sempre acho insuportável a leitura

Ayan_lucca 12/06/2021minha estante
Eu foi na base do ódio kkkkkk porem não paro na metade ai vou ter que ler a parte dois kkkk triste

eu_vieiramanda 29/08/2023

Dom Quixote realizada o sonho de qualquer leitor: viver como os personagens de nossos livros favoritos vivem, só que de uma maneira completamente maluca, atacando a todos sem nenhuma lógica.

Thay262 19/11/2023

Sonho Impossível - canção de Maria Bethânia, será pra sempre a minha trilha sonora desse livro!
Um livro de popularidade relativamente estável, embora tenha sido escrito há mais de 400 anos, tem um toque de apelo. A forma como o protagonista enlouquece depois de ler diversas histórias de cavalaria, com heróis de armaduras brilhantes, façanhas vertiginosas e nobres, jornada aventureira e uma dama a quem honrar, cativa os sentidos de Quixote e a força disso na cabeça dele enlouquece-o. E que leitor poderia julgá-lo? É muito compreensível, porque quem entre nós nunca quis fazer parte, nem que seja uma vez sequer, nem que seja em pensamento, de algum mundo maravilhoso sobre o qual já lemos? (Se algum dia houver leitor de fantasia que julgue Quixote, ele não passará de um hipócrita).

Dom Quixote, nada mais do que um completo louco, mas que sente que o mundo ainda precisa de um cavaleiro andante, e por mais que ele pareça ser uma completa desgraça neste papel por causa de sua condição mental perturbada, o homem ainda quer reparar insultos, corrigir erros, corrigir as injustiças do mundo. Ele é, em resumo, um sonhador louco.

Deixava-me triste ver esse bobo sendo enganado por onde passava, ver o louco sonhador humilhado e enganado por “gente sã”, e ao mesmo tempo, a trama consegue zombar tanto das estórias de Cavaleiros, zomba do devaneio heroico fantasioso que há nessas histórias, tanto quanto consegue zombar da realidade em que vivemos, que é tão mesquinha, feia, injusta, maliciosa e chata. É verdade que o Cavaleiro da Triste Figura cria muitos percalços e infortúnios para si mesmo; há caos por onde passa, mas ele é o chamado louco, enquanto as pessoas ditas “sãs” são capazes de coisas abusivas.

A fuga da realidade que Quixote vivencia, por mais louca que seja, acaba por trazer à tona o que há de melhor nele; coragem, determinação, senso de propósito, desejo de fazer a diferença no mundo, realizar feitos impossíveis, ser útil, encontrar o amor, mostrar senso de honra em servir e ajudar a comunidade ao seu redor (ou tentar, pelo menos), sobre valores e virtudes que não são mais vistas no mundo. E embora me entristeça vê-lo como um louco criando problemas e se machucando, também faz a realidade parecer tão monótona, tão imoral, tão egoísta, horrível e mesquinha. O livro nos faz acreditar: “ele é maluco”, mas quem disse que essa realidade que criamos para nós mesmos e chamamos de “vida real” também não é? Se a nossa realidade não é louca, é no mínimo apática e insensível.

E todo o desespero que havia em mim para saber quem sairá vencedor: Quixote ou o mundo? “A imaginação completamente maluca de um visionário” versus “o frívolo e apático mundo”?
Por outro lado, Sancho Pança foi uma adição interessante à narrativa, para mim ele é um louco tanto quanto seu senhor (só é um pouco mais sensato), acho que não teria continuado a leitura se não fosse por ele.

No final das contas, ao ler, fiquei entre me juntar a loucura de Quixote e curtir a aventura da maneira como ele a via, pela perspectiva dele, já noutras vezes vê-lo só como um louco que se colocava em situações doentias (o que me angustiava, preocupava-me com ele e os outros a volta dele). E Sancho parece perdido nesse mesmo dilema, dar asas a imaginação de seu senhor ou tentar enganá-lo para que ele tenha um pouco de lucidez, então isso traz um certo grau de identificação. Ver Quixote sempre se lascando me incomodava, eu não achava graça nenhuma, então o fato dele ter um amigo para ajudá-lo amenizava minha lástima por ele.

PONTOS NEGATIVOS: a linguagem às vezes é muito rebuscada e há trechos monótonos que parecem repetitivos, dando a impressão de que o livro poderia ser mais enxuto, cansei algumas VARIAS vezes, mas oque me impedia de abandonar o livro era pensar “preciso saber oque vai acontecer com esses dois lunáticos”, e só isso. Talvez eu ainda não tivesse na hora de ler esse clássico, ou talvez eu tenha esperado demais dele, criado muitas espectátivas.

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2024/01/resenha-dom-quixote.html

Crixtina 27/09/2023

Dom Quixote
Nunca havia lido este livro e me diverti muito com a leitura
O romance narra as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança .
Um dos problemas de Dom Quixote é que tudo na sua vida se baseia em livros ele inventa um amor platônico por Dulcinéia, seu fiel escudeiro na verdade é um grande amigo que nem de longe se parece com um escudeiro que montado em um burro ao invés de um cavalo e o lindo cavalo de Dom Quixote é o singelo Rocinante
Enfim a história é marcada por vários momentos bem engraçados ! Vale muito a leitura

maluu 27/07/2021

O livro em si é bom, mas no meio começa a ficar muito repetitivo e umas coisas meio sem pé nem cabeça. Eu gosto muito de todos os personagens e a historia é legal. O unico motivo pelo qual eu abandonei foi por causa das historias repetitivas.

Julia636 27/07/2021

A liberdade de sonhar
Como escrevi no título dessa resenha, Dom Quixote é sobre a liberdade de sonhar sem se importar com os julgamentos alheios, impondo suas próprias prioridades e explorando a própria bravura. Uma história cômica, que eu conhecia somente por nome até então.

Não sou muito fã de contos de justiceiros, com lutas, mocinhas etc., mas valeu o empenho em colocar esse como meta. Livro curtinho, muito bem adaptado por Walcyr Carrasco, que me fez franzir as sobrancelhas ao notar a insanidade do personagem principal e o que possivelmente seria contado nas páginas seguintes.

Para quem tiver interesse, indico que assista também o filme "O Poço", que fora levemente inspirado na obra, e tirem suas próprias conclusões.

Matheus.Vanin 06/08/2022

Indispensável
Dom Quixote revolucionou a literatura universal, já nascendo com a pretensão de ser um clássico eterno. E se tornou. É o livro mais engraçado que já li, recheado de passagens históricas e que retomam a própria vida -impressionante- de Cervantes. Em alguns momentos falta ritmo ao enredo e existem capítulos desconexos, que tornam a obra um pouco maçante. Mas a espera pela próxima aventura do Cavaleiro da Triste Figura ajuda a prosseguir na leitura.

A edição da Nova Fronteira é completa e muito bem feita. Só não gostei das notas serem ao final, preferia que fossem ao rodapé. De resto, só restam elogios ao trabalho da editoração.

Roberto 10/08/2022

Um dos grandes "inventores" da cultura mundial
Um livro que influenciou a maioria de obras famosas hoje em dia, pela genialidade com a qual explorações personagens e por como constrói suas sátiras
Dividido em dois volumes , o primeiro confesso que foi o mais difícil pra mim,por achar meio repetitivas as aventuras da dupla e por não estar acostumado a ler comédias, me pareceu no começo apenas mais um livro de "palhaçadas " e nada demais
Já o segundo mudou minha visão, mostrando um certo amadurecimento das personagens e conduzindo as aventuras de um modo muito mais fluido
Msm não sendo muito fácil ou rápido, creio que é um livro que todos interessados em clássicos ou literatura deveria ler, pois a cultura (ocidental principalmente) não seria a msm sem esse livro, inspirando muitos outros autores e cineastas a criar histórias magníficas, como por exemplo
As duplas famosas, inspiradas em Quixote e Pança
O Gollum ,inspirado no louco Cardênio, um personagem que depois de cair em vazio existencial, enlouquece e passa a viver isolado em um rochedo

Felipe 01/09/2022

O valente cavaleiro da Triste Figura!
Uma das histórias mais clássicas de todos os tempos, "Dom Quixote de La Mancha" , escrito por Miguel de Cervantes , é uma obra muito divertida.
A versão que li foi uma adaptação da obra original (Que pretendo me aventurar depois), que mantém a essência da história.
O nosso querido Dom Quixote é um personagem muito divertido, e é muito legal ver as aventuras que ele e seu nobre escudeiro "Sancho Pança" vivem nesse livro, muitas inclusive são de tirar risada do leitor, vale muito a pena conhecer esse clássico da literatura e esse personagem tão valente que foi Dom Quixote!

Ricardo743 15/01/2024

Recebi muitos elogios sobre essa obra, botei uma expectativa alta, esperando uma leitura totalmente diferente. Mas isso me surpreendeu, sua leitura leve e cômica fez eu ansiar mais por ele, seus desfechos me cativou de uma forma, que o tempo voava.

Renata1004 09/02/2024

Um delicioso delírio
Dom Quixote mostra que precisamos de delírios para encarar a vida como ela é. Se não fôssemos um pouco loucos, que graça teria? Que chatice seria?

Encerro essa leitura com muitas risadas e carinho. Não poderia compreender aqueles que não gostaram de Dom Quixote, é uma obra ESPETACULAR. Chega a ser insano imaginar que há séculos foi escrita?

Já me sinto órfã de Dom Quixote, em algum momento com certeza irei relê-lo. Obra prima!

Obs.: a tradução da editora Penguin arrasou!

Provérbios 2 03/11/2020

Clássico, preciso dizer mais?
Tive o prazer de ler este livro ainda na minha infância, ao decidir pegá-lo na biblioteca da Escola. Lembro do quanto esse livro aguçara minha imaginação, e que simplesmente fui devorando suas páginas enquanto lia-o deitado em minha cama.
Pretendo relê-lo no futuro, agora que sou um jovem adulto. Com certeza será uma ótima releitura!

Solange.Amorim 17/11/2017

Decepcionante...
Eu sei que este livro é tido como uma grande obra da Literatura Universal; seu autor é aclamado pelo mundo afora... Não reconheço em mim nenhuma grande autoridade para analisar obras literárias, famosas ou não. É apenas uma opinião, baseada apenas em meu gosto pessoal.
Dito isso, devo dizer também que desejei por longos anos iniciar a leitura deste livro. Um dia consegui. Mas que livro ruím!! É uma bobagem sem tamanho. Não acho justo aplaudí-lo só porque todo mundo aplaude. O livro é chato, e o personagem principal é desinteressante. A dinâmica da história não me motivou a continuar a leitura, que eu só concluí por obrigação. Não é que o tema não seja viável, mas é mal desenvolvido. Conheço um livro brasileiro, que segue a mesma proposta, e eu considero uma obra-prima. Mas aí já é assunto pra outra resenha...
Sathy 19/11/2017minha estante
Inacreditável a sua opinião contra a maré da Literatura, mas eu ainda não li para concordar ou discordar de ti.

Samir 29/11/2017minha estante
Oi Solange! qual seria esse livro brasileiro?

Solange.Amorim 14/12/2017minha estante
oi, Samir! O livro brasileiro se chama O Grande Mentecapto, de autoria do mineiro Fernando Sabino.

Samir 18/12/2017minha estante
Já li, faz muito tempo! Lembro que adorei o livro! Obrigado!!

Fernanda R 31/12/2017minha estante
Que bom que não sou a única. Também abandonei, e alguém comentou na minha resenha "quanta ignorância!".
Dom Quixote era um louco! Achei o livro sem pé e sem cabeça.

Jamais vou me esquecer da história, da resenha só pq minha mãe tem uma estátua em sua estante! ?
Eu até tenho o livro aqui, tento criar coragem pra ler se novo... Mas gosto é individual. Não gostei! Concordo com tudo o que disse.

Solange.Amorim 12/01/2018minha estante
Obrigada, judoca20! Mas realmente gosto é individual. Já fui várias vezes criticada por essa minha opinião, e em geral os intelectualóides de plantão sempre acham que eu não entendi o livro, ou sou burra,ou os dois, rsrsrs. É apenas uma questão de gosto.

Fernanda R 12/01/2018minha estante
Esse livro é um saco!! Eu tentei ler. Ta na estante até hoje. Nao li nem a metade. Só vi percebi que tinha um homem louco, seguido por um outro, é que só viviam em confusão. Haja saco pra esse livro maluco! ? Pior que é tido como um dos melhores livros do mundo. Imagine o pior então! ??

Solange.Amorim 13/01/2018minha estante
Infelizmente assim são os meios literários. Pequenos grupos de pessoas,consideradas mais "conhecedoras" que outras, ditam o que é bom ou ruim. E muita gente insegura, com medo de ser levada à conta de ignorante, vai na onda. Como diria Nelson Rodrigues: "toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar".

Fernanda R 13/01/2018minha estante
Eu não leio nada do que eles dizem ser grandes obras! ? Cada um com seu gosto!

Juh (Encanto Literário) 29/01/2018minha estante
Vou tentar ler mas vou procurar essa indicação da Solange. E se eu ver que é uma bomba paro a leitura. Se pelo menos me fizer rir cotinuo kkkkk.
Mas vai demorar pq estou lendo outros

Solange.Amorim 10/02/2018minha estante
Olha,Juh, O Grande Mentecapto deve te fazer dar boas gargalhadas! O livro é muito criativo!! Já Dom Quixote, acho que nem isso. Eu acho uma leitura chata...

Juh (Encanto Literário) 12/02/2018minha estante
Pois é Solange, minha mãe também achou um saco Dom Quixote kkkkk. Ainda bem que não comprei o box e peguei por $1,99 no Kindle kkkkk.

Solange.Amorim 02/03/2018minha estante
Menos mal então...kkkkk

Fernanda R 22/03/2018minha estante
Emprestei esse livro pra um colega. Avisei que não presta! haha Ele disse que estava gostando... Mas nunca mais disse nada. Vou perguntar se tá bom!

Magasoares 23/03/2018minha estante
Sinceramente Fernanda, o você não gostar até aceito, mas dizer que essa maravilhosa, fabulosa e espetacular obra não presta(muito forte essa palavra) você não só está ofendendo o autor, como todos os que amaram ela, como eu.

Fernanda R 27/03/2018minha estante
Se você se ofende com o fato de eu dizer que não presta, não posso fazer nada por você. Não gosto e não presta. E tenho o direito de achar isso. Conhece a liberdade de expressão? Sempre tem um pra fazer drama por causa desse livro. Só lamento!

Juh (Encanto Literário) 29/03/2018minha estante
Pessoal, vamos acalmar! É só opiniões de nós leitores. Não vamos fazer inimizades por isso né ? Ler é um dos maiores prazeres da vida! Se um título não agradou, outros podem agradar. Ainda não li pq estou no projeto de Guerra e Paz com o Cristian Assunção e vamos iniciar O Conde de Monte Cristo. Mas tb leio outros juntos de menor conteúdo.
Abraços e espero que os ânimos se acalmem e aqui seja um lugar para novas amizades.
O mundo precisa tanto de alegria :(

Fernanda R 01/04/2018minha estante
Povinho chato. Gosto é que nem C. Achei uma bosta. É a primeira vez que discuto por causa de livro, é mole? Sempre tem uma pessoa chata pra encher o saco.

Solange.Amorim 11/06/2018minha estante
É uma questão de opnião,mesmo. Por isso que logo de início falei que não sou autoridade no assunto. Li o livro todo, não gostei,dei minha opinião. Mas sei que sendo um clássico da literatura universal, muita gente se ofende mesmo, com opiniões contrárias.Paciencia.

Sathy 12/06/2018minha estante
Perdi a treta. Apagaram o comentário?

Fernanda R 20/07/2018minha estante
É porque eu disse que não presta, aí uma falou "vc dizendo que não presta, ofende às pessoas... mimimi".

Sathy 20/07/2018minha estante
KKKKKKKKK Deveria ofender o autor falar mal do livro, mas todos os escritores estão sujeitos.

Bruno 28/08/2018minha estante
Ninguém é obrigado a gostar do livro só porque é aclamado, o gosto é pessoal, as pessoas quem tem o hábito de ler deveriam respeitar as opiniões alheias, mas parece que não é isso que acontece.

Fernanda R 10/11/2018minha estante
Exatamente! Eu emprestei o meu pra um colega, e ele amou! Eu detestei! hehe

Jessé 28/11/2018minha estante
Olha..... eu peguei a versão da Nova Fronteira e tinha achado muito chato, pois era muito resbuscado. Aí fiquei sabendo da edição da Penguin, que o tradutor deixou tudo mais acessível, com palavras de fácil compreensão pros dias de hoje. Devo confessar que aí sim gostei muito desse livro.

Tenta a da Penguin também futuramente. Quem sabe uma tradução mais atual, não ajude assim como me ajudou.

Fernanda R 05/01/2019minha estante
Oi, Jesse!
Alguém tinha me falado sobre tentar uma nova versão. Qualquer hora farei isso! ?
Mas é verdade que a versão faz diferença, ou melhor, quem traduziu.
Eu tenho todos os livros da autora Marian Keyes, e o mais chato, foi um traduzido por outra pessoa.
Realmente ficou diferente dos demais. RS
Obrigada pela dica!

Isaac 19/10/2022minha estante
Criei um conta só pra da um gostei no seu comentário,