O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

jmrainho 29/12/2021

Livro para todas as épocas
Livro para quem gosta de ler. Tenho lido alguns anormais, analfabetos funcionais metidos a leitores criticando a obra, questionando a lista de clássicos como isso fosse passaporte da modernidade e de antenamento. Antenamento chapéu de burro. Esse livro só pode ser lido por leitores profissionais. Quem já tem bagagem de leitura, bagaem cultural e principalmente bagaem de vocabulário. É um livro difícil par quem só lê bestsellers da moda. É uma das obras de referência mas citadas no mundo. Tem 400 anos e não sai da prateleira. Livro inovador para época e para hoje também. Mistura realidade e ficção. Critica as obras de autoajuda da época e faz isso imitando o seu texto. Fala de propósito de vida. Questiona o que é a loucura, o que é sonho o que é realidade. E mostra a fake news do bem. A realidade paralela de quem busca o fim do bem supremo. Da solidariedade. Do amor ao próximo. Do amor incondicional. Da verdadeira bravura e heroísmo. Das escolhas da vida, da troca do conforto pelo bem estar do próximo. Estamos em falta de heróis hoje em dia. Os heróis estão mortos. Mas podemos ressuscitá-los lendo suas biografias, mesmo ficcionais.

Guilherme Chaves 01/12/2020

Se alguém te oferecer uma vaquinha, passe logo a cordinha.
Leitura estupenda, assim como os demais clássicos. O que me chama atenção em Dom Quixote é o misto entre realidade e ficção... Outro fator bem interessante acontece na primeira parte, onde os personagens se encontram e se complementam como uma luva na mão.

Pra quem tem dúvidas de ler ou não, digo que é de grande proveito seguir o grandíssimo cavaleiro da figura triste Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança. Aventuras, momentos engraçados e cômicos. Sem esquecer da donzela de beleza suprema, Dulcineia Del Toboso; o alazão Rocinante e o digníssimo asno do Sancho Pança.

E digo-lhe mais, se tiver oportunidade de ler esse livrinho, passe logo a cordinha. Até porque saco vazio não se sustenta em pé e vale mais um livro na mão do que dois na estante.

ciliane.ogg 13/12/2022

A obra é dividida em dois volumes. Ainda considero o volume um melhor.
O segundo volume é salvo pelo Sancho Panda que é de longe o melhor personagem.
Tem muita comédia na obra toda.
É uma leitura clássica recomendável.

Thay262 19/11/2023

Sonho Impossível - canção de Maria Bethânia, será pra sempre a minha trilha sonora desse livro!
Um livro de popularidade relativamente estável, embora tenha sido escrito há mais de 400 anos, tem um toque de apelo. A forma como o protagonista enlouquece depois de ler diversas histórias de cavalaria, com heróis de armaduras brilhantes, façanhas vertiginosas e nobres, jornada aventureira e uma dama a quem honrar, cativa os sentidos de Quixote e a força disso na cabeça dele enlouquece-o. E que leitor poderia julgá-lo? É muito compreensível, porque quem entre nós nunca quis fazer parte, nem que seja uma vez sequer, nem que seja em pensamento, de algum mundo maravilhoso sobre o qual já lemos? (Se algum dia houver leitor de fantasia que julgue Quixote, ele não passará de um hipócrita).

Dom Quixote, nada mais do que um completo louco, mas que sente que o mundo ainda precisa de um cavaleiro andante, e por mais que ele pareça ser uma completa desgraça neste papel por causa de sua condição mental perturbada, o homem ainda quer reparar insultos, corrigir erros, corrigir as injustiças do mundo. Ele é, em resumo, um sonhador louco.

Deixava-me triste ver esse bobo sendo enganado por onde passava, ver o louco sonhador humilhado e enganado por “gente sã”, e ao mesmo tempo, a trama consegue zombar tanto das estórias de Cavaleiros, zomba do devaneio heroico fantasioso que há nessas histórias, tanto quanto consegue zombar da realidade em que vivemos, que é tão mesquinha, feia, injusta, maliciosa e chata. É verdade que o Cavaleiro da Triste Figura cria muitos percalços e infortúnios para si mesmo; há caos por onde passa, mas ele é o chamado louco, enquanto as pessoas ditas “sãs” são capazes de coisas abusivas.

A fuga da realidade que Quixote vivencia, por mais louca que seja, acaba por trazer à tona o que há de melhor nele; coragem, determinação, senso de propósito, desejo de fazer a diferença no mundo, realizar feitos impossíveis, ser útil, encontrar o amor, mostrar senso de honra em servir e ajudar a comunidade ao seu redor (ou tentar, pelo menos), sobre valores e virtudes que não são mais vistas no mundo. E embora me entristeça vê-lo como um louco criando problemas e se machucando, também faz a realidade parecer tão monótona, tão imoral, tão egoísta, horrível e mesquinha. O livro nos faz acreditar: “ele é maluco”, mas quem disse que essa realidade que criamos para nós mesmos e chamamos de “vida real” também não é? Se a nossa realidade não é louca, é no mínimo apática e insensível.

E todo o desespero que havia em mim para saber quem sairá vencedor: Quixote ou o mundo? “A imaginação completamente maluca de um visionário” versus “o frívolo e apático mundo”?
Por outro lado, Sancho Pança foi uma adição interessante à narrativa, para mim ele é um louco tanto quanto seu senhor (só é um pouco mais sensato), acho que não teria continuado a leitura se não fosse por ele.

No final das contas, ao ler, fiquei entre me juntar a loucura de Quixote e curtir a aventura da maneira como ele a via, pela perspectiva dele, já noutras vezes vê-lo só como um louco que se colocava em situações doentias (o que me angustiava, preocupava-me com ele e os outros a volta dele). E Sancho parece perdido nesse mesmo dilema, dar asas a imaginação de seu senhor ou tentar enganá-lo para que ele tenha um pouco de lucidez, então isso traz um certo grau de identificação. Ver Quixote sempre se lascando me incomodava, eu não achava graça nenhuma, então o fato dele ter um amigo para ajudá-lo amenizava minha lástima por ele.

PONTOS NEGATIVOS: a linguagem às vezes é muito rebuscada e há trechos monótonos que parecem repetitivos, dando a impressão de que o livro poderia ser mais enxuto, cansei algumas VARIAS vezes, mas oque me impedia de abandonar o livro era pensar “preciso saber oque vai acontecer com esses dois lunáticos”, e só isso. Talvez eu ainda não tivesse na hora de ler esse clássico, ou talvez eu tenha esperado demais dele, criado muitas espectátivas.

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2024/01/resenha-dom-quixote.html

maluu 27/07/2021

O livro em si é bom, mas no meio começa a ficar muito repetitivo e umas coisas meio sem pé nem cabeça. Eu gosto muito de todos os personagens e a historia é legal. O unico motivo pelo qual eu abandonei foi por causa das historias repetitivas.

Mendes 22/01/2021

Dom Quixote
Achei Interessante, lerei novamente. Gosto da referência com a música dos engenheiros do havai.

Lizzy 02/12/2021

Escola é o lar da leitura ?
A escola me recomendou ( obrigou) a leitura deste livro, é muito bom, pr quem entende, esse alguém não sou eu que nem concluiu o ensino fundamental, infelizmente mais um tiro que saiu pela culatra.
biathomas 01/01/2022minha estante
Aaa tb tive q ler esse livro

Maria.Teresa 20/01/2022

Muito aquém da primeira parte
Neste livro continuamos a acompanhar as aventura de Dom Quixote e Sancho e ao contrário da primeira parte, que é extremamente divertida e instigante, essa segunda parte fica muito aquém disso.
Os personagens novos introduzidos são extremamente sem graça e as situações, que no primeiro livro são sempre com timing ótimo de comédia, carecem muito disso.
Sancho e Dom Quixote continuam ótimos e só foi por eles que terminei a historia.
É um livro que recomendo apenas para saber como a historia dos personagens principais termina.

Kaylane.Barbosa 21/12/2020

Assim de saude
Usando palavras cruas, Dom Quixote é um cara bem doido que vive ali no mundo dele, vê absurdos em coisas que para nos São banais.
A história é bem divertida, gostei muito de ter lido algo com um protagonista muito diferente.

AssunAAo 03/01/2021

Alucinação ou poesia?
Dom Quixote é aquela leitura que traz recordações boas da infância e da adolescência. Os relatos de suas guerras para os demais parecia alucinação. Fica para o leitor a escolha de como olhar o mundo. Eu escolho olhar com a poesia de Dom Quixote.

RobsonGrangeiro 03/12/2020

Indispensável e atemporal - como um clássico deve ser.
A primeira palavra que me vem a mente: engraçado! Como eu pude esperar tanto tempo para lê-lo? Concordo que dependendo da tradução e da época que foi traduzida a versão que se tem contato, parece deixar a obra menos atraente.
Eu tive contato com uma versão horrível quando criança. Papel extremamente fino, espaçamento entre as linhas menos de 1,0 e fonte minúscula. Apesar de capa dura eu tentei várias vezes começar e desisti.
Busquei uma versão em áudio e para a minha surpresa foi uma experiência incrível. Recomendo o áudio livro da Audible. Bem claro, áudio limpo e bem editado.
Sobre o livro. É uma viagem ficcional muito bem pensada. São várias as situações cômicas e cada personagem parece que já existe em nossa imaginação, Cervantes apenas lhe da voz e um contexto.
É interessante também buscar em que momento vivia Cervantes e como era a literatura em seu tempo. Isso justifica o texto no começo do livro e a segunda parte. Recomendo muito, apesar de ser uma obra considerada extensa hoje em dia, dedique tempo e avalie a jornada de lê-lo e não apenas chegar ao seu final, que também é surpreendentemente emocionante.

shiotome 29/04/2024

No início o velho fidalgo- que até mesmo no final do livro não foi dito o nome dele-, teve um delírio e pensou ser um cavaleiro literário famoso, Dom Quixote de la Mancha , um dos os quais leu em vários livros de cavaleiros buscou ser melhor que ele.
Achei comovente no final onde o leitor reflete sobre a determinação de Dom Quixote..mesmo em condições desfavoráveis, com seu elmo e armadura muiito velhas e enferrujadas ele saiu em busca de jornadas imprevisíveis.Envolvendo as amizades, sua sobrinha e seu vizinho, que visavam trazê-lo de volta para sua casa e descansar, à encontros com pessoas que o julgavam por sair com uma armadura de cavaleiro onde ñ há muito tempo ñ era utilizada.Associando a realidade em ficção, como narradas nos livros.Além disso, contém uma crítica sobre um homem desconhecido que fez plágio da obra produzida pelo Miguel Cervantes, autor de Dom Quixote.

Gih 06/11/2020

DOM QUIXOTE - o cavaleiro da triste figura
É um ótimo livro, só achei muito difícil de se entender, a linguagem é muito complicada; tem várias imagens ao decorrer do livro e a história é muito boa em si.