Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

@bibliotecadedramas 20/05/2024

880 páginas. O livro 4 é um baita calhamaço sabe (isso porque também eu já peguei as partes 1 e 2 em um volume só). A Diana é uma escritora que não poupa em detalhes, descrições e dramas e acho que já disse isso em outras resenhas, mas é isso que faz a graça de Outlander. Nesse livro quatro, o casal Jamie e Claire chegam a América e decidem tentar a vida nos EUA e – obviamente, como sempre, nada pra eles é fácil. Primeiramente eles chegam a casa da tia de Jamie – a tia Jocasta e é um período tenso da história porque a autora mostra muito o auge escravidão que ocorreu naquela época, é uma das partes mais tristes do livro pra mim.

Logo depois eles se estabilizam nas colinas e começam a construir Fraser Ridge. Ian, aos poucos, está começando a ganhar espaço na história, é notável o crescimento e o amadurecimento dele, e de agora em diante ele terá um papel bem relevante junto com os índios nativos americanos, aliás, foi meu personagem preferido desse livro.

"Os fantasmas passam por nós e através de nós o tempo todo, escondendo-se no futuro. Ao olharmos no espelho, vemos as sombras de outros rostos olhando para trás no decorrer dos anos; vemos a silhueta da lembrança, sólida numa entrada vazia. Por sangue e por escolha, criamos nossos fantasmas; nós nos assombramos.

Claro que não são esses fantasmas familiares e costumeiros que perturbam nosso sono e nos fazem acordar. Olhe para trás, segure uma tocha para iluminar os cantos escuros. Ouça os passos que ecoam por onde você veio, quando caminha sozinho."

Paralelo a isso temos o “outro lado” da história – com a Brianna atravessando as pedras para encontrar a mãe (por conta de algo muito sério que ela encontrou) e o Roger acaba indo atrás dela. Roger é aquele personagem que você ama e odeia ao mesmo tempo (mais odeia do que ama, na verdade) e que passou pelo pão que o diabo amassou nesse livro 4, eu não gosto muito desse lado conservador que a Dianna colocou nele e que vemos muito disso no início, mas enfim… Brianna como sempre, ao menos pra mim, é aquela personagem passional e sentimental, ela tem o lado impulsivo da mãe e o temperamento teimoso do pai, mas é absolutamente sem graça – tanto no livro como na série. Confesso que a relação dos dois – Brianna e Roger – me cansa um pouquinho, mas no livro também temos a relação bem conturbada dela com Jamie por conta de um entrevem que aos poucos vai melhorando.

Acho que de todos os livros de Outlander até o momento, esse foi o que eu mais demorei pra acabar – até porque eu li outros durante o caminho, a história é pontuada por momentos que não acontece nada e outros que acontece absolutamente tudo, mas o interessante é que, com o tempo, você acaba se acostumando com os calhamaços da Diana, acho que agora vou dar um tempo de uns 3 ou 4 meses com outros livros antes de partir para o volume 5, pois foi exatamente ai aonde eu parei com a série na TV.

site: https://shejulis.com/livro-outlander-os-tambores-do-outono-4/

Priscila95 19/05/2024

Diana Galbadon sabe muito bem o que está fazendo quando começa a escrever um livro, nenhum mínimo detalhe está ali por acaso, todas as histórias se entrelaçam , nada fica solto.
Outlander é tão bem escrito que o leitor não consegue a abandoar a série , mesmo que as vezes ele queira (achei que passaria 3 anos dentro desse livro).
Acompanhar os Fraser?s te faz se sentir parte da família, eu quase podia sentir o vento no meu rosto, o frio do inverno e a água gelada a ponto de doer os dentes.

Leticia 14/05/2024

Não é o melhor livro da série mas é bom e vem uma nova aventura, é sobre um novo lar sobre pertencimento, mas não sei se continuo leva muito tempo para terminar

Wanessa Ribeiro 10/05/2024

A saga outlander nunca decepciona e esse foi mais um livro excepcional, porém, senti falta de entender o que aconteceu com willie pois do nada a história se voltou totalmente a brianna. Fora isso, nota dez!!!

Mariana 06/04/2024

Parte 1
O livro é muito bom, e como sempre é incrível acompanhar a história de Claire e Jaime, e agora de Briana e Roger. Porém esse livro tem algumas partes bem enroladas que acaba cansando um pouco, mas não deixa de ser um bom livro.

Malu Schvambach 16/03/2024

Maravilhoso, como sempre
Diana não erra nunca.

Apesar de ser um calhamaço extremamente denso, pontuados por momentos em que nada acontece e por momentos em que acontece de tudo, Os tambores do Outono é um dos melhores livros da saga até o momento.

Diana consegue fechar todos os ciclos que abre. Você realmente sabe que ela sabe o que está fazendo e que tudo tem um propósito.

As trocas de pontos de vista são fenomenais, e os personagens são ricos e complexos em suas particularidades.

Ansiosa para o próximo.

Rayssa.Cavalcanti 14/03/2024

Não foi o melhor?
O livro é muito bom, assim como todos os outros, mas nossa senhora? passou MUITO tempo eles viajando e andando pra lá e pra cá e isso pra mim foi extremamente cansativo, muito parado! Teve muitas partes que foram detalhadas demais sem necessidade e deixou a leitura chata. Mas depois melhorou! E aí finalmente voltei a achar interessante e finalizei a primeira parte aleluia ??

flaflozano 18/02/2024

Coerência: 5/5
Romance: 5/5

Clarissa.Mata 26/01/2024

Mais um?
E assim acabo mais um livro de Outlander. Demorei quase um ano pq parei de ler e tive uma ressaca quase interminável. Enfim, o livro é otimo, como todos da serie, mas aqui a divisão do volume 4 deu uma negativada no geral. Acabou que esse volume 4 parte 1, ficou com toda a parte introdutória para a preparação da Bree fazer a viagem, e acabou sendo mais parado se comparado aos outros livros. Eu acredito que a parte 2 vai ser incrivelmente interessante, cheia de cenas que só outlander pode nos proporcionar: reencontros, dramas, sofrimento, etc? tudo ficou realmente para a parte 2. Ansiosa!

Agora estou com 5/12 lidos!!!

Isabelly.Mariano 14/01/2024

Como sempre? Cansativo
Eu amo Outlander, pra mim é uma história maravilhosa e te deixa sempre curioso com as aventuras, mas o livro é extremamente maçante. Eu sempre entro em ressaca literária na metade do livro e abandono ele, até pegar novamente depois de muito tempo e me encantar de novo.
Fora isso, eu comecei odiando o Roger e no fim amei ele, chorei com o Ian, me estressei como o Jamie, e sempre amei a Claire.
Foi surpreendente o rumo da história. O livro terminou tão bem que to me decidindo se paro por aqui ou leio os outros.

Bruna396 13/01/2024

Esse foi o livro da série que menos me prendeu e o que mais demorei a terminar. Mesmo que as longas descrições sejam marca dessa leitura, nesse livro foi maçante demais.
A história em si é boa, eu gosto da construção da Cordilheira deles, mas se torna chato não acontecer nada, basicamente é tudo da metade pro final.
O encontro do Jamie com a Bree eu esperava que fosse mais impactante, mas é exatamente como na série. E a Brianna e o Roger, mesma coisa que na série, casal chato...

Uma coisa que senti falta é o Murtagh... na série ele ta sempre presente nessa temporada, mas no livro não (pelo menos não lembro lá no início).