Hibisco roxo

Hibisco roxo Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Hibisco Roxo

Carla 26/01/2024

Um livro necessário
Um livro que leva você entender como o fanatismo religioso adoece a pessoa e os que estão a sua volta. Em diversos momentos parei pra absorver e voltava a leitura, isso é a realidade de muitas pessoas e isso me entristece e me revolta também. Me surpreendi com a escrita da Chimamanda, muito boa, fácil de compreender, uma narrativa fluida. Porém, senti falta de algumas coisas nesse livro, esperava um pouco mais de desenvolvimento da Kambili, da mãe dela e do irmão, compreender algumas atitudes, as ações, senti que tudo foi jogado mas nada esclarecido e aprofundado. Além disso, achei o final super corrido, poderia ter sido mais elaborado, trazendo uma relação com o que essa família passava. Enfim, é uma leitura que vale super a pena, o livro é muito bom.

Albatalha 25/01/2024

Impactante!
Livro trata de fanatismo religioso, intolerância e violência familiar. Livro bom, impactante e com personagens complexos.
Conta a história de uma família rica da Nigéria que possui relações internas mais complexas do que demonstra para a sociedade.

Nicole Pazzini 25/01/2024

Reflexivo
Não me recordo muito bem de onde surgiu a ideia de ler esse romance, já que até então, não havia lido nada da autora. Confesso que foi uma leitura ótima e que me prendeu bastante, embora os temas que trazem a narrativa sejam um tanto quanto pesados. Temos no livro Kambili, filha de Eugene, um homem extremamente violento, com um fanatismo religioso que chega a ser doentio, já que ele castiga seus filhos tanto fisicamente, quanto psicologicamente. As cenas dos castigos são pesadas e me deixaram com um embrulho no estômago.
Para além, temos o irmão de Kambili, o Jaja, que desde o início já se mostra um tanto quanto 'revoltado' com toda essa tortura velada.
Eugene é TÃO detestável e desprezível que você chega ao ponto de torcer pelo pior (sua morte).
A irmã de Eugene, 'Tia Ifeoma', é uma pessoa simples, que traz para a história uma leveza e acolhimento, sem dúvidas alguma, foi minha personagem favorita, além da sua filha Amaka (uma criança muito questionadora).
Esse livro foi um dos meus favoritos de 2023, com certeza, indico! Tem tantos temas relevantes, como educação, religião, cultura, privilégios sociais, etc.
Davi.Cecotti 25/01/2024minha estante
A Chimamanda é sensacional, depois leia ?Meio Sol amarelo?. Pra mim é um dos melhores dela

Nicole Pazzini 25/01/2024minha estante
Sem dúvidas, pelo pouco que conheço, não tem como não concordar. Obrigada pela dica, vou adicionar na lista.

Natalia 24/01/2024

Minha primeira leitura desse ano foi, na verdade, uma releitura. Em 2018 eu conheci o trabalho da Chimamanda e me encantei, e desde então ela está na meu top 3 de autoras favoritas 💜 Não tem como não se apaixonar pela história de vida dela, e quando você pega os livros a escrita termina de te arrebatar. Enfim, sou suspeita pra falar.
Resolvi reler o Hibisco roxo, ja que foi o 1º dela que li, e novamente me apaixonei. Esse livro conta a história de uma família rica da Nigéria, através do ponto de vista da Kambili, a filha mais nova. Religião, colonização, miséria, machismo, violência e silenciamento são algumas das marcas profundas que atravessam os dias dessa família, cujo pai conservador vai afastando e machucando todos ao seu redor, tudo em nome de uma religião que lhe foi apresentada pelos homens brancos. De um jeito profundo e apegado a detalhes, Kambili vai nos mostrando como as coisas podem ser diferentes fora dos muros da propriedade do pai, e com timidez e muitas contradições ela tenta descobrir quem ela é.
Uma história linda e triste na mesma intensidade, pra nos fazer refletir sobre os impactos das nossas atitudes na vidas das pessoas ao nosso redor.

gabz 23/01/2024

"O silêncio paira sobre nós, mas é um tipo diferente de silêncio, um que me permite respirar."

Um livro que fala sobre dor e coragem, sobre amor e renúncia, e sobre recomeços!
e como é muito triste ver o extremismo religioso se sobrepor ao amor familiar.

Maria19822 23/01/2024

Hibisco roxo
Ele é um livro que trata muito sobre cultura o que o torna facinante, porém, vejo como uma leitura um tanto quanto densa e contem alguns gatilhos o que pode tornar a leitura arrastada. O livro tem um conteúdo exemplar e com certeza leria de novo, porém como mencionei anteriormente existem fatores que podem arrastar a sua leitura por isso eu o defino como 4 estrelas

Lulu 22/01/2024

Na visão de uma adolescente privilegiada em um país onde a realidade está muito distante à sua, a protagonista tem a oportunidade de ver e viver o mundo por outro prima, onde a simplicidade tem muito mais valor que toda a louça chique do café da manhã.

Riits 20/01/2024

Essa é, definitivamente, uma das minhas obras da vida.

Karina 19/01/2024

O fundamentalismo religioso doi
Uma reflexão dolorosa sobre o quanto a violência religiosa destrói a humanidade em nos. Confesso que esperava um livro mais dinâmico, senti pouco desenvolvimento em algumas partes do livro, o que tornou a experiência um pouco cansativa. A história nos faz pensar sobre colonialismo, fundamentalismo religioso e racismo.

Danielle535 18/01/2024

Um livro delicado e forte ao mesmo tempo. Que fala sobre dor e coragem! Sobre amor e renúncia! E sobre recomeços! Apaixonante e emocionante!

Mylena.Esteves 18/01/2024

Soco no estômago
O livro pode até começar em um ritmo mais lento, mas desde o início já acaba com a gente. Muito triste ver o extremismo religioso se sobrepor ao amor familiar. É de partir o coração!

Cintia295 18/01/2024

Estava vendo a resenha de uma amiga e concordei super com ela, como o livro é narrado por uma adolescente poderia ter sido desastroso, mas a autora soube escrever muito bem, não ficou chato, não ficou adolescente fazendo birra e nem ficou como se fosse um adulto contando.
Na minha opinião foi na medida certa o drama, os questionamentos, os medos, a parte ingênua, as desconfianças.

É um livro bem triste com questão religiosa e preconceito ao extremo, mas interessante, forte e triste. Muito triste várias cenas.

O final me pegou de surpresa, esperava a morte mas não como ela aconteceu.

ocassiocampelo 16/01/2024

Livro perfeito
Livro perfeito. Ele é bem lento, mas o final é incrível, emocionante e tenso. Muitos debates interessantes.

Ana 16/01/2024

Envolvente, surpreendente e profundo
Demorei para me deixar envolver com a história, no início as questões religiosas acabam ficando bem maçantes, mas ao entender melhor a trama é impossível não seguir a leitura com ânsia pra ver como a história vai se desenrolar.

Dois aspectos me chamaram muita atenção: a precisão da autora ao retratar os pensamentos de uma jovem extremamente tímida e reprimida, e a forma simbólica e poética como é retratada a presença de Tia Ifeoma e, principalmente, Papa-Nnukwu - meu personagem preferido - e o impacto que essas figuras passam a ter na cabeça de Kambili.

Foi minha primeira leitura de Chimamanda e já esperava algo bom por conta das recomendações em torno dela, mas não sabia nem do que se tratava o livro antes de iniciá-lo e acredito que isso tornou a experiência ainda mais impactante.

Recomendo muito!

Ash.ley 13/01/2024

Profundo, desafiador, emocionante
Trata de maneira muito profunda as relações humanas, em especial as familiares. A "conversão" do povo africano ao catolicismo, o extremismo que a religião causa em alguns. A difícil jornada de compreensão dos comportamentos humanos. O luxo e conforto acompanhados de solidão e tristeza, a pobreza e violência acompanhadas de amores, risadas, partilhas e momentos de grande felicidade. Chimamanda impecável na arte de contar os dois lados de uma mesma história (aqui é referência pra quem acompanha a autora)