Hibisco roxo

Hibisco roxo Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Hibisco Roxo

Karen Baltazar 14/05/2024

Maravilhoso!
Eu amei de paixão esse livro!

Estou numa fase meio ble então demorei pra ler
Mas se vc está de bem com a vida vc lê ele em uma sentada tranquilamente!

Recomendo demais!

Não é um livro que tem Plot Twist mas sim um livro de cotidiano...

Karol 10/05/2024

A tristeza também é bonita
Hibisco roxo é muito verdadeiro ao mostrar como Kambili se cala e se retrai diante de um pai autoritário e violento e como é vista pela sociedade como uma menina riquinha e mimada por esse silêncio, enquanto por dentro grita o tempo todo por socorro. O nascimento do primeiro e impossível amor também é muito tocante, assim como a reação inesperada e visceral da mãe. É um livro bonito, que fala de colonialidade, decolonialidade e de encontrar nosso lugar num mundo caótico.

laranjotopia 06/05/2024

"E quando é que nós vamos protestar, ê? Quando os soldados virarem professores e os alunos tiverem de ir às aulas com armas apontadas para a cabeça? Quando nós vamos protestar?"

Lins14 29/04/2024

"As novas chuvas vão cair em breve."
Hibisco Roxo me encheu de sentimentos ruins, meu limite de sentimento foi ódio e tristeza. Apenas.

O coração ficou apertado o tempo inteiro, fechei o livro várias vezes para poder respirar bem fundo (não recomendo para corações sensíveis)

Mas isso não é uma crítica negativa, normalmente leio para sair da apatia mesmo e esse livro conseguiu cumprir minhas expectativas.

Muito foda!

Jaja eu amo você e Kambili arruma um pretendente possível minha filha KAKKAKSK

Mickaellataraujo 27/04/2024

"Medo. Eu já conhecia o medo, porém quando o sentia ele nunca era o mesmo da outra vez, como se viesse em sabores e cores diferentes".

harumi 26/04/2024

Uau
A chimamanda nunca me decepciona! com a sua escrita maravilhosa, ela retrata a história de uma família que é corroída com o fanatismo religioso do pai, mostrando que os efeitos da colonização branca foram muitos mais penetrantes e desastrosos que o imaginado, fazendo os africanos sentirem até vergonha de suas culturas. tudo nessa narrativa é super bem construída e complexa, acho incrível como essa autora consegue nos fazer refletir sobre vários aspectos políticos e sociais não apenas da nigéria, mas da áfrica como um todo. genial!

Bruna.Claro 24/04/2024

Impactante
Em alguns momentos me faltou o ar de tão chocante que são determinados acontecimentos. Fiquei mto reflexiva com a leitura, fazendo um paralelo com o Brasil. Gostei mto.

Yasfelix 23/04/2024

Gostei muito desse livro e fiquei bem pensativa quando terminei. A escrita da Chimamanda é muito boa e a leitura é muito rápida mas profunda.

Liliana 23/04/2024

Fanatismo religioso mata
História sobre fanatismo religioso, patriarcado e violência física e psicológica que faz da vida de Kambili e Jaja uma verdadeira tristeza. Essas crianças não sabem o que é felicidade, visto que vivem com um pai que prega o evangelho, o cristianismo, mas, na verdade, é um verdadeiro monstro que violenta os próprios filhos sem motivos. Papa é um lobo vestido de cordeiro. Fiquei a morte parte do livro revoltada com as atitudes de Papa, com pena das crianças e também não pude deixar de chorar com as cenas de violência. Mas, como tudo na vida, existe uma luz no fim do túnel, essas crianças aprendem a sorrir e serem felizes na casa de sua tia e primos. Vale a pena a leitura, mas faltou alguma coisinha pra não ser cinco estrelas.

Maria.Eleci 20/04/2024

Favoritei sim
Alguns dos meus favoritos, e de muitos ensinamentos. Se não for uma das melhores leituras , uma da sprimeiras que me fez amar mais e mais a literatura .

évea 17/04/2024

Meu livro favorito
Hibisco Roxo traz a narrativa de vida de Kambili, menina nigeriana, que detalha a sua vivência com sua família aparentemente perfeita para a sociedade, mas que na verdade, na intimidade familiar, ela, sua mãe e seu irmão sofrem fortemente com os efeitos da colonização que seu pai carrega, um homem que prefere apagar suas origens nigerianas e cria seus filhos para que também se rendam aos costumes ocidentais, e que se preciso não exista em usar a violência para isso.
Foi com esse livro que Chimamanda tornou-se minha autora favorita e me fez querer conhecer outras de suas obras.