Por que Não Pediram a Evans?

Por que Não Pediram a Evans? Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Por que Não Pediram a Evans?

Helena365 17/10/2023

O livro é mtt rápido de ler, tem bastante detalhes e a história e resolução é muito complexa, fazendo acertar a trama toda bem difícil, porém o livro é muito legal e te prende na leitura

Thiago 21/04/2022

Ótimo suspense, impossível deixar de ler
Um excelente romance de Agatha Christie, esta obra não apresenta seus mais famosos detetives, mas é protagonizado por um casal de jovens que não aparecem em outros livros (um deles estava no lugar certo e na hora certa e a outra vai no embalo).
A investigação é um pouco diferente do que estamos acostumados (lembra, em alguns aspectos, Tommy e Tuppence), pois eles usam métodos mais amadores, apesar da engenhosidade e astúcia da mulher. Como sempre em obras da autora, as reviravoltas nos enrolam várias vezes. Acreditamos que a solução é uma, mudamos de ideia, pensamos em outra, quebramos a cara... Tudo até descobrir e perceber que a explicação estava debaixo dos nossos narizes (algo especialmente verdadeiro neste livro).
Devo destacar a edição da nova coleção da Harper Collins. O trabalho está muito bonito. Mesmo sendo "arte conceitual", as capas são de qualidade e o papel também. No entanto, todas as edições apresentam diversos erros de revisão e esta não foi diferente. Erros de conjugação verbal, palavras a menos e palavras trocadas são uma infeliz constante.
A nota diferente do perfeito, portanto, se deve a um acontecimento fundamental da história que se deveu pura e simplesmente à sorte (praticamente um Deus Ex Machina) e à edição que acaba tendo muita forma e falhando no conteúdo.

Saulinho 13/07/2021

Evans! Quem era Evans? Onde Evans se encaixava?
Um livro publicado em 1939, isso mesmo TRINTA E NOVE! E mais uma vez aquele desconforto de que a todo instante eu fui ludibriado. Até que um dos meus palpites estava certo sobre o/a vilão/vilã. Mas saber quem era Evans, ah! Ninguém acertaria... Duvido que alguém consiga esse feito. Extremamente precisa, coesa e sem deixar nada a desejar, nossa Ágatha trouxe essa história digna do status que a rotula "Rainha do Crime". Não é o melhor dos livros dela, inclusive numa pesquisa avulsa pelo Google, essa obra não se encontra no top 10. Mas vale a leitura num fim de semana. E minha única insatisfação é que eu sempre serei traído pela sua escrita.

Fran 17/01/2021

Agatha sempre genial.
Embora tenha achado algumas situações inverossímeis ou sensacionais, os personagens são cativantes, o enredo dinâmico. Prende a atenção do leitor que se pergunta até o final "Por que não pediram a Evans?".

Larissa Verena 27/08/2022

Devorei esse livro, achei muito divertido, ótimos personagens.
A morte no início e a enigmática frase aguçam a curiosidade.
Adorei a Frankie e a dinâmica com Bobby, os dois têm uma química muito boa.
Agatha adora fazer o leitor de trouxa e mostrar como as aparências enganam.
Muito legal quando Frankie fala: "De alguma forma parece que estamos entre as páginas de um livro (...) É uma sensação muito esquisita." Agatha usa esse recurso outras vezes nesse livro.
Gostei dos plots, pra variar ela dá um nó na cabeça do leitor e prova que estamos errados.

giu 22/08/2021

o quão longe você iria por uma fofoca?
Um pouco diferente das outras histórias de Agatha, em "Por que não pediram à Evans?" não contamos com a presença de nenhum de seus ilustres detetives, e sim de dois adolescentes que vão realmente muito longe para descobrir o mistério envolvido nas últimas palavras de um homem encontrado à beira da morte em um campo de golfe.

Os dois personagens principais me divertiram bastante, é realmente uma experiência diferente do que ler as aventuras de poirot, por exemplo, eles são bastante amadores na questão, mas isso só torna o livro ainda mais divertido, nos deixando ansiosos pra ver qual o próximo problema que a dupla vai se meter para descobrir o desfecho dessa fofoca. Frankie me conquistou logo de cara, e não nego que adoraria de vê-la em outras obras da autora. O mistério é fantástico também, como sempre a autora nos despistas várias e várias vezes para no final revelar algo que estava o tempo todo bem de baixo do nosso nariz, é sempre muito bom ser feita de palhaça por ela.

Vini 24/03/2021

Por que não pediram a Evans?
Mais um livro da Agatha lido para riscar da minha lista. Sempre recorro à ela quando quero uma leitura descontraída, e dessa vez não foi diferente. Confesso gostar mais das histórias com Poirot ou Miss Marple, mas aqui temos protagonistas tão envolventes quanto. Não é minha história favorita da Agatha, mas queria ha muito tempo ler esse livro.

Karol Alencar 09/10/2021

Pq não pediram a Evans ?!
Achei que seria mais fácil ler os livros da Rainha Ágatha em ordem cronológica kkk
Porém, os seus primeiros não tem me agradado tanto?
Esse livro começa bem legalzinho e aí depois é só enrolação, enrolação infinita e o tempo todo a gente fica.. Cadê Evans ?kkkk
No final tudo se resolve, é um final surpreendente, bem explicado, mas pra mim não foi UAU sabe !!? Não me deixou boquiaberta, eu fiquei tipo: Eita, então tá bom kkk Ótimo kk Fiquei aliviada por finalmente descobrir quem era Evans?Mas mesmo com um final satisfatório pra mim não compensou toda enrolação que tive que passar durante toda leitura pra chegar até o fim.
E é isso, resumindo : enrolação + final satisfatório !
João 09/10/2021minha estante
Acho que eu gostei mais que madeimoiselle ???

Acha ?! Tu favoritou kkkkk

??????????

Karol Alencar 09/10/2021minha estante
Vou te dá um pano e um rodo de presente pra tu passar pano ?????

João 09/10/2021minha estante
Karol me deixa kkk eu tô é feliz, porque eu achava que não ia gostar mais das histórias de Ágatha, essa teve muito enrolação, sim, mas o final me surpreendeu ???

Karol Alencar 09/10/2021minha estante
Eu deixo sim meu amor passador de pano ???????

Michela Wakami 09/10/2021minha estante
Karol, que pena que você não gostou como o João.
Espero que o próximo seja melhor.

Karol Alencar 09/10/2021minha estante
Uma pena mesmo, achei meio decepcionante descobrir quem era Evans, pra tanto mistério achei que seria UAU e não foi kkk

Michela Wakami 09/10/2021minha estante
Que pena, amiga. Vou tentar lê-lo ainda esse ano, vamos ver como será para mim.
Medo!??

Viviane 23/06/2021

Pergunta a Evans
Mais um estória de tirar o fôlego digna da nossa rainha Aghata Christie.

Frankie e Bobby são os investidores desta ve,, uma estória cheia de reviravoltas e onde um suspeito deixa de ser suspeito somente ppr ser alguém acima de qualquer suspeita. E com um final de tirar o fôlego e mais uma das rasteiras que levei com os livros da Aghata.

Clau Melo 19/04/2022

Sinopse com spoilers...
POR QUE NÃO PEDIRAM À EVANS?, 1934, Ágatha Christie, #23
Adorei a releitura!
A primeira vez que li este livro em 2018, acho que não estava no clima.
Ah! Desta vez não fui feita de trouxa totalmente!
Assisti a adaptação de 1980 e está super fiel. Foi muito bom ler com os personagens do filme na mente. A cena do acidente foi hilária.
Bobby um verdadeiro bocó.
Frankie muito esperta!!!
Adorei quando quase se lascaram!!!
Assisti a adaptação com Miss Marple (não está na versão original). A motivação e o final são diferentes. Gostei até mais do que da trama original.

Ariana87 09/08/2021

No fim Evans estava debaixo do nosso nariz.
Tá para chegar o dia que eu vou acertar o assassino dos livros da Gata Triste, e olha que dessa vez estava bastante óbvio, mas parece que a Agatha coloca uma cortina na nossa cara que a gente fica perdido no escuro.
No meio do livro eu estava reclamando: Olha Agatha não acredito que está tão fácil assim :D kkkkkk eu não podia estar mais enganada.

Bobby está jogando golfe quando uma bola acaba caindo de um certo penhasco e ao chegar lá, horrorizado vê um senhor desconhecido caído, correndo para lá o homem morre em seus braços, não sem antes soltar a pergunta que nos vai atormentar o livro inteiro: Por que não pediram a Evans? E junto com isso várias perguntas, foi um acidente? Quem é Evans? Por que isso era importante? Quem era a mulher na fotografia? Quem era o homem que chegou depois?

Agatha Christie não é a rainha do crime por acaso, capaz de te fazer desconfiar da próxima sombra, e ela não precisou usar seu detetive tradicional Poirot para me prender completamente a história, ela usou dois jovens, o Bobby e a Frankie muito bem construídos para descobrirem o mistério. E solucionaram muito bem, me deixando impressionada mais uma vez.

Isabela 03/10/2021

Divertida e empolgante
Hércules Poirot e Mrs. Marple me perdoe,mas os livros da Agatha Christie que não tem participação dos seus grandes detetives são os melhores. E esse não foge desse meu pensamento.
No começo da estória parece nada de mais (apesar de já encaramos a cena do crime e a vitima logo no primeiro capítulo), mas quando um acidente levanta suspeitas, a vida de Frank e Bob mudam,e de repente eles se vêem investigando um assassinato.
Muitos personagens e cenários,descrito com muitos detalhes, para facilitar a narrativa,mas mesmo assim é preciso estar atento: nem tudo é o que parece.
Minha intuição ajudou muito,e antes do desfecho, já sabia quem era o assassino.
Agatha tende a abordar os interesses amorosos de seus personagens de maneira fluida e minimalista,porém nessa obra ela aprofunda mais os sentimentos dos personagens, tornando a leitura tão agradável e cheia de expectativas.
Outra coisa adorável na estória são os protagonista: Agatha desenvolve-os muito bem,pois era pessoas comuns e sem experiência em resolução de crime, e usaram pensamentos e maneiras comuns para resolve-lo, sem ideias mirabolantes de investigação,o que tornou a narrativa mais leve e em uma aventura em tanto.

Léo 20/11/2009

Surpreendente...
Surpreendente... Qualquer um que termina de ler Por Que Não Pediram a Evans exclama essa palavra em seu pensamento...

Agatha Christie se superou a escrever esse livro, que, na minha opinião, é o melhor da autora.

Você começa o livro com um quê de arrogância: "Está na cara! é obvio que o assassino é o fulano!". Mas, no meio da narrativa (empolgante, sem nem um minuto de tédio), você pensa estar totalmente enganado!

O título, a princípio meio bobinho, é a chave da trama.

Christie teceu sua teia nessa aventura espetacularmente perfeita... Desde a tacada de Bobby Jones até a descoberta de quem é Evans, o enredo é, como já havia mencionado, surpreendente.

Termino não com uma recomendação, mas com uma frase:

SEM DÚVIDA, O MELHOR LIVRO DE AGATHA CHRISTIE...

Tiago 20/11/2009minha estante
Léo, eu tbm achei um óóóótimo livro. ainda lembro a adrenalina que eu senti lendo isto. Acho o que mais me surpreendeu foi que quando se fala em um TOP 10 da Agatha esse livro geralmemnte não entra. E fui ler ele pensando que ia ser não tão bom, e me surpreendi. O livro é muito bom.

Elis 12/07/2022

Por que não pediram a Evans ? Agatha Christie
?Não havia nada de incerto ou nebuloso naqueles olhos, que pareciam totalmente conscientes, alertas e, ao mesmo tempo, pareciam perguntar algo?.

Em um dia comum, Bobby Jones está jogando uma partida de golfe na companhia do Dr. Thomas até que um som de grito abafado chama a atenção do jovem, mas não dando tanta atenção continuam o jogo, chegando no buraco da próxima tacada perto do penhasco, os dois são surpreendidos com o corpo de um homem caído em cima de uma pedra.

Correndo ao auxílio, Bobby e o Dr. descem e verificam o estado do homem, já vendo que o homem está nos momentos finais, o médico corre em busca das autoridades locais e o jovem fica no aguardo até que cheguem, disposto do bolso da vítima há uma foto de uma mulher, cujo o olhar ficará gravado na memória de Bobby.

Mas o que ele não iria imaginar, é que no último suspiro o homem fala algumas poucas palavras que o deixará pensativo, sem compreender bem o que ele quis dizer.

Após alguns dias Bobby encontra sua amiga de infância Frankie que ficou sabendo do ocorrido e conta tudo o que aconteceu, mas tem algo a mais nesse acontecimento, já que a irmã da vítima não se parece nada com a foto vista por Bobby no bolso do casaco da vítima, é daí que juntos embarcam em uma aventura recheada de mistérios.

Neste livro não teremos a companhia de Hercule Poirot e nem de Miss Marple, dois grandes detetives que amo acompanhar nos livro da autora. Teremos Bobby e Frankie que são duas pessoas totalmente diferente uma da outra, Frankie tem aquele espírito aventureiro e Bobby já é mais ingênuo, me fez recordar de um outro casal que vi em outro livro da autora ?Tommy e Tuppence?.

Uma leitura leve e divertida, e que mais uma vez fui trolada pela autora ?não dou uma dentro? ? quando penso quem é o culpado me vem uma chuva de novas descobertas aí já não é mais.

Eu amo os livros autora e o poder que essa mulher tem na sua escrita, ela deixa todas as dicas ali em cada página e quando o culpado é revelado, você junta as peças e compreende que tudo estava ali, é fascinante !!!

E você que leu algo da autora, ja foi trolado assim como eu ? Que
Elis