Filho do Fogo - Volume 1

Filho do Fogo - Volume 1 Daniel Mastral

Resenhas - Filho do Fogo - Volume 1

Daiane 03/04/2021

Você é paciente? Descubra lendo este livro!
Bem ... é um livro ok, caso você seja paciente e caso conheça o autor - por meio de vídeos no youtube ou outros locais -. O livro entrega muito pouco do que promete, basicamente quase 60% da história é uma autobiografia maçante do Daniel Mastral. Por isso, caso você não o conheça, ainda que minimamente, é bem provável que vá abandonar a leitura, pois é bem maçante ler detalhes e mais detalhes da vida de alguém que você mal conhece. E quando digo detalhes, são detalhes mesmo, trechos e mais trechos repetitivos e insignificantes. Quanto ao satanismo e a Irmandade, confesso que a história toda é bem inverossímil. Compreendo que todo relato tem sim um teor ficcional, é impossível lembrar de tudo, de todas as falas, locais etc, no entanto, justamente por ser ficcional, o autor deveria ter caprichado mais escrita. Entendo, também, que as circunstâncias da escrita do livro não foram as melhores, mas é a história que devemos julgar. Apesar disso tudo, recomendo, caso seja paciente. rsrs
Dilma 07/06/2021minha estante
A resenha mais sincera que vi hoje kkk Adorei e sei que não teria paciência.

Daiane 09/06/2021minha estante
Kkkkkkkk eu só li tudo porque fui pulando páginas e páginas até chegar no fim

Leonardo 07/12/2020

É um livro que te dá uma visão mais abrangente de mundo
Quando fui pesquisar um pouco sobre a obra Filho do Fogo, achei muitas opiniões favoráveis, e algumas bem desfavoráveis. Quem falou mal chegou até, inclusive, a dizer que esta não era uma obra de Deus, e sim, algo que poderia até te levar para o caminho do satanismo. Eu já conhecia Daniel Mastral por meio de seus vídeos. Na primeira vez que vi ele na TV, em uma entrevista, estranhei o enfoque exagerado no demônio. Eu não estava acostumado com essa abordagem. Na dúvida, então, resolvi ler a obra e tirar minhas próprias conclusões.

E eu gostei muito, me deu uma outra visão de mundo secular e ampliou a minha percepção da realidade do mundo espiritual. Fiquei a par das regras que regem o mundo espiritual. Na verdade, o mundo espiritual e o mundo terreno se comunicam muito nesta obra. Esta obra serviu de elo entre esses dois mundos. É necessário ler toda a narrativa para se ter uma visão correta do conjunto da obra.

O livro é um testemunho que possui o antes, o durante e o depois da conversão; ou seja, ele não é nada diferente do que vimos em qualquer outro testemunho de uma igreja. Bom, na verdade, há uma diferença: um testemunho pode durar até um minuto em uma igreja, enquanto que na obra de Daniel Mastral, o seu testemunho dura várias e várias horas (a história tem um total de 2307 páginas).

Nos dois primeiros livros, quando conhecemos um Daniel imerso nas trevas, ler esta parte por tanto tempo pode causar um mal estar, mas deve-se ter em mente sempre que este é um testemunho que abarca toda uma vida antes de Cristo. Esta parte (embora volumosa) não abrange nem um terço do livro.

No volume 1 temos aquilo que é conhecido como romance de formação: sabemos como foi o nascimento e o desenvolvimento de Daniel Mastral. Saber isso em detalhes é importante para se compreender toda a posterior trajetória do personagem, o porquê de suas decisões.

No volume 2 temos a imersão de Daniel Mastral no satanismo. O autor deixa claro que faltam detalhes na narrativa do livro para que alguém possa extrair desse enredo alguma orientação de como ter um contato com o diabo. Além disso, não basta, de acordo com o autor, querer ter um contato: é necessário haver uma aliança (ser correspondido por satanás), e isso não é para quem quer, e sim, para quem pode. Ou seja, o autor desestimula que incautos tenham qualquer fantasia de buscar ter algo por meio de seus livros ou por meio de literaturas que não são as literaturas que realmente irão promover esta aliança (estes livros não estão ao alcance do público leigo, e sim, dos autênticos satanistas).

Daniel nos alerta que o que mais há são simpatizantes do diabo, e não satanistas. Os simpatizantes não têm aliança com o demônio, já os satanistas, sim. Este segundo livro realmente é pesado, pois revela toda a psicologia por trás do satanismo. Tal psicologia consiste em relativizar a verdade (fazendo o bem parecer mal, e vice-versa), tal psicologia tem a capacidade de instigar o desejo de poder que dormita em cada um de nós. Mas, atravessar esse vale de sombras faz parte da caminhada.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23).

Talvez para uns, entre um capítulo e outro, tenha faltado esta luz como consolo e guia.

Mas o final do livro dois termina com uma exortação muito linda de Daniel. Temos ali um Daniel liberto, um Daniel que enxerga muito claramente o engano ao qual ele esteve preso por tantos anos. Com as correntes partidas, Daniel louva toda a grandeza de Deus. Ele coloca o criador como o centro de sua vida, o reconhece como pai amoroso e como verdade que liberta. Para aqueles que ainda tivessem alguma dúvida, aqui, neste momento, temos um livro indiscutivelmente cristão. Temos aqui um divisor de águas na narrativa.

No terceiro livro temos o processo de consolidação da libertação de Daniel Mastral. Foi um processo muito longo e sofrido, pois seu envolvimento com as trevas foi muito profundo. Neste livro começa a história dele com Isabela (namorada e futura esposa). Nesta fase da narrativa eles sofrem retaliações e perseguições por parte da Irmandade satânica (grupo ao qual ele pertencia). Por meio de intercessoras (Grace e dona Clara, além de Isabela) ele busca consolidar a sua libertação.

Uma nova etapa da série ocorre quando Daniel busca restaurar a igreja de Cristo. Ali ele encontrou mais inimigos do que amigos. O diabo usa os próprios cristãos como lança para ferir Daniel. A igreja de Cristo está doente. O amor esfriou. A vaidade e a desonestidade imperam. É um trabalho hercúleo mudar esse cenário.

Restaurar a igreja de Cristo tem sido um desafio maior do que escapar da perseguição de seus ex-companheiros de irmandade satânica.

A igreja de Cristo está árida, não busca fomentar o amor. A igreja busca dizer aquilo que as pessoas querem ouvir. Buscam vender “atos proféticos” que não vêm de Deus, mas sim da mente humana. A igreja vende apenas bravatas contra o inimigo, palavra morta. Neste contexto, não há um autêntico louvor, mas sim pirotecnia gospel. A igreja quer o lucro, ela é, nos dias de hoje, os vendilhões do templo da época de Jesus.

E, neste contexto, Daniel faz o papel que muitos julgam desagradável: denuncia as chagas da noiva de Cristo. Com os profetas também foi assim. Quem hoje quer ouvir a verdade? O preço por dizer a verdade foi a solidão, a incompreensão.

Se Jesus estivesse entre nós hoje ele seria ouvido? A exemplo do passado, hoje Cristo teria que ir contra todo um sistema religioso composto por fariseus do século 21.

Como falei, ao longo da trama ficamos a par de algumas leis do mundo espiritual. Uma delas é a lei da legalidade. Legalidade é dar brecha, mediante nossos pecados, para que o inimigo nos atinja. Se estamos fortalecidos na fé, sem mácula alguma, o demônio só pode nos tocar se Deus permitir (foi o que ocorreu com Jó).

Vivemos entre dois mundos: o mundo espiritual e o mundo terreno. A carne tem a sua fraqueza. Temos que nos fortalecer na palavra, no jejum e na oração. Pode parecer o contrário, mas não somos seres deste mundo. A nossa realidade é outra. Somos seres cuja morada é junto ao pai, junto a Deus.

Ao longo da trama aprendemos que Daniel e Isabela, a exemplo de outros heróis da fé, têm suas virtudes e defeitos. Eles são humanos, demasiadamente humanos. Suas forças vêm da fé em Deus. Eles permaneceram fiéis à Igreja por amor a Deus, pois se fossem buscar motivação nas pessoas, há muito tempo que teriam desistido.

O coração do homem é inconstante e corruptível de todas as formas. Por acaso haverá ainda fé na Terra quando o filho do homem retornar?

Para finalizar, afirmo que a palavra de Deus é uma só, mas são vários os meios que ele se utiliza para ser ouvido. Muitos podem achar a escrita de Daniel um tanto obscura, mas é necessário, reitero, ler o conjunto da obra. Para muitos, esse caminho não é o melhor. Entendo e respeito tal posicionamento. Para outros, ele é extremamente válido. Eu achei a obra extremamente edificante para minha vida.

Santana 20/05/2020

Impactante
Livro conta história real de experiências entre céu e inferno, alguns iram ler como um romance de ficção e outros como real
Leiam e tirem suas conclusões
Recomendo

Luana Diniz 01/09/2019

Leitura pesada (demonologia)
Pra quem se interessa por assuntos relacionados a ocultismo, mundo espiritual, demonologia...é um prato cheio!

Celia.Rabelo 02/07/2019

Dificil dizer
Olá, leitores! Como têm passado? Como prometido, estou de volta para resenhar esses dois livros do autor e pastor brasileiro Daniel Mastral, pertencentes a uma série de sete livros intitulada “Filho do Fogo”. Fiquei na dúvida se faria e como faria, já que, a série mencionada é uma autobiografia mesclada à ficção sobre a vida de um jovem satanista que se converteu ao cristianismo e estes dois primeiros livros vão tratar justamente do período do envolvimento e dos os possíveis “rituais” praticados por ele e por “seus irmãos”, o que torna a leitura verdadeiramente pesada e não indicada para todos os leitores. Tomei conhecimento destes livros por indicação de blogueiros e alguns youtubers como livros de horror e, pelo Kindle Unlimited, baixei e iniciei a leitura. Repito, de forma alguma deve ser lido por pessoas sensíveis ou impressionáveis, tão pouco por crianças e adolescentes, mesmo que todos professem da mesma religião do autor: evangélica e/ou protestante.

site: https://piscinadelivros.wordpress.com/2019/07/02/resenha-filho-do-fogo-daniel-e-isabela-mastral-vol-1-e-vol-2/

Cíntia Costa 26/12/2018

Impactante
Sempre me interessei muito sobre livros de libertação e esse foi um dos que mais me impactaram. Gosto da forma de escrita do autor. Ele te envolve na história a ponto de voce não desgrudar do livro.
Sob o aspecto espiritual quem sou eu para duvidar de algo que ele diz que aconteceu, embora tenha achado alguns pontos bem fantasiosos.
Esse livro conta mais do que ele viveu na sua adolescência e início no satanismo. O segundo continua o processo dele no satanismo e começa o processo de libertação. Um livro forte.

Guilherme 27/06/2017

Catastrófico.
Este é um livro que tinha tudo para ser um best-seller, pois conta com uma história super interessante e que cria no leitor uma curiosidade singular, no entanto, é absurdamente mal escrito. Em todos os aspectos. Não há riqueza literária nenhuma! É pobre como uma fanfic de uma adolescente. A narrativa é cheia de tantos furos que chega a dar vontade de rir! Não é possível que este livro seja levado à sério! E os personagens? Tão superficiais! Não há crescimento en quanto pessoa nenhum no protagonista, sempre infantil, egocêntrico, é simplesmente insuportável. A forma como os personagens simplesmente somem da história, sem mais nem menos, cria lacunas que simplesmente não deveriam existir. Ele pula de um capítulo para outro sem um link, ou uma ponte...
E mais: se for tratar como uma obra de ficção, até vai, mas se o autor insiste mesmo que tudo isso é real, então ele precisa urgentemente de um psiquiatra. NADA FAZ O MENOR SENTIDO!
Se você é cristão, assim como eu, fica a dica: Não perca seu tempo lendo esta bobagem. Ela é teologicamente absuda. Não há edificação espiritual nenhuma nesta obra que, posso dizer, é completamente intragável. Quer ler uma boa ficção cristã? Vá para Nárnia e encontre-se com Aslan. Mas passe longe desta coisa.
Julio.Godoi 14/07/2017minha estante
Eu resolvi ler as resenhas antes de fazer a minha. Obrigado por me poupar o tempo de resenhar esta obra maluca. Faço das tuas, as minhas palavras.

Vinicius, Pr. 12/04/2016

Mentiroso
Uma ficção que o autor jura que é baseado em fatos reais de sua própria vida. Me pareceu um plagio do filme O advogado do Diabo.
Joao Marcos 13/12/2016minha estante
undefined

Francesco.Jansen 09/09/2015

Conhecimento
Vale a pena todos lerem, quer fale bem ou mal.

Waldemar 03/09/2015

O lado escondido da vida procurando um sentido para sua existência.
O livro me transportou para uma aventura desde o nascimento e a infância de Eduardo, com muito aprendizado e acumulo de experiencias positivas e negativas, encontro com um estilo de vida desregrado e sem preocupação com as consequências dos atos insanos, um encontro com a arte marcial "Kong fu chines", quebrando sua filosofia e se envolvendo em situações perigosas, e a narração me leva a pensar que o Eduardo estava sendo conduzido para o caminho das trevas, seja pelas amizades ou maneira de pensar e agir, no meio do caminho estava preparado uma visão distorcida do que é ser um seguidor de Cristo naquela igreja onde mostraria a ele que aqueles eram hipócritas e mentirosos logo todos seriam, caiu na rede do enganador. Abriu-se uma oportunidade e Eduardo mergulhou de cabeça nas crenças satanista, entregou seu corpo e vida a um "guia" que seria seu "companheiro e amigo" e lhe daria tudo o que lhe pedisse, com um gênio de contos de fadas, mas teria que parar um preço e acredito que não era pouco. O absurdo de tudo isso que os seguidores de Lúcifer doutrinaram Eduardo e Tayla a acreditar que Deus era o vilão da história e ele o mocinho, usando as palavras da bíblia sagrada em proveito próprio, tirando o seu texto de seu contexto para um pretexto, absurdo!! O que impactou-me foi saber que o autor revela o sacrifício de crianças por esta ordem.

gabbsnunes 24/04/2015

Intrigante.
Em O Filho do Fogo - Volume 1 acompanhamos o relato de Eduardo Mastral sobre sua experiência com o Ocultismo e o Satanismo. Revelando, com muitos detalhes, esse universo obscuro, o livro trata-se fundamentalmente de um alerta quanto a tais práticas, mas cabe ao leitor julgar por si só o conteúdo do livro.

A história, dividida em duas partes, dedica a primeira seção à trajetória de vida do autor, narrando desde a sua infância, quando já apresentava certo fascínio por coisas incomuns, até sua conturbada adolescência, quando mergulhou no mundo das drogas e do crime. Foi durante a adolescência que ele também teve seu primeiro contato mais direto com o Ocultismo, ao se envolver com um Grupo misterioso, que prometia abrir seus olhos para uma "verdade" que poucas pessoas têm acesso. E é a esse Grupo que a Segunda Parte do livro se detém, narrando desde a primeira reunião que Eduardo compareceu e seu período de treinamento até o seu efetivo ritual de iniciação.

Conheci esse livro há alguns anos através de um amigo, que compartilhava comigo a curiosidade acerca desta temática. No entanto, na primeira vez que o li, achei extremamente enfadonho, especialmente a primeira parte, que se arrasta ao contar detalhadamente a adolescência de Eduardo. Sem contar o incômodo que eu tinha com o excesso de erros de português e de pontuação ou com a própria maneira com que a história é contada. Até hoje não sei se eram falhas apenas das edições a que tive acesso ou se o livro é assim mesmo e carece urgentemente de uma boa edição. Em todo caso, impaciente e exigente como sou, abandonei o livro próximo à Segunda Parte por um bom tempo e somente este ano resolvi retomar.

Ao retomar, devo dizer que a Segunda Parte é infinitamente mais interessante que a Primeira. Embora os erros que citei acima persistam, a história melhora bastante não só pelo conteúdo que apresenta em si, mas também porque o pensamento ocultista do Grupo, os rituais, tudo é descrito com muita precisão, o que nos leva realmente a mergulhar no ambiente.

A maneira do Grupo explicar a realidade nos faz compreender o por quê do mundo que nos está oculto é tão sedutor. Não dá para subestimar os argumentos satanistas usados para justificar a visão de mundo que sustentam ou para desacreditar o Cristianismo. É impressionante como fazem sentido e de fato têm a capacidade de manipular mentes ávidas por conhecimento e que não entendam o Cristianismo de maneira mais profunda.

Pode ser que o que consta no livro não seja real. Pode ser que tudo não tenha passado de uma história de ficção, vendida como fatos reais. Não farei aqui este juízo, não é minha intenção. Ainda assim, recomendo a leitura. As reflexões que o livro induz, os questionamentos que ele desperta em quem o lê com atenção e a riqueza assustadora de detalhes dos rituais - em especial o de iniciação – fazem o mesmo valer a pena. E cada um que tire suas próprias conclusões.
rol 30/04/2015minha estante
gabi como posso iniciar a leitura ? nao estou conseguindo abrir para ler o livro . Se puder me ajudar te agradeco!

gabbsnunes 05/05/2015minha estante
Oi rol! :)
Como assim iniciar a leitura? Vc é nova no site?

Bell 15/04/2015

Incrível
Descobri o livro por indicação de um amigo.
Procurei na internet o testemunho do Daniel e confesso que fiquei encantada com sua história, mais do que depressa procurei o livro nas livrarias e simplesmente DEVOREI. li num final de semana.
Há quem diga que Daniel usou de fantasia e realidade pra escrever toda a saga de "FILHO DO FOGO". Verdade ou não, ele me fez pensar o quanto o mundo tal como o conhecemos está envolto por coisas ocultas e inimagináveis para a maioria de nós.
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia." - Shakespeare
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira um relato claro e objetivo de toda a vida do autor, seus problemas familiares, seu envolvimento com o mundo do crime e das drogas e acreditem seu desenvolvimento num exímio lutador de kung fu.
A segunda parte narra sua trajetória no início do satanismo. Confesso que o ritual de iniciação mexeu comigo, e fiquei dias pensando sobre o fato.
Uma palavra que define o ritual? PESADO.
Apesar de falar do "lado negro" da coisa, o livro me fez pensar um pouco mais na minha caminhada como cristã, me fez rever conceitos e me ajudou a aproximar o meu coração de Deus.

P.S: Adorei e estou mega ansiosa pra ler todos os livros escritos por Daniel, contudo àqueles que têm uma mente mais fraca podem acabar sendo influenciados para o lado negativo, uma vez que o livro é rico em detalhes que se não houver base sólida podem estimular a busca pelo satanismo e pelo oculto. Portanto, recomendo cautela e que sejam "cabeças firmes" do começo ao fim do livro.

Rodolfo 08/01/2015

Muito bom...
O tema do livro sempre me despertou muita curiosidade, então em pouco tempo li os quatro volumes. Falando da parte literária, achei esse livro muito envolvente em sua trama e a excelente escrita cativa a mente. Serve tanto pra quem busca uma boa ficção como para quem crê e quer entender melhor do assunto. Não aconselho a aceitarem seu conteúdo de forma inefável, até porque a história narrada no livro nunca poderá ser comprovada. Temos que saber que toda e qualquer revelação necessária ao cristão está na bíblia. De toda forma, esse livro me edificou bastante e sempre indico. Sugiro também que leiam os outros livros da série.

Pry Weslley 25/07/2014

É de arrepiar!!!!
Para aqueles que adoram livros misticos que falm sobre demonio, esse definitivamente é de arrepiar os pelos.Uma porque aconteceu,esse livro é religioso e diz sobre a tragetória de um ex-satanista chamado Daniel Mastral.Nesse livro volume 1 ele conta como ele entrou ...como foi "escolhido "...e as coisas que aconteciam como sacrificios, rituais ;
È claro que ele conta como era a vida dele antes de entrar pra essa religião ,o que seus pais achavam...

O livro é surpreendente ....a história de vida dele é muito interessante, a unica coisa que não gostei muito é que o narrador ele é meio lento pra contar a historia e enrola um pouco...deixando a leitura um pouco cansativa, porém a historia é muito boa.

Camila 17/03/2014

Filho do Fogo
Nunca vou esquecer a leitura deste livro. Foi algo muito forte e que me abriu os olhos para muitas coisas que nem imaginava que existiam (ou pelo menos não queria imaginar). Mas confesso que achei algumas partes, onde ele explica alguns rituais de magia, um pouco fortes, acho que é um livro que não deve ser lido somente por curiosidade, mas sim com o intuito de saber mais sobre o que está de oculto no meio de muitos e a forma como o diabo trabalha. Por isso antes de lê-lo é necessário pedir o discernimento de Deus.