Xamã

Xamã Noah Gordon

Resenhas - Xamã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 23/01/2021

Peguei esse livro pensando que seria ficção histórica, mas ele tem uma abordagem sobrenatural - que não tem nada a ver com o termo xamã - que pôs por terra as minhas expectativas.

Não que tenha sido ruim, a obr é interessante pela jornada de adaptação do protagonista e de uma conspiração que serve como pano de fundo. Infelizmente, eu não sabia que era o segundo de uma trilogia, então foi um pouco confuso e anticlimático em certas revelações.

Há uma forte presença religiosa no livro, o autor não se esquiva de caricaturar vários grupos em função de sua história. Funciona até certo ponto, depois se torna simplesmente ofensivo e forçado; independente da sua religião ou falta dela.
Pedróviz 03/04/2022minha estante
Acho que desse autor só vou ficar com O Físico mesmo...

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O Xamã, Noah Gordon - Nota 7,5/10
Em o Xamã, Noah Gordon dá sequência à história da Família Cole, narrada em O Físico, e da sua relação com a medicina. O cenário é os Estados Unidos do século XIX, envolto em discussões envolvendo as populações indígenas, a escravidão, os dogmas religiosos e a Guerra da Secessão. A obra narra a história de dois médicos, Roberto Judson Cole, que possui o dom de sentir a morte chegando em seus pacientes, e Robert Jefferson Cole, um menino surdo, também conhecido como Xamã. Achei interessante a abordagem da relação (e conflitos) entre a medicina ocidental e o misticismo da curandeira. Em alguns momentos, a narrativa fica um pouco lenta, principalmente quando o autor se aprofunda no tema da Guerra da Secessão. No entanto, apesar de não superar O Físico, ainda assim é um ótimo romance histórico!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Gianna.Solera 14/05/2022

Não sei se eh o tempo que passou mas me lembro de haver achado um dos melhores livros de todos os tempos

Arthur803 11/01/2022

Um pouco de Cole, um pouco de História Americana.
O livro Xamã trata-se da história da família Cole nos Estados Unidos da América durante a Guerra Civil Americana, seguindo o aspecto principal do livro "anterior" da saga, O Físico, Xamã também traz alguns membros da família que possuem o "dom", porém em um contexto bem mais diferente, além do foco na medicina e na aventura de conquistar o conhecimento por terras distantes e desconhecidas este livro também conta um pouco da história estadunidense no período da guerra civil.

O estilo de escrita, descrição, dialogo, etc, se mantém parecido com O Físico, alta qualidade e esmero, personagens cativantes, profundos e realmente inseridos na história, não apenas como alguns tapa buracos como vistos em muitos livros por ai, realmente há dialogo entre eles e alguma motivação para estar ali além de uma conveniência forçada.

O livro possui algumas parte de descrição política e explicações sobre a guerra, o motivo de não ter dado 5 estrelas para ele é justamente alguns pontos que há uma explicação massiva e levemente entediante, poderia ser mais um fundo de história com altas influências do que um livro de historia levemente inserido kkkkk. (Brincando, mas nem tanto).

Mas tirando essa questão, eu recomendo bastante esse livro, assim também como seu antecessor, O Físico, que possuem histórias muito cativantes e personagens memoráveis.

Matildes 23/11/2020

Ah! Aquelas leituras que nos encantam
Noah Gordon é, sem sombra de dúvidas, um grande contador de histórias. Ele sabe como ninguém criar personagens e enredos envolventes.

A ética da medicina inspira mais essa emocionante narrativa da vida de Rob J. Um médico rural da época da colonização americana. Onde as cidades não passavam de vilas que se instalavam no interior do território americano, que sobreviveram em comunidades de solidariedade como os mórmons, os batistas, os judeus, os quaquers.

Os Estados Unidos eram vistos como a terra da liberdade. Mas apenas para o homem branco, para o índio, o negro e o imigrante não passava de um lugar hostil.

Gladston Mamede 06/12/2020

Uma história bem contada, um texto bem escrito, uma riqueza de detalhes, uma leitura deliciosa. No fim, eu já estava racionando as páginas para não terminar. Amei.

Myy 18/04/2022

Um livro muito bom
A história trouxe algumas descobertas e evoluções médicas da época. É uma história que retrata muitos temas inclusive sobre a guerra da época. Uma releitura muito boa.

Bruno 02/11/2013

UMA BOA LEITURA, MAS NÃO SUPERA "O FÍSICO"
"Xamã" é incontestavelmente uma boa leitura, contudo não é capaz de superar a eletrizante epopéia do primeiro livro da saga dos Cole: "O físico" (resenha em: http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/1774).

Aqui os passos da evolução da medicina também servem de plano de fundo da narrativa, mas desta vez a Europa medieval é trocada pelos Estados Unidos do século XIX.

Fugido da Escócia por perseguição política, Dr. Robert Judson Cole cruza o Atlântico em busca de uma terra para fincar raízes, exercer a medicina e constituir família (repassando o legado médico a seu primogênito de acordo com a tradição).

As dificuldades de adaptação do Dr. Cole nesta nova e desconhecida terra, suas experiências médicas, a conquista de amigos e inimigos, seu contato com os índios, sua atuação profissional e seus valores éticos são retratados com excelência por Noah Gordon.

Paralelo a isto o filho do Dr. Cole, Robert Jefferson Cole (Xamã) assume aos poucos a posição de protagonista da trama, retratado desde o nascimento até a maturidade, passando por tantos percalços quanto o pai mas com um objetivo diferente (se formar em medicina em meio a todas as suas adversidades pessoais e a outras inerentes ao seu tempo).

Segregação racial, exploração indígena, influência política, dogmas religiosos, readaptação, vingança, morte e guerra da secessão americana são apenas alguns dos temas tratados pelo autor nesta obra.

Por fim, aproveitando o parágrafo anterior e analisando em termos gerais penso que o grande pecado do autor foi justamente o excesso de tópicos polêmicos! Por vezes as narrativas se entrelaçam tanto que você acaba perdendo a empolgação de uma subtrama (que acabou ofuscada por outra!). Isto sem contar alguns momentos de tédio fruto de capítulos intermináveis que poderiam ter sido mais objetivos e dinâmicos.

Apesar dos pesares, caso você tenha lido o primeiro livro da série, vale a pena!
Bruno T. 21/12/2013minha estante
Gostei de sua resenha, que ressalta os temas polêmicos abordados pelo autor, apenas discordo do título, já que, na minha avaliação, ambos os livros são excelentes, situados num mesmo (elevado) patamar.

Bruno 22/12/2013minha estante
Olá xará,

Obrigado pelo comentário.

Talvez minha antipatia pela temática da guerra da secessão norte americana tenha influenciado no meu juízo de valor.

Mas tenho de confessar que depois de ler "A escolha da Dra. Cole" minhas impressões sobre "Xamã" melhoraram (quando considerada a trilogia como um todo o último livro é decepcionante).

Abraço.

Gustavo Mahler 08/01/2015minha estante
Eu comecei a ler agora... mas confesso que brochei, quando soube que o background do romance seria a guerra da secessão. Entendo a sua crítica por conta disso. rsrsrs MAs acredito que não seja livro ruim -- tomara que eu goste. :D

Bruno 09/11/2015minha estante
Olá Gustavo.

Espero que tenha gostado, depois conte o que achou.

Abraço.

Henrique Moutinho 16/06/2020

Cativante
Um passeio pela guerra civil americana, a relação dos primeiros nativos americanos com os novos imigrantes, preconceito contra negros e os índios. Além é claro da medicina no século XIX e suas dificuldades durante guerras. Os personagens são extremamente cativantes e te prendem no livro do início ao fim.

Chiabaibr 14/06/2023

Adoro a escrita do Noah Gordon
Eu particularmente adoro livros de ficção história, e o Noah Gordan realmente faz com que nos sintamos dentro da rotina dos personagens. Eu venho lendo o livro Xama todos os dias, um pouquinho a cada dia, e parece que me sinto ali, presente em todos os eventos que acontecem ao decorrer da trama. Apesar de ter gostado mais do primeiro livro, O Físico, que se situa em um período histórico que gosto mais (Idade Média), Xama não decepciona.

gcpina 06/06/2020

Muito bom! Leitura muito agradável e interessante, especialmente para quem gosta de história e das ciências médicas. É o segundo livro de uma trilogia imperdível, mas não se trata bem de uma ?continuação?, pois conta a história dos descendentes do protagonista do primeiro livro, passadas algumas gerações.

Juliana Gouveia 31/12/2021

Para quem gosta de medicina e histórias de guerra
Uma sequência interessante para "O Físico", do mesmo autor, mas com um pouco mais de morosidade no decorrer das páginas, quando descreve minuciosamente os relatos da guerra (Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana).

À parte deste detalhe, que me fez esforçar na continuidade da leitura, tive grande apreço pela personagem principal e por seu pai, que já vinha do primeiro livro. Nesta sequência, a história da medicina continuou sendo contada, com algumas descobertas e evoluções da época e trouxe também uma grande superação por parte da personagem principal que dá nome ao título.
Como um bom romance, nos traz uma bela história de amor para completar a obra.

Maria Tereza 13/08/2013

Envolvente
É um livro envolvente e emocionante. Consegue prender sua atenção e despertar a vontade de ler mais e mais. O interessante do livro é perceber como a profissão deve ser algo que te motiva, deve ser aquilo que você faz por prazer e porque quando isso acontece, o trabalho é bem feito, é confiável.

Thimsilva 28/03/2021

Uma boa sequência
Apesar de ser menos interessante do ponto de vista da Medicina quando comparado ao seu antecessor ?O Físico?, a parte literária de Xamã não deixa em nada a desejar. Personagens bem desenvolvidos e que nos fazem ler vorazmente até conhecer o desfecho da história de mais um Cole. Não vejo a hora de ler o próximo

Rita 30/01/2015

Xamã - A História de Um Médico No Século XIX
Esse livro não é especificamente uma continuação do livro "O físico". Na verdade, a história se passa várias gerações posteriores e em um cenário diferente, já que acontece nos EUA.
Na minha opinião, é uma história tão cativante quanto o livro "O físico". Muito rico em conhecimento, o autor deve tanto cuidado em pesquisar e ser fiel a história, que é fácil voltar no tempo e se imaginar naquela época e na pele daquelas pessoas.
É uma leitura simples, fácil e capaz de prender nossa atenção. Com o decorrer da leitura, passei a me sentir íntima da família Cole e da cidadezinha de Holden's Crossing, que deixou aquela saudade quando o livro acabou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5