Guia Politicamente Incorreto da América Latina

Guia Politicamente Incorreto da América Latina Leandro Narloch
Duda Teixeira

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da América Latina

Dani 23/06/2020

Li por recomendação de um amigo e gostei bastante, achei interessante todo o questionamento a cerca de todo o conhecimento que nos foi passado desde crianças e que tomamos como verdade, o livro tem um humor ácido e um sarcasmo que eu particularmente adoro.

Lili 22/06/2020

Só li achismos. O autor culpa os próprios negros pela escravidão... Nível de leitura é péssimo.

Josimar34 14/06/2020

Faltou transparência
A meu ver faltou na referida obra provas de muitas "informações" contida nela.. O autor baseou o livro em achismos. Faltou comprovar parte do que escreveu nas referências bibliográficas..Enfim, dá pra afirmar que trata-se de uma obra parcial.

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 09: Guia Politicamente Incorreto da América Latina - Leandro Narloch e Duda Teixeira
Nas disciplinas de história que tive, não vi nada sobre a América Latina, por isso, o livro não me causou polêmicas: são histórias que vemos em páginas na internet ou filmes. Talvez nisso more o perigo: conhecer somente um lado da história.

site: https://fabricioasgomes.wordpress.com/2011/08/23/resenha-critica-guia-politicamente-incorreto-da-america-latina/

giu 12/02/2020

interessante
Muito interessante e repleto de curiosidades, porém não proporciona uma leitura prazerosa.

Morpheus 13/06/2019

Tendencioso e impreciso
É uma leitura cansativa, de forma geral. Apesar da riqueza em curiosidades, o livro é um apanhado histórico, por isso não é uma leitura tão fluída.
Quando ao posicionamento do conteúdo, o autor usa caminhões de referências históricas para "provar" a incompetência de algumas figuras históricas, para logo depois tecer relações com sua opinião política, fazendo afirmações polêmicas, sem nenhuma fonte que seja.
É um "bom livro" para sair da caixinha e refletir na qualidade das suas bases ideológicas, se você tiver mais afeto pela esquerda. Caso contrário, eu tenho repulsa de quem o usa como argumento pra qualquer assunto.

carlos.delvalle 06/01/2019

Interessante
Aprendi bastante sobre Juan Peron e Salvador Allende, de quem eu conhecia pouco, fora a diversão da parte sobre Guevara. Há passagens razoáveis sobre Pancho Villa e Simon Bolivas também.

Ângelo Von Clemente 17/12/2018

Precisa-se de senso crítico
É necessário um critério de avaliação rígido para se filtrar o que contém na obra. A história é, como se sabe, uma ciência inexata, e parafraseando Nietzsche "Não há fatos eternos, assim como não há verdades absolutas."

Nossa historiografia sempre tende a ser anacrônica e tendenciosa. É natural, e isso por uma gama gigantesca de fatores que nos condicionam a tais julgamentos. A humanidade cria seus próprios heróis, afinal é necessário tê-los, mesmo que não passem de uma mentira. São esses "heróis" que se colocam como alicerces de ideologias demagogas, e repugnantes. A posteridade sempre será conveniente, e sempre saberá exaltar uma figura histórica quando isso lhe convém (seja o fim que for) quanto as discrepâncias existentes entre idealização e realidade? Eles tentam extingui-la, coloca-la por debaixo dos panos. Não é conveniente que um ícone fabricado seja desmascarado no palco da vida, e isso é fato.

Este livro nos trás uma visão diferenciada da trajetória de personagens relevantes na história da America Latina. É um "outro lado da moeda" que é preciso analisar com senso crítico. Existem muitas verdades, mas também muitas suposições e exageros. É a defesa de um ponto de vista dentro da historiografia, eis tudo.

z..... 19/06/2018

Depois de ler o primeiro da coleção, agora desejo e vou conferir todos os títulos. Vá lá que tenha seus exageros, mas é tudo instigante à reflexões. A proposta é ótima, na investigação de certas personalidades. Sejam abordagens acertadas ou não, são provocativas a questionamentos e isso é legal.

Nesse volume, particularmente, não acredito em grande distanciamento da realidade. A parte mais interessante em minha leitura foi sobre Fidel Castro, Che Guevara e o casal Perón, figuras emblemáticas do século XX. Che metamorfoseado em símbolo de resistência e rebeldia, sem que muitos saibam que foi um assassino impulsivo, até mesmo contra semelhantes que o admiram hoje na cultura pop (alienação); Fidel com histórias parecidas e algumas surpreendentes (como o desejo do conflito nuclear na crise dos mísseis); a "Madona dos Descamisados" vivia na luxúria, a custo do povo; e o Perón, além de simpatizante nazista, era também pedófilo. Não sou nenhum historiador, mas acredito nessas coisas.

O que não curtir foi a parte referente à Montezuma. A abordagem é praticamente uma desculpa para a ação do exército espanhol, como justificativa de um erro para outro erro. Existiam sim massacres entre povos nativos da América, mas usar esse lance minimizando a ação do outro não dá para aceitar. Até o livro do Frei Bartolomé de Las Casas foi minimizado... Não concordei com a abordagem tendenciosa a obliteração da ação dos colonizadores.
Falando em escritor, sobrou para o poeta Pablo Neruda, apontado como admirador do Stalin, a quem dedicou versos de enaltecimento quando este morreu. Isso não sabia.

O livro tem uma falha estonteante também, ao mostrar o Hugo Chavez na capa estilo Sargent Peppers e não ter a biografia deste.

A leitura foi entusiasmada e reveladora. Algo que se encaixa numa frase de Oscar Wilde: "Os que não me entendem me idolatram, os que me entendem são loucos."

WellGyn 02/04/2018

Muito mais do que um texto planetário
Apresenta uma narrativa carregada de fontes que embasam as ideias dos autores. Taxa lo de equivocado sem levar em conta isto é ignorar que a História em si é um discurso contado conforme o interesse do narrador, seja ele de direita ou esquerda.
Marília 13/05/2018minha estante
É um soco no estômago

Bianca 13/02/2018

Uma visão alternativa
O livro cumpre a sua proposta de oferecer uma visão alternativa aos livros didáticos escolares, usando uma linguagem simples para mostrar o lado mais humano dos heróis e mártires da América Latina e as contradições entre essas figuras e as bandeiras que aqueles que os reverenciam dizem defender. O livro não é imparcial, nem se propõe a ser, os autores mostram sua visão da História e os fatos que a embasam, o que é o esperado na ciência. As referências são muitas, e o conteúdo do livro me parece mais próximo da realidade que as teorias a dividem entre vilões e mocinhos, simplificando demais a complexidade do que é ser humano.

Medina 23/12/2017

A serie é mal feita e desonesta. Foi uma perda de tempo. Referências fracas e recortes canalhas sobre os fatos.

José Guilherme Skobar 05/08/2017

Desmistificando "Heróis"
A proposta da série "Guia Políticamente Incorreto" é desconstruir fatos/heróis históricos, tidos como irrefutáveis no consciente imaginário coletivo, devido a educação escolar que nos fora construída desde a infância.

Nesse livro em específico, foi aplicado uma boa dose de provocação, contando o outro lado da moeda, apelando na desconstrução dos principais "heróis" do povo, em toda a América Latina.

Do contrário que eu imaginava, o livro contém inúmeras fontes, podendo ser conferidas logo ao final de cada capítulo, o que elevou muito o meu conceito em respeito ao livro.

Gostei muito do capítulo sobre o Haiti. Um mergulho na história desse país que foi batizado como Ilha de São Domingos, era tido como o mais rico dentre os colonizados de toda a América e hoje é um dos mais pobres do mundo. Retrata a passagem pelo processo de colonização; diversos conflitos (conflitos daqueles!) até chegar a independência; impactos econômicos, etc.

Recomendo, mas destaco que o livro deve ser lido com imparcialidade. Tem muita gente considerando seus dados como uma nova verdade absoluta. Atente que História é isso, estudar distintos pontos de vista sobre o mesmo fato!
Boa leitura!

José Guilherme Skobar 05/08/2017minha estante
Obrigado camarada!

Luan Sperandio 20/02/2017

Excelente para entender melhor a formação cultural da América Latina
É excelente para desmistificar algumas figuras cuja história muitas vezes conflita com o que elas simbolizam atualmente. A morte santifica muitos homens.

E assim conhecemos "o outro lado" de Che Guevara, Simon Bolívar, Perón, Pancho Villa e Salvador Allende.

Os capítulos de Che, Perón e Allende são espetaculares.

site: https://twitter.com/LuanSperandio