Guia Politicamente Incorreto da América Latina Leandro Narloch
Duda Teixeira

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da América Latina

Ren cohones 14/02/2017

Boa pesquisa, opiniões duvidosas
Em relação a pesquisa histórica, muito boa...Porém quem acreditar indiscriminadamente nas opiniões dos autores vai terminar o livro acreditando q a culpa da escravidão é dos escravos e que a colonização espanhola na América latina foi culpa dos índios. Algumas opiniões como a do cultivo e do consumo da coca na Bolívia causam vergonha alheia. Bom livro, mas repleto de opiniões tendenciosas e exageradas.

Marcelha.Leone 05/12/2016

Parcial e preconceituoso
O livro não é imparcial além de preconceituoso.
A proposta é bem interessante mas gostaria de ter acesso às informações e tirar minhas próprias conclusões.
O autor tenta o tempo todo induzir o leitor às suas convicções.
Luan Sperandio 20/02/2017minha estante
Onde foi preconceituoso?

Queila.Assis 06/07/2016

Mudei de ideia
Bacana desmitifica a história que aprendemos no 2 ° Grau, acho que deveria ter mais pesquisa nessa linha, enfim eu recomendo a leitura você vai mudar de ideia depois do livro.

Edu 26/03/2016

Ãtimo Livro!
Ainda que algumas informações mereçam uma pesquisa mais aprofundada, os guias são estruturados de uma forma que dá dinamismo para a leitura e faz o livro andar rápido. Como instrumento de conhecimento o livro é ainda melhor já que conta muita coisa do nosso lado da América que passava batido. Espero passar os olhos por outros guias.

lucas.pinheiro.5815 24/03/2016

Vale a leitura
Segue a mesma linha do "Guia Politicamente Correto da História do Brasil". Pessoalmente, embora tenha algum dinamismo, não gosto muito da maneira como Leandro Narloch escreve.
Os dois livros que li são repletos de afirmações vacilantes, que indicam alguns "achismos" e mais parecem fofocas. Contudo, a temática de seus livros e a forma como os capítulos são organizados superam os pontos negativos.
O Guia Politicamente Incorreto da América Latina traz um breve retrato, com informações que muitas vezes são ignoradas, de algumas das personalidades mais influentes da América Latina.
Destaco os capítulos sobre o mexicano Pancho Villa e sobre a Revolução do Haiti.

Reuel 13/01/2016

Guia pra mostrar a parte ruim da América latina
O livro se propõe a falar a aparte ruim de cada personagem histórico selecionado, como eu não conhecia nada de bom de nenhum deles, fico com a impressão de que a América latina é uma grande lata de lixo. Tá bom, na verdade eu sei que não é bem assim.

Li esse livro pra me livrar daquele estigma que brasileiro não sabe nada sobre a América Latina, fiquei feliz porque tem muita história interessante, a do Haiti, Cuba, Argentina, Chile... O livro me deu curiosidade de conhecer mais sobre nosso vizinhos.

Danilo Vicente 25/12/2015

Gistei
Gostei. Seja a favor ou seja contra, seja de esquerda ou de direita, seja nada disso, o livro vale, no mínimo, para conhecer um lado da história destes líderes da América Latina. Che Guevara, Peron e sua Evita, Allende, Bolívar, Pancho Villa e até os incas e astecas.

Luthe0 04/12/2015

Guia Politicamente Incorreto da América Latina
É claro o principal objetivo dos autores neste livro: desbancar os principais “heróis” da América Latina, mostrar suas fraquezas, os maiores erros, e deixar claro que eles não foram na maior parte do tempo, tão “heróis” assim. Leandro Narloch e Duda Teixeira trazem dados de cada época, retrato de fontes que presenciaram as ditaduras, revoluções e decaídas de cada país, para deixar claro que nem tudo é como se conta hoje, ou pelo menos tentando comprovar o ponto de vista deles próprios.
O livro começa falando de Cuba, das controvérsias de Fidel Castro e sua união com Che Guevara. Ao que se da a entender, tanto Fidel como Che eram totalmente autoritários, e estavam contra os Estados Unidos. Em 1961 ao fecharem um acordo com a Rússia, trazem mísseis para o país e os direcionam para os EUA, o que por pouco quase traz a 3ª guerra mundial. Devido a tal situação, os soviéticos resolvem retirar os mísseis, deixando os dois ‘líderes’ muito irritados. Alguns anos antes, Che Guevara ganhara o cargo de presidente do Banco Nacional e depois fica como Ministro da Indústria de Cuba, trazendo um caos a economia, e mostrando que não obtinha nenhum preparo e conhecimento do assunto para conseguir administrar um setor tão importante para a estabilidade de uma nação. Estes são apenas alguns exemplos das situações citadas no livro, e das atitudes tomadas pelos “heróis” da América Latina.
Os astecas, incas e maias também são citados, com o intuito de tirar a imagem vitimizada que possuem em relação aos conquistadores espanhóis que chegaram a América por volta de 1500. Falam também das atrocidades cometidas por tais povos, e explicam suas relações entre eles mesmos como conquistadores e conquistados, já que os povos lutavam entre si muito antes da chegada dos europeus. Sendo assim, muitas alianças foram feitas entre espanhóis e os índios que muitas vezes aceitavam se unir para conquistar povos que as vezes os haviam conquistado tempos antes.
Falando sobre a Venezuela, Símon Bolívar é o principal criticado, sendo comparado inclusive com Benito Mussolini. A revolução no Haiti também é citada, comentando sobre as muitas atitudes contraditórias de negros que lutaram contra seus senhores pela libertação, mas que depois de livres se tornaram donos de escravos. Há também a história da Argentina, falando sobre Domingo Perón; do México, comentando sobre Pancho Villa e do Chile, expondo Salvador Allende.

Marcos de Padua 09/11/2015

A minha leitura foi muito produtiva, o que me tornou mais propenso a recusar dogmas politizados pela ação política da nossa América Latina.
Ele mostra claramente que líderes da América Latina que foram considerados heróis, não foram tão bonzinhos assim. Contra fatos não há argumentos, fiquei maravilhado com o que li neste compêndio. Ótimo livro de elemento de aprendizado.

Bel 12/08/2015

Uma boa aula de história
Um livro que conta as reais façanhas de personagens históricos da América Latina, tais como: Che Guevara, Simon Bolívar, Salvador Allende, Perón... Como o próprio título do livro relata a história politicamente incorreta desses. Um banho de conhecimento de história embasado em livros, dissertações, documentos oficiais, estudos e pesquisas. Leve e simples, de fácil compreensão. Indico a leitura!

Fabio Martins 06/08/2015

Guia politicamente incorreto da América Latina
Depois do tremendo sucesso do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, Leandro Narloch decidiu dar prosseguimento aos questionamentos e às histórias nem sempre verdadeiras que as pessoas aprendem desde crianças. Para isso, juntou-se a Duda Teixeira e escreveu o Guia Politicamente Incorreto da América Latina.

O novo livro segue a mesma linha do primeiro, pegando um personagem histórico famoso por façanhas, heroísmo e, muitas vezes, considerado bom-moço. Com isso, revelam, através de documentos, registros históricos e pesquisas detalhadas, outro lado desse personagem e da história que foi contada.

O principal exemplo disso é Che Guevara, cultuado por diversas pessoas no mundo inteiro como um revolucionário que lutava pela democracia e pela liberdade do povo cubano.

Porém, o que os registros – inclusive um diário pessoal escrito por ele – indicam é uma figura bem diferente da conhecida e cultuada. Che Guevara era um assassino frio, que ao menor sinal de traição, matava para não correr riscos. Era também um ditador dentro do grupo revolucionário, ferindo totalmente o objetivo da revolução, que queria o fim da ditadura de Fulgencio Batista.

Outro personagem que teve bastante destaque também, foi Juan Perón, presidente da Argentina entre 1952 e 1955 e 1973 e 1974, ano que morreu. Mesmo amado pela população, os autores alegam que ele foi um dos principais motivos para o regresso do país nos anos em que era presidente. Além disso, era um grande apoiador do nazi-fascismo.

Do mesmo jeito do livro anterior, o Guia Politicamente Incorreto da América Latina apresenta uma série de revelações que causam controvérsias e até mesmo revolta em algumas pessoas. É uma obra bem elaborada, embasada e muito bem escrita. Além da agradável leitura, serve também para criar uma nova concepção da história da América Latina.

site: lisobreisso.wordpress.com

Gustavo Sena 12/07/2015

O guia do politicamente incorreto da América Latina
Muito bom livro,leve e divertido....Vale a pena sim...

Junior 08/06/2015

Fraco
Revisionismo não é criticável, porém, não adianta vc contestar certos erros e cometer outros tão - ou mais - criticáveis! Não adianta vc querer desconstruir o que a Esquerda fala, se vc adota os erros da Direita. É exatamente isso o que esse livro faz: substitui uma visão errada da história por outra visão errada. Não gaste dinheiro com isso, não vale a pena.

Shirlei.Stachin 25/02/2015

Guia Politicamente Incorreto da América Latina
Tudo no livro é contra as regras batidas com as quais se conta a história da América Latina. Na história de quase todo país, é comum abrilhantar as palavras de figuras públicas e até inventar virtudes de seu caráter. Na América Latina se vai além: escolhem-se como heróis justamente os homens que mais atrapalharam a política, mais arruinaram a economia, mais perseguiram os cidadãos. Por isso o falso herói latino-americano é o principal alvo do livro.