O Caderno Rosa de Lori Lamby

O Caderno Rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - O Caderno Rosa de Lori Lamby

arqueofarias 03/09/2023

Meu primeiro Hilda e já foi um grande soco no estômago!!!! Precavido da temática a partir de textos e entrevistas da autora, entrei na narrativa ciente da satirização e do grito de ódio de Hilda com o mercado editorial br frente à sua desvalorização.
O texto é trágico, cômico, nojento, asqueroso, triste, e tantas outras coisas mais, naturalmente, objetivados a nos causar diversos sentimentos, como já havia sido pontuado por Hilda.
Uma experiência estranha, mas única.

Gi Santos 01/08/2023

A escrita da Hilda é fantástica, mas fiz confusão com esse livro, que é composto de fragmentos de um outro, que já havia lido previamente, por isso foi uma (re)leitura rápida.

bteuzt 12/07/2023

Gente?
Babado forte. fiquei com mal estar. a mona realmente foi no fundo do inóspito, do nojento, do indigno pra fazer uma piadoca. uma crítica por não se sentir valorizada.
mas, no fundo, acho que tudo que precisa de maiores explicações pra ser compreendido é porque não é taaaao bom assim, ao mesmo tempo que pude ?aproveitar? (com muuuuitas aspas) só porque tive acesso anterior a entrevista que ela dá sobre o livro.
3 pela coragem?

S.Paz 11/06/2023

Mal escrito, uma droga, um lixo, repugnante.
Uma banana ao mercado editorial que, logicamente, não deve ser lido fora de contexto.
É óbvio que Hilda Hilst não foi uma velha asquerosa e pedófila!
Antes de Lori Lamby, passeiem por outros livros dela, estudem a obra, entendam as fases, os deboches e só então mergulhem nesse mar de -filias.
Um livro desconfortável, mas que alívio!

livrosmortificados 21/05/2023

Mal escrito, uma droga, um lixo e repugnante
C a r a l h o, mesmo ja estando "acustumada" com a escrita da Hilda esse livro veio como um soco, um chute na minha cara.
assistindo a entrevista da TV cultura vc entende, que esse livro é uma grande ironia, um grande tapa que a hilda da, o final desse livro fazendo uma grande critica ao mercado editorial é simplismente genial, nao sei se esse final piora ou ameniza toda historia

lorenzodeneuve 14/05/2023

Hilda Hilst escreve aqui o seu vômito triunfal, numa história polêmica sobre perda de inocência, último tentativa da autora de ter o devido reconhecimento.

Leitura super fluida, de um vocabulário simples e bem "camp".

gabriel2621 13/05/2023

Mal escrito, uma droga, um lixo, repugnante.
Hilda Hilst passou anos tentando ser reconhecida, a solução foi vender bananeiras, desculpe, bandalheiras.

Lilie 13/05/2023

O que dizer sobre Lori Lamby...
Mesmo sendo meu primeiro livro da Hilda Hilst, não caí de paraquedas. Já tinha visto entrevistas da Hilda e presenciado discussões a respeito do real tema do livro, então sabia o que esperar. Definitivamente, a experiência de quem abre e lê a primeira página deve ser no mínimo uma surpresa.

Ehster 12/05/2023

Neutro
O livro é muito agonizante, preocupante e muito pesado, mas também necessário, o epílogo é o que salva o livro.

layhnrqs 07/05/2023

A verdadeira natureza do obsceno é a vontade de converter
Ousada, genial, crítica e irônica, Hilda Hilst lança seu primeiro livro obsceno, "O caderno rosa de Lori Lamby", onde a mesma dizia que é e foi um ato de agressão, uma ação vigorosa, para que o pessoal se levante e se acorde. Tudo isso decorrente, e em resposta a todos os 40 anos em que trabalhou com seriedade, mas não obteve o reconhecimento merecido no mercado editorial.

O tema polêmico de Lori Lamby se justifica no exercício que Hilda faz na construção do texto, não é algo que é a toa. Diferente do pornográfico, o obsceno está ligado às aversões estéticas, morais e vitais. E partindo disso, é essencial que antes ou após a leitura a gente entenda o porquê Hilda partiu dessa premissa para contar sua história, e percebemos que tem pitadas de intrigas, alfinetadas, críticas e humor em meio a escrita subversiva e repugnante.

Em sua entrevista após o lançamento, Hilda diz: "A verdadeira natureza do obsceno é a vontade de converter. De certa forma, se você for, consideravelmente, repugnante, você faz com que o outro comece a querer a nostalgia da santidade". Representando os mais desviantes comportamentos sexuais, combinando sarcasmo, erotismo e humor, como resposta grotesca à absoluta perda de esperança e de sentido com relação ao mundo e ao gênero humano.

Jorlaíne 25/04/2023

Se poesia não vende, vamos vender put@ria!
Essa leitura causa um enorme choque! Esse é um livro que eu não sei que nota dar nem como analisar ??.
Temos uma protagonista de 8 anos que narra a forma como é prostituída pelos pais e como gosta disso. Esse é apenas o início do texto que tem um desenrolar surpreendente.
A linguagem é infantil, por ter uma narradora de oito anos, mas também é extremamente pornográfica.
O outro grande assunto na narrativa é a vida do pai de Lori que é considerado um grande gênio pela sociedade, mas que não consegue vender sua obra, pois o público que a lê é muito pequeno, então vê-se obrigado a escrever pornografia para sustentar a família. Aqui temos a crítica da autora que precisou percorrer esse caminho para que sua obra fosse consumida. Enfim, tem muita coisa pra analisar nesse livro.
Eu nunca senti tanto asco, repugnância, indignação, surpresa e choque com uma leitura. Recomendo!
Olha, Hilda, que nó você deu na minha cabeça!
aartemesalva-nat 25/04/2023minha estante
Jorlaíne, li o livro de Ovídio que é do Século 1 d.C. (especificamente 16 d.C) e me surpreendi, fiquei com vergonha de fazer a resenha. Pois, não teria coragem de colocar o título que eu realmente queria na resenha: "Um clássico da p*taria lírica". ?

Jorlaíne 25/04/2023minha estante
Seu título ficou ótimo, Natália ??

Heloísa 28/06/2023minha estante
Vou lê

anne 21/04/2023

Pra esse aqui tem que ter estômago pois é totalmente desconfortável, chocante e angustiante.

O plot e mensagens por trás geniais.

Guilherme.Eisfeld 21/04/2023

Extremamente subversivo.
Cuidado: se você possui sensibilidade em qualquer âmbito, não leia esse livro. Hilda criou uma subversão tremenda, mesmo que vestida em ironias e sarcasmo, e conseguiu perturbar e muito com a sua escrita, sobre a criança refletida na vida adulta e o falso moralismo, sobre a relação de escrita e publicação. Uma das obras mais chocantes que já li.