O Caderno Rosa de Lori Lamby

O Caderno Rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - O Caderno Rosa de Lori Lamby

Charleees 28/03/2023

O CADERNO ROSA DE LORI LAMBY - Hilda Hilst
O caderno rosa de Lori Lamby foi a leitura mais complicada da Hilda que já fiz. De início foi difícil acreditar que aquele caderno era escrito por uma menina, a linguagem da Hilda continua a mesma, embora o teor pornográfico seja o ponto chave ali. Decidi então olhar a história sobre outro prisma e a leitura fluiu, Hilda fez a Lori Lamby como um ato de agressão, foi uma banana que ela deu aos editores, o livro todo é uma grande ode a isso e ela o fez de maneira magistral, o pai de Lori é um grande poeta que não vende, está sempre em crises por conta disso e essas crises se acentuam quando Lalau o editor pede que o mesmo escreva bandalheiras, a boa e velha pornografia, pois só assim ele irá vender, se tornar rico, desfrutar as coisas boas que o dinheiro pode proporcionar, mas é difícil para ele cair no mundo pornográfico assim. Lalau tem o apoio da mãe de Lori, esposa do tal poeta que acredita que tudo irá mudar quando ele passar a escrever putaria (Hilda jogou aqui ao vento o que lhe acontecia, poeta renomada nos meios acadêmicos nunca vendeu, não era conhecida, nenhum editor dava a devida importância para sua obra, esse país não gosta de seriedade, dizia Hilda, e durante 40 anos ela teve esse excesso de seriedade para com sua obra, com Lori ela derrubou tal conceito e trouxe o melhor da bandalheira) Hilda faz grandes críticas no decorrer da história e você não precisa pensar muito para compreendê-las. Lori quer dinheiro para comprar as coisas lindas que vê na televisão, como as coisas da Xoxa (clara referência a Xuxa) e aqui ela traz uma alusão perfeita sobre artistas da massa (que é bem diferente de populares) sobre consumismo, artistas criados pela TV (Xuxa fez filme pornográfico e se tornou rainha dos baixinhos), um fato que achei interessante é que logo após Lori escrever em seu caderno rosa 'O caderno Negro' um livro erótico que Tio Abel deu para ela ler, ela cola figurinhas da Xoxa na beirada do caderno pra tudo ficar mais bonito (isso é genial, logo após aquela orgia entre Dedé, Edernir, Corina e o jumento você amenizar com uma pessoa "tão suja" quanto aquelas da história, mas na cabeça de Lori, a melhor referência para crianças.
Hilda não maneira nos termos genitais. Em entrevista contida no livro Fico besta quando me entende ela fala abertamente que não se choca com esses termos e não entende o porquê das pessoas se chocarem, ela usa e abusa de termos como 🤬 #$%!& , pau, puta e afins... É um livro de várias interpretações, ao mesmo tempo que você sente nojo dos pais de Lori que a coloca naquele submundo do sexo você fica a se questionar o porquê do sexo ser considerado algo sujo, é tão estranho que precisei de tempo para conseguir formular tudo que pensei a respeito do livro.

* Resenha editada em Maio de 2017

Bru 16/03/2023

Ainda que com final inesperado, e de uma autora de escrita genial, o livro causa desconforto em todas suas linhas.

Tive ânsias de vômitos e terror.

Importante para quem quiser ler as 72 páginas da história saber que provavelmente ficará algumas noites em claro.

Alerta de gatilho: abuso sexual, pedofilia, violência...
Alê | @alexandrejjr 01/04/2023minha estante
Mas tu sabes, Bruna, que eu acho que a Hilda Hilst faz parte desse segmento de escritores que causam desconforto. Acho que, se essa sensação foi provocada nos leitores, o objetivo foi atingido.

Mariana 10/03/2023

Panfletado de cara sem rodeios, o caderno rosa de Lori Lamby supostamente deve apresentar uma crítica, segundo o prefácio ?demonstra uma criança que ao contrário da normalidade ela tem pleno controle da situação, nada da descrição da cena sexual nos remete ao verdadeiro âmago da situação de pedofilia? entretanto, basta ser CONSIENTE e você já vera o problema da existência desse livro logo de cara. Lori é uma garota que apresenta um enorme interesse sexual apesar de sua idade, e um alto conhecimento sobre a importância do dinheiro, já que por seus pais foi esposta a prostituir-se para elevar o sucesso do pai como escritor, o que revela a negligência exacerbada dos muitos pais que hoje em dia, sujeitam seus filhos a ?trabalhos? como este, apenas para sustentar sua alienação ao capital, mostrando como a sociedade pode ser cada vez mais doente por estar num mundo capitalista. Não se deve esquecer do infortúnio que a obra pode gerar: fomentar a ideologia de pedófilos que consumem esse conteúdo de forma satisfatória, não se importando com o objetivo da crítica apresentada, transformando assim, o socioespacial cada vez mais doente.

pratos&talheres 09/03/2023

Mt bao
No início foi muito duvidoso e chocante, se eu não tivesse assistido a entrevista ou lido a última parte do livro, eu não teria entendido a crítica. Foi um livro ótimo para estudar minha interpretação a literatura, Recomendo!!!

Júlia. 06/03/2023

Surpreendente, polêmico, original
É comum ver Hilda Hilst a partir dos seus poemas de amor, ela certamente é uma autora ousada e contemporânea que se destaca pelos seus amores e também pelas discussões acerca da alma e da existência. Por isso, confesso que me surpreendi com essa versão de Hilda, com a "ponta do iceberg" do seu "período obsceno."

É possível ver a realidade da própria Hilda nas discussões abordadas no livro, a dificuldade com os editores e a loucura dos escritores ao escrever conteúdo "vendível" me faz imaginar que esses eram conflitos que a Hilda enquanto escritora também sofria. Ela faz a sátira do próprio livro, e em momento algum a sua "pornografia" se leva a sério.

Claro que tive dificuldades em ler o livro, é assustador (pra dizer o mínimo) uma narrativa tão explícita contada por uma criança de 8 anos. Há a possibilidade de uma criança abusada sentir prazer, e isso não anula o seu abuso, mas me revoltou a banalidade com que o tema foi tratado. Isso até o final do livro.

A obra em si apresenta muito humor, que é difícil de ser apreciado pelo contexto, mas que impede que a obscenidade exista só por existir e dá (ou tira, ainda não sei ao certo) sentido para a trama. O final é delicioso, imagino que pelo alívio que senti, ou pela situação desesperadamente cômica em que Lori coloca os seus pais e a si mesma.

Acredito de verdade que, apesar de sua realidade absurda, esse livro mereça um cinco pela originalidade, humor, crítica e intertextualidade.

Burntsugar 24/02/2023

Não recomendo
Sinceramente é um livro muito bom, mas é profundamente incômodo que tenha tantas cenas explícitas de abuso exacerbado, pior ainda é lembrar a todo momento que você está vendo pela visão de uma criança, é muito angustiante se você e sobrevivente e vê os pensamentos da personagem porque é como se revivesse tudo e todos os pensamentos que um dia você já teve e para mim chegou uma hora que eu pensei "eu vou ler esse livro agora" porque senão eu ia abandonar ele e nunca mais iria ler, já li outras obras de Hilda nessa mesma pegada, mas essa foi muito difícil, não recomendo pra ninguém.

Nana 22/02/2023

O livro mais difícil que eu já li, e com certeza vou passar um longo tempo pra superá-lo. você passa a maior parte do livro com nojo e repulsa

Carla.Maciel 19/02/2023

Minha Lori, minha Lolita
Lori lamb é uma menina de oito anos narrando "suas aventuras sexuais ", um monte de bandalheira de má qualidade mas que levam ao leitor a se perguntar estou lendo esse texto por quê?
Curiosidade ou no fundo estou gostando afinal como um dos clientes de Lori diz: todo mundo é sujo.
Seria menos doente se o livro fosse narrando por Lolita, uma Dolores feliz sexualmente satisfeita.
O livro causa desconforto, mesmo assim a cada dia que passa incentivamos meninos a serem homens mais cedo e meninas a se darem o respeito se isso não é sexuazação da infância, o que é então?
Além disso a crítica ao mercado literário é tremenda, é de uma sagasidade espantosa.
A autora deixa o leitor fantasiar com uma garotinha para no final revelar que nada é o que parece é que temos a mente bem suja.
Gostei da linguagem da autora mesclando palavras chulas com algumas cultas.
O texto é simples de se ler, no entanto consultei o dicionário algumas veses.

Sandra 12/02/2023

Chocante e n sei mais oq dizer
Quando terminei este livro, fiquei igual ao Fred Nicácio " precisando de um tempo para entender as minhas emoções ". É um bom livro ao mesmo tempo que é um livro assustador e quando você chega ao final e entende o que está acontecendo, tu sente um alívio sem tamanho... Faz uma crítica muito boa, também. De qualquer forma, eu não recomendaria nunca para alguém, principalmente se eu soubesse que essa pessoa tem algum trauma envolvendo abusos.
Então se você é uma pessoa sensível, não leia. O final é interessante mas até entender o que está realmente acontecendo, você já teve 5 infartos e 1000 sentimentos diferentes.

Gabriel.Lucas 27/01/2023

Obsceno e Hilário
Um livro áspero e obsceno. Hilda traz nele uma crítica enorme ao mercado editorial e em minha opinião também leva o leitor a uma autocrítica junto com um sentimento de culpa. Hilda já disse em entrevistas que esse livro arrancava boas risadas dela e isso também aconteceu comigo.

Ariza.Torquato 20/01/2023

Hilda, amiga, pq vc tá escrevendo isso?
era só o que eu pensava lendo as primeiras páginas do livro. me pareceu muito errado, ao mesmo tempo senti que em algum momento a genialidade da autora ia se revelar ao longo da história de Lori Lambe. gostando ou não, é um livro marcante.

Jonathan 15/01/2023

Eu não sei
Caramba, eu não tenho palavras, sentimento, a não ser o nojo, que eu li esse livro. Entendo todas as ideias da autora, que é uma ironia absurda, mas sei lá. Eu não aguentei isso, foi o maior choque que eu já tive em uma mídia. Não recomendo a leitura, sério, não vale a pena, na minha opinião. Ler uma resenha bem explicada já é o suficiente

Dafne.Allane 13/01/2023

Simplesmente o livro mais difícil que já li
Livro muito interessante e com uma crítica sensacional sobre o mercado editorial e a sociedade do consumo, porém, que só faz pleno sentido ao entender o contexto da obra e o histórico da autora.

Apesar disso, não posso dizer que recomendo a leitura. Todo o livro é extremamente pesado e muito difícil de digerir, já que a autora optou por utilizar o choque como instrumento para passar sua mensagem.

Contém conteúdo explícito e alerta de gatilho!