O caderno rosa de Lori Lamby

O caderno rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - O Caderno Rosa de Lori Lamby

livrosmortificados 21/05/2023

Mal escrito, uma droga, um lixo e repugnante
C a r a l h o, mesmo ja estando "acustumada" com a escrita da Hilda esse livro veio como um soco, um chute na minha cara.
assistindo a entrevista da TV cultura vc entende, que esse livro é uma grande ironia, um grande tapa que a hilda da, o final desse livro fazendo uma grande critica ao mercado editorial é simplismente genial, nao sei se esse final piora ou ameniza toda historia

ana carolina 28/09/2023

Esse livro é um ato de agressão
Ao escrever o diário sexual de uma criancinha curtindo sua vida adoidada, hilda utiliza de seu apelo artístico
para fazer algo grotesco e magnético... que nos fala sobre a merda que é ser escritor no brasil.

Lets 06/10/2023

Não sei nem direito o que falar! Obviamente a sensação que a autora queria causar é muito bem cumprida

Laila.Mikaelly 08/12/2023

Um desmonte
Seguirei tentando juntar minhas próprias peças..

A potência literária de Hilda Hilst é furiosa! Ela consegue trabalhar de maneira contínua em um tom totalmente fora de sua vivência. Isso, inegavelmente é para poucos! (Assim como essa leitura) Desejo boa sorte aos que tentarem.

Legos 16/12/2023

Estratégia que a equipe da luisa sonza usa?
Neste livro somos apresentados a uma narrativa que a olhos nus e num mundo tangível extremamente perturbador.

Sobre a pequena Lory, uma menina de cerca 8 anos que nada mais é do que uma pr0stituta de luxo.

A sua "profissão" até então apoiada pelos pais. Mais tarde descobrimos que esse apoio não se dá só pelo lado financeiro, mas sim, como uma tentativa do pai de Lory conseguir material "bandalheiro" por formas mais simples para suas obras literárias (que não estão agradando seu editor, pois sao muito artisticas e com pouca pútaria).

Ao longo da obra somos imersos em relatos dos encontros de Lory com seus clientes de forma bem gráfica (até ao ponto que esqueçamos que Lory só é uma criança) e até muitas vezes de forma muito inocente ( aí caímos na real sobre quem está narrando esses atos).

Um contraponto interessante da obra de H.H e do clássico Lolitta seria sobre como o ponto de vista do narrador pode mudar completamente o rumo. Humbert H. é um pedófilo bom com as palavras enquanto Lory e apenas uma vítima desse sistema doente até então.

De acordo com alguns textos sobre a vida de H.H temos a análise de que essa obra é uma crítica ao fato de que a própria autora não conseguia se manter senso poetisa é por isso fez esse livro como forma de crítica a indústria editorial que prefere um livro polêmico do que obras realmente com algo artístico e coerente. O importante seria somente chocar e lucrar com essas obras.

Admiro A mestra Hilda e pretendo ler mais de suas obras. :)

Morienti 27/12/2023

O Caderno Rosa de Lori Lamby
Hilda Hilst foi uma moça de escrita sagaz. Ao que habilmente percebeu que seus livros decentes não vendiam, e ainda usando o fato como premissa, escreveu uma trilogia tosca, da qual ela mesma manejava com o cuidado de quem sabia tratar lixo, e, ainda babando alguns falos, não pôde deixar de dar uma tirada crítica na coisa toda. É o exemplo deste, que conta a história de uma pequena criança narrando aventuras sexuais. O pai da criança é um escritor falido, que tem que escrever "bandalhagens", como é dito, para que venda; e a criança decide seguir o mesmo caminho, pois adora dinheiro e quer ajudar os pais.

Me desculpe, não posso deixar uma frase aqui.

luadepaginas 07/01/2024

Tenso! Intenso! Difícil de ler, difícil de processar... Doloroso. Mas, independentemente, eu amei conhecer a escrita de Hilda.

Arthur 10/01/2024

O tanto que meu inconsciente vai se refastelar, lutar e agonizar pra processar tudo o que eu li com muito choque e, admitidamente, curiosidade sabendo que era exatamente isso que a hilda queria... "não é um livro, é uma banana (pro mercado editorial)". uma banana, como a mesma talvez pensaria, que ela enfio no nosso 🤬 #$%!& sem cerimônia. muitos ganhos e muitos fios pra tecer MUITA coisa sobre que MUITA gente já fez ao longo dos anos. pra quem quiser (e aguentar)(recomendo que mesmo não aguentando), é indispensável.

Vick 20/02/2024

Primeira vez que eu tenho contato contato com a obra da Hilda. Claro que eu esperava algo chocante mas foi muito intenso.

Li esse livro durante o aniversário da minha irmã de 8 anos então pode-se dizer que calhou em um momento um tanto quanto estranho.

Me fez questionar muitas coisas.
Vick 25/03/2024minha estante
Livro de janeiro ?

Bruna Jéssika 16/03/2024

Vendendo bandalheiras
Ainda não sei exatamente o que falar sobre a leitura. Quantas vezes eu fechei o livro por ter lido algo tenso demais?
Nunca indicarei a obra. Mesmo ela sendo magistralmente escrita. Hilda consegue manter a atmosfera infantil e inocente mesmo com o teor do enredo. E isso é assustador. É bizarro.
Ainda não sei o que pensar.

Rafael1366 28/03/2024

O CADERNO ROSA DE LORI LAMBY
O livro conta a história absurda de uma garota de 8 anos que deseja se prostituir por vontade própria, afim de obter dinheiro e alcançar coisas que ela almeja.
Conforme a história é contada, podemos notar como ela de certa maneira deseja coisas pela influência da época e da sociedade em que ela vive.
Além disso, a menina faz tais coisas, primeiramente, porque gosta e sente prazer pelos atos, mas também afim de ajudar seu pai - um escritor - a finalizar um livro de contos eróticos.
Tudo nesse livro é uma loucura e os relatos escritos nesse tal caderno rosa da protagonista, a colocam num papel muito diferente de vítima (ou pelo menos é isso que a autora queria passar), já que a protagonista é completamente sóbria, inteligente e aproveitadora.
A autora é boa, a escrita é ótima e a leitura é fluída. O livro é complexo, difícil de avaliar e até de dar uma nota.

Igor Almeida 12/01/2024minha estante
Seria algo como ninfomaníaca?

Camillo2 31/03/2024

Chocante a cada página (com MUITOS gatilhos)
Gente... a cada página eu precisava fazer uma pausa de 1 min pra continuar a ler, esse livro é pesado de uma forma que mds, é literalmente uma criança de 8 anos narrando a forma que ela é abusada por outros homens, na visão da protagonista é de forma "consensual", é muito interessante ler o profasio, pois nele explica parte da intenção da autora ao escrever esse livro, ao longo da narrativa também tem algumas críticas à indústria das editoras, no geral, é um livro MUITO forte, que eu indico apenas pra quem tá com estômago e com a terapia em dia.