O caderno rosa de Lori Lamby

O caderno rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - O Caderno Rosa de Lori Lamby

Silvia França 28/05/2020

Desculpe quem entendeu e gostou da crítica que ela propõe, mas eu só me senti desconfortável e enojada.
Além de ver a obra como sem rumo, chatinha e previsível (o plot sobre o caderno), já que era o que eu estava esperando que acontecesse desde o início, senão o livro seria ainda mais intragável para mim.

Provável que a chatinha seja eu. Mas não deu :(

Analice.Comassetto 06/05/2020

meh
Não esperava nada, foi meu primeiro contato com a autora. Possui uma escrita simples que rende uma leitura rápida e bastante incômoda.

Natália Tiene 12/04/2020

Inicialmente, fiquei perplexa com as descrições cruas de cada obscenidade e me questionando o que a faria escrever coisas que deixariam qualquer família tradicional simplesmente estarrecida. Um livro com relatos de uma criança abusada sexualmente por vários e vários homens, das mais variadas faixas etárias e com (à princípio) anuência dos pais é sem dúvida chocante. E é brilhante o modo como a autora consegue tornar tolerável o impalatável, através das descrições de Lori, e que sempre aborda algum tabu de forma satírica, mediada por lentes que transitam pela esperteza, inocência e sátira.

É maravilhoso o modo como constrói a Lori e a Lorinha e como a autora consegue personificar críticas de forma tão sutil, sem deixar de ser ardilosa e ao mesmo tempo com a inocência que se espera de uma criança.

Júlia. 06/03/2023

Surpreendente, polêmico, original
É comum ver Hilda Hilst a partir dos seus poemas de amor, ela certamente é uma autora ousada e contemporânea que se destaca pelos seus amores e também pelas discussões acerca da alma e da existência. Por isso, confesso que me surpreendi com essa versão de Hilda, com a "ponta do iceberg" do seu "período obsceno."

É possível ver a realidade da própria Hilda nas discussões abordadas no livro, a dificuldade com os editores e a loucura dos escritores ao escrever conteúdo "vendível" me faz imaginar que esses eram conflitos que a Hilda enquanto escritora também sofria. Ela faz a sátira do próprio livro, e em momento algum a sua "pornografia" se leva a sério.

Claro que tive dificuldades em ler o livro, é assustador (pra dizer o mínimo) uma narrativa tão explícita contada por uma criança de 8 anos. Há a possibilidade de uma criança abusada sentir prazer, e isso não anula o seu abuso, mas me revoltou a banalidade com que o tema foi tratado. Isso até o final do livro.

A obra em si apresenta muito humor, que é difícil de ser apreciado pelo contexto, mas que impede que a obscenidade exista só por existir e dá (ou tira, ainda não sei ao certo) sentido para a trama. O final é delicioso, imagino que pelo alívio que senti, ou pela situação desesperadamente cômica em que Lori coloca os seus pais e a si mesma.

Acredito de verdade que, apesar de sua realidade absurda, esse livro mereça um cinco pela originalidade, humor, crítica e intertextualidade.

Jonathan 15/01/2023

Eu não sei
Caramba, eu não tenho palavras, sentimento, a não ser o nojo, que eu li esse livro. Entendo todas as ideias da autora, que é uma ironia absurda, mas sei lá. Eu não aguentei isso, foi o maior choque que eu já tive em uma mídia. Não recomendo a leitura, sério, não vale a pena, na minha opinião. Ler uma resenha bem explicada já é o suficiente

Lara 03/11/2022

Hilda Hilst conseguiu o que queria publicando esse livro, apesar de classificá-lo como pueril, não é nada fácil de ser lido. Uma escrita crua e dolorosa, que a cada página são necessários uma pausa e um respiro para continuar.

Jonas 19/03/2016

A criança sedutora que escreve
Uma garota sedutora que, através da escrita de algo como um diário, nos obriga a fazer uma reflexão sobre a infância, a sexualidade e, claro, a própria literatura. Falar mais que isso é contar demais.

16/12/2015

Você termina a leitura e acha até que foi uma história simples, apesar de MUITO chocante, mas continua digerindo e quanto mais digere mais brilhante vai achando tudo.

É um livro que evoca sentimentos confusos, aborda um tema pesadíssimo (pedofilia), mas você se vê rindo de algo que não deveria estar rindo; se choca o tempo todo com a inocência da menina e mais ainda com tudo o que ela passa. É perverso, com circunstâncias detalhadas ao extremo.

Os acontecimentos são narrados por uma menina de oito anos, e a autora convence tanto na voz dessa menina, que ela te suga para dentro da história e quando se dá conta, já acabou de ler numa sentada só.

A Lori, do título, é a protagonista, que através do agenciamento de seus pais, proporciona serviços sexuais a homens mais velhos. Mas ao contrário do que possa parecer, ela não é a vítima aqui, muito pelo contrário, Lori gosta e se diverte com a situação, principalmente do dinheiro que isso proporciona, e é aí que entra a questão da crítica da autora ao mercado editorial, fazendo um link com a situação do pai de Lori, que apesar de ser um escritor genial, não consegue com que seus trabalhos sejam publicados e sempre ouve de seu editor que o que vende mesmo são livros com muita “bandalheira”. Isso também leva a discussão de quem seria o verdadeiro autor do caderninho rosa da menina. Seria o pai que acabou se rendendo aos conselhos de seu editor?

A própria autora disse que lançou esse livro com o intuito de ser lida e vender livros. O que achei incrível, é que mesmo pendendo para uma narrativa mais pornográfica, há uma crítica presente e das boas.

É o primeiro livro da tetralogia Obscena e é claro que vou correr atrás dos outros três.

gabriel2621 13/05/2023

Mal escrito, uma droga, um lixo, repugnante.
Hilda Hilst passou anos tentando ser reconhecida, a solução foi vender bananeiras, desculpe, bandalheiras.

lorenzodeneuve 14/05/2023

Hilda Hilst escreve aqui o seu vômito triunfal, numa história polêmica sobre perda de inocência, último tentativa da autora de ter o devido reconhecimento.

Leitura super fluida, de um vocabulário simples e bem "camp".

Bru 16/03/2023

Ainda que com final inesperado, e de uma autora de escrita genial, o livro causa desconforto em todas suas linhas.

Tive ânsias de vômitos e terror.

Importante para quem quiser ler as 72 páginas da história saber que provavelmente ficará algumas noites em claro.

Alerta de gatilho: abuso sexual, pedofilia, violência...
Alê | @alexandrejjr 01/04/2023minha estante
Mas tu sabes, Bruna, que eu acho que a Hilda Hilst faz parte desse segmento de escritores que causam desconforto. Acho que, se essa sensação foi provocada nos leitores, o objetivo foi atingido.

Brubs 04/12/2021

Instigante.
Esse livro traz tantas reflexões.
A crítica principal claro, é ao mercado editorial, a venda de ?bandalheiras?. Tanto que o primeiro livro que li dela foi esse.
Questões sobre pedofilia, e também consegui refletir sobre o acesso fácil das crianças a pornografia.
Me instigou a ler mais Hilda Hilst, já comprei outros livros da escritora ??

Carol 10/02/2017

É uma obra que choca, por outro, é capaz de render boas gargalhadas.

brilhinho 21/08/2022

o caderno rosa de lori lamby
foi definitivamente uma das coisas mais estranhas que eu ja li na minha vida e hilst consegue isso com uma maestria absurda. chocante e nos leva a refletir sobre a sociedade e o mercado literário de alguma forma