O caderno rosa de Lori Lamby

O caderno rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - O Caderno Rosa de Lori Lamby

Raissa 04/03/2022

Não sei se tenho a bagagem crítica certa no momento pra comentar sobre essa leitura. Nunca li nada igual, acho que sou muito jovem ainda pra entender o que a autora quis passar

Carolina273 08/05/2022

A minha professora de literatura sempre comenta sobre a Hilda Hilst, fiquei curiosa e decidi enfrentar um dos livros que ela tanto fala. Sinceramente, não tinha ideia do que ia ler, não é um livro pra qualquer um.

Daniela 13/05/2022

Desgraçamento mental
Eu não sei o que dizer sobre, é extremamente obsceno e é uma proposta no mínimo subversiva.
Melhor vocês lerem ou não se não aguentarem.

arqueofarias 03/09/2023

Meu primeiro Hilda e já foi um grande soco no estômago!!!! Precavido da temática a partir de textos e entrevistas da autora, entrei na narrativa ciente da satirização e do grito de ódio de Hilda com o mercado editorial br frente à sua desvalorização.
O texto é trágico, cômico, nojento, asqueroso, triste, e tantas outras coisas mais, naturalmente, objetivados a nos causar diversos sentimentos, como já havia sido pontuado por Hilda.
Uma experiência estranha, mas única.

Giovanna 05/10/2022

Arrebatador
Não é uma leitura nem um pouco leve, realmente teve algumas horas que deram uma ânsia de um sentimento horrível. Este é o objetivo desse livro!
Hilda foi muito perspicaz em construi - lo, personagens muito bem enraizadas. Como diz nas considerações finais, pude concluir que o objetivo de Hilda, além de fazer uma crítica ao contexto do livro, e com isso trazer uma nova perspectiva, fez com que o ditado " Fale bem ou mal, mas falem de mim" retornassem com êxtase.

milenakts 25/10/2022

Existem narrativas que desafiam a realidade, chocam, convidam o leitor a questionar os próprios paradigmas, rompem com a ordem... e existe esse livro da Hilda. Embora ela mesma definisse essa obra como "pueril", é leitura pra gente grande. Acompanhar a narração da Lorinha não foi nada fácil pra mim, muitas vezes tive que parar de ler pra tomar um ar. É justamente todo esse desconforto que traz ao Caderno Rosa um primor artístico como raramente se vê. Indico muito a leitura para quem quer chegar ao cerne da ficção, abrindo mão de escrúpulos.

emanuela 02/11/2022

? livro muito pesado porém extremamente necessário
que livro, hilda hilst foi fantástica e que prazer conhecer a obra e história dessa mulher. se você tiver a oportunidade LEIA

procure oa gatilhos do livros, possuem muitos.

Samuca 14/11/2022

Rosa não, vermelho (indecente ou atencioso)
Conhecia a fase "séria" de Hilda Hilst. Gosto muito de Ode Descontínua e Remota Para Flauta e Oboé, mas a prosa da autora não conhecia! Foi interessante este primeiro contato.

Na obra acompanhamos uma autoficção muito bem feita e muito bem construída. Recomendo.

raynarasantos 02/12/2022

destrutivo.
a história em si já é muito desconfortável, pesada e até imprópria pra certas pessoas, no meu ponto de vista, mas a pior parte sem dúvidas é a forma como tudo é descrito, como a Lori é jogada em um mundo de descobertas cedo demais, como ela diz gostar disso, querer isso. sinto que esse livro seria facilmente um gatilho para pessoas que passaram por situações de abuso. outro ponto que eu acho interessante e necessário citar é a forma como os pais lidam com tudo, como se fosse uma grande piada ou algo do gênero. li, leria novamente, mas não recomendo.

Mariana113 24/03/2024

Anos dourados
Ser criança não significa ter infância. Lori tem oito anos, mas se comporta como mini adulta por conta da exploração dos pais. A vítima passa a achar que está sob controle da situação e Hilda Hilst apesar de apresentar certa inocência da personagem em alguns momentos, aprofunda na questão da pedofilia e o ponto de vista tanto do adulto como da criança. É um livro muito pesado, embora tenha poucas páginas.

Burntsugar 24/02/2023

Não recomendo
Sinceramente é um livro muito bom, mas é profundamente incômodo que tenha tantas cenas explícitas de abuso exacerbado, pior ainda é lembrar a todo momento que você está vendo pela visão de uma criança, é muito angustiante se você e sobrevivente e vê os pensamentos da personagem porque é como se revivesse tudo e todos os pensamentos que um dia você já teve e para mim chegou uma hora que eu pensei "eu vou ler esse livro agora" porque senão eu ia abandonar ele e nunca mais iria ler, já li outras obras de Hilda nessa mesma pegada, mas essa foi muito difícil, não recomendo pra ninguém.

lipelimma 22/01/2024

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐ Frases ou Citações

Ehster 12/05/2023

Neutro
O livro é muito agonizante, preocupante e muito pesado, mas também necessário, o epílogo é o que salva o livro.

Lilie 13/05/2023

O que dizer sobre Lori Lamby...
Mesmo sendo meu primeiro livro da Hilda Hilst, não caí de paraquedas. Já tinha visto entrevistas da Hilda e presenciado discussões a respeito do real tema do livro, então sabia o que esperar. Definitivamente, a experiência de quem abre e lê a primeira página deve ser no mínimo uma surpresa.

S.Paz 11/06/2023

Mal escrito, uma droga, um lixo, repugnante.
Uma banana ao mercado editorial que, logicamente, não deve ser lido fora de contexto.
É óbvio que Hilda Hilst não foi uma velha asquerosa e pedófila!
Antes de Lori Lamby, passeiem por outros livros dela, estudem a obra, entendam as fases, os deboches e só então mergulhem nesse mar de -filias.
Um livro desconfortável, mas que alívio!