O caderno rosa de Lori Lamby

O caderno rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - O Caderno Rosa de Lori Lamby

Ana Lucia 21/11/2012

Chocante
Achei a história literalmente chocante, mas é impossível não ler.
Eu não sei se há alguma coisa metafísica/ imaterial/ dialética (rs) que ela queira ter dito, mas incomoda.
Por isso é interessante.
Ana Lucia 21/11/2012minha estante
Lendo as resenhas dos outros eu até entendi melhor a obra! Hilda Hilst é sombria! Medo! rsrs

Nena 13/02/2016

O livro é erótico? Sim, é erótico! Aborda a questão tabu da pedofilia, mas vai muuuiiito além disso. É um livro q incomoda. Se interpretado corretamente, é brilhante, se mal interpretado, é vulgar. A história de uma menina de 8 anos q, incentivada pelos pais, se prostitui e gosta da prática. O livro é escrito como forma do diário da menina (com erros de escrita cometidos por crianças recém alfabetizadas), q almeja publicá-lo futuramente. É bem humorado e altamente crítico. Minha interpretação é q o pai de Lori é a própria Hilda Hilst, e Lori é o livro incômodo q ele é obrigado a escrever para satisfazer a ânsia do mercado editorial por livros populares de gosto duvidoso. Não é mais publicado, então não encontrei em sebos e livrarias, baixei o PDF q encontrei na net. Ilustrações de Millor Fernades.

Karol 24/06/2021

Uma critica bem estruturada acerca do mercado editorial, ao me deparar com a escrita da autora levei um leve susto, pois foi meu primeiro livro dela, desse modo. por ser uma leitura rápida, porém pesada ainda não sei dizer o que sinto, requer uma certa reflexão, e é isso...

delirionocaixao 06/06/2024

Muitas pessoas comentando que odiaram por ser um livro desconfortável, detalhado e pesado - bem, isso só me faz pensar que ele realmente foi muito bem escrito. A crítica é muito boa e ela foi capaz de escrever atos repugnantes ainda com um ar de inocência. Bizarro.

Dafne.Allane 13/01/2023

Simplesmente o livro mais difícil que já li
Livro muito interessante e com uma crítica sensacional sobre o mercado editorial e a sociedade do consumo, porém, que só faz pleno sentido ao entender o contexto da obra e o histórico da autora.

Apesar disso, não posso dizer que recomendo a leitura. Todo o livro é extremamente pesado e muito difícil de digerir, já que a autora optou por utilizar o choque como instrumento para passar sua mensagem.

Contém conteúdo explícito e alerta de gatilho!

Gabriel.Lucas 27/01/2023

Obsceno e Hilário
Um livro áspero e obsceno. Hilda traz nele uma crítica enorme ao mercado editorial e em minha opinião também leva o leitor a uma autocrítica junto com um sentimento de culpa. Hilda já disse em entrevistas que esse livro arrancava boas risadas dela e isso também aconteceu comigo.

Sandra 12/02/2023

Chocante e n sei mais oq dizer
Quando terminei este livro, fiquei igual ao Fred Nicácio " precisando de um tempo para entender as minhas emoções ". É um bom livro ao mesmo tempo que é um livro assustador e quando você chega ao final e entende o que está acontecendo, tu sente um alívio sem tamanho... Faz uma crítica muito boa, também. De qualquer forma, eu não recomendaria nunca para alguém, principalmente se eu soubesse que essa pessoa tem algum trauma envolvendo abusos.
Então se você é uma pessoa sensível, não leia. O final é interessante mas até entender o que está realmente acontecendo, você já teve 5 infartos e 1000 sentimentos diferentes.

Charleees 28/03/2023

O CADERNO ROSA DE LORI LAMBY - Hilda Hilst
O caderno rosa de Lori Lamby foi a leitura mais complicada da Hilda que já fiz. De início foi difícil acreditar que aquele caderno era escrito por uma menina, a linguagem da Hilda continua a mesma, embora o teor pornográfico seja o ponto chave ali. Decidi então olhar a história sobre outro prisma e a leitura fluiu, Hilda fez a Lori Lamby como um ato de agressão, foi uma banana que ela deu aos editores, o livro todo é uma grande ode a isso e ela o fez de maneira magistral, o pai de Lori é um grande poeta que não vende, está sempre em crises por conta disso e essas crises se acentuam quando Lalau o editor pede que o mesmo escreva bandalheiras, a boa e velha pornografia, pois só assim ele irá vender, se tornar rico, desfrutar as coisas boas que o dinheiro pode proporcionar, mas é difícil para ele cair no mundo pornográfico assim. Lalau tem o apoio da mãe de Lori, esposa do tal poeta que acredita que tudo irá mudar quando ele passar a escrever putaria (Hilda jogou aqui ao vento o que lhe acontecia, poeta renomada nos meios acadêmicos nunca vendeu, não era conhecida, nenhum editor dava a devida importância para sua obra, esse país não gosta de seriedade, dizia Hilda, e durante 40 anos ela teve esse excesso de seriedade para com sua obra, com Lori ela derrubou tal conceito e trouxe o melhor da bandalheira) Hilda faz grandes críticas no decorrer da história e você não precisa pensar muito para compreendê-las. Lori quer dinheiro para comprar as coisas lindas que vê na televisão, como as coisas da Xoxa (clara referência a Xuxa) e aqui ela traz uma alusão perfeita sobre artistas da massa (que é bem diferente de populares) sobre consumismo, artistas criados pela TV (Xuxa fez filme pornográfico e se tornou rainha dos baixinhos), um fato que achei interessante é que logo após Lori escrever em seu caderno rosa 'O caderno Negro' um livro erótico que Tio Abel deu para ela ler, ela cola figurinhas da Xoxa na beirada do caderno pra tudo ficar mais bonito (isso é genial, logo após aquela orgia entre Dedé, Edernir, Corina e o jumento você amenizar com uma pessoa "tão suja" quanto aquelas da história, mas na cabeça de Lori, a melhor referência para crianças.
Hilda não maneira nos termos genitais. Em entrevista contida no livro Fico besta quando me entende ela fala abertamente que não se choca com esses termos e não entende o porquê das pessoas se chocarem, ela usa e abusa de termos como 🤬 #$%!& , pau, puta e afins... É um livro de várias interpretações, ao mesmo tempo que você sente nojo dos pais de Lori que a coloca naquele submundo do sexo você fica a se questionar o porquê do sexo ser considerado algo sujo, é tão estranho que precisei de tempo para conseguir formular tudo que pensei a respeito do livro.

* Resenha editada em Maio de 2017

Saulo 20/04/2023

Ousado e subversivo
O Caderno Rosa é, sem dúvidas, chocante. A cada cena descrita por Lori Lamby me peguei soltando risadas de constrangimento por não acreditar naquilo que estava lendo.

Compreender as motivações de Hilst ao escrever uma obra como essa é o que torna a experiência da leitura um pouco menos pesada mas também muito intrigante.

anne 21/04/2023

Pra esse aqui tem que ter estômago pois é totalmente desconfortável, chocante e angustiante.

O plot e mensagens por trás geniais.

livrosmortificados 21/05/2023

Mal escrito, uma droga, um lixo e repugnante
C a r a l h o, mesmo ja estando "acustumada" com a escrita da Hilda esse livro veio como um soco, um chute na minha cara.
assistindo a entrevista da TV cultura vc entende, que esse livro é uma grande ironia, um grande tapa que a hilda da, o final desse livro fazendo uma grande critica ao mercado editorial é simplismente genial, nao sei se esse final piora ou ameniza toda historia