Luccal1 09/11/2023
A liçao do livro é boa, só conseguimos achar nossa paz e felicidade em nós mesmos de uma forma nossa unica a individualidade. Só que sla o Sidarta foi babaca o livro todo e ainda assim é considerado pleno? Achei meio enrolado e não gostei muito da escrita mas a mensagem é muito boa.
tenho para mim que o amor é o que há de mais importante no mundo. Analisar o mundo, explicá-lo, menosprezá-lo, talvez caiba aos grandes pensadores. Mas a mim me interessa exclusivamente que eu seja capaz de amar o mundo, de não sentir desprezo por ele, de não odiar nem a ele nem a mim mesmo, de contemplar a ele, a mim, a todas as criaturas com amor, admiração e reverência
Aprovo inteiramente e com o maior prazer o fato de que aquilo que para uma pessoa é um tesouro e uma grande sabedoria representa para os demais homens rematada tolice.no pecador já se acha contido, hoje, agora mesmo, o futuro Buda. Todo o seu porvir já está presente
Mas o próprio mundo, o ser que nos rodeia e existe no nosso intimo, não é nunca unilateral. Nenhuma criatura humana, nenhuma ação é inteiramente Sansara nem inteiramente Nirvana. Homem algum é totalmente santo ou totalmente pecador
"O oposto de cada verdade é igualmente verdade."Isso significa: uma verdade só poderá ser comunicada e formulada por meio de palavras quando for unilateral.
Os conhecimentos podem ser transmitidos, mas nunca a sabedoria. Podemos achá-la, podemos vivê-la; podemos consentir em que ela nos norteie; podemos fazer milagres através dela. Mas não nos é dado pronunciá-la e ensiná-la.
Procurar significa: ter uma meta. Mas achar significa: estar livre, abrir-se a tudo, não ter meta alguma
Quando alguem procura muito explicou Sidarta pode facilmente acontecer que seus olhos se concentrem exclusivamente no objeto procurado e que ele fique incapaz de achar o que quer que seja, tornando-se inacessível a tudo e a qualquer coisa porque sempre só pensa naquele objeto, e porque tem uma meta, que o obceca inteiramente.
Não, o verdadeiro buscador, aquele que realmente se empenhasse em achar algo, jamais poderia submeter-se a nenhuma doutrina.
No teu intimo ha calma e asilo, e a qualquer instante podes retirar te dali, para estares a sos contigo mesma, assim como eu também sei fazer. Poucos homens têm essa faculdade e, todavia, não há nenhum que não possa gozar dela.
Assim como um malabarista brinca com suas bolas, assim brincava ele com seus negócios e com os homens que o rodeavam. Contemplava-os, divertia-se à sua custa, sem que o seu coração e a fonte da sua alma participassem dessas atividades. Essa fonte jorrava em outra parte, muito distante da sua pessoa; jorrava e prosseguia jorrando, invisivel, sem nada ter que ver com a vida de Sidarta
O sentido e a essência não se encontravam em algum lugar atrás das coisas, senão em seu interior, no intimo de todas elas.
Eu, porém, que almejava ler o livro do mundo e o livro da minha própria essência, desprezei os sinais e as letras, em prol de um significado que lhes atribuia de antemão.o amor pode-se mendigar, comprar, receber de presente, mas nunca roubar pela força.
"Era meu desejo conhecer o sentido e a essência do eu, para desprender-me dele e para superá-lo. Porém não pude superá-lo. Apenas logrei iludi-lo. Consegui, sim, fugir dele e furtar-me às suas vistas. Realmente, nada neste mundo preocupou-me tanto quanto esse eu, esse mistério de estar vivo, de ser um individuo, de achar- me separado e isolado de todos os demais, de ser Sidarta! E de coisa alguma sei menos do que sei quanto a mim, Sidarta!"
Eu, porém, que almejava ler o livro do mundo e o livro da minha própria essência, desprezei os sinais e as letras, em prol de um significado que lhes atribuia de antemão.