Sidarta

Sidarta Hermann Hesse

Resenhas - Sidarta

Palomas 03/01/2024

Grata surpresa
Um dos melhores livros que li em 2023, amo livros que na sua estrutura nos propõe reflexões, li com um caderno ao lado para anotar frases e elaborar

Vini Silva 31/12/2023

Viver é amor
A vida é amor, a vida é um rio, o tempo é esse rio, tudo é rio, tudo é vida e tudo é amor.
Esse livro me trouxe muitos sentimentos bons e ideais que concerteza me lembrarei ao longo da minha vida.

Julia Gheller 30/12/2023

Pra quem tem mais costume e contato com o modo de pensar Ocidental, esse é um ótimo livro pra ter um primeiro contato com uma outra perspectiva de vida/religião/filosofia.
A leitura parece simples e rápida, mas cada passagem tem uma densidade de reflexões muito grande.
Fiquei muito curiosa pensando em como a viagem do Hesse pra Índia deve ter sido impactante e importante a ponto de leva-lo a escrever o livro depois. (Daria tudo pra uma conversa de bar com ele sobre).
Ao longo da história, o que mais gostei foram os trechos relacionados ao rio e sobre como ele é capaz de contar tudo aos personagens. Pensar sobre a Unidade da vida e das coisas também foi muito interessante. Enfim, uma leitura mt boa pra encerrar o ano :)

Italo 23/12/2023

Um livro pra alma
Amo muito esse livro e acho que justo por isso tenho dificuldade em fazer essa resenha, porque sinto que ele pode ser muito mais do que consigo escrever sobre.

Sidarta é desses livros que gosto de reler em momentos como virada de ano, aniversário ou quando estou me sentindo perdido. É um lembrete da perfeição do todo, inclusive em suas imperfeições, dificuldades, mágoas. Te causa dores mas te afaga a alma. Te faz ver o desagradável mas te imbui esperança.

Herman Hesse tem um poder de síntese muito forte e com poucas palavras me vejo emocionado e envolvido. E nesse livro medio-curto, em suas 166 páginas, você olha pra si de uma forma muito profunda. Vemos toda a vida de Sidarta e acabamos vendo também a nossa. E não saímos dessa leitura do mesmo jeito que entramos.

Paula 23/12/2023

Sidarta
Fruto de uma viagem à Índia, realizada em 1911, onde Hermann Hesse absorveu ensinamentos da cultura budista, o romance Sidarta (1922) trata de um personagem homônimo, filho de brâmane - a mais alta casta indiana - e dono de uma personalidade inquieta, que abandona a casa dos pais e segue sua própria jornada.
O que eu mais gosto nos romances de Hesse é a sua delicadeza, sua forma quase lírica e extremamente bonita de mostrar que o ser humano é responsável pelas próprias escolhas. A jornada de Sidarta passa por várias etapas: brâmane, asceta, semana de Buda, comerciante, balseiro. Um caminho tortuoso, mas necessário, afinal, sabedoria não se ensina; se adquire por experiência.
Dilva 23/12/2023minha estante
Esse livro sempre me chamou a atenção e depois da sua resenha preciso lê -lo.

Anna 20/12/2023

História interessante, bem envolvente mas pra mim não foi nada além disso. cumpriu o papel, mas não sei se leria de novo

Leywyson.Ramon 16/12/2023

Resenha N°9
Esse livro é muito curioso... Ele traz uma boa interpretação da vida de um ser humano.
Esse der humano pode ser você que lê, pode ser eu... Enfim, pode ser quem for.
Ou seja, ele traz uma vida cheia de histórias e de mudanças, sejam elas boas ou ruins, com altos ou baixos. É uma vida dentro de um livro muito rico em histórias.

Eu leria esse livro novamente.

Rodrigo.Bittencourt 12/12/2023

Leve, porém profundo
O livro apresenta uma história leve e que nos convida ao autoconhecimento. É uma forma de Hesse entender o mundo e como podemos encontrar o melhor caminho para viver.

Natalia 10/12/2023

Expectativa alta demais.
Eu amo ler sobre culturas e religiões diferentes, e esperava uma história incrível sobre budismo, até pelo autor ser Nobel em literatura minha expectativa estava ultrapassando o monte Everest.
Mas não rolou, a história é bem rasa, em vários momentos parecia um livro de auto ajuda com várias frases de efeito.
A leitura é valida como uma forma de conhecer a escrita do autor, mas não agrega conhecimento como imaginei que seria.

Hélio Rosa 01/12/2023

Primeiro encanto, encanto atual
Li este romance ainda jovem, em meados dos anos 1980, quando eu não tinha nem 15 anos completos. Relendo-o, hoje, já perto dos 60, percebo que não havia entendido nada direito da primeira vez, talvez por pura ignorância dos fatos históricos, confundia personagens reais e fictícios; ignorava os nomes dos rios e dos lugares, todos estranhos. Mas desde aquela época uma certeza me acompanhava, embora eu não soubesse definir, minha busca pelo sagrado não passava pelos templos e nem pelas diversas seitas ou denominações, mas pela experiência viva das coisas concretas e das pessoas reais.
Nesta segunda leitura, apoiado dos ensinamentos de Tich Nhat Hanh, o Buda histórico se faz mais real e presente, da mesma forma como o Sidarta ficcional ganha contornos de elemento biográfico em minha trajetória de leitor.
Vania.Cristina 01/12/2023minha estante
???

Danielayoshida 24/11/2023

?Ao observar aquela existência infantil ou animalesca que levavam os seres humanos, ao mesmo tempo adorava e desprezava tal estilo de vida. Via como labutavam, sofriam, envelheciam por causa de assuntos que não lhe pareciam valer tamanho esforço e como se empenhavam em obter dinheiro, prazeres minúsculos, honrarias insignificantes. Ouvia como se censuravam e se insultavam mutuamente, como choravam suas dores que fariam rir a um samana, e notava o quanto lhes custavam certas privações que um samana nem sequer sentiria.?
(p.136)