O Trono de Fogo

O Trono de Fogo Rick Riordan

Resenhas - O Trono de Fogo

Gabi 28/07/2023

O trono de fogo!
Mais uma vez Rick Riordan me surpreendendo com sua escrita e a maneira como nos envolve em um mundo totalmente admirável e de coisas novas, confesso que muito dos nomes me conduziram e não consiga lembrar dele ou le-los mas valeu cada momento e pretendo continuar navegando pelos mundos e escritas do tio Rick!

Aijlu 25/07/2023

Depois de ter abandonado este livro, voltei com tudo e foi a melhor decisão, porque esse livro é ótimo. Pra quem quer decorar o nomes dos deuses facilita bastante esse tipo de livro, mesmo havendo ficção junto, você aprende a função do deus.

Aline Michele 24/07/2023

Bes
Ler os livros do Rick Riordan é sempre um prazer para mim.

Ele consegue me entreter de uma forma que poucos autores conseguem, as histórias sempre fluem bem, e quando eu vejo já li várias páginas sem perceber.

Ele também tem o dom de criar personagens secundários que eu me apego, aqui foi o Bes. Engraçado, simpático e irreverente e que me conquistou de primeira. Espero vê-lo novamente.

A dupla de irmãos está ótima e a cada livro eu gosto mais da Sadie, e não sei se falei isso no livro anterior, mas não esperava gostar tanto dela assim.

A única coisa que eu acho estranho é que eles usam o termo varinha, aí não tem jeito e eu lembro de Harry Potter, mesmo sabendo que é outro universo e que a aqui estamos na mitologia egípcia e não na bruxaria, mas não tem jeito. Toda vez que falam: peguei a varinha, eu imagino um deles dizendo um feitiço como Accio ou Expelliarmus. Claro que aqui não tem, mas é sempre lembrar de HP.

Algo que adoro nos livros dele é o tom de aula que ele sempre dá, mesmo misturando ficção, parece que tudo é possível de ser verdade e eu sempre achei as histórias sobre o Egito Antigo superinteressantes. Agradeço os filmes da trilogia A Múmia por isso.

Com certeza lerei o terceiro livro que fecha a trilogia dos irmão Kane, me perguntando por que essa série tem apensas três livros e não cinco, como habitual.

Recomendo a leitura.

VicBanger 22/07/2023

Fraco.
Não vou enrolar aqui: O Trono de Fogo é um livro fraco. Realmente o interesse de Rick Riordan pelo Egito antigo não conseguiu colocar no mapa uma série capaz de encarar em um mesmo nível o universo de Percy Jackson. Mas eu deveria ter aguardado pelo balde de água fria: tendo em vista a falta de força de A Pirâmide Vermelha (o primeiro volume da série dos Kane), não consegui trazer muita animação para a sua sequência; contudo, aguardei pela possibilidade de ser surpreendido.

O segundo volume dos Kane é levemente superior ao primeiro volume da trilogia. A abordagem enciclopédica que o Rick Riordan fez sobre a mitologia egípcia é algo que realmente pode conduzir o seu público-alvo por um caminho de muitos conhecimentos. Gosto do estilo narrativo do cara (leve e informativo), mas, neste livro, ele pecou no desenvolvimento da trama e os personagens demonstraram uma gritante falta de carisma.

Compreendo o fato de que os protagonistas sejam dois adolescentes muito jovens, mas a lógica de um protagonismo juvenil havia sido aproveitada muitas vezes de maneira extremamente satisfatória ao longo da história da literatura, algo que não se repete com a série dos Kane. E digo tudo isto com pesar, pois sou um grande admirador do trabalho que o Riordan teve ao elaborar os livros sobre Percy Jackson.

Destaquemos alguns nomes: de um lado, temos Carter, um personagem aceitável e nada além; de outro, Sadie*, uma garota extremamente isuportável e incoerente - a lógica opera na mente de uma heroína que faz uso de deboche até quando o destino do mundo está em risco? **. E a falta de carisma não envolve apenas a dupla que protagoniza a narrativa; é um problema geral. (O único personagem que realmente convenceu em seu papel foi Bes - o único que realmente conseguiu fazer com que eu depositasse um nível relevante de importância.)

Um livro fraco. A narrativa foi produzida por um nome talentoso; contudo, o talento por si só nunca fora o suficiente para a criação de boas obras.

* Só uma pergunta para vocês: alguém realmente se importa com esse triângulo amoroso forçado entre ela, Walt e Anúbis? Creio que nem o/a adolescente mais inocente ficou empolgado/a com isto.

** Vamos lá? Adolescência é sinônimo de imaturidade, e não de imbecilidade.

Larissa 20/07/2023

Pelo menos esse eu não demorei 1 ano pra ler, mas 2 meses é um absurdo na minha vida. Raramente paro um livro pra ler outro e etc, mas essa história simplesmente não me prende em 100%. O que o final do livro me prendeu e me animou, esse voltou ao parado e de dar sono. Gosto dos personagens, gosto da história, mas sinto que tudo dá preguiça e desinteresse. E dessa vez sinto que o final foi absolutamente corrido, o livro foi de 0 a 100 do nada e isso foi um tanto quanto irritante. Vou ler o último porque quero ler os crossovers com Percy Jackson, mas sinto que está tudo ainda muito perdido por aqui.

Cah 16/07/2023

Tio Rick arrasando como sempre
Socorro, que livro foi esse? Em dois dias devorei. Também né? Tio Rick sempre arrasa nos seus livros, na história, nos personagens, no enredo.

E a cada livro mais mistérios aparecem do que são resolvidos!

ratatoloui 13/07/2023

Gostei muito desse segundo livro também. To achando bem interessante a mitologia egípcia, e os personagens secundários tem um desenvolvimento incrível, o que deixa a história bem mais divertida. Em geral é um livro rápido e gostosinho de ler.

Ellen 10/07/2023

Achei esse segundo livro mais rápido que o primeiro, mas achei que o Carter ficou meio de lado e a Sadie teve mais destaque no decorrer da história. Gosto muito dos personagens secundários e o desenvolvimento deles, tenho uma leve implicância com a Sadie kakakak, porque acho ela bem chatinha em alguns momentos, mas em geral esse é um livro rápido e gostosinho de ler.

Marli 10/07/2023

Carter e Sadie foram levados por seu tio para a Mansão do Brooklyn!!!
Precisam aprender a se defenderem e se virar, agora que são somente os dois, apesar de serem apenas crianças!!!
Muito bom!!!

Madu 10/07/2023

O Trono de Fogo
Eu retiro TUDO de ruim que eu falei sobre o arco dos egípcios. Em ?A pirâmide vermelha? eu estava super perdida na história, não conseguia achar graça em nenhum personagem e só pensava em dropar a história de tao lenga lenga que tava.
Não sei se isso aconteceu porque tava na ?zona de conforto? chamada Percy ou se foi por ser uma leitura mais lenta, pelo menos pra mim que adoro livros que tenham ação.
Apesar de ter demorado um cadin pra terminar esse, não achei uma leitura pesada, amei o desenvolvimento dos personagens, inclusive to super entretida pelos pov?s de cada um e ouso dizer que ja tenho meus favoritos.
Acho que no primeiro eles ainda tavam muito bobinhos, o que é super normal na leitura até por que eles são CRIANÇAS, e esse, mesmo com o jeitinho deles, deu um ar mais de seriedade pras situações.
Inclusive, esse enredo de Apófis fez muito mais sentido pra mim do que o de Seth, que era só tipo ?HAHAHAHAH EU SOU MAL E VOU BOTAR O MUNDO PRA QUEIMAR?, ja que teve toda uma construção ao longo da história sobre o equilíbrio entre o maat e o duat.
Enfim, amei demais e ja to indo iniciar o próximo.

Alex 04/07/2023

Amei
Estou adorando ler os livros do Rick Riordan, sempre me trazem um ar de conforto e eu me sinto dentro das histórias. Livro perfeito, eu amei! Única coisa que eu não me interesso muito são os casais kkkkkkkkkk

Clara A. D. Cassani 03/07/2023

O trono de fogo - CDK 2
Em O Trono de Fogo, retomamos com as buscas incansáveis dos irmãos Kane, Carter e Sadie. A dupla, após descobrir que os problemas vão muito mais a fundo do que imaginavam, saem em busca das partes do Livro de Rá, para poder chamar o deus do Sol e posteriormente impedirem os avanços da volta da serpente do caos, Apófis.

Com muita ação e bom humor, acompanhamos as aventuras, descoberta de mais poderes, apresentação de mais personagens (tem até uma aprendiz do Brasil) e confusões com relação aos sentimentos (sim, Carter ainda está obcecado pela Zia e a Sadie fica mais confusa ainda com a chegada de um novo menino, Will - mas ainda tem uma queda pelo Anúbus).

Para quem gosta, ou esta dando uma chance, de mitologia egípcia vai ficar encantado pela genialidade do riordan. Recomendo muito da leitura dessa trilogia.

Bih 02/07/2023

Eu adoro a escrita do Rick Riordan, bem leve e divertida.
Gostei dos novos personagens Walt, Bes.
E senti bastante evolução nos personagens principais.

nana' 30/06/2023

Mais um livro incrível
Se trata de mais um livro bem escrito pelo tio Rick e com um roteiro emocionante que *não para* a nenhum momento. O livro prende a atenção em todos os momentos, que variam entre vários sentimentos sentidos pelos personagens (Carter e Sadie) e, consecutivamente o leitor.
Eu super recomendo para qualquer pessoa que se interesse por mitologia/magia/fantasia: o livro tem o roteiro como se fosse costurado, onde tudo faz sentido lendo os 3 livros da saga de uma só vez ou separadamente; é possível se identificar com os personagens; tem muito humor (principalmente nos capítulos da sadie) e a leitura é fácil
nana' 30/06/2023minha estante
Slk pior resenha que eu já fiz na minha vid-

Ali.S 30/06/2023

Que leitura gostosa
Uma continuação que se torna melhor do que seu primeiro. Achei os personagens menos chatos e me aproximei melhor deles, conhecer mais os deuses, o duat. Muito bom, queria ver em uma série ou um filme.