A hora da estrela de Clarice

A hora da estrela de Clarice Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

mari.7 28/05/2024

A vida é um soco no estômago.
Foi o primeiro livro que li da Clarice, é uma leitura fácil, rápida e curta de ser feita. Darei quatro estrelas porque esse é o meu primeiro contato com um livro da autora, eu esperava uma coisa e recebi algo totalmente diferente.

Eu gostei muito da leitura e da história, marquei várias coisinhas no livro físico e passa certas reflexões. Clarice nos faz sentir e nos apegarmos a Macabéa, uma mulher simples e que reflete a imagem de muitos brasileiros nas mesmas condições.

Não estava acostumada com esse tipo de obra, mas eu recomendo super! é uma leitura essencial. Não sei expressar bem o que senti quando estava lendo, me fez parar e pensar sobre alguns tópicos, então acho legal todos lerem para terem uma experiência única.

Luana 28/05/2024

Não sei o que sentir
Os 3,5 que dou são apenas pela genialidade de Clarice. que a escrita dela é inovadora é inegável, mas a história, que tem um narrador chato e personagens de dar dó e que irritam o livro inteiro, é difícil de descer. e essa é a ideia do livro, acredito eu, mas é um ponto de vista que não me toca como leitora. ponto pra escrita e mente incríveis da Clarice. além disso, a questão do narrador relembrar - o tempo todo - que essa era uma história desinteressante e nunca chegar aos acontecimentos deixou o processo de leitura muito tedioso. terminei o livro pensando que as obras dela são muito boas, mas não são pra todos os leitores (e talvez eu seja uma das pessoas que não combinam tanto, quem sabe? em outros livros dela talvez eu me prenda e me preocupe com algum personagem, como não ocorreu em A Hora da Estrela).

Felipe | @fe.ituras 28/05/2024

Macabéa é uma figura tão comum no cotidiano que acaba passando despercebida. Uma mulher simples, sem muito conhecimento, de vida pacata, subsistência mínima e cheia de sonhos. A pobre Macabéa nem sabe se defender do mal das pessoas, tamanha sua pureza e inocência.

Apesar de ser uma personagem tão caricata e de a história ser tão crua, a principal característica dessa obra, para mim, foi a escrita de Clarice: uma explosão de sentimentos e vocábulos. Em alguns momentos, a sensação era de estar lendo outra língua e não o português. A tradução do que se sente para o que é escrito é única nas mãos de Lispector.

Uma trama curta que, no fim, deixou em mim a vontade de viver em uma eterna ignorância, olhar o mundo de forma alienada e sem medo de enfrentar o próximo dia, ao estilo de Macabéa, só querendo comer um cachorro-quente com Coca-Cola.

Diego Santos 28/05/2024

A ignorância pode ser uma benção.
A simplicidade às vezes faz uma situação triste parecer irrelevante, ao mesmo tempo que faz com que conhecimentos fora dela pareçam a coisa mais inacreditável e incrível do mundo.

Por mais que o conformismo não seja bom, nem sempre é bom sair da "ignorância".

Nágela Soares 28/05/2024

Tô devastada
Meu deus,que livro! Se tornou facilmente um dos meus preferidos. Literalmente, Clarice não é pra se entender é pra se sentir. O livro é recheado de trechos que conseguiram comunicar com precisão as emoções e os sentimentos que eu não conseguia expressar verbalmente. Eu amo quando encontro um autor/uma autora que consegue colocar no papel o que tá na alma. Simplesmente magnífico.

Sophia.DaAvila 28/05/2024

Ah, que livro magnífico. Uma história que podia ser simples mas Clarice a tornou uma das maiores obras. Essa, vai tocar qualquer um com corações abertos.

Tamires.Ferreira 27/05/2024

Incrível
Livro incrível, primeira vez que leio clarice lispector. me identifiquei com a macabéa kkkkkkkkkkk muito triste, todo mundo deveria ler

bibisreadings 27/05/2024

Já que sou, o jeito é ser.
"Mas eu tenho plena consciência dela: através dessa jovem dou o meu grito de horror à vida. À vida que tanto amo."

Clarice, ao conversar com o leitor (e consigo mesma) descreve a história de uma mocinha alagoana, datilógrafa e que só come cachorro-quente. Macabéa cresceu sem rede de apoio e sem ser devidamente ensinada sobre o que é certo, errado, o que deve e o que não deve aceitar. É visível que isso a impactou, pois se sente sempre sozinha, triste, perdida e com a sensação de não se encaixar em lugar nenhum. Seria um auto retrato de Clarice, que foi criada pelas irmãs? Eu não sei, mas fica o questionamento.
As descrições são tão profundas que eu esqueci que lia uma história, parecia um diário. Mas seguindo, acompanhamos Maca em um mundo injusto, vivendo as dores de ser mulher no Brasil. Senti vontade o tempo todo de abraçá-la e dizer que está tudo bem, que eu entendo e que tudo bem se sentir assim. Ela foi ensinada de que não possui utilidade para os outros, e que é assim porque é. Me doeu ler isso, mas é mais comum do que imaginamos. Creio que há muitas Macabéas por aí esperando para serem livres, da sociedade, das imposições, de si mesmas.
É um livro complexo com uma protagonista mais complexa ainda, mas é excepcional. Você não entende a maior parte das páginas, mas sente todas elas. É uma experiência e tanto e recomendo fortemente!

???????
Adrieli 27/05/2024minha estante
Fantástico!

Gabriella 27/05/2024

O narrador é bem chato e hipócrita, acho que isso torna o livro muito bom, por ter sido intencional, tem certas descrições que se tornam quase poéticas sobre como a palavra deve ser prática e não bonita.
A personagem principal é de dar pena.
O livro acaba com aquela sensação de preciso de mais.
Um ótimo livro, uma leitura obrigatória.

carolpassosgonn 27/05/2024

Conhecendo os clássicos
Essa é a primeira obra de Clarice que leio. Interessante como ela torna especial a trivialidade das pessoas marginalizadas. Ela consegue trazer emoção para leitura e você se apega a Macabéa.

Dafny2 27/05/2024

Clarice
Nesse livro há um sentido claro e direto, não sendo mistério que a vida é cruel, injusta e dramática.

Leleco03 27/05/2024

"A vida é um soco no estômago"
Um livro bem diferente dos que eu estou acostumado a ler. Fiquei um pouco receoso de achar a leitura difícil, mas foi bem diferente do que eu pensei. Apesar de curto, a história é muito bem contada e me fez sentir triste pela protagonista, que não enxerga a vida sofrida que tem.

bibisreadings 27/05/2024minha estante
amei sua resenha ?

Endson.Ramalho 27/05/2024

Me senti burrinho lendo slk... Achei difícil de entender em alguns momentos,mas fui me adaptando...tem alguns momentos que deixa a pessoa refletindo e é bem melancólico.

A dificuldade é mais sobre a escritora fugir da história do nada aí a pessoa se perde(talvez eu tenha que reler e acabe achando melhor).

Kamilla 27/05/2024

Todos nós somos um pouco Macabéa
Que história sensacional, triste, desesperadora. Clarice como sempre é uma autora que não decepciona.