A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Nathane2 27/08/2020

Arrastado
A leitura até a metade do livro é bem arrastada. A maioria das pessoas gostam desse livro, mas comigo não funcionou. Não gostei. A simplicidade da Macabeia é algo que te toca. Você realmente fica triste com destino dela. Mas no geral a história não chamou minha atenção.
Edna 28/08/2020minha estante
Clarice não é para todos os dias, la na frente de outra chance e se veja na pele de Macabea que representa as mulheres sofridas que saem de suas misérias e se deparam com outras.

Nathane2 28/08/2020minha estante
Obrigada pelo conselho. Pode não ter sido o momento certo para a leitura. Em um futuro irei ler novamente. ???????

Edna 28/08/2020minha estante
A literatura e seus desafios ?

Juliana 09/09/2023minha estante
Você não e sem graça
Você e incrível e se seu futuro namorado pensar em te trocar a gente vai contratar um lutador de box para bater nele ( pq somos duas frouxas ) aí ele vai se apaixonar por vc e vcs vão viver um romance de lutador altao e uma mulher baixinha

Anna2279 09/09/2023minha estante
oxe jinx kkkkkk

Juliana 09/09/2023minha estante
Só que sem a tóxidade

Carlinha PPinto 18/09/2021

Primeira tentativa
Essa resenha é totalmente sobre mim porque acabei de ler meu primeiro Clarice Lispector.
Não sei se sou eu que gosto de coisas arrumadinhas ou se é ela que é deveras agitada na escrita.
Então, acredito que precisarei me adaptar a esse jeito arrebatado e confuso de apresentar a história. Até agora acho que estou sem entender o sentido de tudo que rolou mas me comovi o tempo todo.
O que posso dizer é arrisquem, leiam, é dinâmico, rápido, parece um atropelamento, rs.
Vou testar outro Clarice brevemente para ver como me sinto e se a primeira impressão será pra sempre.
elle 21/09/2021minha estante
Oioi! Recomendo ler alguns contos (de laços de família e depois de felicidade clandestina, especialmente) antes de pegar outro romance da Clarice. O estilo dela é esse mesmo, vomita as palavras e as sintaxes e as angústias e diz de verdade nas entrelinhas. É bizarro no início, mas depois que você pega o espírito... Não tem mais volta, ela te prendeu de vez.

Naiana 22/01/2024minha estante
Meu primeiro rance da Clarice também, e me veio a dúvida se minha reação final foi de não estar habituada ao estilo de escrita dela, já tem uns dias que terminei e ainda não consegui escrever sobre as impressões que tive. Me ficou a ideia de relê-lo futuramente, após ler outras obras da autora e conhecer mais da sua escrita.

laramndsa 26/08/2021

Eu não esperava que ia gostar tanto,quando eu for mais velha eu quero ler de novo,pq eu acho que esse livro tem muito mais pra me ensinar,e acho que não tenho maturidade pra entender
Amanda Araujo 26/08/2021minha estante
Tem muito livro e filme que dá essa sensação, e eu pessoalmente adoro! Sinto como se tivesse plantando sementes para colher no futuro. Um livro que li que também me deu essa sensação foi A insustentável leveza do ser de Milan Kundera e recentemente assisti Cinema Paradiso que me deixou pensando e com vontade de reassistí-lo daqui há uns 10 anos. A hora da estrela está na minha lista há algum tempo e a vontade de ler Clarice só aumenta, só falta encontrar o livro que tá perdido aqui em casa!

laramndsa 26/08/2021minha estante
Vou botar essas indicações na minha lista,eu de verdade amei o livro,eu espero que vc encontre ele kkkkk e que goste tbm

Janaina Edwiges 09/11/2021

“Estava habituada a esquecer de si mesma”
Em entrevista ao repórter Júlio Lerner para o programa Panorama, da TV Cultura, Clarice nos conta um pouquinho sobre do que trata a obra que acabara de escrever: “é a história de uma moça, tão pobre que só comia cachorro-quente”. E complementa, “mas a história não é isso só não, a história é de uma inocência pisada, de uma miséria anônima”. A hora da estrela concede voz aos invisíveis, àqueles que aos olhos da sociedade são considerados tão insignificantes. Já não posso mais me desvencilhar de Macabéa, esta história vai me acompanhar sempre, especialmente naqueles dias que, como a protagonista, simplesmente esquecer de mim mesma. Mais um livro favorito da vida! Obrigada por tudo, Clarice!
Fabricio268 10/11/2021minha estante
Janaína, a gente lê uma resenha igual a essa e sente imediatamente a vontade de ler o livro.

Janaina Edwiges 11/11/2021minha estante
Ahhh obrigada, Fabrício!!! Que bom que gostou da resenha. Este livro é maravilhoso, acho que você iria gostar, tem toda uma denúncia social na história.

Jess 03/12/2021minha estante
MEU DEUS EU NAO TINHA PERCEBIDO

Jess 03/12/2021minha estante
EU TO AINDA MAIS ??

Matheus1102 03/09/2021

CLARISSE RAINHA ? CLARISSE DELICINHA ?
Quero por meio dessa resenha, expressar minha incrível gratidão, a santa Clarisse Lispector, linda, maravilhosa, perfeita, dona do meu **, parei. Bem 2° vez que leio esse livro, mas essa edição, me fez despertar muitas outras coisas que não percebi na primeira lida. Os manuscritos maravilhosos, pegos da própria Clarisse. Bem, de tudo mais, espero ler vários outros livros dela, que me irão adicionar, muito mais na minha vida.
CLARISSE RAINHA
CLARISSE DELICINHA ???
genas 04/09/2021minha estante
houve lacre! ??

Matheus1102 04/09/2021minha estante
KKKKKKKKKKK SIM

marcosandrade.e 21/10/2021

Tocante, marcante, triste
Ler a história de Macabea foi instigante. Foi interessante. A forma como o livro é narrado é diferente de tudo que eu tenha visto, aquilo que é narrado é diferente de tudo que eu tenha lido.
Clarice Lispector é simplesmente uma autora genial e o que ela escreve é indescritível, a forma como ela traz os temas, as personagens, as palavras, é artesanal, é transcendental, é insensível e ao mesmo tempo muito sensível.
É uma história dura, sobre uma personagem mole. É triste, é feliz, mas não no sentido alegre. Foi pertinente pra mim. Eu não sei como escrever essa resenha. A cada leitura da Clarice eu me encanto mais e essa é uma tão incrível que as palavras me fogem, então só resta o silêncio. Que ele possa dizer tudo o que eu não consigo através das palavras.
Estou tocado, estou marcado, estou triste.
dani 21/10/2021minha estante
Belíssimo! Até senti uma saudade triste desse livro lendo sua resenha.

marcosandrade.e 21/10/2021minha estante
Pois é, Dani. E eu mal acabei e já estou com saudades... ?

Gabriel.Tesser 11/07/2019

?Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago pra ver se é bom. A vida é um soco no estômago.? Parei por três vezes a leitura, com vontade de chorar, com um nó na garganta que parecia ter uma espinha de peixe mal ajeitada, engasgada. Tive um calafrio em uma frase, em duas, talvez em mais, mas não contei porque me perdia entre uma página e outra com aquele olhar quando se encara o abismo do seu eu. Nunca tivera essa experiência com a leitura (Kafka e García Márquez chegaram perto). Nunca havia lido Clarice e agora, arrependido, quero encontrar (e já tenho aqui e acolá) seus textos, sua obra, sua vida.
Já vira algumas entrevistas e fiquei enamorado de sua personalidade idiossincrática, mas havia deixado para depois a leitura de seus textos. Este livro (trago agora no coração) é incrível e as palavras para descrevê-lo fogem, esmaecem como o hálito fresco num espelho. Macabéa é um choro da vida de sua falta de consciência, assim como sua insignificância perante o tempo e a existência.
Sou, agora, devoto de Macabéa e sua santificada exclusão desse mundo vil, arrogante e insensível.
Ah, se todo brasileiro lesse esse livro? um livro simples, humilde, curto e facílimo. Se esse livro é necessário? O assopro na ferida é necessário, alivia a dor? O assopro suaviza, mas a dor não se esquece e nem Macabéa será esquecida.
Flavia.Santana 12/07/2019minha estante
Que resenha linda... vou começar a lê-lo amanhã e vim procurar por resenhas... Sua escrita é empolgante! Parabéns...

Gabriel.Tesser 17/07/2019minha estante
Flavia, você é encantadora. Muito obrigado. Apenas expressei meu sentimento sobre esse livro incrível.

Edilmar 26/02/2019

Uma história pra chamar de sua
Clarice tem um dom de mexer com o âmago de quem a lê. Macabéia é mais um personagem forte, humano, ímpar. Como não se emocionar com um personagem assim?! Se o livro tivesse apenas esse personagem, já valeria o investimento para tê-lo, porém, há outros personagens tão forte como a Macabéia, e de igual importância na trama. Prefiro finalizar este texto por aqui, para não falar além do que se pode falar, sem dar spoiler. Recomendo muitíssimo a litura desta obra genial.
Café 02/05/2019minha estante
Realmente maravilhoso ...muitas palavras não podem explicar ..
É reflexivo e despertador !

Edilmar 09/05/2019minha estante
Exatamente!

bibia 27/10/2021

O suspiro de uma estrela
A Hora da Estrela de Clarice Lispector conta uma história-não-história escrita por um escritor-não-escritor que dialoga com o leitor durante o livro todo. O livro conta só te a vida de uma miserável nordestina e seu papel na vida, fala sobre o luxo que é viver e como ele é para poucos. O livro é poético e auto-reflexivo, o personagem escritor quebra a quarta parede e investiga os mistérios da vida da nordestina juntamente com o leitor, uma leitura abstrata e extremamente interessante.

Esse livro me fez repensar aspectos da vida e da existência enxergando a vida de uma pessoa que não sabia viver, ou sabia, mas não sabia se sabia. Me levou a refletir e, por mais meloso e exagerado que isso pareça, durante a leitura eu parei pra pensar como estar viva para ler uma obra como essa já valia a pena.

Recomendo demais o livro, principalmente para aqueles que não tiveram contato com Clarice Lispector ainda. Entrou para meus favoritos. Deus tenha piedade da nordestina.
Georgia Bulgacov 28/10/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso demais. Meu professor de português do oitavo ano leu comigo em um clubinho de leitura que a gente fez? e nós dois acabamos chorando no meio do colégio kkkk ele já tinha lido, mas leu de novo comigo? e chorou de novo comigo também. Sou eternamente grata pela experiência.

bibia 28/10/2021minha estante
que história linda ?

iane.books 26/09/2021

A hora da estrela- Clarice Lispector
Este foi o meu primeiro contato direto com uma obra da Clarice, e a experiência não poderia ter sido melhor.
Paulo 26/09/2021minha estante
Estou começando os romances da Clarice tb. Terminei o Perto do Coração Selvagem e amei!! A Hora da Estrela ta no meu radar!!

iane.books 04/10/2021minha estante
seguirei a recomendação! Não faço muita ideia de qual ordem devo seguir, kkkk! Mas iniciei muito bem com A hora da Estrela.

Samantha Silva 02/05/2019

[RESENHA] A HORA DA ESTRELA - CLARICE LISPECTOR
A Hora da Estrela é uma raridade, uma obra escrita por Clarice Lispector com maestria. Ela aborda diversos aspectos, dentre eles a situação de imigrantes nordestinos no Rio de Janeiro, onde somos guiados pela narrativa de Rodrigo S.M (o narrador/personagem) desta obra que apresenta Macabéa, uma nordestina que vive no Rio e que cuja existência não tem importância, sendo ela uma mulher desprovida de tudo. E dentro deste reflexo, Clarice escreve uma obra sobre a desigualdade social, sobre como Macabéa vive, porém não vive. Visto que, sua existência e algo pequeno diante de sua vida miserável.

"Nada nela era iridescente, embora a pele do rosto entre as manchas tivesse um leve brilho de opala. Mas não importava. Ninguém olhava para ela na rua, ela era café frio". (página 34)

O interessante desta narrativa e que, ao mesmo tempo em que o narrador distancia-se da personagem ele está dentro dela. "Quero acrescentar, á guisa de informações sobre a jovem e sobre mim [...]" (página 23). Ainda que sua classe social seja diferente da Nordestina, visto que o narrador pertence a outro nível social, embora o mesmo não sinta-se encaixado em tal classe. Contudo, temos uma história escrita habilmente por Clarice Lispector, uma trama desfiadora, mas excelente. Com um retrato verdadeiro da pobreza urbana. A Hora da Estrela possui uma narrativa OBRIGATÓRIA que deveria ser conhecida e mais popularizada por sua trama que demonstra os problemas sociais brasileiros, sendo apesar de tudo, uma leitura densa, mais necessária. É uma leitura difícil de compreensão, que requer um esforço maior do leitor, entretanto vale a pena aventura-se nesta narrativa e pela escrita fascinante desta escritora.

site: http://www.seaminhaestantefalasse.com.br/2019/05/resenha-a-hora-da-estrela-clarice-lispector.html
Wyne 14/05/2019minha estante
Qual é o significado do título " a hora da estrela " perante o que estudou sobre o enredo?

Samantha Silva 18/05/2019minha estante
Bom, não foi bem um estudo e sim uma leitura do livro, mas pelo que pesquisei sobre a própria Lispector e que cuja obra foi sua última antes do seu falecimento, ela como em muitas das suas obras se projeta em A Hora da Estrela ao trazer essa angústia perante a morte. Além disso o título tem muita haver com o ápice final do livro (ao qual se eu contar estarei colocando spoiler) mas tem haver com a Macabéa