A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector

Resenhas - A Hora da Estrela

Evy 12/12/2021

"Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta".
"Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida".

Eu já me sinto muito suspeita pra falar de Clarice, porque desde a primeira vez que a li aos 19 anos me apaixonei por sua narrativa íntima e extremamente reflexiva e desde então a cada livro novo eu só me apaixono mais. É definitivamente minha autora favorita da vida e ela não podia ser desse mundo! Como bem descreveu Drummond: veio de um mistério e partiu para outro.

Nesse romance, o último escrito pela autora e publicado em 1977, bem pouco antes de sua morte, Clarice nos apresenta Macabéa, uma alagoana solitária e ingênua (poderia facilmente usar a palavra sonsa, como em tantas resenhas que li, mas depois de ter lido aquele final, não consigo) que mora com uma tia difícil no Rio de Janeiro onde é datilógrafa. Macabéa nos é apresentada pelos olhos do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice em um de seus poucos personagens masculinos).

Escritor esse, que apesar de nos presentear com belíssimas citações, tais como "Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever"; "A minha alegria também vem de minha mais profunda tristeza" e "Que se há de fazer com a verdade de que todo mundo é um pouco triste e um pouco só", e nos trazer muitos questionamentos importantes sobre viver e escrever, me deixou com raiva em alguns momentos da forma como se referia à Macabéa e seus desencontros.

Esta mulher, solitária, humilde e a verdadeira fotografia da miséria humana que é Macabéa, com quem me apeguei logo, não sei se pela compaixão e piedade que eu não deveria sentir, ou pela afinidade com alguns sentimentos, pela raiva de sua apatia, ou mesmo pela inveja de seu olhar tão ingênuo da vida.

"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."

Macabéa que não era ninguém e ao mesmo tempo tantas, uma peça descartável perambulando pela vida sem a menor consciência de sua existência. Tão tolamente passiva e conformada que as vezes se achava até mesmo feliz. "Já que sou, o jeito é ser". Macabéa que se apaixona, é traída e desemparada busca uma cartomante que lhe prevê um futuro radiante.

Macabéa é um retrato de tantos e tantas, levando a vida sem refletir, sem ser enxergada, e sendo espezinhada a todo momento sem reagir como se merecesse aquele destino terrível. Ela não se magoa com o péssimo tratamento que recebe do namorado, com a tia que a maltrata, com a colega de trabalho que a trai, com a cartomante que a ilude. Simplesmente segue.

"_ Por que é que você me pede tanta aspirina? [...]
_ É para eu não doer.
_ Como é que é? Hein? Você se dói?
_ Eu me doo o tempo todo.
_ Aonde?
_ Dentro, não sei explicar".

O final deste livro é para mim um dos mais tristes que já li na vida. O retrato esmagador da solidão e da invisibilidade, e a prova mais clara da genialidade de Clarice, embora eu super entendo aqueles que não sentiram-se tocados por essa narrativa, afinal a leitura é muito pessoal, e depende de momento e vivências.

Nem tudo que me marca, marcará outras pessoas e vice e versa. E essa é a beleza da literatura em sua diversidade. A mim, o livro marcou muito e foi para os favoritos.

Super recomendo a leitura!
Aline 15/12/2021minha estante
Linda resenha!

Evy 20/12/2021minha estante
Obrigada Aline!!

Paulo 19/12/2019

Explosão
Este livro é peculiar, diferente de todos os outros que eu já li.
Parece que ele foi escrito em um único fôlego, e que deve ser lido da mesma forma (é curtinho).

Tenho que reler, e vou ler algumas outras explicações. Quem sabe depois disso eu volte aqui e escreva uma resenha decente.

Neste ano de 2019 eu tive minha primeira experiência lendo Clarisse. Estou desde o começo do ano agarrado ao livro de Todos os Contos, estou pela metade. Leio aos poucos. Alguns contos são bons, já outros, admito, acho chatos. Este livro, A Hora da Estrela, eu achei bom, embora eu tenha ficado ansioso no começo esperando pela história começar enfim.
Tonyfuckin 20/12/2019minha estante
Senti a mesma coisa, embora na prática, eu tenha demorado um pouco para concluir a leitura.

Ana 30/07/2022minha estante
Água Viva foi que me deu essa impressão de ter sido escrito em um único fôlego, mas ele eu gostei desde o único, nesse ainda não estou muito certa se vou gostar ou não.

DIRCE 16/08/2009

Brilhante do título às últimas frases.
A Hora da Estrela, último livro de Clarice publicado em vida,mas o primeiro que li, fez com que eu me tornasse uma apaixonada por essa escritora intensa e instigante. Não daria para ser diferente, pois achei esse livro BRILHANTE do título até às últimas frases.
A história de Maca poderia ser uma história como a de qualquer retirante nordestino que migra para a cidade grande e, que, na maioria das vezes, passam a viver em condições mais precárias que a deixada para trás, mas a história de Macabeia tem um diferencial e, esse diferencial, é a denuncia social implícita na obra, e, essa denúncia, está carregada de solidariedade aos menos favorecidos.
O criador (Rodrigo S.M) e criatura (Macabéia): protagonistas( assim entendi, pois há momentos em que eles se confundem: Mas eu, que não chego a ser ela, sinto que vivo para ela[...]) não tinham lugar no mundo - ele, pelos seus questionamentos e por se sentir responsável pela existência miserável da jovem,e ela,pela sua completa alienação -assim, o criador aparece e desaparece com a criatura e, o que mais fascinou em toda a obra, foi o modo como desapareceram.
Maca, a jovem desprovida de sonhos, desprovida de ilusões, que não podia, sequer, pedir desculpas por estar viva,já que ela não tinha noção que estava viva como se percebe em:
"Pois que a vida é assim: aperta-se o botão e a vida acende. Só que ela não sabia qual era o botão de acender (...) tem, no momento do seu desaparecimento, o seu momento de glória - a sua Hora da Estrela.
Com desaparecimento de Maca, nada mais resta a Rodrigo do que se retirar.E que retirada...:
"E agora - agora só me resta acender um cigarro e ir para casa. Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre. Mas - mas eu também?! Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos. Sim.

Uma novela contundente e, que, 3 décadas após, continua atualíssima.
5 estrelas elevado ao quadrado.
Gustavo RAS 02/11/2011minha estante
Concordo.
O Livro é incrível

Ricardo Rocha 27/06/2015minha estante
é isso

marcosandrade.e 21/10/2021

Tocante, marcante, triste
Ler a história de Macabea foi instigante. Foi interessante. A forma como o livro é narrado é diferente de tudo que eu tenha visto, aquilo que é narrado é diferente de tudo que eu tenha lido.
Clarice Lispector é simplesmente uma autora genial e o que ela escreve é indescritível, a forma como ela traz os temas, as personagens, as palavras, é artesanal, é transcendental, é insensível e ao mesmo tempo muito sensível.
É uma história dura, sobre uma personagem mole. É triste, é feliz, mas não no sentido alegre. Foi pertinente pra mim. Eu não sei como escrever essa resenha. A cada leitura da Clarice eu me encanto mais e essa é uma tão incrível que as palavras me fogem, então só resta o silêncio. Que ele possa dizer tudo o que eu não consigo através das palavras.
Estou tocado, estou marcado, estou triste.
dani 21/10/2021minha estante
Belíssimo! Até senti uma saudade triste desse livro lendo sua resenha.

marcosandrade.e 21/10/2021minha estante
Pois é, Dani. E eu mal acabei e já estou com saudades... ?

iane.books 26/09/2021

A hora da estrela- Clarice Lispector
Este foi o meu primeiro contato direto com uma obra da Clarice, e a experiência não poderia ter sido melhor.
Paulo 26/09/2021minha estante
Estou começando os romances da Clarice tb. Terminei o Perto do Coração Selvagem e amei!! A Hora da Estrela ta no meu radar!!

iane.books 04/10/2021minha estante
seguirei a recomendação! Não faço muita ideia de qual ordem devo seguir, kkkk! Mas iniciei muito bem com A hora da Estrela.

Carol Martins 16/12/2021

Não gostei
Sei que Clarice é grandiosa, gosto de alguns poemas dela, mas esse livro não deu certo comigo. Não consegui me conectar a história, não é meu estilo de leitura.
Michelle.Possani 16/12/2021minha estante
Eu TB não gostei desse livro,foi uma leitura rápida porém arrastada .

Carol Martins 16/12/2021minha estante
Fiquei triste pq tinha altas expectativas haha. Mas acontece, né? Nem todo livro da certo com todo mundo.

Pri 26/03/2022

Intrigante
Minha primeira experiência com Clarisse Lispector e eu super amei a escrita, trazendo à tona suas questões existências, sentimentos e pensamentos ao longo da obra, parecendo um próprio desabafo da vida.
O romance aborda um tema tradicional da nossa literatura, que é a interação do imigrante nordestino com a cidade grande (me lembrou muito Vidas Secas de Graciliano Ramos).
Eu gostei bastante, e o livro me fez ter vontade pra ler os outros da autora. Recomendo!

? Quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro ? existe a quem falte o delicado essencial.

? Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias.
Breno 26/03/2022minha estante
ótima resenha, parece ser bom mesmo

Pri 27/03/2022minha estante
Leia fofo

ana 26/01/2022

05 ??. ?? a hora da estrela
senti tanto com esse livro? tanto! mesmo sendo curtinho precisei de um pouquinho mais de 1 mês pra terminar e foi ótimo assim :) sempre que pegava precisava de um marcador pq sabia que algo me chamaria atenção.
a história de fato (como conteúdo) demora para ser contada - tem muito suspense sobre o que vai acontecer com a macabéa - mas gostei e refleti muito ???
clara 26/01/2022minha estante
me deu vontade de ler!!

ana 30/01/2022minha estante
leia anaaa ??

arthbooks 14/02/2022

"Só uma vez se fez uma trágica pergunta: quem sou eu?"
Esse livro prova o quanto Clarice era incrível e além de seu tempo, "A Hora da Estrela" tem uma escrita única e tão intimista e simples, mas o simples se faz complexo e empático. Ao mesmo tempo é caótica, mas compreensível.

Na história, o Rodrigo S M é um escritor e narra a vida da nordestina Macabéa, uma moça ingênua e tanta que ignorância que não conhece sua própria infelicidade. O eu-lírico, o narrador e a personagem ora se misturam, e os questionamentos presentes ao longo do livro valem a todos.

O livro aborda muitos temas, como o papel da mulher, a vida de um imigrante, o autoconhecimento, a ignorância, humildade e "inutilidade".

O início do livro é um pouco parado, e essa edição tem contos chatos, mas a história é seu desfecho são incríveis! Pretendo ler mais da autora.

"E quando acordava? Quando acordava não sabia mais quem era."

"Ela era de leve como uma idiota, só que não o era. Não sabia que era infeliz. É porque ela acreditava. Em quê? Em vós, mas não é preciso acreditar em alguém ou em alguma coisa - basta acreditar."

"A verdade é sempre um contato interior inexplicável. A verdade é irreconhecível. Portanto não exite? Não, para os homens não exite."
Weberton.Brenner 14/02/2022minha estante
Essa mulher foi um marco em nosso mundo ?

Giovanna.Martins 14/02/2022minha estante
Minha parte preferida desse livro é a dedicatória. Puramente alucinante.

Everton Vidal 24/02/2020

Este é o último romance da autora, conta a vida de uma jovem imigrante chamada Macabea. Um livro que mostra a genialidade da autora, sua capacidade de expressar o mundo interior de suas personagens, mulheres, incultas e com dificuldades de se expressar, e ela o faz através de Rodrigo S.M. um narrador fictício que intima o leitor a ir além da simples denúncia das mazelas sociais e se colocar no lugar do outro para experimentar sua miséria, que no fundo é a de todos nós.
Anderson Menezes 28/02/2020minha estante
É minha obra favorita, passei dias e dias melancolico por tudo que se passara na vida de Macabéa.

Everton Vidal 29/02/2020minha estante
Também é um dos meus livros favoritos!

May | @vidadaleitora 27/11/2019

Que livro chato! Parece q a Clarice teve uma crise existencial das grandes e escreveu disfarçando de novela.

Nada me irrita mais que o típico classico que fala que vai contar uma história, e a tal história nunca chega, pois a introdução é infinita e cheia de palavras arcaicas.

Não querendo desistir, apelei para o audiobook, que só piorou pois as pessoas que o gravaram não leem direito, comendo letras, falando outras palavras, mudando o sentido da frase de um livro que já não é fácil de entender.

Vou apelar para as resenhas das booktubers que sabem ler esses clássicos, pois por mais q eu tente, nada entendo nem me emociona, como se eu estivesse numa eterna ressaca.
Camila1856 02/12/2019minha estante
Li esse livro há uns 4 anos atrás May, lembro de ter achado meio bad, mas ter gostado rsrs vou reler pra tirar novas conclusões. Os livre de Clarice são assim mesmo, umas viagens bem doidas rsrs

May | @vidadaleitora 02/12/2019minha estante
Rsrs Entao acho que nao lerei mais! Eu nao gosto de sentir q estou perdendo tempo com um livro. Entendi a historia por meio de resenhas de booktubera que admiro por saberem ler essa literatura. Parece ser ótima, mas a linguagem nao me acatou.

Gabriel.Tesser 11/07/2019

?Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago pra ver se é bom. A vida é um soco no estômago.? Parei por três vezes a leitura, com vontade de chorar, com um nó na garganta que parecia ter uma espinha de peixe mal ajeitada, engasgada. Tive um calafrio em uma frase, em duas, talvez em mais, mas não contei porque me perdia entre uma página e outra com aquele olhar quando se encara o abismo do seu eu. Nunca tivera essa experiência com a leitura (Kafka e García Márquez chegaram perto). Nunca havia lido Clarice e agora, arrependido, quero encontrar (e já tenho aqui e acolá) seus textos, sua obra, sua vida.
Já vira algumas entrevistas e fiquei enamorado de sua personalidade idiossincrática, mas havia deixado para depois a leitura de seus textos. Este livro (trago agora no coração) é incrível e as palavras para descrevê-lo fogem, esmaecem como o hálito fresco num espelho. Macabéa é um choro da vida de sua falta de consciência, assim como sua insignificância perante o tempo e a existência.
Sou, agora, devoto de Macabéa e sua santificada exclusão desse mundo vil, arrogante e insensível.
Ah, se todo brasileiro lesse esse livro? um livro simples, humilde, curto e facílimo. Se esse livro é necessário? O assopro na ferida é necessário, alivia a dor? O assopro suaviza, mas a dor não se esquece e nem Macabéa será esquecida.
Flavia.Santana 12/07/2019minha estante
Que resenha linda... vou começar a lê-lo amanhã e vim procurar por resenhas... Sua escrita é empolgante! Parabéns...

Gabriel.Tesser 17/07/2019minha estante
Flavia, você é encantadora. Muito obrigado. Apenas expressei meu sentimento sobre esse livro incrível.

Caio 22/12/2021

Pesado como uma pena
Pra mim, esse livro trata: do nada, do social, do espírito, do leve capricho, do leve da alma, do peso da palavra, da metalinguagem genial, do significado insignificante da existência. Ela é, porque é. E só. Esse livro me ensinou a não procurar.
Me ensinou que o instante vale. Vale muito.
Isso é tudo que eu posso concluir agora. Depois eu me lembro de algo que esqueci de dizer e me arrependo, mas, por enquanto, estou leve, leve como a existência de Macabéa em mim.
Quando envelhecer mais quero reler. Muito bom.
tarzico 22/12/2021minha estante
Eu falei q era bom não falei

Caio 22/12/2021minha estante
Falou falou

aline203 10/05/2022

genial/ completo
"pergunto: toda história que já se escreveu no mundo é história de aflições?"

já tinha lido "a hora da estrela" não lembro quando, mas já tinha lido.

faz tanto tempo que quando terminei (a 5 minutos atrás), me pareceu outro livro. livro genial, são tantas camadas...infinitas.

tanta coisa dita em metade de uma frase.

genial. completo. sem excessos.
Cleide.Sousa 29/05/2022minha estante
É o meu livro preferido.

aline203 15/06/2022minha estante
nossa eu amooooo

yuumashi 23/04/2022

ótimo, mas?
eu não sei o que aconteceu nesse livro. eu sei, mas não sei?
eu gostei, eu gostei bastante até, a escrita????? que escrita meu deus. mas eu não consigo pensar em uma nota para o livro, eu dei três estrelas, mas eu não sinto que ele mereça três estrelas, pensei em duas estrelas e meia, mas ele também não merece isso??? nada faz sentido
tortajulia 23/04/2022minha estante
eu fiquei exatamente assim!!! e não consegui me decidir direito

yuumashi 23/04/2022minha estante
graças a deus não fui a unica??