A Pérola

Resenhas - A Pérola

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafaella 29/09/2022

Um livro inteligente
É um livro bom, com uma mensagem importante sobre ganância.
E mesmo sendo um livro curto, é surpreendente e consegue fazer com que o leitor reflita sobre a história.

Guilherme Felipe Agapto 24/04/2022

UMA PARÁBOLA GENIAL DE STEINBECK
Steinbeck nos encanta com uma breve história de um índio que encontra uma pérola muito grande, chamada pérola do mundo, mas ela acaba não servindo para nada e até prejudicando o provável sortudo. A tarefa de fazer a pérola ter algum valor é árdua e inútil. Ele é pobre como todo camponês, mas acha uma ostra que contém o possível elixir da riqueza e prosperidade. Porém ele acha só a desgraça. Será que podemos aprender algo com isso? Sim. Todos nós temos um achado que é ilusório como esta pérola. Algo que parece próspero e é uma enganação. Muito útil para quem quer subir na vida e tem que decidir entre uma oportunidade que é duvidosa e parece certeira a princípio e a tranquilidade de manter a mesma situação, apesar de hostil. Digna de um prêmio Nobel.

Mareufq 03/04/2022

A pérola do mundo - valor ou preço?
"Não é bom querer demais uma coisa, isso às vezes afugenta a sorte, deve se querer tudo na justa medida [...]"

"[...] Havia mais ilusões do que realidades"

Deghety 10/01/2022

A Pérola
Quando a li sinopse de A Pérola me deu a impressão de ser um livro divertido sobre um índio, Kino, que encontra uma pérola e começa a ter azar, mas é um livro pesado e muito reflexivo que faz jus a máxima: ?Cuidado com o que deseja?.
A história é uma espécie de parábola, onde a pérola seria o objetivo material, e tudo que ela traz consigo, os custos.
Quando digo ?os custos? falo do preço a pagar por um status ou um suposto sucesso, cobrando-lhe a paz, a harmonia e toda riqueza que o dinheiro não compra.
O livro é bem enxuto, flui num ritmo estável de apreensão, surpresas e aflições.

Matheus656 07/01/2022

A pérola de Steinbeck
Mais uma leitura concluída de um livro do autor ganhador do prêmio Nobel da literatura. É uma ótima novela, mas ao ler algumas resenhas aqui no skoob, acredito que pode ser um bom livro para um debate. A história é redonda, tem o seu começo, meio e fim, porém como dizem algumas resenhas, então não se pode ter ambição? Apesar de que, podemos simplesmente fazer uma leitura onde podemos tirar apenas a inveja e cobiça como moral da história, e até onde isso pode ir.

Ana Cláudia 20/11/2021

Então, sigo em minha empreitada de ler todos do Steinbeck, mas sentimentos mistos aqui com relação a esse livro.
A história é basicamente sobre uma família muito pobre que encontra uma pérola gigante, mas com ela vem a ambição cega por parte do marido, outras pessoas da cidade querem roubar a pérola, e ocorrem vários problemas devido à possessão dessa pérola.
O livro é muito bem escrito, li literalmente em uma manhã na biblioteca pública, mas não consigo aceitar muito bem a mensagem que ele quis passar aqui. Os pobres não podem ter ambição? Não podem lutar para ascender economicamente? Entendo que foi uma questão de reflexo da sociedade, existem várias passagens onde se pode ver uma crítica aos compradores da pérola, que querem comprar por muito menos que vale; ou ao doutor, que não queria atender o filho deles mas vai lá somente quando sabe da fortuna que vão ganhar. Porém, existe uma passagem que o irmão do protagonista fala de uma pregação do padre, que diz que as pessoas tem que se resignar em relação a sua situação econômica para "proteger cada pedaço do mundo das bestas do inferno" (mais ou menos isso), e entendi como uma crítica, achei inclusive uma passagem muito boa. Sendo que refletindo ao final do livro, com esse final ele passa literalmente a mesma mensagem que queria criticar (?).
Vi algumas resenhas dizendo que realmente a "moral da história" é nessa linha de "quem muito quer, tudo perde" ou da questão da avareza etc, mas, como uma pessoa prática, não consigo aceitar muito isso. Não é como se eles tivessem muito, eles tinham ambições, os ricos podem ter ambições, mas quando um pobre quer isso é avareza? Enfim, não me caiu bem, mas sou aberta a opiniões contrárias :)

Raphael 26/10/2021

"A Pérola do mundo"
Qual música está tocando? A música da família? A música do perigo?
A Pérola nós leva para uma pobre vila onde uma rara pérola muda o destino de um pobre casal.

Bebel.Aroeira 15/08/2021

Nesse breve romance do ganhador do Nobel John Steinbeck, o enredo sobre um pescador que encontra uma pérola preciosa traz lições sobre a ambição e uma crítica social interessante. Recomendo a leitura!

Annali.Rocha 14/08/2021

??????????????????
????????????????????????????????????
???????????????????????????????????
????????????????????????????????????
?????????????????

Francisco 28/05/2021

"Os pensamentos das pessoas são tão insubstanciais quanto a miragem do Golfo"
O indígena Kino, sua esposa Juana e seu filho pequeno Coyotito moram em uma pequena aldeia litorânea no México e levam uma vida pobre. Certo dia, um escorpião pica Coyotito e seus pais não podem tratá-lo por falta de recursos financeiros. Quando Kino encontra uma valiosa pérola, essa era sua ideia inicial. Mas posteriormente passa a ter outras finalidades para o dinheiro.

A posse da pérola traz a Kino uma série de infortúnios que tornam sua vida e a de sua família uma infelicidade única. Além disso, faz com que todos da aldeia tornem-se invejosos.

Essa obra, bem como todas as obras de Steinbeck, versa uma crítica ao capitalismo, à avareza, à relação Homem Branco X Indígena, ao apego às riquezas materiais e nos traz a relevante mensagem de que a riqueza verdadeira, algumas vezes, está perto de nós e nos pertence e simplesmente não a percebemos.

A escrita de Steinbeck é sempre cativante, assim como os enredos propostos em cada uma de suas obras. Sem dúvida, essa é uma leitura recomendadíssima.

Christian.Tharlen 24/05/2021

A Pérola Tem Como Beleza a Tragédia!
Como pode um livro tão pequeno ser tão bem escrito e lhe fazer sentir como se tivesse lido um livro de 500 páginas? Uma escrita forte, direta e trágica. Confesso que ao fim eu tive pesadelos ( Lhe juro, fiquei tão chocado que tive pesadelo).
Esse é o primeiro livro do autor que leio mas pretendo ler tudo dele, esse livro é uma crítica clara ao capitalismo e ao mais podre que o ser humano pode se revelar com seu egoismo e ambição.
As vezes somos ricos pelo pouco que temos e não sabemos, esse livro deixou isso bem claro.

Bruno Oliveira 24/03/2021

TRISTE, SEM MAIS O QUE DIZER
Um dos livros mais tristes que se pode ler, e um dos mais tensos também. John Steinbeck, seu autor, entrega uma história simples, que te envolve e te revolta a cada página – provavelmente poucos pararão de lê-la no meio; a necessidade, a urgência de saber como tudo que é apresentado vai acabar atiça a curiosidade do bom leitor. A pérola é um símbolo que tem dois lados, mesmo que essa seja esférica, há nela tanto a possibilidade de um futuro grandioso, muito esperado e desejado, como também o sinal, mau sinal, da morte, da ruína que se aproxima à luz do dia e na calada da noite. A pérola é um livro para se entristecer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5