A Pérola

Resenhas - A Pérola

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Andrea 16/08/2011

Uma fábula moderna
Kino é um simples pescador casado com Juana. Ambos tem um menino, Coyotito. Numa manhã que ainda era noite, viu seu filho ser picado por um escorpião. Em cortejo, foram atrás de um médico, mas esse se negou atender o indiozinho, pois o pai não tinha dinheiro. Para salvar o filho, ele vai atrás de boas pérolas e acaba encontrando a mais perfeita delas.

Mas a descoberta se alastra pela vila, e toda a espécie de sentimentos ruins afloram. Para o índio de vida simples, sonhos inimagináveis podem se tornar reais, e numa briga onde ingenuidade e esperteza se encaram, a primeira perde muito mais.

Resenha completa em http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2011/08/perola.html.

Pedróviz 23/07/2011

Quando se é feliz e não se sabe
Em um texto simples, John Steinbeck descreve uma sequência de fatos na vida de uma família de pescadores de pérolas ao ter seu filho Coyotito picado por um escorpião e ao encontrar uma grande e rara pérola que seria a salvação para esse menino.

Ao longo do livro, o leitor concluirá que a família era mais feliz sem a pérola, tamanha a tensão vivida por sua causa. É outra estória onde o homem, cego e surdo pela avareza, não ouve a voz da razão da mulher. Tivesse Kino ouvido sua esposa, o final teria sido diferente. A pérola, afinal, apareceu no momento exato na vida deles,ora, que a dessem a quem de direito, digo, aos lobos. O fato é que Kino a tudo quis e tudo que mais valia acabou perdendo.

Kino era um ouvidor de sons. Ouvia o "som da família", o "som do perigo" e tantos outros, deveria também aprender a ouvir o som da razão na voz da sua mulher, que insistentemente lhe falava para dar o devido destino àquela pérola.

A estória contém a famosa moral do quem tudo quer tudo perde, muito bem ilustrada pelo triste caso da família de pescadores. A estória contada por Steinbeck reúne, ainda, fortes elementos de crítica social e faz também, nas entrelinhas, dura crítica à histórica exploração colonialista imposta sobre a etnia dos protagonistas. Há ainda espaço para personagens "figurantes" como dois mendigos que captam aspectos interessantíssimos dos outros personagens.

É um livro com a moral do tipo "a riqueza não traz felicidade". Quem leu A Leste do Éden já sabe que Steibeck tem essa tendência. Leia, vale a pena, é um ótimo livro e fica gravado na memória como um filme.

A Pérola, John Steinbeck. Círculo do Livro. 106 p.

Editado em 22/07/2011 com base em meditação sobre o livro.
Letícia 20/02/2014minha estante
Hum... Me ajudou na aula de português.
Muito OBRIGADO

sibycooper 30/05/2016minha estante
Muito lindo o livro e o filme também é muito bom. Vi dia destes no youtube.
AS Obras de John Steinbeck são imperdíveis.

Aline 05/05/2011

Desgraceira...
Uma história sobre ambição desmedida e a desgraça de uma família.

Pablo 30/03/2011

O Bem e o Mal.... é simples assim o tema do texto.

"A Pérola" é um livro sufocante e ligeiro.
Nada de enrolação ou histórias paralelas.
É rápido como a ação do veneno de um escorpião.

Tudo isso é contado com maestria por John Steinbeck, com paisagens e sentimentos riquíssimos e com um final de arrepiar.

As relações entre as sensações do personagem principal (Kino) e as Canções que "ecoam" dentro dele criam um clima muito bom pro livro, bem musical.
Às vezes quase conseguimos ouvir essas canções, servindo de trilha sonora.

John Steinbeck mostrou que é possível ser profundo e impactante em apenas 123 páginas.

Bete Lima 18/12/2010

A Pérola nos conta a história de um pai, que leva uma vida pobre mas de uma maneira pacífica de pescador até o dia que o seu filho foi mordido por um escorpião. Ele leva o filho á casa de um médico mas este recusa de atender rapaz, por o pai não ter condições de pagar pelo tratamento exigido. Desesperado, ele foi procurar pérolas e encontra uma pérola muito preciosa e maravilhosa. Ele espera então melhorar sua via, mas ela só o trouxe inveja e corrupção. Todos os seus vizinhos querem apoderar da pérola e Kino matou uma pessoa em legitima defesa... e por causa disso ele teve que deixar sua esposa e seu filho Coyotito. Como a maioria dos romances de Steinbeck, este livro descreve os efeitos da pobreza e da fortuna, desenvolvendo sobretudo a corrupção que pode aparecer com a riqueza. Steinbeck extraiu sua história de um conto tradicional mexicano, mas alguns dos seus biógrafos fizeram um paralelo com a sua vida: um sucesso ( a Pérola E As Uvas Da Cólera) e seus efeitos. O livro é muito interessante pelo facto que nos explica a pobreza dos pescadores de pérolas e do perigo que a tal profissão apresenta. – A Pérola é um filme baseado no Romance que foi publicado em 1949.

Tito 22/06/2010

A roda da fortuna e a terrível e insidiosa canção do mal que a acompanha.

Ju 04/06/2010

Meu primeiro contato com o autor e tenho que dizer, maravilhoso.

O livro gira basicamente em uma trama sobre a inveja, a ambição e o ódio, sentimentos que podem levar as mais diversas fatalidades.

O protagonista vive uma vida simples com sua família, até que seu filho, ainda um bebê, é picado por um escorpião.

Daí em diante desenrola-se a narrativa. O único médico da cidade, um aristocrata, nega atender o filho do camponês porque o mesmo não tem dinheiro, o que gera uma grande revolta no mesmo.

Ele parte então em busca do que considera ser sua salvação, a pérola mais bela e cara que possa existir para salvar seu filho.

Ele a encontra, mas o que acontece depois... Bem, leiam, vale à pena.

Rafael 26/06/2010minha estante
Se você gostou desse, leia o "Ratos e Homens", acredito que você acharia muito bom. ;]

Barbie 23/03/2009

O que dizer?
Livro detalhista, onde o redor faz parte do enredo, a natureza é parte de um todo, as canções na cabeça, a cada momento, a vida singela, em contrapartida,a arrogância do instinto humano. Muito bem descrito, alerta-nos para as pequenas e simples coisas da vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5